quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Análise da música "Perplexo" da banda Paralamas do Sucesso

Perplexo
Os Paralamas do Sucesso

Composição: Herbert Vianna/Bi Ribeiro/João Barone

Tentei te entender
Você não soube explicar
Fiz questão de ir lá ver
Não consegui enxergar
Desempregado, despejado, sem ter onde cair morto

Endividado sem ter mais com que pagar
Nesse país, nesse país, nesse país
Que alguém te disse que era nosso
Ah, ah, ah, ah...
Mandaram avisar

Que agora tudo mudou
Eu quis acreditar
Outra mudança chegou
Fim da censura, do dinheiro, muda nome, corta zero

Entra na fila de outra fila pra pagar
Quero entender, quero entender, quero entender
Tudo o que eu posso e o que não posso
Não penso mais no futuro

É tudo imprevisível
Posso morrer de vergonha
Mas eu ainda estou vivo
Segunda-feira,

Terça-feira,
Quarta-feira,
Quinta-feira,
Sexta-feira,
Sábado de aleluia
Eu vou lutar, eu vou lutar
Eu sou Maguila, não sou Tyson.

A canção foi composta no final da década de 1980 e ilustra claramente a decepção da juventude brasileira com os governos da chamada Nova República. A transição democrática, com a eleição indireta de Tancredo Neves, que não chegou a assumir e acabou sendo substituído por seu vice José Sarney, frustraram as expectativas da sociedade brasileira que ansiava por mudanças nas estruturas sócio-econômicas do país. Nesse referido período histórico ocorreram diversas tentativas de estabilização da economia e controle inflacionários em variados planos econômicos que adotavam medidas ortodoxas e heterodoxas, tais como congelamento de preços e salários que invariavelmente não alcançavam seus principais objetivos.
O Brasil vivia um período de afirmação de diversos direitos sociais e implantação da Constituição de 1988, além da censura que foi extinta.
As sucessivas mudanças na moeda brasileira também frustaram a população brasileira, "muda nome, corta zero", apenas no governo de José Sarney (1985-1990) ocorreram três planos econômicos, Cruzado, Verão e Bresser Pereira.
Na letra da música percebemos ainda os problemas do desemprego, do subemprego, da falta de moradia e da crise econômica brasileira.
O eu-lírico da canção é um trabalhador brasileiro, assalariado que precisa trabalhar duro cotidianamente para conseguir sobreviver e manter sua família.
Essa personagem demonstra estar decepcionado e não ter esperanças de que o futuro apresente melhores condições de vida para os proletários como ele pois segundo ele "tudo é imprevisível".
Uma música importante para se conhecer e entender o panorama político, econômico, social e cultural do final dos anos 80.

Um comentário: