quinta-feira, 30 de junho de 2011

Confira o Simuladão ENEM 2011 (Guia do Estudante) - Ciências Humanas e suas Tecnologias



Com inscrições gratuitas abertas, Simuladão ENEM Guia do Estudante 2011 terá apenas uma prova neste ano, no dia 21 de maio
Primeiro colocado será premiado com um carro 0 km e 2º e 3º colocados levam um notebook cada um
A quarta edição do Simuladão ENEM Guia do Estudante já está com as inscrições gratuitas abertas. No site www.simuladaoenemge.com.br os estudantes do ensino médio de todo o Brasil garantem participação no evento, que este ano traz uma novidade que promete agradar aos candidatos. A prova será realizada em uma versão compacta, em um único dia: 21 de maio, das 13h às 18h30h.
O Simuladão terá uma redação e 88 questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com a consultoria de professores especializados no Enem. Em um único dia os estudantes testarão seus conhecimentos em quatro áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Serão 22 questões de múltipla escolha para cada área. "A versão compacta permite que mais alunos participem da prova. Nas edições anteriores verificamos que muitos estudantes tinham dificuldades em reservar um final de semana inteiro para um simulado. Agora, em um único dia, o aluno testa seu conhecimento e se acostuma com a longa duração da prova do Enem", afirma Fabio Volpe, diretor de redação do Guia do Estudante.
Novamente parceira na ação, a Universidade Anhembi Morumbi abre as portas de seus campi Vila Olímpia, Centro, Morumbi e Av. Paulista, todos na capital paulista, para receber o Simuladão, que é elaborado pela redação do Guia do Estudante, tradicional publicação da Editora Abril.
Vale lembrar que a nota do ENEM pode ser utilizada como acesso a mais de mil instituições de ensino superior públicas e privadas, que aderiram ao exame como forma parcial ou única de seleção. Além disso, a nota do ENEM é critério fundamental na seleção para as bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e para a participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que funciona como uma espécie de vestibular das universidades federais do Brasil.
O Simuladão ENEM Guia do Estudante do ano passado reuniu mais de 17 mil inscritos e teve como primeiro colocado no ranking geral o estudante paranaense Pedro Ernesto Nardo Ramos, do Colégio Marista de Maringá.
Serviço:
Simuladão ENEM Guia do Estudante
Data: 21/05/2011
Horário: das 13h às 18h30
Local: campi Vila Olímpia, Centro, Morumbi e Av. Paulista da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo
Inscrições gratuitas: até o dia 19/05/2011 no site www.simuladaoenemge.com.br
Prêmios: Ford Ka 1.0 Flex ano/mod. 2011 (1º lugar) e Notebooks Pavillion Core 2 Duo T5800, 250Gb, Memória 3Gb, Tela 14.1",Dvd-Rw, Vista Business (2º e 3º lugares), além de assinaturas anuais das Revistas Mundo Estranho e Capricho
Realização: Guia do Estudante/Editora Abril
Patrocínio: Universidade Anhembi Morumbi

Simuladão ENEM 2011 - Guia do Estudante

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Questão 1

A imagem a seguir é de autoria de Vitor Meirelles (1832- 1903), pintor brasileiro representante do Romantismo, que caracterizou as artes no século XIX. Especialista em produzir pinturas históricas, integrou o projeto do imperador dom Pedro II, que tinha por objetivo construir uma versão oficial da nossa história. O indígena foi um dos temas resgatados pelo olhar romântico, como podemos observar na tela Moema, retratando a famosa personagem indígena do poema Caramuru, de Frei Santa Rita Durão, quando a índia morre após ser preterida por seu amante. Moema é retratada desfalecida na praia, morta após tentar alcançar a nado o barco do seu amante, em ato de amor heróico.

Considerando o contexto descrito e a imagem, analise as afirmativas para, em seguida, assinalar a alternativa correta.



I. Os autores românticos do século XIX resgatam a figura do indígena, porém o fazem de forma heróica, assemelhando-o a personagens medievais.

II. A exaltação da natureza integra as obras românticas acerca do Brasil no século XIX, enfatizando o cenário natural brasileiro por meio de descrições exuberantes.

III. O resgate do indígena pelo romantismo no século XIX confere ao nativo a valorização da sua cultura, resgatando as características anteriores à colonização.

IV. A idealização do amor e a morte por sentimentos não correspondidos agregam valores positivos àqueles que heroicamente sofrem.





São corretas as afirmativas:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) I e IV apenas.

d) I, II e III apenas.

e) I, II e IV apenas.

Questão 2

A imagem a seguir mostra o detalhe de uma produção do pintor mexicano Diego Rivera (1886-1957), denominada Construção do Palácio de Cortez. Muralista, Rivera eternizou em grandes obras passagens da história latino-hispânica. A preferência pelo muralismo traz intrínseca a crítica à pintura em telas, considerada burguesa, pois de apreciação restrita. A exposição de murais no século XX, ao contrário, é considerada uma prática de arte engajada e politizada. Considerando essa característica da obra de Rivera, a observação da imagem a seguir nos permite concluir que a intenção do autor era:

a) eternizar, por meio da arte, o encontro entre a cultura europeia e a nativa, que passaram a conviver harmoniosamente.

b) representar a contribuição cultural dos indígenas à cultura europeia por meio da sua produção agrícola.

c) explicitar o caráter da população indígena como trabalhadora em contraposição a versão europeia de indolência.

d) contrastar a atitude autoritária do europeu em relação à submissão dos nativos por meio da exploração do trabalho.

e) evidenciar o reconhecimento dos astecas a respeito da importância da construção da moradia do conquistador Cortez.

Questão 3

Com o desenvolvimento da sociedade industrial e das grandes metrópoles, os trabalhadores deslocaram-se cada vez mais das zonas rurais ou do campo, passando a residir nas periferias das grandes cidades, atravessando as todas as manhãs ao se dirigirem ao trabalho nas fábricas e todas as tardes regressarem às suas casas. Tendo sido forçados a deixar o campo, a maioria desses trabalhadores também deixava para trás sua cultura e sua arte (que os intelectuais haviam denominado de folclore). Nas cidades, dois fenômenos aconteceram: por um lado, em seus bairros e locais de trabalho, os operários e suas famílias foram criando uma cultura e uma arte próprias, chamadas de populares; por outro, passaram a fazer parte da grande massa de consumidores dos produtos industriais para os quais começaram a ser reproduzidas, em larga escala, versões simplificadas e inferiores dos produtos e criações da cultura e da arte de elite. Essa reprodução simplificada das obras eruditas deu origem ao que viria ser conhecido com o nome de cultura e arte de massa.

Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, 13ª edição, 2005, São Paulo/SP. p. 289

Considerando a conceituação da autora acerca do processo histórico de produção da cultura, relacione a primeira coluna, que contém exemplos de manifestações culturais, com a segunda coluna, que contém a conceituação desses exemplos. Ao final, escolha a alternativa que traduz as relações corretas entre exemplos e conceitos.

Assinale a alternativa correta:

a) 2, 2, 4, 4, 3, 1.

b) 2, 3, 4, 4, 1, 3.

c) 2, 4, 4, 3, 1, 4.

d) 2, 3, 1, 4, 4, 1.

e) 2, 4, 4, 2, 3, 1.

Questão 4

Criada após a Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas tem, entre seus objetivos, manter a paz e a segurança no mundo, além de defender os direitos humanos. Tanto que a crise política deflagrada na Líbia, no início de 2011, levou a ONU a impor sanções ao governo líbio, considerando o modo como o governo lidou com os conflitos.

A seguir, você encontrará uma notícia na qual a Líbia se posiciona em relação às sanções da ONU:

Leia as afirmativas a seguir, considerando o papel da ONU, o contexto da crise e a notícia.

I. O governo líbio reconhece a existência do conflito, embora não concorde com a versão da ONU nem com as sanções impostas por ela.

II. O repúdio à violência contra civis foi o motivo que levou a ONU a impor sanções ao governo líbio.

III. O conflito político na Líbia tem o reconhecimento da ONU em relação à legitimidade das ações governamentais para manter a ordem social.

IV. Para o governo líbio, o movimento é restrito a elementos extremistas que agem implementando a anarquia e a desordem social.

São consideradas corretas as afirmativas:

a) I, III e IV apenas.

b) I, II e III apenas.

c) I, II e IV apenas.

d) II, III apenas.

e) III e IV apenas.

Questão 5

A seguir você encontra dois textos: um filosófico e outro jornalístico.Leia-os com atenção para, em seguida, responder à questão proposta:

Do ponto de vista dos valores, a ética exprime a maneira como uma cultura e uma sociedade definem para si mesmas o que julgam ser o mal e o vício, a violência e o crime e, como contrapartida, o que consideram ser o bem e a virtude, a brandura e o mérito. Independentemente do conteúdo e da forma que cada cultura lhe dá, todas as culturas consideram virtude algo que é o melhor como sentimento, como conduta, como ação; a virtude é a excelência, a realização perfeita de um modo de ser, sentir e agir. Em contrapartida, o vício é o que é o pior sentimento, como conduta e como ação.

Fonte: CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, 13ª edição, 2005, São Paulo/SP. p. 309

Comparando o conteúdo tratado nos textos lidos, podemos concluir que:

a) A adesão ou não a uma proposta de ensino religioso passa por questões de caráter ético, sendo que estas envolvem a diversidade que caracteriza uma cultura.

b) A doutrinação religiosa é parte da educação das crianças na sociedade brasileira e uma responsabilidade das famílias juntamente do Estado.

c)A definição do que é certo ou errado, vício ou virtude em uma cultura define-se pela prática religiosa dos integrantes de uma sociedade.

d) A privação de crianças de uma educação religiosa compromete a estruturação da sua personalidade, pois virtude e vício se indiferenciam.

e) O respeito à diversidade de opiniões a respeito da educação religiosa de crianças pode comprometer a identidade ética da escola em questão.

Questão 6

Leia a seguir alguns fragmentos do Manifesto Republicano, publicado no dia 3 de dezembro de 1870, no jornal A República, no Rio de Janeiro:

A Independência, proclamada oficialmente em 1822, achou e respeitou a forma da divisão colonial. A ideia democrática representada pela primeira Constituinte brasileira tentou, é certo, dar ao princípio federativo todo o desenvolvimento que ele comportava e de que carecia o país, para poder marchar e progredir. Mas a dissolução da Assembleia Nacional, sufocando as aspirações democráticas, cerceou o princípio, desnaturou-o, e a carta outorgada em 1824, mantendo o status quo da divisão territorial, ampliou a esfera da centralização pela dependência em que colocou as províncias e seus administradores do poder intruso e absorvente, chave do sistema, que abafou todos os respiradouros da liberdade, enfeudando as províncias à corte, à sede do único poder soberano que sobreviveu à ruína da democracia.

Fonte: Extraído de "O Primeiro Centenário do Manifesto Republicano de 1870", separata da Revista de História n. 84, 1970, apud Reinaldo Carneiro Pessoa (org.), A Ideia Republicana no Brasil Através de Documentos, São Paulo, Ed. Alfa-Omega, 1976, pp. 39-62

A partir do excerto e dos seus conhecimentos a respeito do período em que foi originalmente publicado, assinale a alternativa que explicita, segundo os republicanos, a incompatibilidade entre princípio de democracia e cidadania no Império Brasileiro.

a) A primeira Assembleia Constituinte brasileira foi organizada a partir de princípios de centralização política.

b) A Constituição de 1824 foi concebida a partir do princípio de federalismo, respeitando a autonomia provincial.

c) O momento da independência do Brasil gerou uma nova organização territorial e política do país.

d) A carta outorgada de 1824 garantiu a participação política de todos os cidadãos e a descentralização política.

e) A identidade política do Império Brasileiro está vinculada ao autoritarismo do Absolutismo e ao voto censitário.

Questão 7

A imagem a seguir, uma iluminura, é representativa das três ordens sociais do período medieval. Segundo o bispo Leon de Aldebarão, que viveu no século X, na sociedade medieval uns oram, outros combatem e outros trabalham. As palavras do bispo buscavam traduzir a visão da Igreja Católica de harmonia, na qual cada segmento executava uma função socialmente significativa. No entanto, o cotidiano medieval estava baseado em princípios de hierarquia. Assinale a alternativa que explica a lógica de ordenação hierárquica da sociedade na Idade Média.



a) A sociedade medieval é estamental, o status do indivíduo está relacionado à sua origem de nascimento, o que determina sua posição e função social.
b) O trabalho do camponês é considerado um privilégio divino, concedido por Deus a fiéis escolhidos por suas virtudes, sendo a base do mundo medieval.
c) Os nobres compunham o grupo social dotado de maiores privilégios, sobrepondo-se aos clérigos, em função da sua origem socialmente privilegiada.
d) Os guerreiros eram considerados superiores a todos os segmentos sociais, já que sua função era proteger a Igreja e a sociedade de todo tipo de risco.
e) Na sociedade medieval, as funções podiam variar no decorrer da vida - os que um dia oravam poderiam guerrear ou trabalhar em momento de necessidade.

Questão 8


A Campanha pelas Diretas Já, retratada na charge de autoria de Henfil, foi um movimento popular iniciado em 1983 que reivindicava a realização de eleições diretas para presidente do Brasil. Contando com a adesão de diferentes segmentos sociais, o movimento prenunciava o fim da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). A respeito desse período, é correto afirmar que:

a) o movimento de massa denominado Diretas Já contou com a pronta adesão dos militares.

b) o movimento obteve êxito, e, ao final da ditadura, os brasileiros puderam eleger um governante civil.

c) a Emenda Dante de Oliveira para eleições diretas não foi aprovada no Congresso Nacional.

d) após a derrota das Diretas Já houve o endurecimento da ditadura militar em revanche ao movimento.

e) a negação no Congresso das Diretas Já fortaleceu o Legislativo diante da opinião pública.

Questão 9

A revista O Cruzeiro foi uma importante publicação que circulou no país a partir de 1928 e permaneceu até 1975. Era uma revista de variedades que marcou o meio jornalístico por suas inovações relacionadas ao fotojornalismo. A seguir, você encontra um fragmento de uma crônica sobre a cidade de São Paulo, publicada na primeira edição da revista:

Guilherme de Almeida, autor do texto, foi um intelectual de múltiplas facetas: poeta, jornalista, advogado, retratou neste texto a São Paulo na qual vivia.

Considerando o texto, podemos afirmar que a cidade de São Paulo no fim da década de 1920:

a) era uma cidade que possuía marcas significativas do universo rural na sua paisagem.

b) foi retratada pelo cinza das edificações, própria da industrialização, e o pelo vermelho-tijolo, cor de uma cidade em construção.

c) passava por um lento processo de transformação, expresso por reduzidas modificações espaciais.

d) não possuía identidade própria, sendo uma cópia da cidade inglesa de Londres, ícone da industrialização.

e) traduzia em sua arquitetura a euforia desenvolvimentista e a alegria da modernidade paulistana.

Questão 10

A imagem a seguir foi publicada em O Cabrião, um periódico que circulou em São Paulo no século XIX. A esse respeito, leia o texto e observe atentamente a imagem para responder à questão proposta:

O fim do século XIX é marcado por diversas críticas ao governo imperial, que, progressivamente, vai se isolando politicamente. A crítica política encontra no trabalho de ilustradores um meio de divulgação das ideias da oposição em relação ao governo imperial.

Considerando as características da publicação e a ilustração em foco, assinale a alternativa correta.

a) Dom Pedro II, retratado na ilustração, demonstra reprovação em relação à venda de títulos e honrarias protagonizada pela nobreza.

b) O índio, representante do nacionalismo e resgatado pelo movimento romântico do século XIX, mostra-se envergonhado com a cena.

c) A venda de título e honrarias, uma espécie de política de favores entre elite e governo, não interferia na condução política do país.

d) Os liberais encontram resistência à crítica política em publicações ilustradas, já que estas eram coniventes com o governo imperial.

e) São Paulo mantinha-se alheia aos rumos políticos do país, e podemos considerar como mera coincidência a publicação de O Cabrião na cidade.

Questão 11

Leia com atenção a notícia a seguir:

A notícia, que retrata o contexto do trabalho dos catadores em lixões, manifesta o seguinte paradoxo social:

a) tratamento inadequado do lixo X fim dos lixões no Brasil em 2014.

b) cotidiano dos catadores de lixo X documentário Lixo Extraordinário.

c) reciclagem limitada do lixo X valorização dos catadores de lixo.

d) fim dos lixões em 2014 X inserção social dos catadores de lixo.

e) coleta seletiva do lixo X fim dos lixões em 2014, por meio de lei.

Questão 12

Leia o excerto a seguir e analise a charge para responder à questão proposta:



Podemos considerar que excerto e charge se referem ao modo de produção:
a) patriarcal.
b) escravista.
c) capitalista.
d) feudal.
e) primitivo.

Questão 13

A obra de Dias Gomes O Bem Amado remete-nos ao contexto do coronelismo, fenômeno social e político próprio do Nordeste brasileiro, na passagem do século XIX para o XX. O protagonista, Odorico Paraguaçu, representa o latifundiário que busca inserir-se nos mecanismos políticos da República que se inaugura no Brasil. Elegendo-se prefeito, Odorico pretende manter seu poder, agora, pela via da legalidade. No entanto, seus métodos de atuação, nada ortodoxos, tornam sua carreira política um misto de mandonismos pessoais apoiados na estrutura do Estado.

Leia a seguir um diálogo travado entre Odorico e a delegada Chica:

Considerando o período histórico retratado e o diálogo, podemos concluir que:

a) a passagem do século XIX para o XX no Brasil é um período em que princípios éticos na política convivem com valores e práticas contrários a esses mesmos princípios.

b) Odorico, como prefeito, exerce seu direito político, organizando sua guarda pessoal a partir de princípios éticos.

c) os jagunços eram funcionários da prefeitura a serviço do interesse público; portanto, sua atuação era ética.

d) os mecanismos políticos à época do coronelismo coibiam eticamente a utilização da estrutura do Estado para fins pessoais.

e) a República brasileira inaugurou mecanismos de participação política dos cidadãos, considerados éticos e democráticos.

Questão 14

Nos anos de 1940, no Brasil, a chegada do rádio permitiu que a população ouvisse notícias da Segunda Guerra Mundial, agrupando-se uns nas casas dos outros, já que essa tecnologia era uma novidade ainda inacessível economicamente a todos. O cenário tecnológico, porém, foi bastante diverso em março de 2011, com a notícia da ocorrência de um terremoto de magnitude 8,9, o pior já registrado em território japonês, seguido por um tsunami que devastou áreas muito povoadas do território e que trouxe ainda o risco de contaminação nuclear. A tragédia material e humana foi transmitida pelos diferentes meios de comunicação, através da difusão de fotos e vídeos que, com o passar dos dias, levaram os telespectadores a revisitar os cenários devastados, trazendo a sensação de que faziam parte dos mesmos.

A partir do texto, podemos concluir que:

a) o desenvolvimento de tecnologias de comunicação no século XX é responsável pela maior abrangência dos impactos na vida social.

b) a difusão de informações pelo rádio tem o mesmo impacto social daquelas divulgadas por mídias visuais.

c) no início do século XX, eram transmitidas notícias em tempo real por meio das tecnologias de informação.

d) o impacto dos fatos divulgados na mídia independe do tempo entre o fato ocorrido e a sua divulgação.

e) a divulgação de notícias pela mídia no começo e final do século XX ocorria por meios semelhantes.

Questão 15

Enquanto a sociedade aristocrática supunha a existência de indivíduos "especiais" (áristos em grego significa "o melhor", "excelente"), cujos privilégios seriam garantidos por herança familiar, a burguesia do século XVIII se insurgiu contra as vantagens da nobreza. Depois de implantados os ideais da Declaração dos Direitos Humanos que inspiraram a construção da ordem, ninguém mais poderia ser submetido à servidão, à escravidão nem a penas cruéis, além de que qualquer um deveria ter liberdade de locomoção, de pensamento e de agremiação nos limites estabelecidos pela lei.

Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, e MARTINS, Maria Helena Pires Temas de filosofia. Editora Moderna, São Paulo, 3ª edição, 2005, p. 273 (adaptado)

O conceito que define a explicação contida no excerto é:

a) Democracia jurídica.

b) Democracia parlamentarista.

c) Democracia representativa.

d) Democracia econômica.

e) Democracia política.

Questão 16

O conteúdo do texto acima pode servir de base para uma análise crítica da interação da sociedade com a natureza, ao ressaltar, principalmente, a relação da biopirataria no Brasil com os seguintes elementos:

a) processo histórico e poder econômico.

b) valorização da pesquisa e ação da sociedade civil contra a ilegalidade.

c) poder político local e práticas de proteção ambiental dos municípios.

d) controle do território nacional e apoio das ONGs na retirada ilegal de material genético.

e) poder do mercado financeiro e os mecanismos do Estado para fiscalização do comércio internacional.

Questão 17

Para avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta, na escala global, é necessário observar, no decorrer do tempo, o conteúdo dos tratados e das conferências em defesa do meio ambiente. Sobre esse tema, leia o texto e analise o gráfico:

Considerando os seus conhecimentos e informações do texto e do gráfico, o chamado "Grupo dos Cinco" contra-ataca com o seguinte argumento:

a) Há tendência para adoção de medidas voluntárias de redução das emissões somente em países subdesenvolvidos.

b) É inadequada a imposição de restrições aos países em desenvolvimento porque a distribuição dos índices das emissões é historicamente desigual.

c) Não cabe um alinhamento com a posição dos EUA quanto às questões ambientais por razões culturais.

d) Os países asiáticos mais avançados lutam por um novo tratado global com proposta de redução igualitária das emissões para todo o mundo.

e) A recusa inicial dos EUA em assinar o protocolo impõe a necessidade de uma ação unilateral de retaliação por parte das economias emergentes.

Questão 18

Observe os mapas:

O mapa 1 mostra a representação cartográfica do Tratado de Tordesilhas (1494), dividindo o Novo Mundo entre Espanha e Portugal. Na parte portuguesa, foram organizadas as Capitanias Hereditárias (a divisão do território litorâneo em faixas horizontais, visando à ocupação do território). O mapa 2 mostra a divisão política e territorial do Brasil atual. A respeito dos dois mapas, podemos concluir que:

I. a divisão territorial entre Portugal e Espanha, proposta no Tratado de Tordesilhas, mantém-se até os dias atuais.

II. a ocupação do território brasileiro na atualidade restringe-se às áreas litorâneas, como à época das Capitanias Hereditárias.

III. a comparação entre os dois mapas nos permite concluir que Portugal não respeitou os limites do Tratado de Tordesilhas.

IV. a formação do território brasileiro deu-se a partir da ocupação das áreas litorâneas em direção ao interior do território.

São corretas as afirmativas:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) III e IV apenas.

d) I, II e III apenas.

e) II, III e IV apenas.

Questão 19

Leia o texto a seguir, que trata da presença de judeus em Pernambuco à época do governo de Maurício de Nassau:

Com um pragmatismo superado apenas pela argúcia, o Padre Vieira afirmava sobre os judeus, lançando mão de um argumento emprestado de Santo Agostinho:"O esterco fora do seu lugar suja a casa, e posto no seu lugar fertiliza o campo. O mesmo vale para os judeus, que no estrangeiro ajudam os hereges, mas em casa fornecem o capital para manter o Império. Por que transformar vassalos úteis em inimigos poderosos?". O mesmo senso prático se estabeleceu no Brasil durante a dominação comercial e militar dos holandeses, entre 1630 e 1644, em Pernambuco, onde reinou um ambiente inédito de tolerância religiosa, em especial para judeus. "A capital pernambucana era uma verdadeira Jerusalém colonial por causa da utopia da reconstrução do mundo judaico da diáspora. Era uma Babel cultural. O Recife, por certo tempo, foi a única cidade do mundo que reunia pessoas das três crenças ( judeus sefarditas, católicos e calvinistas) em um único ambiente de tolerância religiosa", afirma o historiador Ronaldo Vainfas, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). "Os holandeses do governo colonial ou representantes da Companhia das Índias Ocidentais (WIC) apoiavam enfaticamente os judeus porque eles eram os intermediários por excelência dos negócios coloniais", observa Vainfas.

Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/index.php?art=4332&bd=1&pg=1&lg= Revista Fapesp, Autoria do texto: Carlos Haag, janeiro de 2011, acessado em 12 de março de 2011.

A respeito do tema, é correto afirmar que:

a) a razão que justifica a presença de judeus no Brasil holandês é de interesse religioso, já que Nassau buscava a conversão dos judeus ao calvinismo.

b) a política multirreligiosa implementada por Nassau em Pernambuco foi aceita sem restrições pelos colonizadores que aqui residiam, mesmo sendo estes católicos.

c) a liberdade religiosa vivenciada por judeus no Brasil está vinculada aos interesses econômicos holandeses, relacionados às atividades comerciais.

d) a vinda de judeus para o Brasil está relacionada ao histórico de tolerância religiosa que caracterizou a colonização portuguesa desde seus primórdios.

e) a presença de judeus no Brasil holandês está relacionada ao desenvolvimento de atividades produtivas no setor agrícola, como o cultivo da cana-de-açúcar.

Questão 20

Leia a notícia publicada no jornal Diário do Mato Grosso do Sul, on-line, no dia 19 de maio de 2009:

Pelo menos 80 índios douradenses das etnias Guarani - Kaiowá e Terena participaram da 6ª edição do Acampamento Terra Livre, que aconteceu no início de maio, em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), onde reivindicaram com a máxima urgência a Demarcação de Terras em Mato Grosso do Sul. A principal meta do acampamento, que reuniu mais de mil índios de diferentes regiões brasileiras, foram a discussão e a aprovação de uma proposta para o Estatuto dos Povos Indígenas, onde foi inclusa uma cláusula que pede a Demarcação das Terras indígenas para o povo Guarani - Kaiowá, com urgência, no MS. Deacordo com o membro da Comissão Nacional de Política Indigenista, Anastácio Peralta, o povo Guarani-Kaiowá está submetido há décadas a um processo vil e criminoso de marginalização. "Temos enfrentado a morte do nosso povo e da nossa cultura, pelas mãos dos latifundiários e de alguns governantes, seja por ação ou omissão. A nossa participação no Terra Livre foi muito importante, pois conseguimos deixar nossa marca de luta não só pela nossa terra como pela sobrevivência do nosso povo e da nossa cultura."

Anastácio explicou que o mais importante desse estatuto é que ele vai dar as diretrizes aos órgãos públicos de como eles devem tratar as questões indígenas, já que o estatuto vigente atualmente é o de 1973, "que trata a gente como "tutela", como "criança de menor", opina Anastácio. O estatuto prevê pontos relacionados a terra, educação, segurança, legislação, mineração, dentre outros.

Fonte: Diário MS on-line, publicado em 19 de maio de 2009. http://www.diarioms.com.br/leitura.php?can_id=21&id=95916 Autoria:VILAS BOAS, Karina Acessado em 15 de março de 2011.

A mobilização dos povos indígenas nos leva a concluir que:

a) A coletividade indígena busca garantir seus direitos por meio de mecanismos legais, próprios da cultura do homem branco.

b) A demarcação de territórios indígenas é desnecessária, pois os índios são originalmente donos do território brasileiro.

c) A mobilização dos povos indígenas em Brasília reflete a relação harmônica da sua cultura com os brancos.

d) O estatuto de 1973 atende de forma plena aos interesses das culturas indígenas em relação à legislação.

e) A mobilização dos indígenas em nada pode transformar a realidade social brasileira, já que estes não são cidadãos.

Questão 21

Trechos de entrevista da subsecretária de Economia Verde do RJ:

Ainda que muitos estudiosos considerem que projetos como o da CSA venham a acarretar prejuízos ambientais graves, a posição apresentada no texto acima revela uma preocupação em associar:

a) aumento do PIB convencional com ação eficaz de movimentos sociais.

b) desenvolvimento sustentável com destruição imediata da atual matriz energética.

c) avanço do PIB verde com rompimento da opção político-econômica neoliberal.

d) salto tecnológico e crescimento da produção com adoção de estratégias de proteção ambiental.

e) discreto incremento na dinâmica da economia com medidas de política ambiental conservadora.

Questão 22

"A descoberta do fogo, o cultivo do solo e a confecção de instrumentos de bronze são alguns eventos historicamente muito antigos que marcam o domínio do homem sobre a natureza. De lá para cá, as conquistas humanas se ampliaram de tal maneira que esses primeiros avanços parecem brincadeira de criança. Agora, na Idade Contemporânea, nós chegamos a alterar a própria geografia. Em 2007 tiveram início as obras de transposição do rio São Francisco, no nordeste do país, para levar água a populações que sofrem com a seca do clima semiárido. Empreitadas gigantescas como essa, contudo, em geral são acompanhadas de debates acalorados."

Enquanto os defensores do projeto apresentado acima acreditam que a transposição é a única maneira de reverter o aflitivo quadro de seca nordestina, os críticos da transposição

a) propõem uma quantidade maior de obras com a construção de um maior número de canais.

b) sugerem um trabalho de revitalização com soluções mais simples como a construção maciça de poços e cisternas em localização próxima das moradias.

c) apresentam uma oposição por causa da ausência de açudes na região com função de reservatórios de água ao ar livre.

d) indicam a realização de construções de custo baixo para a garantia de abastecimento de água aos grandes fazendeiros da região.

e) apontam para empreendimentos com privilégio ao abastecimento da população local sem levar em conta o funcionamento das hidrelétricas.

GABARITO

QUESTÃO 01

Comentário:A alternativa correta é E. A afirmativa I está correta, pois caracteriza a abordagem heroica e medievalesca com que são tratados os indígenas na visão romântica. A afirmativa II está correta, pois aborda a descrição exuberante e idealizada da natureza, típicas do período romântico. A afirmativa III está incorreta, pois o resgate do indígena pelo romantismo não valoriza a sua cultura; ao contrário, distorce e idealiza o nativo segundo padrões europeus. A afirmativa IV está correta, pois destaca positivamente o sofrimento e a morte por amor, conforme mostra o quadro Moema. Assim, considerando a análise das afirmativas, a alternativa correta é a de letra E. Resposta: E

QUESTÃO 02

Comentário:A alternativa correta é D, pois a imagem destaca a postura autoritária dos europeus em relação aos nativos, retratados de forma submissa por meio da exploração do trabalho. Alternativas incorretas: a) A alternativa A está incorreta, pois a "descoberta da América" não foi um encontro harmonioso entre as culturas europeia e nativa, e sim um processo de conquista. b) A alternativa B está incorreta, pois, embora se evidencie na imagem a produção agrícola dos nativos, a intenção do autor, passível de depreender, não é evidenciar a contribuição destes com os europeus, mas o fato de serem explorados pelos mesmos. c) A alternativa C está incorreta, pois a intenção do autor não é de explicitar como os nativos eram trabalhadores, em contraposição à versão europeia de indolência, e sim de mostrar a sua exploração por parte dos europeus. e) A alternativa E está incorreta, pois na imagem não é mostrada a compreensão dos astecas em relação à importância da construção da moradia do conquistador Cortez. Conforme já foi dito, o quadro evidencia a exploração do trabalho nativo. Resposta: D

QUESTÃO 03

Comentário:A alternativa correta é A. Considerando as ideias expostas pela autora, os alunos deverão reconhecer que o samba de morro e o rap são manifestações populares, desenvolvidas por artistas que integram a classe trabalhadora; que a música dos DJs e as novelas são exemplos de manifestações de cultura de massa, já que integram a produção capitalista e o consumo em larga escala; que obras de arte são manifestações eruditas que se destinam a um público reduzido, cuja produção é, muitas vezes, complexa e de vanguarda; e que o bumba meu boi é uma manifestação folclórica, na medida em que reflete as tradições coletivas nacionais. Portanto, a sequência correta é a expressa na alternativa A. Resposta: A

QUESTÃO 04

Comentário:A alternativa correta é C. Afirmativa I: O texto jornalístico retrata a posição da Líbia em relação ao conflito, portanto, fica claro, por meio do texto, que o governo reconhece a existência do conflito. No mesmo texto, fica explicitada a discordância do governo líbio em relação à posição da ONU; portanto, a alternativa está correta. Afirmativa II: Uma das funções da ONU é zelar pelos direitos humanos no mundo; por esse motivo, a instituição adotou sanções ao governo líbio, em razão da violência cometida contra os opositores do regime. Portanto, a afirmativa está correta. Afirmativa III: Fica explicitado, na relação entre o descritor e a matéria jornalística, que a ONU condena as ações do governo líbio em relação aos opositores do regime; portanto, a afirmativa está errada. Afirmativa IV: Na versão do governo líbio, explicitada na matéria jornalística, o movimento é restrito a elementos sociais extremistas que visam à desordem; portanto, a afirmativa está correta. Considerando a análise das afirmativas, a alternativa correta é a de letra C. Resposta: C

QUESTÃO 05

Comentário:A alternativa correta é A. Nesta alternativa há o reconhecimento de que a decisão por um ensino de caráter religioso perpassa questões de caráter ético e que uma cultura é diversa e não una, podendo, assim, haver diferentes opiniões a esse respeito. Portanto, a alternativa está correta. Alternativas incorretas: b) A alternativa B explora a ideia de que a educação religiosa é uma parceria entre família e Estado brasileiro, o que não corresponde ao status de Estado laico que vigora hoje no país. Portanto, a alternativa está incorreta. c) A alternativa C considera que os princípios éticos em uma sociedade se definem pela prática religiosa, o que não leva em conta o fato de que esses princípios podem ser religiosos, mas também podem ir além da religiosidade de cada um. Portanto, esta alternativa é considerada incorreta. d) A alternativa D considera a educação de crianças pelo viés da ética e o desenvolvimento da noção de vício e virtude relacionado à educação religiosa. Também afirma que sem esta esses princípios se indiferenciariam. No entanto, vício e virtude são princípios que não estão, necessariamente, vinculados à prática religiosa. Portanto, a alternativa está incorreta. e) A alternativa E trata de uma suposta perda de identidade por parte da escola por considerar a diversidade de opiniões acerca da educação religiosa, o que, na realidade, somente reafirma a identidade da instituição como respeitosa com as diferenças. Portanto, a alternativa está incorreta. Resposta: A

QUESTÃO 06

Comentário:A alternativa correta é E. O Império brasileiro organizou-se politicamente a partir do modelo político absolutista, autoritário por definição, como também a participação política dos cidadãos estava vinculada à renda; portanto, a alternativa E está correta. Alternativas incorretas: a) A primeira Assembleia Constituinte brasileira foi concebida considerando princípios federalistas e de fortalecimento do Poder Legislativo; portanto, a alternativa A está incorreta. b) A Constituição de 1824 caracterizou-se pela centralização política, subordinando as províncias ao poder imperial; portanto, a alternativa B está incorreta. c) Quando ocorreu a independência do Brasil, mantevese a organização política e territorial das Capitanias Hereditárias, que passaram a ser denominadas províncias; logo, a alternativa C está incorreta. d) A Constituição de 1824 caracteriza-se pela exclusão política daqueles que não fossem homens, maiores de 21 anos e alfabetizados como também pela centralização política; portanto, a alternativa D está incorreta. Resposta: E

QUESTÃO 07

Comentário:A alternativa correta é A, pois conceitua a sociedade medieval como estamental, relacionando o status social dos indivíduos a sua origem de nascimento, o que torna essa posição imutável. Alternativas incorretas: b) A alternativa identifica o trabalho como um privilégio de origem divina. No entanto, a mentalidade medieval considerava o trabalho uma penitência oriunda do pecado original. Portanto, a alternativa B está incorreta. c) A alternativa C identifica a nobreza como o grupo de maior privilégio social. No entanto, o poder do clero se sobrepunha ao da nobreza. Portanto, a alternativa está incorreta. d) A alternativa D considera os guerreiros os que ocupam o topo da hierarquia social, já que desempenham a função de proteger os demais segmentos. No entanto, o topo da hierarquia social era do clero, representante de Deus na Terra. Portanto, a alternativa está incorreta. e) A alternativa E sugere que na sociedade medieval ocorria alternância de funções no decorrer da vida, o que contraria o princípio de imobilidade social determinante do modelo estamental de sociedade. Portanto, a alternativa está incorreta. Resposta: A

QUESTÃO 08

Comentário:A alternativa correta é C. A resposta identifica a derrota da Emenda Dante de Oliveira no Congresso Nacional, o que significou o adiamento do desejo popular de eleger um presidente civil pelo voto direto. Portanto, esta é a alternativa correta. Alternativas incorretas: a) A alternativa identifica o movimento pelas Diretas Já como de massa; no entanto, não houve adesão dos militares à proposta. b) A alternativa identifica o movimento como exitoso e afirma que os brasileiros elegeram um governante civil ao término da ditadura militar, o que está incorreto. d) O movimento foi derrotado e ocorreu a negociação para uma transição que implicou a aprovação peloCongresso de um candidato a presidente civil sem votação direta e popular. e) A alternativa identifica que houve o recrudescimento do regime militar após a derrota das Diretas Já no Congresso Nacional, o que é incorreto. Desgastado por dívidas públicas, pelo processo inflacionário e pela reação popular, o regime estava em sua fase menos repressiva, caminhando para a redemocratização do país. Resposta: C

QUESTÃO 09

Comentário:A alternativa correta é B, que aponta para o fato de a cidade, retratada no início do texto pela predominância da cor cinza, representar a fuligem dos bairros fabris, cinza da garoa, da melancolia, estabelecendo assim um paralelo entre a industrialização e as transformações na paisagem. Portanto, a alternativa está correta. Alternativas incorretas: a) A alternativa A traz a ideia de que existem em São Paulo, no período delimitado, marcas significativas do universo rural; no entanto, o texto explicita a ideia de transformação da paisagem urbana em razão da industrialização. Portanto, é incorreta. c) Esta alternativa contradiz o texto, quando mostra que o processo de transformação da cidade é lento, com reduzidas transformações espaciais. Portanto, a alternativa C está incorreta. d) A alternativa D aponta o desenvolvimento urbano de São Paulo como uma cópia da cidade de Londres, em analogia ao desenvolvimento industrial. Apesar de a industrialização ser uma característica comum a ambas as cidades, o processo de urbanização paulista temcaracterísticas próprias e singulares, como a imigração europeia, que dá origem ao operariado paulista. Portanto, a alternativa está incorreta. e) A alternativa E associa o desenvolvimento da arquitetura paulista à alegria e euforia desenvolvimentista, o que se contrapõe à ideia contida no texto de metrópole cinza e melancólica. Portanto, a alternativa está incorreta. Resposta: B

QUESTÃO 10

Comentário:A alternativa correta é B. Considerando os elementos constitutivos da imagem e do texto apresentados, os alunos deverão identificar que o contexto abordado no item é relativo ao fim do século XIX, momento de crise do Império brasileiro. A alternativa B explicita a participação do índio na cena como envergonhado com o contexto retratado. Alternativas incorretas: a) A presença de dom Pedro II retrata a conivência do Império em relação à venda de título e honrarias; portanto, a alternativa está incorreta. c) A alternativa C é incorreta, pois avalia inadequadamente as consequências da política de favores entre elite e governo imperial, já que a prática de venda de títulos interferia na condução política do país. d) A alternativa D é incorreta, pois periódicos como O Cabrião não eram coniventes com a política imperial; ao contrário, serviam como meio de crítica política da oposição ao Império. e) Por fim, podemos considerar a alternativa E como incorreta, já que, no século XIX, particularmente na sua segunda metade, São Paulo desponta como centro econômico do país e inicia um intenso processo de transformação social e urbana, tornando-se território de modernidades e contestações. Resposta: B

QUESTÃO 11

Comentário:Para responder adequadamente a esta questão, o aluno precisa estar apropriado do significado do termo "paradoxo", sendo capaz de compreendê-lo como uma oposição ou contradição relacionada a uma afirmação lógica. Para concluir a respeito da alternativa correta, ele deverá considerar a matéria constitutiva do item. A alternativa correta é D, pois nela a previsão para o fim da existência dos lixões para 2014 e a adoção de um novo modelo de coleta de lixo tornam-se socialmente paradoxais no que tange à inserção social dos catadores de lixo, já que estes podem ficar sem trabalho. Alternativas incorretas: a) Nesta alternativa, o tratamento inadequado do lixo está diretamente relacionado ao fim do modelo de aterros sanitários que predominam no Brasil, não residindo aí nenhum paradoxo. Portanto, está errada. b) Na alternativa B, o cotidiano dos catadores de lixo é tema do documentário Lixo Extraordinário; não há paradoxo na proposição. c) A alternativa está errada porque a constatação da limitada reciclagem de lixo nas cidades brasileiras não aparece em contraposição à valorização dos catadores de lixo. e) Já na alternativa E, a coleta seletiva de lixo não se contrapõe ao fim dos lixões em 2014 por meio de lei governamental; portanto, a alternativa está errada. Resposta: D

QUESTÃO 12

Comentário:A alternativa correta é C. O modo de produção capitalista está fundado na separação entre os meios de produção e a força de trabalho, o que provoca uma desigualdade social denominada luta de classes, em que a burguesia detém a hegemonia econômica e, por isso, submete o trabalhador aos seus interesses; portanto, a alternativa está correta. Alternativas incorretas: a) O modo de produção patriarcal ocorre quando o homem inicia seu controle sobre a natureza, domesticando animais e desenvolvendo a agricultura; portanto, a alternativa está incorreta. b) O modo de produção escravista está relacionado ao aprisionamento de pessoas, que, na condição de escravos, passam a trabalhar de forma compulsória; portanto, a alternativa está incorreta. d) O modo de produção feudal está assentado na propriedade privada da terra, em torno da qual se organiza a economia, por parte do senhor feudal. Nessa relação, o servo trabalha parte para si, parte para o senhor feudal, e ainda paga impostos para seu senhor; portanto, a alternativa está incorreta. e) No modo de produção primitivo, a propriedade é coletiva, como o trabalho, visando ao bem-estar da comunidade, não existindo o princípio de posse; portanto, a alternativa está incorreta. Resposta: C

QUESTÃO 13

Comentário:A alternativa correta é A, pois a passagem do século XIX para o XX no Brasil é um período político no qual princípios éticos convivem com valores e práticas contrários a esses mesmos princípios. Alternativas incorretas: b) Odorico, como prefeito, organiza sua guarda pessoal a partir de seus próprios interesses políticos, e não por princípios éticos. Portanto, a alternativa B está incorreta. c) Os jagunços eram funcionários da prefeitura a serviço de interesse privado; portanto, a alternativa C está incorreta. d) Os mecanismos políticos à época do coronelismo não coibiam eticamente a utilização da estrutura do Estado para fins pessoais. A alternativa D está incorreta. e) A República brasileira inauguraria mecanismos de participação política dos cidadãos, mas estes ainda estavam longe de ser democráticos, o que só aconteceria com a extensão do direito de voto a todos os cidadãos. Portanto, a alternativa E está errada. Resposta: A <>

QUESTÃO 14

omentário:A alternativa correta é A. O desenvolvimento das tecnologias de informação, no decorrer do século XX, encurtou distâncias e tornou o conhecimento dos fatos, em muitos momentos, simultâneo a sua ocorrência, o que provocou impactos sociais mais abrangentes - portanto, a alternativa está correta. Alternativas incorretas: b) Embora a difusão das notícias pelo rádio, na primeira metade do século XX, tenha sido muito importante e impactante para a população, o acesso a mídias visuais concretiza para as pessoas o fato ocorrido. No momento atual, principalmente, quando muitas notícias são divulgadas em tempo real, a sensação é a de que estamos vivenciando o fato; portanto, a alternativa B está incorreta. c) A transmissão de notícias por meio das tecnologias de informação é fato recente, não integrando o repertório comunicativo do início do século XX; portanto, a alternativa C está incorreta. d) O impacto provocado por notícias está, muitas vezes, relacionado ao fato de a notícia ser transmitida em tempo real, com riqueza de detalhes por meio de imagens; é por isso que a alternativa D está incorreta. e) Os meios de comunicação foram se transformando no decorrer do século XX, mudança relacionada ao desenvolvimento tecnológico; portanto, a alternativa E está incorreta. Resposta: A

QUESTÃO 15

Comentário:A alternativa correta é A, pois o conceito de democracia jurídica retrata a igualdade perante a lei e representa o estado de direito dos indivíduos. Alternativas incorretas: b) A alternativa B está incorreta, pois o conceito de democracia parlamentarista refere-se a um sistema de governo no qual o Chefe de Estado não detém as funções de Chefe de Governo. c) A alternativa C está incorreta, pois o conceito de democracia representativa se refere à criação de órgãos públicos representativos dos direitos dos cidadãos. d) Alternativa incorreta, pois o conceito de democracia econômica consiste na distribuição da renda e dos recursos econômicos de forma igualitária em uma sociedade. e) A alternativa E está incorreta, pois o conceito de democracia política está relacionado à participação política dos indivíduos e ao reconhecimento da estrutura política que organiza os interesses públicos. Resposta: A

QUESTÃO 16

Comentário:A alternativa correta é A. No conteúdo do texto apresentado no suporte, há menção ao processo histórico("...a biopirataria começa com a exploração do paubrasil e, desde então, passado meio milênio, o problema se alastrou") e ao poder econômico ("...com fins de exploração comercial" e "...grandes corporações por trás desses atos"). Logo, a opção A está correta. Alternativas incorretas: b) No conteúdo do texto apresentado no suporte, não há menção à valorização da pesquisa e nem a nenhuma ação de combate à ilegalidade por parte da sociedade civil. c) No conteúdo do texto apresentado no suporte, não há referências explícitas às ações de política na escala municipal. Logo, a opção C está incorreta. d) No conteúdo do texto apresentado, não há ênfase explícita ao controle do território nacional e apoio das ONGs na retirada ilegal de material genético. Logo, a opção D também está incorreta. e) No conteúdo do texto apresentado no suporte, não há prioridade nem ênfase ao enfoque relacionado aos mecanismos de Estado na fiscalização do comércio internacional. Portanto, a opção E está incorreta. Resposta: A

QUESTÃO 17

Comentário:A alternativa correta é B. Somente esta opção revela uma associação entre as informações do texto e do gráfico, demonstrando que o contra-ataque do chamado Grupo dos Cinco está associado à inadequada imposição de restrição aos países em desenvolvimento porque a distribuição dos índices de emissão é historicamente desigual. Logo, é a opção correta. Alternativas incorretas: a) O foco central do contra-ataque do chamado Grupo dos Cinco não está em existir ou não tendência para adoção de medidas voluntárias de redução das emissões em qualquer categoria de países. Logo, a opção A está incorreta. c) Em relação à alternativa C, o foco central do contra-ataque do chamado Grupo dos Cinco não está relacionado às razões de ordem cultural da posição dos EUA. d) Os países asiáticos mais avançados não estão lutando por um tratado global com proposta de redução igualitária das emissões. Portanto, a opção D está incorreta. e) O foco central do contra-ataque do chamado Grupo dos Cinco não está relacionado a uma estratégia de retaliação aos EUA por não terem de imediato assinado o Protocolo de Kyoto. Logo, a opção E também está incorreta. Resposta: B

QUESTÃO 18

Comentário:A alternativa correta é C. A comparação entre os mapas nos leva a concluir que os limites territoriais propostos pelo Tratado de Tordesilhas no século XV são muito diferentes dos limites territoriais atuais; portanto, a afirmativa I está incorreta. A análise dos mapas nos permite concluir que, passado o início da ocupação do território brasileiro, que se deu na área litorânea, ocorreu a interiorização do território; portanto, a alternativa II está incorreta. A comparação entre os mapas 1 e 2 nos permite concluir que os limites territoriais propostos pelo Tratado de Tordesilhas não foram respeitados por Portugal; portanto, a afirmativa III está correta. A relação entre os dois mapas nos permite concluir que, inicialmente, a ocupação do território brasileiro foi litorânea e, posteriormente, direcionou-se para o interior, ocupando a região oeste do mapa; portanto, a afirmativa IV está correta. A análise das afirmativas nos permite concluir que a alternativa C é a correta. Resposta: C

QUESTÃO 19

Comentário:A alternativa correta é C, já que a tão difundida tolerância religiosa no Brasil holandês está relacionada aos interesses econômicos holandeses, que viam nos judeus significativos parceiros comerciais para seu projeto. a) A alternativa A está incorreta, pois não há por parte de Nassau, um homem liberal, o objetivo da conversão religiosa de judeus ao calvinismo. b) Esta alternativa está incorreta porque no Brasil, predominantemente católico, não havia histórico de tolerância religiosa; ao contrário, já que o Estado português era católico e sua Igreja praticava a Inquisição. d) A alternativa D está incorreta, pois, conforme já foi dito, o Estado português era conhecido pela sua intolerância religiosa, inclusive perseguindo judeus em seu território europeu e colonial. e) A alternativa E está incorreta, pois a relação econômica de judeus com o Brasil holandês está relacionada ao setor comercial, e não produtivo. Resposta: C

QUESTÃO 20

Comentário:A alternativa correta é A. A busca dos indígenas por obter garantias e direitos com a aprovação de leis mostra a luta por meio de mecanismos que não pertencem a sua cultura; portanto, a alternativa A está correta. Alternativas incorretas: b) Apesar de as populações indígenas serem nativas do território brasileiro, a ocupação do território pelos europeus, desde o século XVI, fez com que aquelas fossem perdendo espaço territorial; portanto, a alternativa B está incorreta. c) A necessidade dos indígenas em se mobilizarem politicamente mostra o enfrentamento de interesses entre estes e a população de brancos; portanto, a alternativa C está incorreta. d) O estatuto de 1973 mostra-se defasado em relação aos interesses e direitos das comunidades indígenas; portanto, a alternativa D está incorreta. e) Apesar da tutela do Estado em relação aos indígenas, a sua mobilização pode, sim, produzir mudanças políticas que os favoreçam; portanto, a alternativa E está incorreta. Resposta: A

QUESTÃO 21

Comentário:A alternativa correta é D. A posição apresentada no textorevela uma meta de aumentar o "PIB verde", correspondendo à preocupação em associar o avanço ou salto tecnológico com estratégias de proteção ambiental. Logo, a opção D está correta. Alternativas incorretas: a) Não há nenhuma referência à ação eficaz demovimentos sociais no texto apresentado no suporte. Logo, a opção A está incorreta. b) Não há nenhuma referência à destruição imediata da atual matriz energética no texto apresentado no suporte. Logo, a opção B está incorreta. c) Não há nenhuma referência ao rompimento da opção política-econômica neoliberal, no texto apresentado no suporte. Assim, a opção C está incorreta. e) De acordo com o texto a subsecretária faz uma crítica à inexistência de uma política eficaz de "esverdeamento" da economia do Rio de Janeiro. Alternativa incorreta. Resposta: D

QUESTÃO 22

Comentário:A alternativa correta é B. Os críticos da transposição do rio São Francisco consideram que, antes de ter a água desviada, é preciso um trabalho de revitalização que inclua a recuperação da bacia, e a redução dos impactos ambientais e propõem o uso de métodos mais baratos e simples para abastecer a população, como cisternas para captar a água das chuvas nas localizações próximas às moradias. A opção B é a correta. Alternativas incorretas: a) Os críticos da transposição do rio São Francisco não propõem obras mais sofisticadas nem a construção de maior número de canais. Logo, a opção A está incorreta. c) Como não há ausência de açudes na região funcionando como reservatórios de água, a opção está incorreta. d) Os críticos da transposição do rio São Francisco não sugerem construções que privilegiem o abastecimento aos grandes proprietários de terra. Esta opção está incorreta. e) Os críticos da transposição consideram que as soluções devem levar em conta o abastecimento da população, a manutenção dos polos agrícolas e o funcionamento das hidrelétricas. Logo, a opção E está incorreta. Resposta: B

FONTE: GUIA DO ESTUDANTE

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/simuladao-enem-2011-ciencias-humanas-suas-tecnologias-

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