domingo, 12 de junho de 2011

Confira a correção da prova da Unesp 2011




Questão 31

Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias, as mais importantes e as mais sagradas.

(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI. No topo da montanha-russa, 2004. Adaptado.)

O texto afirma que as Olimpíadas na Grécia Antiga

(A) tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do mundo do trabalho, tornando-os capazes de produzir mais.

(B) permitiam que a população se divertisse, dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política por parte dos governantes.

(C) estavam integradas a outros aspectos da vida social e religiosa, associando-se a momentos de festa e celebração.

(D) estimulavam a competitividade e o individualismo, preparando os homens para as disputas profissionais na vida adulta.

(E) visavam exercitar e fortalecer os guerreiros, melhorando sua atuação política e militar nos períodos de guerra.


Resolução: C

Mera interpretação de texto, com a alternativa ressaltando a função integradora que as Olimpíadas desempenhavam na sociedade da Grécia Antiga.


Questão 32

Com o crescimento comercial, na Baixa Idade Média, a Europa atravessou períodos de pânico coletivo, provocados por manifestações endêmicas ou epidêmicas da peste bubônica e de outras doenças, como tifo, varíola, gripe pulmonar e disenteria. A disseminação de várias dessas doenças era facilitada, entre outros motivos, pela

(A) condição precária de higiene, enfrentada principalmente pelos habitantes das cidades.

(B) crença de que as epidemias não podiam ser combatidas, pois advinham da vontade divina.

(C) dificuldade de contato e comunicação entre as populações do continente europeu.

(D) proibição religiosa das pesquisas médicas e científicas durante toda a Idade Média.

(E) omissão dos poderes políticos, uma vez que as doenças só atingiam as camadas pobres.


Resolução: A

O crescimento das cidades na Europa (sobretudo na Europa Ocidental) durante a Baixa Idade Média processou-se de forma desordenada e sem atender minimamente a preceitos de higiene urbana que já eram conhecidos pelos gregos e romanos. Daí a facilidade de proli feração das doenças no período mencionado.


Questão 33

O fim último, causa final e desígnio dos homens (...), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária (...) das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos (...).

(Thomas Hobbes. Leviatã, 1651. In: Os pensadores, 1983.)

De acordo com o texto,

(A) os homens são bons por natureza, mas a sociedade instiga a disputa e a competição entre eles.

(B) as sociedades dependem de pactos internos de funcionamento que diferenciem os homens bons dos maus.

(C) os castigos permitem que as pessoas aprendam valores religiosos, necessários para sua convivência.

(D) as guerras são consequências dos interesses dos Estados, preocupados em expandir seus domínios territoriais.

(E) os Estados controlam os homens, permitindo sua sobrevivência e o convívio social entre eles.


Resolução: E

Para Thomas Hobbes (1588-1679), autor do Leviatã e um dos principais teóricos do absolutismo, o Estado foi criado pelos homens para substituir o primitivo estado de guerra pelo estado de harmonia assegurado por um governo forte.

Questão 34

Entre as características da sociedade da região das Minas Gerais no período da extração de ouro, no século XVIII, podemos citar:

(A) maior mobilidade social que no restante da colônia.

(B) pequeno desenvolvimento artístico e ausência de estímulo à produção cultural.

(C) predomínio do meio rural sobre o urbano, como no restante da colônia.

(D) comércio interno restrito e ausência de setores sociais intermediários.

(E) menor presença de irmandades religiosas que no restante da colônia.



Resolução: A

No século XVIII, a sociedade de Minas Gerais apresentava maior mobilidade que a de outras regiõesbrasileiras porque, embora também escravista, baseava seus critérios hierárquicos na riqueza móvel – o ouro – no lugar da hereditariedade resultante da transmissão da propriedade fundiária.

Questão 35


(Rodolfo Amoedo. O último tamoio, 1883. Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.)

A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três séculos depois e pode ser entendida como um esforço de

(A) representação do sacrifício de indígenas e do acolhimento e proteção que os religiosos teriam dado aos nativos durante o período colonial.

(B) denúncia do genocídio indígena durante a fase colonial, responsabilizando a Igreja Católica por ter colaborado com a Coroa portuguesa.

(C) construção de um passado heroico para o Brasil, associando o índio a um bom selvagem, corrompido posteriormente pela religião católica.

(D) recuperação do período pré-cabralino e apontamento da necessidade de valorização das formas de solidariedade então existentes no Brasil.

(E) exposição dos confrontos entre religiosos e índios, que foram constantes e violentos durante todo o período colonial.

Resolução: A

Rodolfo Amoedo (1857-1941) foi um destacado representante do academicismo que dominou as artes plásticas no Brasil até o advento do modernismo. Sua tela O Último Tamoio , além do cuidado com a precisão formal, evidencia uma das vertentes da pintura na época: a temática histórica, filtrada por uma visão romântica e por seu significado simbólico (no caso, a presença do religioso confortando os derradeiros momentos de defensor da liberdade indígena). Aimberê foi um chefe tamoio que, não aceitando o armistício que fora firmado com os portugueses em Iperoig, manteve a aliança com os franceses que haviam fundado a França Antártica no Rio de Janeiro. Esse episódio, descrito de forma romanceada por Gonçalves de Magalhães no poema Confederação dos Tamoios, foi retomado por Rodolfo Amoedo no quadro ora reproduzido.

Questão 36

O fechamento da Assembleia Constituinte, por D. Pedro I, em novembro de 1823,

(A) impediu a tentativa de recolonização portuguesa e eliminou a influência política da Igreja Católica.

(B) isolou politicamente o imperador e determinou o imediato final do Primeiro Reinado brasileiro.

(C) representou a centralização do regime monárquico e provocou reações separatistas.

(D) ampliou a força política dos estados do nordeste e facilitou o avanço dos projetos federalistas.

(E) assegurou o caráter liberal da nova Constituição e aumentou os poderes do judiciário.


Resolução: C

A dissolução da Assembleia Constituinte foi um golpe de Estado do imperador Pedro I para evitar a concretização de um projeto que limitaria fortemente sua autoridade. A consequência lógica desse episódio foi a outorga, em março de 1824, de uma Constituição centralizadora e autoritária. A reação contra o despotismo do monarca manifestou-se em Pernambuco por meio da Confederação do Equador – movimento liberal, republicano, separatista e antilusitano.

Questão 37

As relações entre os Estados Unidos e o restante do continente americano nas últimas décadas do século XIX se caracterizaram

(A) pela ocupação militar norte-americana dos países da América do Sul.

(B) pelo equilíbrio político e econômico entre Brasil, Estados Unidos e países da América Hispânica.

(C) pela tentativa de resistência à política de recolonização, promovida pela Europa após o Congresso de Viena.

(D) pelo esforço norte-americano de estabelecer sua liderança e influência sobre outros países.

(E) pela consolidação de organismos internacionais de cooperação econômica e comercial.


Resolução: D

Após completarem sua dimensão continental do Atlântico ao Pacífico (conquista de territórios mexicanos em 1848), os Estados Unidos começaram a expandir sua influência em outras direções, através do Pacífico e sobre a América Central. Nesta última, a hegemonia norte-americana assumiu maior notoriedade, ficando conhecida como a Big Stick Policy (“Política do Porrete”).

Questão 38

(...) 2.º Que seja respeitado do modo mais absoluto o direito de associação para os trabalhadores;

3.º Que nenhum operário seja dispensado por haver participado ativa e ostensivamente no movimento grevista;

4.º Que seja abolida de fato a exploração do trabalho dos menores de 14 anos nas fábricas;

(...)

6.º Que seja abolido o trabalho noturno das mulheres;

7.º Aumento de 35% nos salários inferiores a 5$000 e de 25% para os mais elevados;

(...)

10.º Jornada de oito horas (...)

(O que reclamam os operários. A Plebe, 21.07.1917. Apud Paulo Sérgio Pinheiro e Michael Hall. A classe operária no Brasil, 1889-1930 – Documentos, 1979.)

As reivindicações dos participantes da greve geral de 1917, em São Paulo, indicam que

(A) os governos da Primeira República aceitavam os movimentos sociais, permitindo o convívio harmonioso e democrático entre as classes sociais.

(B) o Brasil não dispunha de legislação trabalhista e as condições de vida e trabalho dos operários eram, na maioria dos casos, ruins.

(C) os trabalhadores já haviam conquistado o direito pleno de associação e de greve, mas ainda se submetiam a longas jornadas diárias de trabalho.

(D) o Estado assumia o papel de intermediário nas negociações trabalhistas, mantendo neutralidade diante de conflitos sociais.

(E) os sindicatos operários eram rigorosamente proibidos, devendo os trabalhadores reivindicar aumentos salariais diretamente aos patrões.


Resolução: B

No início do século XX, o capitalismo tardio brasileiro ainda apresentava as características do “capitalismo selvagem”, que os países mais avançadas já haviam de certa forma superado. Por essa razão, o movimento operário no Brasil, de orientação anarcossindicalista imprimida por líderes de origem sobretudo italiana, era ainda fraco e duramente reprimido pelas autoridades. Nessas condições, as exigências formuladas em 1917 apresentavam apenas reivindicações básicas – que no entanto somente seriam atendidas após a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Questão 39

O movimento constitucionalista de 1932, em São Paulo, pode ser interpretado como uma

(A) tentativa de impedir o avanço de projetos políticos radicais de direita no país.

(B) disputa entre grupos sociais hegemônicos no Brasil desde o final do século XIX.

(C) reação da oligarquia paulista frente às medidas socialistas tomadas pelo governo de Getúlio Vargas.

(D) mobilização popular contra o poder da elite cafeeira que dominava o país.

(E) defesa dos interesses econômicos dos estados do sudeste brasileiro contra a hegemonia nordestina.


Resolução: B

A partir do governo de Campos Sales (1898-1902), a Primeira República Brasileira (1889-1930) caracterizou-se pelo predomínio de São Paulo e Minas Gerais, estabelecido pela “Política do Café com Leite”e respaldada na “Política dos Governadores”. Esse arranjo passou a dar sinais de esgotamento na década de 1920 e veio a ruir em 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas. O reordenamento político resultante, tendo como núcleo o Rio Grande do Sul e Minas Gerais, afastou do poder a oligarquia paulista – fator preponderante para a eclosão da Revolução de 1932.

Questão 40

A Alemanha viveu, entre o final da década de 1910 e a década de 1930, uma séria crise social, política e econômica. Essa crise se associava, entre outros fatores,

(A) ao bom desempenho eleitoral dos partidos de extrema esquerda e à instalação do regime monárquico.

(B) à ausência de mercado externo para seus produtos agrícolas e ao baixo grau de industrialização.

(C) aos investimentos em armas e preparação militar realizados ao longo dos anos 1920.

(D) às perdas provocadas pela derrota na Primeira Guerra Mundial e ao grave processo inflacionário.

(E) ao sucesso da revolução socialista de 1918 e à instauração de uma república democrática popular.


Resolução: D

A questão atribui corretamente a instabilidade da República de Weimar (1919-33) aos efeitos da Primeira Guerra Mundial sobre a Alemanha, principalmente em decorrência das imposições contidas no Tratado de Versalhes. O papel desem penhado pela hiperinflação de 1923, porém, tende a ser super dimensionado, uma vez que se tratou de um fato conjuntural – uma arriscadíssima, mas bem-sucedida manobra do governo alemão para conseguir uma moratória no pagamento de suas reparações de guerra.

Questão 41

É realmente difícil, em nossos dias, separar o progresso tecnológico

(...) do militarismo. Não que essa separação não seja possível ou até desejável, mas sim que o sentido efetivo embutido na forma de evolução tecnológica que vem imperando desde pelo menos a Segunda Guerra Mundial (...) conduz, e interliga-se, indissociavelmente, ao militarismo e ao aperfeiçoamento constante dos meios de destruição.

(José William Vesentini. Nova ordem, imperialismo e geopolítica global, 1987.)



A afirmação contida no texto pode ser exemplificada

(A) pelo desenvolvimento da tecnologia brasileira de enriquecimento de urânio para fins energéticos.

(B) pela utilização de armas químicas pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã.

(C) pelo confronto entre Argentina e Inglaterra pelas ilhas Malvinas/Falkland.

(D) pela exploração, por empresas estrangeiras, de plantas medicinais da Amazônia.

(E) pelo vínculo entre a produção de heroína e a ação armada do Talebã no Afeganistão.


Resolução: B

Durante a Guerra do Vietnã, as forças norte-americanas recorreram frequentemente a bombardeios com napalm (“gasolina gelatinosa”, com forte efeito de combustão) e ao “agente laranja” (desfolhante utilizado para tornar visíveis atiradores inimigos emboscados nas árvores).

Questão 42



(...)

O sol se reparte em crimes

Espaçonaves guerrilhas

Em cardinales bonitas

Eu vou

(...)

Em caras de presidentes

Em grandes beijos de amor

Em dentes, pernas, bandeiras

Bomba e Brigitte Bardot...

(...)

Ela nem sabe até pensei

Em cantar na televisão

O sol é tão bonito

Eu vou...

(Caetano Veloso. Alegria, alegria, 1967.)

A letra da canção de Caetano Veloso, apresentada no III Festival

da Música Popular Brasileira, em 1967, faz várias alusões ao contexto da época. Entre elas, podemos citar

(A) a revalorização da família e do ensino religioso na educação dos jovens brasileiros.

(B) o processo de abertura política e o fim do longo período de governos militares.

(C) a queda do presidente João Goulart e a ameaça comunista que pairava sobre o Brasil.

(D) o crescimento da importância dos meios de comunicação de massa e as tensões políticas na América Latina.

(E) a perseguição a opositores do regime militar e a decretação do Ato Institucional n.º 5.


Resolução: D

As referências aparentemente non-sense da letra de Caetano Veloso revelam o viés anárquico, mas sensível às contradições de seu tempo, do tropicalismo. Entre outras, encontramos no trecho transcrito alusões à mídia (estrelas de cinema, espaçonaves, televisão) e à agitação revolucionária em diversos países latino-americanos (bombas, guerrilhas).

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário