terça-feira, 8 de dezembro de 2015

UECE 2016.1

Confira a resolução comentada da prova de História do vestibular da Universidade Estadual do Ceará 2016.1 


H I S T Ó R I A  


21. Atente ao que se diz a respeito dos dois partidos políticos denominados Partido Português e Partido Brasileiro, considerando os acontecimentos que culminaram com o processo de emancipação política brasileira de 1822. 
I. O Partido Português, composto em sua maioria por comerciantes portugueses, gostaria de ver mantidos os privilégios a eles proporcionados pela estrutura colonial e desejava o retorno de Dom Pedro a Portugal para que as medidas recolonizadoras fossem aplicadas. 
II. O Partido Brasileiro reunia burocratas, grandes proprietários de terras, advogados e investidores urbanos nascidos no Brasil. Esse grupo foi privilegiado pela abertura dos portos de 1808 e gostaria que fosse mantida a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves. 

Acerca das duas proposições acima, é correto afirmar que 
A) ambas são verdadeiras. 
B) I é falsa e II é verdadeira. 
C) ambas são falsas. 
D) I é verdadeira e II é falsa. 


resposta da questão 21:[A]
Comentário da questão:
Na alvorada do processo emancipatório brasileiro existiam no país duas correntes políticas com interesses bastante antagônicos. De um lado estava o denominado Partido Português que alicerçado nos ideais proclamados pela Revolução Liberal do Porto (1820) desejavam a recondução do Brasil à condição de simples colônia do Império Lusitano, bem como o retorno do príncipe-regente D. Pedro à Portugal. Seus membros eram comerciantes portugueses. Por outro lado, existia o chamado Partido Brasileiro, formado pela elite brasileira, aqueles que haviam conseguido uma série de privilégios em razão das medidas liberais aprovadas durante o Período Joanino, a exemplo do livre-comércio e da elevação do Brasil à categoria de Reino Unido à Portugal e Algarves. Estes irão se unir ao príncipe-regente na condução do processo de independência política do Brasil.

22. No que concerne à Confederação do Equador de 1824, analise as afirmações a seguir, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. 
( ) A Confederação costuma ser considerada um prolongamento da Revolução Pernambucana de 1817. 
( ) As propostas liberais, republicanas e federativas serviram de bandeira política para os insurretos. 
( ) Os revoltosos propunham a organização de uma república nos moldes dos Estados Unidos da América. 
( ) A adesão dos segmentos populares foi fundamental para unir todos os revoltosos. 
( ) A imprensa, infelizmente, atuou contra o movimento e nenhum jornal nas províncias envolvidas quis apoiar a causa. 

A sequência correta, de cima para baixo, é: 
A) F, V, V, V, F. 
B) V, F, F, V, V. 
C) V, F, F, V, V. 
D) V, V, V, F, F.


resposta da questão 22:[D]
Comentário da questão:
Diversos historiadores consideram a Confederação do Equador (1824) como um prolongamento da Revolução Pernambucana de 1817, afinal muitos ideais eram congruentes, várias propostas eram similares em ambos os movimentos ocorridos em Pernambuco, o primeiro no contexto de crise do sistema colonial e o último já no contexto de contestação às arbitrariedades cometidas pelo imperador D. Pedro I, dentre elas a outorga de uma carta constitucional e a imposição do poder moderador, que lhe atribuía grande predominância política sobre os demais poderes constituídos.
As propostas liberais, republicanas e federativas serviram de motivação política para os participantes da Confederação do Equador. Mais uma vez um movimento político brasileiro tinha como grande inspiração o modelo político republicano e federalista dos Estados Unidos. 
Apesar de aglutinar diversos setores da sociedade pernambucana, camadas dominantes, camadas médias urbanas, além das camadas populares, os interesses políticos não eram os mesmos, uma vez que os setores privilegiados desejavam transformações mais modestas principalmente no que se refere à questões econômicas e sociais, isso acabou por causar uma espécie de cisão no movimentos, fator este que facilitou a repressão exercida pelas tropas enviadas pelo governo central. A imprensa local, através dos jornais foi um importante mecanismo de divulgação de ideias e de conscientização coletiva da sociedade pernambucana acerca da crise econômica, da elevada tributadas, dos desmandos cometidos pelo imperador D. Pedro I, portanto o papel dos periódicos pernambucanos foi fundamental no movimento.


23. Em 1850, ano de extinção oficial do tráfico de escravos no Brasil, foi votada a Lei de Terras. Esta lei, em linhas gerais, determinou que 
I. todo proprietário registrasse suas terras, ficando proibida a doação de propriedades ou qualquer outra forma de aquisição de bens fundiários, a não ser por meio da compra. 
II. se mantivesse o alto custo do registro imobiliário, impedindo que os posseiros mais pobres obtivessem a propriedade do solo onde plantavam. 
III. ficasse assegurado o direito dos imigrantes ― cujo trabalho, em muitos casos, substituiria o trabalho dos escravos ― de se tornarem proprietários das terras onde laboravam. 
IV. fossem possíveis a aquisição e a posse de terras públicas, a baixo custo, pelos grandes proprietários, seus herdeiros e descendentes. 


Estão corretas as complementações contidas em 
A) I, II, III e IV. 
B) I e II apenas. 
C) II, III e IV apenas. 
D) I, III e IV apenas.


resposta da questão 23:[B]
Comentário da questão:
Ao estabelecer a compra/venda como forma principal de acesso à propriedade territorial, a Lei de Terras impedia o livre acesso tanto dos imigrantes que chegavam ao Império quanto de considerável parcela da população livre e liberta do país à propriedade da terra, obrigando-os à venda de sua força de trabalho.


24. A Proclamação da República Brasileira inaugurou uma nova ordem política no País. No que diz respeito à organização político-administrativa nos primeiros anos dessa jovem república, assinale a afirmação FALSA. 
A) O centralismo, presente no período imperial, foi substituído pelo federalismo, porém os estados não foram dotados de autonomia financeira, administrativa ou política. 
B) Os dois primeiros governos corresponderam à chamada República da Espada, sob a hegemonia de militares ligados ao exército. 
C) As transações políticas, na primeira república, não envolveram somente o Partido Republicano em âmbito nacional; também envolveram vários partidos de expressão regional ou estadual. 
D) O poder político passou a ser controlado pelas oligarquias rurais, embora tal fato não tenha ocorrido de imediato após a Proclamação da República. 


resposta da questão 24:[A]
Comentário da questão:
Foi com a Constituição Federal de 1891 que o Federalismo foi implantado no Brasil aos moldes norte-americanos.  O princípio federalista concedia aos estados autonomia financeira, administrativa ou política


25. O período de exceção política comandada por Getúlio Vargas (1930-1945) foi marcado pelo forte controle das atividades culturais e intensificado com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em 1939. Contudo, entre os anos 1930 e 1940, genericamente, o Brasil conheceu um período em que certo aparato cultural pôde ser percebido. 
Considerando esse contexto, assinale a afirmação INCORRETA. 
A) O rádio, com seus programas de auditórios, musicais e novelas, tornou-se um dos divertimentos preferidos da população brasileira. 
B) Na literatura, importantes obras foram lançadas como Vidas Secas de Graciliano Ramos; Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector; Terras do Sem Fim de Jorge Amado, entre outras. 
C) O teatro de revista, com suas vedetes que se tornaram musas nacionais, iniciou, nesse período, os seus primeiros espetáculos, em grande parte, copiados dos Estados Unidos. 
D) As salas de cinema, com as musas de Hollywood e do cinema nacional, representaram um dos principais entretenimentos desse período nas maiores cidades brasileiras. 


resposta da questão 25:[C]
Comentário da questão:

O rádio, com seus programas de auditórios, musicais e novelas, tornou-se um dos divertimentos preferidos da população brasileira, era o veículo de comunicação por excelência do período e ainda foi utilizado pelo governo ditatorial de Vargas como estratégia de propaganda política buscando dessa forma a legitimação do regime.
Na literatura, importantes obras foram lançadas como Vidas Secas de Graciliano Ramos; Perto do Coração Selvagem de Clarice Lispector; Terras do Sem Fim de Jorge Amado, cabe ainda ressaltar que algumas obras chegaram a enfrentar a censura do DIP, entre elas Capitães da Areia, de autoria do escritor baiano Jorge Amado.
No cinema, nesse período, tínhamos as produções nacional da Cinédia e da Atlântida, além das produções hollywoodianas que também arrebatavam multidões nas salas de cinema localizadas nos grandes centros urbanos do país, representando um dos principais entretenimentos da época. O teatro de revista, também fez relativo sucesso na época, entretanto é um erro que  admitir que as vedetes eram musas nacionais, uma vez que estavam restritas aos grandes centros, com destaque para o Rio de Janeiro, então capital do país.
26. No contexto da Primeira República, emergiu o movimento tenentista. No que diz respeito a esse movimento, pode-se afirmar corretamente que 
A) foi um movimento político-militar que ganhou apoio dos setores de alta patente do exército e eclodiu apenas na capital federal. 
B) foi um movimento basicamente integrado por oficiais de baixa patente, que trouxe à superfície a revolta da corporação contra os baixos salários e precárias condições de trabalho. 
C) assumiu uma conotação social explicitamente favorável à democracia liberal e bem condizente com ações democráticas no âmbito da corporação militar. 
D) apesar de não ter ocorrido qualquer levante ou ação radical, os tenentes passaram a defender a instalação de um governo forte e centralizado, capaz de promover a salvação nacional.

resposta da questão 26:[B]
Comentário da questão:
O Tenentismo foi basicamente um movimento que aglutinou setores da baixa oficialidade do Exército brasileiro, eram oriundos da classe média letrada e possuíam forte influência positivista.

27. Acerca das razões apontadas para o final do Estado Novo (1937-1945) no Brasil, observe as proposições abaixo. 
I. A contradição percebida na prática estadonovista ― externamente lutara contra regimes autoritários e centralizadores na segunda guerra mundial, e internamente mantinha um regime antidemocrático e centralizador ― é apontada como uma forte razão para a queda do regime. 
II. A criação e a organização de vários partidos políticos compostos por adversários do regime, como o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Social Democrático (PSD) e, principalmente, a União Democrática Nacional (UDN), que formaram a mais forte oposição ao Estado Novo, levando-o ao seu final. 
III. A nomeação de Benjamin Vargas, irmão de Getúlio Vargas, um civil, para o cargo de chefe de polícia do Distrito Federal, tradicionalmente ocupado por militares, desagradou profundamente aos setores militares, o que contribuiu para a queda do regime. 

É correto o que se afirma em 
A) I, II e III. 
B) I e II apenas. 
C) I e III apenas. 
D) II e III apenas. 

resposta da questão 27:[C]
Comentário da questão:
Para o Estado Novo, a entrada do Brasil na guerra ao lado dos Aliados teve efeitos contraditórios. De um lado, o regime ganhou tempo. O estado de guerra representava um bom argumento para o governo adiar por tempo indeterminado a consulta popular que deveria validar a Constituição de 1937. De outro, a opção por lutar contra o nazi-fascismo colocou em xeque a manutenção de uma ditadura no país. As oposições procuraram aproveitar o desgaste do governo decorrente dessa contradição para retomar a iniciativa. Foi nesse quadro de redefinições que o Estado Novo entrou em crise e finalmente caiu em outubro de 1945.
Ao final do Estado Novo surgiram várias agremiações partidárias, tais como a União Democrática Nacional (UDN), que reunia grande parte das oposições; o Partido Social Democrático (PSD), beneficiário da máquina política do Estado Novo, e, finalmente, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), formado a partir da base sindical controlada por Vargas. Enquanto a UDN apoiou a candidatura de Eduardo Gomes, o PSD lançou a do general Eurico Dutra. O PTB inicialmente manteve-se distante dos dois candidatos.


28. Atente ao seguinte excerto: “A produção do algodão para exportação ou indústrias da fiação e tecelagem de Fortaleza era o principal fator que fazia crescer o cofre dos capitalistas cristãos do Ceará. Vale lembrar que a principal expressão comercial da década de 1930 ligava-se intimamente ao algodão”. 
RIOS, Kênia Souza. A cidade cercada: festa e isolamento na seca de 1932, in SOUZA, Simone (org). SECA. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2002. 

Considerando o excerto acima e os desdobramentos da atividade algodoeira no Ceará na década de 1930, analise os seguintes itens: 
I. o aparecimento de várias fábricas e lojas de tecidos, que diariamente ganhavam destaque nos jornais da cidade de Fortaleza, e sua multiplicação em grande número, pelo interior do estado do Ceará; 
II. o surgimento de uma mão de obra especializada, oriunda dos retirantes da seca, que passaram a vender sua força de trabalho a essa indústria; 
III. o fortalecimento do controle da indústria sobre os homens vindos do sertão, fugindo da seca, em busca de emprego, pelo fato de que o grande número de famintos aumentava a oferta de mão de obra barata. 


Corresponde(m) a desdobramento(s) da atividade algodoeira no Ceará na década de 1930 somente 

A) os itens I e II. 
B) o item III. 
C) os itens I e III. 
D) o item II. 


resposta da questão 28:[B]
Comentário da questão:

29. Atente ao seguinte excerto: “Em 1912, o governador do Estado de Santa Catarina, Vidal Ramos, advertia: ‘Nossos caboclos do mato são fáceis de se fanatizar, e se for exato o que se ouve, é necessário a ação enérgica’. Ele considerava perigoso para o poder local o ajuntamento de sertanejos pobres em torno do Curandeiro José Maria”. 
MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado: a formação e atuação de chefias caboclas (1912-1916). Campinas: Editora da Unicamp, 2004. 

Sobre o excerto acima, é correto afirmar que 
A) se refere à Guerra do Contestado, que, para a imprensa e autoridades militares, era uma reedição do fanatismo de Canudos. 
B) faz menção ao Movimento do Contestado, que foi um movimento religioso, com características messiânicas, no qual só ingressavam meninas virgens e meninos puros, para a construção de uma Nova Jerusalém. 
C) trata do Movimento do Contestado, cujo líder foi José Maria, um missionário franciscano alemão que atuou no Planalto Catarinense entre 1890 e 1930. 
D) faz referência à Guerra do Contestado, cuja população envolvida era muito religiosa, louvava a monarquia e o retorno da Casa Real de Bragança ao trono brasileiro. 

resposta da questão 29:[A]
Comentário da questão:


30. No dia 05 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição brasileira. No que tange a algumas disposições do novo texto constitucional, é correto afirmar que 
I. foi estendido o direito de voto aos analfabetos e aos adolescentes a partir dos 16 anos de idade. 
II. a tortura e o racismo foram reconhecidos como crimes inafiançáveis. 
III. foram determinadas medidas de proteção ao meio ambiente e aos grupos indígenas. 

Estão corretas as complementações contidas em 
A) I e II apenas. 
B) II e III apenas. 
C) I, II e III. 
D) I e III apenas.


resposta da questão 30:[C]
Comentário da questão:

31. No que diz respeito às civilizações pré- colombianas que habitavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492 e suas respectivas localizações e desenvolvimento cultural, relacione as duas colunas abaixo, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I. 

Coluna I 
1. Astecas 
2. Incas
3. Maias
4. Nazca

Coluna II 
( ) Peru ― cerâmica policromada  
( ) México ― códices escritos em cortiça  
( ) Cordilheira dos Andes ― cidade fortificada  
( ) México, Guatemala, Belize ― sistema de escrita 

A sequência correta, de cima para baixo é: 
A) 4, 1, 2, 3. 
B) 2, 3, 4, 1. 
C) 1, 2, 3, 4. 
D) 4, 3, 2, 1. 


resposta da questão 31:[A]
Comentário da questão:

32. Em 1206, um líder mongol, Gengis Khan, conseguiu reunir todas as tribos de sua gente e ergueu, em poucos anos, um império colossal. Os combatentes disciplinados e implacáveis venciam todas as resistências. Cedendo às forças desse líder, o primeiro império a cair foi o Império 
A) Romano, comandado por Júlio César. 
B) Persa, dirigido pelo Califa Dario III. 
C) Indo-europeu, liderado por Ogodai. 
D) Chinês, regido pela dinastia Song. 


resposta da questão 32:[D]
Comentário da questão:


33. Após a expulsão árabe da Península Ibérica, restaram reinos independentes: Castela, Aragão, Leão, Navarra e Galícia. Na Península, esses reinos eram conhecidos como reinos 
A) ibéricos. 
B) hispanos. 
C) cruzados. 
D) aragoneses. 



resposta da questão 33:[B]
Comentário da questão:


34. O Império Otomano foi um dos mais longos e duradouros da história. Seu apogeu, que ocorreu entre os séculos XVI e XVII sob o reinado de Solimão, o Magnífico, era então um império multiétnico, multicultural e plurilinguístico, que se estendia dos confins do Império Sacro Romano, nas periferias de Viena e da Polônia, ao norte, até o Yemen e a Eritreia, ao sul; da Algéria, a oeste, até o Azerbaijão e, a leste, controlando grande parte dos Balcãs, do Oriente Próximo e do Norte da África. Constantinopla era a sua capital e mantinha um rigoroso controle no Mediterrâneo. Foi o centro das relações entre o Ocidente e o Oriente por quase cinco séculos. Durante a Primeira Guerra Mundial, aliou-se à Alemanha, ao Império Austro-húngaro e ao Reino da Bulgária, e foi duramente abatido até ser desintegrado por vontade dos vencedores. 
Esse império foi controlado pelos 
A) persas. 
B) romanos. 
C) turcos. 
D) alemães. 


resposta da questão 34:[C]
Comentário da questão:

35. Atente ao seguinte excerto: “Temos de apresentar ao Imperador um plano para alcançar a vitória [...] Se formos resolutos e se estivermos preparados para sacrificar vinte milhões de japoneses num esforço kamikase, a vitória será nossa!” (Almirante Takajiro Obnishi, agosto de 1945.) O almirante Takajiro Obnishi, do alto comando da Marinha Imperial Japonesa, em outubro de 1944, aprovou o uso da tática de mergulho de choque contra os alvos da frota naval norte-americana; para ele, tratava-se de utilizar, com eficiência máxima, os parcos efetivos das forças japonesas. Os aviadores deveriam lançar aviões caças carregados de bombas diretamente contra os navios inimigos. 
Essa tática revelou uma nova modalidade de ação militar conhecida como 
A) incursão sutil. 
B) velódromo. 
C) ataque suicida. 
D) investidura. 

resposta da questão 35:[C]
Comentário da questão:



36. No que diz respeito à situação de refugiados, a Conferência das Nações Unidas, em 28 de julho de 1951, estabeleceu o Estatuto dos Refugiados e Apátridas. Atente ao que se diz sobre este estatuto. 
I. Estabelece critérios de ajuda para pessoas perseguidas por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas. 
II. Estabelece critérios de ajuda para pessoas que se encontram em situações de pobreza extrema, fome e vitimados por doenças graves. 
III. Estabelece critérios de ajuda para pessoas que se encontram em situações de tortura, guerra e violações dos direitos humanos. 

É correto o que se afirma em 
A) I, II e III. 
B) I e III apenas. 
C) II e III apenas. 
D) I e II apenas. 



resposta da questão 36:[B]
Comentário da questão:

37. Nas décadas de 1980 e 1990, na América Latina, vários países adotaram medidas constitucionais proibindo a discriminação racial e implementaram reformas que visavam favorecer a cidadania multicultural. No que concerne à inclusão das minorias étnicas e raciais, atualmente, é correto afirmar que a América Latina 
A) apresenta um alto grau de desigualdade racial e de discriminação contra populações afrodescendentes e indígenas. 
B) é considerada um exemplo a ser seguido em relação aos direitos dos povos indígenas e tribais. 
C) tem criado leis garantindo plenos direitos coletivos para os grupos afrodescendentes e indígenas. 
D) garante essa inclusão com vistas a reparar longos anos de racismo e exclusão. 



resposta da questão 37:[A]
Comentário da questão:


38. A crise econômica e social do Haiti tem se intensificado muito nos últimos anos, acarretando uma saída massiva de migrantes que fogem da fome e das duras condições de sobrevivência. Sobre as motivações e as fugas do Haiti, é correto afirmar que 
A) decorreram do levante militar de ex-integrantes do exército haitiano. 
B) são parte do plano elaborado pela ONU de reestruturação do país. 
C) são massivas devido à ocupação do país por soldados norte-americanos. 
D) aumentaram em decorrência do terremoto ocorrido em fevereiro de 2010. 



resposta da questão 38:[D]
Comentário da questão:

39. O Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Kimoon, designou Michelle Bachelet como diretora da agência ONU mulheres, entidade criada para lutar pelos direitos das mulheres e meninas, no mundo, e aumentar a participação política das mulheres, o empoderamento econômico feminino e a luta para colocar fim à violência contra as mulheres. Sobre Michelle Bachelet, é correto afirmar que 
A) atualmente exerce o segundo mandato como presidente da Argentina. 
B) exerceu a presidência do Chile entre 2006 e 2010, e atualmente dirige este país. 
C) é uma diplomata francesa que atua em casos de violação dos direitos das mulheres. 
D) atualmente é uma das principais representantes femininas da literatura latina. 

resposta da questão 39:[B]
Comentário da questão:


40. Os árabes e os iranianos usam o acrônimo “Daash” ou “Daesh” que em inglês é ISIS “Islamic State in Iraq and Syria”, cuja tradução para o português é ‘Estado Islâmico no Iraque e na Síria’, para identificar um grupo que ocupou parte do leste da Síria e do oeste do Iraque. Esse grupo tem avançado violentamente contra curdos, xiitas e outros grupos étnicos, além de promover ataques terroristas e divulgar, na mídia, cenas de execuções de jornalistas ocidentais. Sobre as razões da origem do Estado Islâmico, é correto afirmar que 
A) tem como ponto de partida a invasão do Iraque pelos EUA e o consequente desmantelamento desse Estado. 
B) se originou nos campos de batalha do Afeganistão, com o financiamento do governo francês. 
C) foi criado pelo governo da Arábia Saudita, para manter os preços do petróleo favoráveis a este país. 
D) é um grupo criado como base de apoio do presidente sírio Bashar al-Assad.


resposta da questão 40:[A]
Comentário da questão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário