quinta-feira, 9 de junho de 2011

Confira a correção das avaliações de História (segunda chamada) do segundo bimestre




AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – PRIMEIRO ANO


1. (Ufscar-2004) A razão de ser dos carneiros é fornecer leite e lã; a dos bois é lavrar a terra; e a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar neste mundo. Instituiu uns - os clérigos e os monges - para que rezassem pelos outros e, cheios de doçura, como as ovelhas, sobre eles derramassem o leite da pregação e com a lã dos bons exemplos lhes inspirassem um ardente amor a Deus. Instituiu os camponeses para que eles - como fazem os bois, com o seu trabalho - assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim - os guerreiros -, instituiu-os para que mostrassem a força na medida do necessário e para que defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra.

(Eadmer de Canterbury, século XI.)


a) Identifique o contexto histórico no qual as ideias defendidas pelo autor desse documento se inserem.


resposta: O contexto histórico referido no texto de Eadmer de Canterbury no século XI é o da Idade Média, período caracterizado pelo predomínio da Igreja Católica na Europa Ocidental.


b) Justifique a relação do documento com o contexto histórico especificado.


resposta:

A relação estabelecida entre o documento escrito e o período mencionado é que durante boa parte da Idade Média, o Feudalismo na Europa Ocidental se sustentou em uma sociedade estamental dividida em nobres feudais, o clero católico como estamentos superiores e os servos que representavam a base da mão de obra nos feudos.


2. (Ufjf) Leia, com atenção, as considerações sobre o movimento conhecido como Cruzadas e, em seguida, faça o que se pede. "Guerra proclamada pelo Papa em nome de Cristo e travada como iniciativa do próprio Cristo para a recuperação da propriedade cristã ou em defesa da Cristandade contra inimigos externos. O movimento das Cruzadas era em certo sentido uma extensão da guerra que estava sendo travada contra os muçulmanos na Espanha e na Sicília."

(LOYN, H.R. "Dicionário da Idade Média")


a) Cite uma motivação de ordem religiosa e outra de ordem socioeconômica para o início das Cruzadas.


b) Cite e analise duas repercussões do movimento das Cruzadas para o ocidente medieval.


resposta:

a) As Cruzadas tinham como motivação religiosa libertar terras consideradas santas, do poder mulçumano. E como motivação sócio-econômica, recuperar importantes cidades comerciais, que também eram dominadas por mulçumanos.


b) Com o movimento das Cruzadas, houve um empobrecimento dos senhores feudais, pois eram eles os financiadores das expedições militares. Decorrente desse empobrecimento ocorreu a centralização do poder nas mãos do rei. Essa foi a forma encontrada para contornar a crise na qual o feudalismo se encontrava.


3. (Unesp) Desde o final do Império Romano até o início da Idade Moderna, pode-se dizer que o continente europeu viveu sob o feudalismo ou regime feudal.


a) Qual era a base de exploração de mão-de-obra durante o regime feudal?


b) Do ponto de vista econômico e político, como se caracterizava o feudalismo?


resposta:

a) A servidão, pela qual o camponês preso a terra pagava obrigações a seu senhor em troca de proteção.


b) A economia feudal era agrária e auto-suficiente (base agrícola e de subsistência) e amonetária, sendo o comércio local realizado com base em trocas naturais. Politicamente, o feudalismo caracterizava-se pela descentralização do poder (localismo) na medida em que os senhores feudais eram autônomos em seus domínios, inexistindo a autoridade do rei.

4. (Uece) Sobre os fundamentos do Islã ou Islame, assinale o correto.

a) É uma religião politeísta que surgiu no final do século IV d.C. e tem em Maomé seu principal mártir. Seu livro sagrado é o Talmude.

b) É uma religião monoteísta que surgiu no século X d.C.. Sua sede religiosa é a cidade de Medina e seu livro sagrado é a Kaaba.

c) É uma religião politeísta que surgiu no século I d.C.. Sua sede é Jerusalém, Maomé seu fundador e não tem um livro sagrado.

d) É uma religião monoteísta que surgiu no século VII d.C. Seu profeta é Maomé e seu livro sagrado é o Alcorão.

resposta:[D]

5. (Ufc) Na sociedade medieval, vigorava uma ideologia que considera as mulheres inferiores aos homens, resultando em um cotidiano marcado pela hegemonia da autoridade masculina. Ainda que a Igreja pregasse que homens e mulheres eram objetos do amor de Deus, não eram poucos os religiosos que percebiam as mulheres como agentes do demônio. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre a cultura e a sociedade européias, no período classicamente conhecido como Idade Média.

a) As mulheres eram consideradas inferiores aos homens por serem incapazes de trabalhar com as técnicas tradicionais de cura por meio do uso de plantas medicinais.

b) A mentalidade era profundamente marcada pelo ideário católico, que preconizava, inclusive, o papel que homens e mulheres deveriam desempenhar na sociedade.

c) A submissão feminina à autoridade masculina caracterizou a sociedade daquele tempo como uma organização tipicamente matriarcal.

d) A mulher, ainda que posta em uma condição submissa em relação ao homem, tinha grande poder e influência sobre a Igreja Católica.

e) A condição feminina era fruto da grande influência que o racionalismo científico exercia sobre a cultura daquele período.

resposta:[B]

questão extra (Fuvest) Durante a Idade Média, os cristãos do Ocidente organizavam expedições contra os “infiéis”, que ocupavam os Lugares Santos. Quem eram os “infiéis” e como foram chamadas as expedições?

Resposta: Os “infiéis” eram todos os não-cristãos, em sua maioria, muçulmanos. Essas expedições militares eram denominadas Cruzadas.



2. (UFRN) A política expansionista dos árabes, durante os séculos VII e VIII d. C., possibilitou-lhes o contato cultural com diferentes civilizações. Com relação ao tratamento dado a essas civilizações, os árabes.

a) estimulavam, nos territórios dominados, a diversificação dos costumes por meio da religião.

b) controlavam hábitos culturais e práticas religiosas dos povos de todas as regiões conquistadas.
c) respeitavam costumes e crenças das nações dominadas, permitindo-lhes manter sua identidade cultural.
d) promoviam intensa assimilação entre os povos dominados, por meio da cultura e da religião.


resposta:[C]


AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO ANO

1. (CFT-CE) Ásia, África e América Latina são continentes que pertencem ao Terceiro Mundo e caracterizam-se pela enorme pobreza humana. Há relações entre o passado histórico desses continentes com a miséria reinante na atualidade? Justifique sua resposta.


resposta:

Sim. Explicar o fato de terem sido colônias, de terem sido violentamente explorados, de terem se tornado dependentes economicamente, culturalmente e politicamente. A miséria atual é fruto exatamente desta exploração e dependência., etc...


2. (Fuvest) A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos. Quais foram esses fatores? Comente-os.


resposta: Fatores externos: influencia do Iluminismo, da independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, da Revolução Francesa, além dos efeitos das guerras napoleônicas. Fatores internos: desorganização administrativa espanhola nas colônias latino-americanas em decorrência das guerras contra Napoleão Bonaparte na Europa, desejo da elite crioulla em alcaçar o poder político, inspirados nos ideais de liberalismo político e econômico.


3. (UFC) A partir das últimas décadas do século XIX, uma nova onda colonialista levou à partilha quase total da África e da Ásia entre países industrializados. Sobre esta fase imperialista, é correto afirmar que foi motivada fundamentalmente:


a) pelo interesse de importar bens manufaturados da Índia, China e África islâmica e foi estimulada pelos países industriais emergentes: Bélgica, Alemanha e Japão.


b) pela política religiosa e missionária de difundir o cristianismo no mundo e foi liderada pelos países católicos europeus, como a França e a Bélgica.


c) pela exigência do conhecimento científico positivista de ocupar os territórios a serem estudados e foi impulsionada pela Grã-Bretanha.


d) pela necessidade de adquirir facilmente matéria-prima a baixo custo e foi facilitada pela política imperialista dos Estados Unidos.


e) pelo interesse de continuar a expandir o capitalismo num período de crise e teve à sua frente a França e a Grã-Bretanha.


resposta:[E]


4. (G1) É coerente com as razões que levaram à 1 Grande Guerra Mundial:


a) O processo de Imperialismo, promovido pelas grandes potências capitalistas da Europa, principalmente França, Inglaterra e Alemanha, gerou conflitos e até confrontos pela disputa de territórios, ao ponto de desencadear a 1 Guerra.
b) O pan-eslavismo defendia a união da Rússia com a Alemanha, objetivando a fusão dos povos germânicos.
c) Temendo uma ofensiva alemã, Japão, Inglaterra e França formaram a Tríplice Aliança.
d) O início da Guerra se deu quando as tropas alemãs invadiram a Polônia, apresentando ao mundo a famosa Guerra Relâmpago, deixando marcas desastrosas para os poloneses.
e) Um dos fatos que contribuiu, para o final do confronto, foi a entrada da Rússia na Guerra, pois tinha um exército grande e bem preparado, impondo aos alemães derrotas vexatórias.

resposta:[A]

5. (Ufrs) Assinale V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações a seguir, relativas ao conjunto de tensões e crises que estavam no bojo da eclosão da Primeira Guerra Mundial. ( ) Vivas rivalidades opunham, a partir do começo do século XX, as potências européias. Desde o fim do século XIX, a economia mundial entrara em uma fase de expansão que acelerou a corrida a zonas de influência e aumentou as tensões internacionais.

( ) Alguns espaços geopolíticos não constituíam alvos de interesse e, portanto, não sofreram os efeitos da acirrada competição que se instalara, a exemplo dos Bálcãs, que, com o enfraquecimento do Império Otomano, reconstruíram sua liberdade à margem das disputas europeias.

( ) O imperador alemão Guilherme II lançara seu país em uma política mundialista {Weltpolitik) visando assegurar à Alemanha posições estratégicas, matérias-primas, mercados de consumo e áreas de investimento para seus capitais.

( ) O crescimento da frota de guerra e o acelerado desenvolvimento econômico da Alemanha inquietavam os britânicos, que sofriam a concorrência, nos mercados internacionais, dos modernos produtos alemães.

( ) A França, ao contrário da Inglaterra, ao não se sentir ameaçada pelo avanço da Alemanha, apoiou desde o início o país germânico, constituindo o eixo franco-alemão e dividindo mercados na Ásia e na África.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F - F - V - V - V.

b) V - V - F - F - F.

c) F - V - F - V - V.

d) V - F - V - V - F.

e) F - V - V - F - V.


resposta:[D]



questão extra




(Puccamp) Primeira colônia americana a se tornar independente, em 4 de julho de 1776, os Estados Unidos assumiram no século XIX


a) uma posição estimulante aos movimentos revolucionários, contestando as estruturas tradicionais do poder vigente em grande parte da Europa.

b) uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando a controlar os abusos da burguesia.

c) a identificação do Estado com a religião puritana, que seria obrigatória a todos os cidadãos.

d) dentro do continente americano, uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações.

e) uma política de expansão colonial em direção à África e à Oceania.

resposta:[D]


AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – TERCEIRO ANO



1. (Unesp) Em 1929, a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebrou. As ações se desvalorizaram drasticamente; os estoques de cereais se acumularam; os preços dos produtos baixaram. Fazendeiros faliram. As grandes indústrias diminuíram fortemente a produção; as médias e pequenas fecharam. Grandes massas de trabalhadores ficaram desempregadas. O Estado, essencialmente liberal, não intervinha na produção e o mercado sozinho não controlava a crise. Para controlar a crise, Franklin Delano Roosevelt, democrata eleito presidente em 1932, lançou um programa de reconstrução nacional, o New Deal, cuja meta era promover reformas profundas na sociedade norte-americana. Baseando-se no texto, responda.




a) Qual a diferença entre o liberalismo econômico clássico e o liberalismo praticado pelo New Deal?




b) Quais os reflexos da crise de 1929 no Brasil?


resposta:. a)No liberalismo clássico pregava-se o ideal de que a economia seria um organismo auto-regulamentado. Segundo sua lógica, quanto maior a liberdade dada às atividades econômicas, maior seriam as condições para que determinado país conseguisse ampliar suas fontes de riqueza. Dessa maneira, o liberalismo clássico desaprovava qualquer esforço governamental com o objetivo de regular os costumes e práticas econômicas de sua sociedade. Entre outras ações o New Deal estabelecia o controle na emissão de valores monetários, o investimento em setores básicos da indústria e a criação de políticas de emprego.Além de controlar o progresso econômico, o New Deal também implantou uma série de ações que conciliavam as questões econômicas e sociais. Ao disseminar esse tipo de ação, criaram-se as bases do chamado welfare state (estado do bem estar social).


b) A economia brasileira foi atingida pela crise de 1929, afetou a produção cafeeira e provocou graves efeitos como falências, desemprego e instabilidade econômica colocando em xeque o predomínio das oligarquias cafeeiras na política nacional.



2. (Ufpr) No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranquilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

Resposta: A política de blocos militares antagônicos (Tríplice Aliança e Entente) e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e conduziu à guerra.


3. (FGV) Ser interrogado por amadores com os dedos no gatilho em busca de contra-revolucionários nunca é uma experiência relaxante. Confesso que estava nervoso quando (...) mandaram-me caminhar pela estrada escura de volta à fronteira da França com a arma do miliciano apontada para as minhas costas. Assim, meu rápido contato com a Guerra Civil Espanhola terminou com a minha expulsão da República espanhola. (Eric Hobsbawm, "Tempos interessantes") Para alguns historiadores, é possível considerar a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) um laboratório da Segunda Guerra Mundial, isto porque


a) a Alemanha e a Itália optaram por não estabelecer qualquer nível de interferência na guerra espanhola, considerando que se tratava de uma questão interna dos espanhóis.

b) as mesmas forças político-ideológicas - o fascismo e o antifascismo - que se confrontaram na Espanha durante a Guerra Civil estiveram em conflito na Segunda Guerra.

c) esse conflito foi solucionado com a intervenção direta da Inglaterra e da França, que obtiveram o compromisso das forças beligerantes de respeitar os acordos de paz.

d) a imponente vitória militar das forças republicanas nessa guerra civil permitiu que a Espanha tivesse participação decisiva na Segunda Guerra, ao lado das forças aliadas.

e) a vitória das forças progressistas espanholas gerou o descrédito da Liga das Nações, incentivando atos de rebeldia, como a invasão da Manchúria pelo Japão.

resposta:[B]



4. (Uel) Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Inglaterra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que


a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submetida a indenizações e retaliações territoriais, semeando o descontentamento e o revanchismo.


b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglês para assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estado socialista.


c) os russos brancos, estabeleceram uma aliança com a Alemanha e conduziram a Rússia à Guerra Civil.


d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar, financiada pela França, a marcha sobre Roma.


e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no armamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolítica da conquista territorial.

resposta:[A]


5. (fatec) "Os sofrimentos dos combatentes e da retaguarda levaram-nos a associar espontaneamente o regime capitalista e a guerra, a considerar que esta guerra não era a sua guerra ; o prestígio das classes dirigentes, que não souberam evitar o conflito, nem abreviá-lo ou poupar as vidas humanas, debilitou-se tanto mais quanto o enriquecimento rápido e espetacular de toda uma parte dessas classes contrastava com o luto e a aflição das massas. Por um momento submergidos, no início das hostilidades, pela vaga nacionalista, os conflitos de classe reaparecem, mais vigorosos e exacerbados por quatro anos de miséria. As classes dirigentes têm consciência do fato, e o medo do contágio revolucionário cria em seu meio um intenso terror que se manifesta na vontade de destruir este novo Estado, onde, pela primeira vez, o socialismo transporta-se do terreno da teoria para o das realidades. A união do mundo branco está rompida; doravante não haverá mais neutros; conscientemente ou não, é em relação à Revolução Russa - objeto de receios e repulsa para uns, de esperança para outros - que se classificarão governos, partidos e simples particulares."


(CROUZET, M. - HISTÓRIA GERAL DAS CIVILIZAÇÕES 15 - A ÉPOCA CONTEMPORÂNEA)

A partir da descrição do autor, é correto afirmar que:


a) o socialismo seria a única solução para evitar uma luta de classes.


b) o medo do socialismo levaria o empresariado a apoiar ações contrárias, e isso provocou, mais tarde, o estabelecimento do fascismo e do nazismo.


c) a passagem das idéias do socialismo à prática levou toda a Europa a se conscientizar do perigo comum.


d) a união do mundo branco rompeu-se e, após a Revolução Russa, provocou reflexos imediatos na libertação dos povos coloniais.


e) a Europa saiu da guerra mais nivelada politicamente, pois a guerra acabou com as grandes fortunas, dando chances para uma estabilização sócio-econômica.



resposta:[B]



questões extras

(Ufsm) Considerando a crise do capitalismo liberal nos EUA, nas décadas de 1920 e 30, é possível afirmar:


a) A quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929, foi o fato gerador da crise de superprodução da economia norte-americana.

b) A produção industrial mantida num patamar elevado, sem que houvesse mercado consumidor, foi o elemento desencadeador da crise.

c) O crescimento econômico dos anos 20 aparelhou a agricultura e a indústria dos EUA, para enfrentar as crises decorrentes da retração do mercado.

d) A Bolsa de Valores de Nova York, ao longo da década de 1920, pautou seus negócios com objetividade, sem permitir especulações com o valor das ações.

e) A aspiração por enriquecimento rápido e fácil, comum na sociedade dos EUA, não colaborou para a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

resposta:[B]


(Puccamp) No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques


a) uniram-se numa organização contra-revolucionária para derrubar o poder conquistado pelos Mencheviques.

b) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores participando normalmente de eleições.

c) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado.

d) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos militares.


e) alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proibindo toda oposição ao Regime Socialista.

resposta:[C]

2 comentários: