segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conheça a importância da Constituição de 1934

Conquistas trabalhistas, como salário mínimo, vieram com nova legislação.
Professor de história do COC explica as principais mudanças introduzidas.

Consequência direta da Revolução Constitucionalista de 32, a Constituição brasileira de 1934 foi a mais liberal da Era Vargas (1930-1945).
Foi a segunda constituição republicana e a que menos durou em toda a história do país (somente por três anos), até uma nova outra constituição ser outorgada em 1937 por Getulio Vargas, transformando o presidente em ditador.
Apesar disso, a Constituição de 34 foi inovadora porque realizou mudanças progressistas, principalmente em relação à parte educacional e à legislação trabalhista, como a criação do salário mínimo e a redução da carga horária de trabalho para 8 horas diárias.
A nova lei eleitoral também permitiu a adoção do voto secreto e direto para todos aqueles maiores de 21 anos, incluindo as mulheres. Somente os analfabetos, soldados, padres e mendigos não poderiam ter direito ao voto.
Washington Simões, professor de história da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, explica numa aula em vídeo as principais mudanças introduzidas pela Constituição de 32 (confira o vídeo acima).

fonte: g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário