Confira a correção da avaliação de recuperação de História 2015
PRIMEIRA SÉRIE
1. (ENEM 2010)
Gregório de Matos definiu, no século XVII, o amor e a sensualidade
carnal.
O Amor é finalmente um embaraço
de pernas, união de barrigas, um breve tremor de artérias. Uma confusão de
bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas, quem diz outra coisa é
besta.
VAINFAS, R. Brasil de
todos os pecados. Revista de História. Ano1. n° 1. Rio de Janeiro: Biblioteca
Nacional. nov. 2003.
Vilhena descreveu ao seu amigo Filopono, no século XVIII, a sensualidade
nas ruas de Salvador.
Causa essencial de muitas
moléstias nesta cidade é a desordenada paixão sensual que atropela e relaxa o
rigor da Justiça, as leis divinas, eclesiásticas, civis e criminais. Logo que
anoitece, entulham as ruas libidinosos, vadios e ociosos de um e outro sexo.
Vagam pelas ruas e, sem pejo, fazem gala da sua torpeza.
VILHENA. L.S. A Bahia
no século XVIII. Coleção Baiana. v.1. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).
A sensualidade foi assunto
recorrente no Brasil colonial. Opiniões se dividiam quando o tema afrontava
diretamente os “bons costumes”. Nesse contexto, contribuía para explicar essas
divergências
a) a existência de associações
religiosas que defendiam a pureza sexual da população branca.
b) o posicionamento liberal da
sociedade oitocentista, que reivindicava mudanças de comportamento na
sociedade.
c) a busca do controle do corpo
por meio de discurso ambíguo que associava sexo, prazer, libertinagem e pecado.
d) a política pública higienista,
que atrelava a sexualidade a grupos socialmente marginais.
e) a associação da sensualidade
às parcelas mais abastadas da sociedade.
resposta da questão 1:[C]
2. (FEI) A chamada
"sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial,
assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:
a) livre comércio e isenção de
taxas
b) mão de obra assalariada e
monocultura
c) pequena propriedade e
exportação;
d) senhores e escravos
e) comércio e lavoura.
resposta da questão 2:[D]
3. (PUC RIO) Assinale, entre as
opções seguintes, a que apresenta uma característica da organização da
sociedade colonial brasileira.
a) Predomínio de uma ampla camada
de pequenos proprietários ligados à economia de abastecimento.
b) Escravidão, que constituía seu
principal elemento e na qual se baseava todo o funcionamento da economia
colonial.
c) Servidão indígena, largamente
difundida no interior, principalmente após a expansão paulista.
d) Ausência de um setor social
ligado ao comércio, que era controlado pelos estrangeiros.
e) Crescente ampliação das
camadas de homens livres, ocupados em todos os setores da economia colonial.
resposta da questão 3:[B]
4. (PITÁGORAS) Os historiadores
são quase unânimes em reconhecer que a atividade mineradora do século XVIII
resultou numa forma específica de colonização que a diferenciava do resto do
Brasil.
FARIA, Sheila de
Castro. Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, p. 397
Destaque duas diferenças entre a
sociedade açucareira e a mineradora.
resposta da questão 4:
A sociedade mineradora apresentava maior diversidade e complexidade social formada por grandes
mineradores, autoridades reais, tropeiros, oficiais, burocratas, soldados,
clérigos, profissionais liberais, pequenos mineradores e escravos. Por outro
lado a sociedade açucareira mostra menos componentes: senhores de engenho, escravos
e dependentes, é importante ressaltar que também havia uma tênue camada média
for trabalhadores livres (carpinteiros, mestres de açúcar, feitores, etc.)
A
diferença na composição social das duas pirâmides se deve ao fato de que o ouro
possibilitava maior chance de ascensão social, apesar do fato de que poucos se
beneficiaram dela. Entretanto, cabe ressaltar que a mineração estimulou outras
atividades econômicas tais como o comércio interno responsável pelo
abastecimento das regiões mineradoras. As atividades urbanas também ganharam
destaque com o desenvolvimento da economia mineradora.
5. Com base na observação das
imagens, caracterize os aspectos principais do modo de viver na América
Portuguesa.
Diferentes tipos de escravos
Aleijadinho: Cristo.
Santuário de Matosinhos –
Congonhas.
DEBRET, Jean-Baptiste. Um
funcionário a passeio com sua família, 1839.
RUGENDAS. Festa do Rosário.
resposta da questão 5:
O aluno deverá destacar a família
patriarcal, a presença e a contribuição cultural dos indígenas e africanos, a
religiosidade e o Barroco.
SEGUNDA SÉRIE
1. (ENEM PPL 2014) As relações do
Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas
públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era
Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em
seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando
se pensa no legado varguista.
D’ ARAÚJO, M. C.
Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.
(Org). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
Durante o governo de Getúlio
Vargas, foram desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a
a) disseminação de organizações
paramilitares inspiradas nos regimes fascistas europeus.
b) aprovação de normas que
buscavam garantir a posse das terras aos pequenos agricultores.
c) criação de um conjunto de leis
trabalhistas associadas ao controle das representações sindicais.
d) implementação de um sistema de
previdência e seguridade para atender aos trabalhadores rurais.
e) implantação de associações
civis como uma estratégia para aproximar as classes médias e o governo.
resposta da questão 1:[C]
2. (PUCRIO) Consideramos
cidadania um conjunto de direitos que integram indivíduos e grupos à comunidade.
Os direitos civis relacionam-se à
liberdade de manifestar
opinião e de se associar
em grupos, além de se movimentar livremente; os direitos políticos concernem à
participação na tomada de decisões para a comunidade; e os direitos sociais
devem garantir o bem estar dos indivíduos e dos grupos: moradia, educação,
saúde e trabalho, entre outros. Na experiência
histórica do Brasil independente,
esses direitos civis,
políticos e sociais
foram criados, por vezes restringidos e por vezes ampliados.
Durante a ERA VARGAS (1930-1945),
alguns direitos foram restringidos enquanto outros foram criados e ampliados.
a) IDENTIFIQUE um direito civil e
um direito político que sofreram restrições durante a Era Vargas, RELACIONANDO-OS
a acontecimentos significativos da época.
b) IDENTIFIQUE dois direitos
sociais que foram criados e/ou ampliados durante a Era Vargas, RELACIONANDO-OS
à política do Estado varguista referente às questões trabalhistas.
resposta da questão 2:
a) O candidato poderá identificar,
por exemplo, as seguintes restrições:
- censura à imprensa
- controle sobre as
associações civis - controle sobre os sindicatos
- proibição de organização de
partidos políticos
- ausência de eleições para os Poderes Legislativo e
Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos Municípios
- proibição do
ensino em língua estrangeira nas escolas
- proibição de circulação de jornais
em língua estrangeira.
Essas medidas, em sua maioria, foram vigentes durante o
Estado Novo (1937-1945). Em 1937, o governo Vargas outorga uma nova Constituição
autoritária para o país. Como desdobramento, o Estado aprofunda os instrumentos
de controle e intervenção. O Estado deveria conduzir a sociedade na direção de
um Brasil moderno e unificado nacionalmente, no plano da cultura, do trabalho,
da política e da economia.
b) O Ministério do Trabalho, da Indústria e do
Comércio foi uma das principais criações da Revolução de 1930. Criado em fins
de 1930, junto com o Ministério da Educação e da Saúde Públicas, foi o
instrumento para a implementação e fiscalização da legislação social que irá
regulamentar as relações de trabalho. Diversas leis trabalhistas e
previdenciárias são implementadas durante a década de 1930 e consolidadas em
1943, através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na primeira metade da
década de 1940, o governo, através do Ministério do Trabalho, irá propagandear
essas realizações, na tentativa de aproximar os trabalhadores ao Estado. Nesta
direção irá elaborar a chamada "ideologia da outorga" e o "mito
Vargas", sugerindo que o conjunto da legislação social foi uma doação do
Presidente Vargas aos trabalhadores brasileiros.
Os candidatos poderão
identificar, por exemplo, os seguintes direitos, concretizados na legislação:
-
salário mínimo
- previdência social (aposentadoria, pensões)
- assistência
médica legal
- jornada de trabalho máxima de 8 horas, ao dia
- lei de férias
-
regulamentação do trabalho da mulher e do menor.
3. (PUCRIO) Leia a passagem do
discurso proferido por Getúlio Vargas em agradecimento à manifestação popular
ocorrida em Porto Alegre em 7 de Janeiro de 1938. “Hoje, o Governo não tem mais
intermediários entre ele e o povo. Não mais mandatários e partidos. Não há mais
representantes de interesses partidários. Há sim o povo no seu conjunto e o
governo dirigindo-se diretamente a ele, a fim de que, auscultando os interesses
coletivos, possa ampará-los e realizá-los [...]” .
(Apud GOMES, Ângela de Castro. “A
política brasileira em busca de modernidade: na fronteira entre o público e o
privado” In: História da Vida Privada no Brasil. Vol. 4. São Paulo, Companhia
das Letras, 1998. p. 511)
a) CITE duas características da
Carta Constitucional de 1937.
b) EXPLIQUE como a política do
Estado Novo (1937-1945) visava a atender “o povo no seu conjunto”, fazendo
referência a duas medidas e/ou ações do governo.
resposta da questão 3:
a) O candidato poderá citar que a
Carta Constitucional de 1937 era autoritária e centralista; permitia a o
presidente governar por meio de decretos-leis e nomear interventores para os
estados; extinguiu os partidos políticos, aboliu a liberdade de imprensa,
instituiu a censura, estabeleceu o estado de emergência reservando ao governo o
direito de invadir domicílios, prender pessoas e aposentar funcionários
públicos; proibiu as greves; estabeleceu o princípio da unidade sindical.
b) A política do Estado Novo
visou atender “o povo no seu conjunto” uma vez que procurou atender os
interessados setores industriais com a criação do Conselho Nacional do
Petróleo (1938), da Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e da Companhia Vale
do Rio Doce (1942); os interesses do
setor agrícola através da queima das sacas de café, do incentivo à produção de
algodão, açúcar, borracha, cacau, pinho, mate; e os interesses dos
trabalhadores urbanos por meio da organização de um a Justiça do Trabalho
(1939), do estabelecimento de medidas tais como a Lei de Abono Familiar, o
programa de construção de vilas operárias, o programa de recreação operária
(que incluía atividades culturais e esportistas), e da sistematização e
ampliação da legislação trabalhista com a Consolidação das Leis do Trabalho
(1943).
4. (PUCRS) Entre as
características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo
estava
a) a formação de um governo democrático
que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.
b) a mobilização política do
campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais.
c) a participação do Estado na
economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional,
caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
d) a formação de uma aliança da
esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.
e) a retirada do apoio brasileiro
aos sistemas de acordos interamericanos.
resposta da questão 4:[C]
5. (PUCRS) Em 1939, o Estado Novo
criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar
a censura às ideias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do
governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior
número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a
sociedade em torno de seu programa político. Entre esses meios de comunicação e
propaganda, podemos destacar um novo meio, que, em especial, permitiu às ideias
estado-novistas atingirem as classes médias urbanas e o operariado.
Estamos nos referindo
a) à imprensa operária.
b) ao rádio.
c) à televisão.
d) ao cinema.
e) às revistas quinzenais.
resposta da questão 5:[B]
TERCEIRA SÉRIE
1. (UNESP ) Leia o trecho de uma marchinha do carnaval de
1951.
Bota o retrato do Velho outra vez,
Bota no mesmo lugar.
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar.
(Haroldo Lobo e Marino
Pinto, 1951.)
Cantada por Francisco Alves, essa
música se tornou um recurso de propaganda política do período. Responda.
a) A letra da música faz
referência a qual personagem da História do Brasil?
b) Comente o significado desse
personagem na História Republicana Brasileira.
resposta da questão 1:
a) Getúlio Vargas, à época do seu
segundo período de governo (1951-1954).
b) Getúlio Vargas destacou-se por
melhor representar o populismo no Brasil, pelo incentivo à industrialização,
pelo reconhecimento dos direitos trabalhistas e pelo nacionalismo. Foi o
governante que mais tempo atuou no regime republicano, tendo governado de 1930
a 1945 e de 1951 a 1954. Eternizou-se como o "Pai dos Pobres" em
razão da conduta populista e do reconhecimento dos direitos trabalhistas.
2. (UFRJ) O governo do presidente
Juscelino Kubitschek (1956- 1961) costuma ser lembrado como o dos "anos
dourados". As classes médias urbanas viviam em clima de grande otimismo,
marcado especialmente pelo acesso a bens de consumo que transformavam seu estilo
de vida. Contudo, a política desenvolvimentista que caracterizou o período
também causou indesejáveis modificações na economia do país.
Indique duas consequências
negativas da adoção dessa política para a economia brasileira da época.
resposta da questão 2:
Entre as conseqüências negativas para a economia
brasileira, destaque para a dependência econômica em
relação aos investimentos do capital internacional, o
crescimento da dívida pública, o crescimento da
inflação, a queda do poder aquisitivo do salário real e
aumento nos índices de concentração de renda, a
migração de trabalhadores rurais para a as zonas
urbanas, dentre outras.
3. (PITÁGORAS) Leia abaixo.
O “homem da vassoura” assumiu a
Presidência da República prometendo “varrer” toda a sujeira da vida pública
brasileira. Não varreu. Um dos seus hábitos era mandar “bilhetinhos” para seus
auxiliares. Em 206 dias de governo, rabiscou mais de mil e quinhentos bilhetes.
Outra babaquice do Presidente: proibição de uso de biquínis nas praias,
corridas de cavalo nos dias úteis, brigas de galo e desfile de “misses” com
maiôs cavados.
O “homem da vassoura” citado
acima é:
a) Getúlio Vargas.
b) Jânio Quadros.
c) João Goulart.
d) Juscelino Kubitschek
e) Eurico Dutra
resposta da questão 3:[B]
4. (UNESP) Assinale a alternativa
correta sobre a denominada política externa independente do governo Jânio
Quadros:
a) Manter o país atrelado ao bloco socialista
e participando do processo de divisão mundial do trabalho.
b) Submeter projetos de
desenvolvimento nacional à apreciação de um comitê norte-americano.
c) Captação de recursos internos
para a solução de todos os problemas sociais.
d) Assumir a defesa da Aliança
para o Progresso e apoiar a política de isolamento de Cuba.
e) Reatamento de relações
diplomáticas com a União Soviética e apoio à tese de autodeterminação dos
povos.
resposta da questão 4:[E]
5. (UNESP) A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, abriu
um período de grande instabilidade política: havia aqueles que se opunham à
posse do vice-presidente, João Goulart, e os que defendiam o cumprimento
estrito da Constituição, que estipulava posse do vice em caso de renúncia ou
morte do presidente.
a) Qual a saída política
encontrada pelo Congresso Nacional para resolver o impasse?
b) Caracterize o governo Goulart,
do ponto de vista político.
resposta da questão 5:
a) A solução política encontrada
pelo Congresso Nacional foi a adoção do sistema parlamentarista, com o objetivo
de limitar o poder de João Goulart.
b) O
governo Goulart foi caracterizado por uma política de aproximação com os
setores de esquerda, principalmente após o lançamento do programa das Reformas
de Base. Contra essa aproximação, inúmeros setores conservadores, como as
classes média e alta, parte da Igreja e das Forças Armadas, se opuseram a
Jango, acusando-o de “subversivo” e de tentar implantar o comunismo no Brasil.
Esses antagonismos geraram um clima de grande instabilidade política, que
desembocaria no golpe de 64.
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