sábado, 18 de junho de 2011

Confira o simulado Notrevest 2 com as questões de História do Brasil



NOTREVEST 2 (SEGUNDO BIMESTRE)

SIMULADO DE HISTÓRIA

PRIMEIRO ANO – HISTÓRIA DO BRASIL


1. (PITÁGORAS) A sociedade do Brasil colonial foi muito complexa, e os modos de viver, de morar, de festejar e de expressar a religiosidade foram muito diversos. Se na sociedade nordestina açucareira, a estrutura familiar e as normas foram mais rígidas, o mesmo não aconteceu nas áreas da economia pastoril e nas áreas mineradoras.

Sobre a sociedade no período colonial é CORRETO afirmar que

a) no engenho se desenvolveu uma sociedade rural e democrática onde as mulheres eram respeitadas e sua autoridade não era questionada por ninguém.

b) com o crescimento da mineração surgiu uma sociedade com característica urbana onde desenvolveu uma classe média formada, sobretudo, pelos profissionais liberais e comerciantes.

c) o senhor era a autoridade maior dentro do engenho e sua função era fazer com todos trabalhassem e tivessem seus direitos respeitados.

d) na região mineradora a presença das autoridades civis e militares inibia qualquer tipo de violência tornando a sociedade pacífica e ordeira.

e) na mineração desenvolveu uma sociedade patriarcal, sendo o homem o chefe da família e dele esperava-se dar-se o respeito e fazer valer sua autoridade.

Resposta: [B]


2. (PITÁGORAS) "Ao transferir para a Colônia uma legislação civil e religiosa que só reconhecia o estatuto social da mulher casada e mãe, a Igreja apertava o cerco em torno das formas não sacramentadas de convívio” (PRIORE, Mary del. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil colônia. Rio de Janeiro: José Olympo, 1993. p.50)


A partir da leitura do texto pode-se concluir que:


a) as mulheres que não se enquadravam ao modelo de comportamento oficial que só admitia o sexo no casamento eram vítimas de preconceito.


b) o modelo de família patriarcal não tinha um papel reservado à mulher.


c) a estrutura jurídica advinda da Europa se efetivou apenas na teoria no Brasil.


d) o padrão de comportamento destinado á mulher na colônia fez com que houvesse muito respeito da sociedade pelas mulheres negras forras.


Resposta: [A]


3. (PITÁGORAS) A vida na América Portuguesa era controlada pela Igreja, que tentava impor aos vasssalos do Reino os padrões cristãos de comportamento. Esses padrões haviam sido definidos no Concílio de Trento, que se preocupou, prioritariamente, com os pecados da carne. NÃO podemos afirmar sobre a ação da Igreja durante o período colonial que

a) a Igreja se preocupou demasiadamente com a sexualidade do povo esquecendo as injustiças cometidas pelos poderosos.

b) o Santo Ofício era o órgão da Igreja responsável pelo estabelecimento dos padrões de comportamentos do povo.

c) a Inquisição foi um dos meios utilizados pelos reis com o aval da Igreja para perseguir prender e matar os opositores políticos.

d) a Inquisição foi uma instituição importante, pois regulamentou a existência de outras religiões na colônia estabelecendo assim a liberdade religiosa.

e) a Igreja, através da Inquisição estabeleceu um grande controle no modo de vida da população do reino e da colônia, ditando regras e normas de conduta.

Resposta: [D]

SEGUNDO ANO – HISTÓRIA DO BRASIL


1. (UNESP)




STORNI, 1927. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura. Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)

A ilustração refere-se

a) ao alto grau de abstenção dos eleitores na Primeira República, o que facilitava a ação de políticos ilustrados.

b) à prática dos grupos oligárquicos, que controlavam de perto o voto de seus dependentes e agregados.

c) ao elevado índice de analfabetismo no campo, o que favorecia a distribuição de cédulas eleitorais falsas.

d) à alternância no poder federal, graças ao controle dos votos, de políticos populares dos diversos Estados brasileiros.

e) ao controle do governo central sobre os governadores, que se valia do estado de sítio no período eleitoral.

resposta:[B]



2. (PUC-MG) Analise com atenção a seguinte charge.


Em relação às eleições da República Velha, a alternativa que melhor explica a charge é:

a) Os coronéis eram, muitas vezes, acusados de falsificação das atas eleitorais, de alistamento de defuntos ou de comprar os componentes da mesa eleitoral.

b) Pelo "voto de cabresto", o coronel garantia para seus candidatos o apoio dos que lhe deviam favores, pois o voto não era secreto.
c) Era prática comum, capangas ou jagunços, para servir a seus patrões, matar os adversários políticos, expulsar os indesejáveis ou ameaçar eleitores indecisos.
d) Para votar, o cidadão dirigia-se à mesa eleitoral, composta por indicação, que controlava as listas de presença e votação.
e) A estrutura de poder incluía coronéis, oligarquias estaduais e governo federal, estabelecendo-se no topo dessa pirâmide a "política do café com leite".
Resposta: [A]

3. (PITÁGORAS) Observe atentamente a charge abaixo, referente ao movimento operário brasileiro na República Velha.

TODAS as afirmativas abaixo apresentam interpretações corretas da charge, EXCETO:


a) A criação de uma legislação trabalhista no país era uma das principais bandeiras do movimento operário.

b) Os sindicatos não eram reconhecidos pelo governo como órgãos de representação legal dos trabalhadores.

c) As greves eram marcadas pela violência praticada pelos manifestantes, estabelecendo um clima de desordem no país como um todo.

d) As lutas operárias, encabeçadas em grande parte por líderes anarquistas, eram tratadas como caso de polícia.

Resposta: [C]

4. (FUVEST) Em um balanço sobre a Primeira República no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu:

“... a política se orienta não mais pela vontade popular livremente manifesta, mas pelos caprichos de um número limitado de indivíduos sob cuja proteção se acolhem todos quantos pretendem um lugar nas assembléias estaduais e federais”. A crise nacional, 1925.

De acordo com o texto, o autor

a) critica a autonomia excessiva do poder legislativo.

b) propõe limites ao federalismo.

c) defende o regime parlamentarista.

d) critica o poder oligárquico.

e) defende a supremacia política do sul do país.

RESPOSTA: [D]




TERCEIRO ANO – HISTÓRIA DO BRASIL


1.(PUC) Com base nas informações contidas no documento e no seu conhecimento sobre o assunto, ASSINALE a única opção que NÃO apresenta uma característica correta.




a) A Constituição de 1891 estabeleceu o voto direto, sendo considerados eleitores os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, excluídos os analfabetos, as mulheres, os praças militares e os membros das ordens religiosas.


b) A instituição do voto secreto e obrigatório contribuía para que a maioria dos eleitores ficasse sujeita à pressão dos chefes políticos.


c) Embora a fraude eleitoral fosse uma prática comum à época, as eleições cumpriam um papel estratégico, abrindo brechas no interior do jogo de poder oligárquico e implicando uma série de procedimentos de negociação entre as elites e o eleitorado.


d) A expressão "eleições a bico de pena" identificava um dos mais graves problemas do sistema eleitoral da Primeira República: a falsificação das atas eleitorais, alterando o número de votantes.


e) No nível municipal, o coronel era o senhor dos chamados "currais eleitorais", arregimentando os eleitores "de cabresto", como o "Zé Burro" da ilustração.


Resposta: [B]


2. (PITÁGORAS) Todas as alternativas apresentam citações coerentes com o funcionamento político-eleitoral da República Velha, EXCETO



a) “O coronel poderia ter controle direto ou indireto sobre o eleitorado; havia aquele que visitava grande parte de seus eleitores com muita freqüência, assim controlando diretamente seus votos, ou aquele que enviava ‘cabos eleitorais’, que repassavam as ordens do chefe.”


b) “Eram muito comuns na República Velha os municípios com mais eleitores que habitantes: analfabetos, crianças, defuntos ou eleitores que votavam em vários municípios ou votavam várias vezes num mesmo pleito, num mesmo município.”


c) “São importantes para a compreensão desse período aspectos como o carisma dos líderes e a identificação que propiciava entre Estado e indivíduos, dando respaldo à manipulação popular.”


d) “A consolidação do compromisso entre o governo federal e os governadores estaduais facilitou o predomínio dos dois estados mais fortes na época: Minas Gerais e São Paulo. Ambos garantiam o maior número de cadeiras no Congresso.”


e) “Essas práticas eram facilitadas pelo sistema eleitoral em vigor, no qual o voto era aberto. Para votar, o cidadão dirigia-se à mesa eleitoral, escrevia o nome do seu candidato e assinava ao lado.”


Resposta: [C]


3. (Unirio)





Fonte: NOVAES. Carlos Eduardo e César Lobo. "História do Brasil para principiantes". São Paulo. Ática. 1997. p. 198.


Considerando a charge acima e a Constituição Republicana de 1891, podemos afirmar que a:


a) consolidação da 1ªRepública, em torno dos projetos agro-exportadores, disseminou a economia cafeeira por todo o Brasil e garantiu um pacto de poder que satisfez aos diversos setores do mercado de trabalho emergentes.


b) expansão da economia cafeeira garantiu uma estabilidade política para as elites agro-exportadoras, que se utilizaram do papel centralizador do Estado para atender às demandas sociais vigentes e não houve demanda pelo voto popular.


c) permanência de grandes setores sociais marcados pelo analfabetismo favoreceu o avanço da economia brasileira na 1ª República, uma vez que os trabalhadores se identificaram com os projetos da elite cafeeira.

d) exclusão, pelo voto, de grande contingente da população brasileira adiou o processo histórico de compromisso com a educação do país e favoreceu a permanência de setores da elite cafeeira no poder durante a 1ª República.

e) autonomia dos estados, sancionada com a Constituição de 1891, estabeleceu várias interpretações sobre as formas de participação do analfabeto e da mulher, possibilitando a candidatura de analfabetos em alguns estados.

Resposta: [D]


4. (UFPEL)


A verdade eleitoral. “A moralidade política não permitirá que a verdade saia nua das urnas.”

A charge critica o sistema eleitoral no período da(o)
a) República Velha, quando o voto era aberto e não havia Justiça Eleitoral.
b) Estado Novo, quando o autoritarismo de Vargas manipulou o eleitorado.
c) Segunda República, quando as eleições diretas para presidente, através do voto "a cabresto", elegeram Vargas.
d) República do Café-com-leite, dominada pelas oligarquias paulista e mineira, que usavam o voto censitário para se alternarem no poder.
e) Primeira República, quando o PSD e a UDN se valiam da violência e fraudes para alcançar o poder.

resposta: [A]


5. (CFT-SC) O período da História do Brasil compreendido entre 1889 e 1930 é denominado por muitos historiadores de República Velha. Neste período, diversas revoltas e movimentos sociais ocorreram.


Leia atentamente as seguintes afirmativas sobre essas revoltas e movimentos sociais:

I. A Guerra do Contestado (1912-1916) ocorreu na fronteira entre Paraná e Santa Catarina.

II. Antônio Conselheiro foi o principal líder da Revolta de Canudos, a qual reuniu milhares de pessoas, entre elas, sertanejos que não possuíam terras, ex-escravos e pequenos proprietários pobres.

III. A Revolta da Vacina ocorreu no Rio de Janeiro em virtude do excesso de ações tomadas em nome da modernização e das péssimas condições de vida de grande parte da população, que teve como estopim a obrigatoriedade da vacina contra a varíola.

IV. A Revolta da Chibata denunciava o rígido código de disciplina da marinha, que punia as faltas graves com chibatadas, além da alimentação e dos miseráveissoldos (salários) que os marinheiros recebiam.


Assinale a alternativa CORRETA:

a) Apenas a proposição IV é verdadeira.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I, II e IV são verdadeiras.

d) Apenas a proposição II é verdadeira;

e) Todas as proposições são verdadeiras.

resposta:[E]

Nenhum comentário:

Postar um comentário