segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VESTIBULAR UNEMAT - 2009 INVERNO


HISTÓRIA
QUESTÃO 11
Durante a Primeira República (1889-1930), um dos maiores empreendimentos econômicos no Estado de Mato Grosso foi a empresa Mate Laranjeira. Sobre a sua estrutura organizacional, formas de funcionamento e atividades desenvolvidas assinale a alternativa incorreta.
a. Parte das quotas acionárias da empresa Mate Laranjeira pertenciam à família Murtinho.
b. O plantio da erva-mate exigia grandes investimentos na preparação do solo com vistas à obtenção de bom nível de produtividade.
c. A forma monopolizadora de agir da empresa Mate Laranjeira criou sérios obstáculos para o processo de migração na região, onde o referido empreendimento mantinha suas atividades.
d. A empresa Mate Laranjeira empregava grande quantidade de trabalhadores de origem paraguaia, conhecidos como “mineros”.
e. A fiscalização e controle do patrimônio constituído pela Mate Laranjeira eram feitos por força policial criada pela própria empresa.
QUESTÃO 12
Sobre o processo de Independência das Treze Colônias, atualmente, Estados Unidos da América, é incorreto afirmar.
a. A Lei do Chá (1773), que obrigava os colonos a adquirirem este produto somente da Inglaterra, foi um motivos que levaram as Treze Colônias a lutar pela independência.
b. A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América foi assinada, no ano de 1776, pelos representantes das Treze Colônias.
c. A Constituição dos Estados Unidos, proclamada em 1787, adotou para o país o voto censitário e masculino.
d. O reconhecimento da Independência dos Estados Unidos da América, pela Inglaterra, ocorreu em 1783.
e. A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra na luta contra as Treze Colônias porque temiam que suas colônias na América também se sublevassem.
QUESTÃO 13
A recente crise do Senado da República no Brasil relacionada aos denominados “atos secretos” trouxe para a mídia a discussão sobre determinados procedimentos que constituem parte da cultura política em nosso país. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
a. Apesar das dimensões da crise, ela não atingiu os partidos políticos que ficaram imunes ao debate em torno das medidas administrativas adotadas pelo Senado.
b. A existência de “atos secretos” demonstra, por parte dos responsáveis pela sua edição, o interesse em dar ampla publicidade sobre as medidas administrativas que adota.
c. O evento ocorrido no Senado Federal se enquadra nas práticas políticas definidas historiograficamente como clientelismo e nepotismo.
d. O presidente do Senado Federal, José Sarney, ao prestar todos os esclarecimentos na Comissão de Ética, encerrou o episódio dos “atos secretos”.
e. Os “atos secretos” demonstram claramente a adoção dos critérios de impessoalidade e de requisitos pautados no mérito para a nomeação dos servidores beneficiados por este procedimento.
QUESTÃO 14
Para muitos historiadores, o período compreendido entre1850 e 1914, do ponto de vista econômico, é conhecido como “Segunda Revolução Industrial”. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
a. Nesse período, a industrialização se concentrou na Inglaterra, que era conhecida como a Oficina do Mundo.
b. Esta fase da industrialização ficou limitada ao uso do ferro, do carvão e do vapor.
c. Nesta época, devido ao progresso econômico que a industrialização proporcionou, o movimento operário praticamente desapareceu na Europa e nos Estados Unidos.
d. Entre os anos de 1873 e 1896, ocorreu uma grave crise econômica na Europa, cuja maior consequência foi o fim dos trustes e cartéis.
e. A deflagração da I Guerra Mundial (1914 - 1918) teve como uma de suas motivações a rivalidade entre as nações industrializadas, resultante do acelerado desenvolvimento econômico ocorrido a partir do final do século XIX.
QUESTÃO 15
A mudança de regime político no Brasil de Monarquia para República resultou de uma série de diferentes fatores. Em relação ao tema, assinale a alternativa incorreta.
a. A avançada idade do imperador Pedro II com sua propalada incapacidade em continuar a governar o país era um dos argumentos utilizados contra a continuidade do regime monárquico.
b. As transformações econômicas na região oeste de São Paulo, com o crescimento da produção cafeeira, fortaleceu o ideário republicano entre parcela da burguesia paulista, que fundou em 1873 o Partido Republicano Paulista (PRP).
c. A criação do Partido Republicano, em 1870, com ativa participação política em todas as províncias no Império, foi a principal causa da mudança do regime Monárquico para República, em 1889.
d. As ideias positivistas difundidas por Benjamin Constant obtiveram grande aceitação por parte dos militares, reforçando, no interior da corporação, a necessidade da mudança do regime.
e. Uma das principais ideias difundidas pelos propagandistas republicanos era a de que a Monarquia significava o atraso e o conservadorismo, e a República, o avanço e o progresso político e social.
QUESTÃO 16
Após o fim da I Guerra Mundial, em 1918, a Itália, como outras nações européias, foi palco de grave crise política, econômica e social. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa incorreta.
a. Os trabalhadores italianos sob o fascismo tiveram ampliadas as suas reivindicações, ao mesmo tempo que conquistaram plena liberdade de organização.
b. O medo de uma revolução socialista nesse país, nos moldes da União Soviética, levou
a burguesia a apoiar e financiar os grupos de extrema direita, especialmente o Partido Nacional Fascista.
c. O Partido Nacional Fascista, liderado por Benito Mussolini, defendia a ideia de um Estado forte centralizado.
d. Os fascistas italianos tinham como objetivo garantir a ordem capitalista, os lucros e as propriedades que estavam sendo ameaçadas pelo avanço do comunismo na Europa.
e. Sob o comando de Benito Mussolini e através de uma ideologia expansionista, a Itália conquistou a Etiópia (1935), país do Nordeste africano.
QUESTÃO 17
Do ponto de vista sócio-político e econômico, assinale a alternativa que representa corretamente o período presidencial de Juscelino Kubitschek.
a. A indústria que menos cresceu foi a automobilística, resultado da retração do ingresso de capitais estrangeiros no Brasil.
b. Mesmo com o grande volume de recursos aplicados no Programa de Metas, o governo Kubitschek não teve problemas de déficits do orçamento federal.
c. Apesar das tensas relações entre o Brasil e o FMI, o presidente Kubitschek optou por não romper com o Fundo Monetário Internacional.
d. Dois importantes partidos apoiaram, no Congresso Nacional, os projetos do governo de Juscelino Kubitschek, o PSD e o PTB.
e. Os índices de crescimento e desenvolvimento econômico, durante o governo JK, inibiram o movimento sindical que não conseguiu organizar sequer uma greve dos trabalhadores.
QUESTÃO 18
O ano de 2009 está sendo marcado por inúmeras divergências políticas entre alguns países do continente sul-americano. Assinale a alternativa que expressa corretamente um desses conflitos.
a. Brasil e Bolívia romperam relações diplomáticas por trinta dias devido à nacionalização da refinaria da Petrobrás naquele país.
b. O presidente Evo Morales colocou seu exército de prontidão com o objetivo de forçar o governo chileno a abrir negociação no sentido de criar uma saída para o mar, atendendo a uma demanda boliviana.
c. A notícia de instalação de bases militares norte-americanas, no território colombiano, levou alguns países sul-americanos, sobretudo a Venezuela, a protestar veementemente, inclusive com ameaças de retaliação.
d. O presidente equatoriano Rafael Correa rompeu relações diplomáticas com a Venezuela em virtude de divergências relativas ao combate de drogas na região andina.
e. O governo brasileiro fechou questão, definindo que não pagará nada além do que foi estipulado no contrato com o Paraguai, em relação à venda do excedente de energia elétrica produzida na Usina de Itaipu.
QUESTÃO 19
Uma das características do período colonial brasileiro se refere ao denominado “exclusivo” colonial. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a. Apesar do controle exercido pela metrópole portuguesa, a colônia brasileira estava liberada para comercializar com outras nações.
b. As concepções que regulavam as normas do “exclusivo” colonial foram criadas segundo os preceitos da revolução industrial.
c. A regra básica, que regia o “exclusivo” colonial, era permitir que navios estrangeiros transportassem produtos da colônia brasileira desde que pagassem os devidos impostos.
d. Um dos princípios básicos, que regiam as relações comerciais definidas pelo “exclusivo”, era obter maior lucro possível com a revenda dos produtos da colônia e, ao mesmo tempo, lucrar com a venda de produtos da metrópole, sem concorrência na Colônia.
e. O “exclusivo” colonial funcionou de maneira eficaz e, com isto, pode evitar todas as formas de desvio, inclusive o contrabando, reflexo da capacidade de Portugal monopolizar seu comércio colonial.
QUESTÃO 20
Em outubro de 2009, completou 80 anos uma das maiores crises da economia capitalista conhecida como “Queda da Bolsa de Nova Iorque de 1929”, cujas implicações tiveram proporções globais. A partir dessa informação, assinale a alternativa incorreta.
a. Na União Soviética, a crise de 1929 teve um impacto avassalador, impedindo que este país colocasse, em prática, o seu programa de rápida industrialização e estabilidade econômica.
b. Esta crise reduziu drasticamente os empréstimos norte-americanos e com isso agravou ainda mais a situação dos países europeus que estavam se recuperando dos excessivos gastos com a I Guerra Mundial.
c. Os países da América Latina como o Brasil, que dependiam da exportação de matériasprimas e alimentos, reduziram fortemente o seu comércio com os países industrializados.
d. Nos Estados Unidos, com a crise, a economia foi reduzida pela metade e o número de desempregados teve um aumento expressivo.
e. Na Europa, a crise de 1929 fortaleceu e, ao mesmo tempo, favoreceu os grupos políticos que combatiam e defendiam os regimes totalitários.
GABARITO
11. B
12. E
13. C
14. E
15. C
16. A
17. E
18. C
19. D
20. A

Nenhum comentário:

Postar um comentário