sábado, 5 de dezembro de 2015

Avaliação de recuperação 2015

Confira a correção da avaliação de recuperação de História 2015
 
PRIMEIRA SÉRIE
1. (ENEM 2010)
Gregório de Matos definiu, no século XVII, o amor e a sensualidade carnal.

O Amor é finalmente um embaraço de pernas, união de barrigas, um breve tremor de artérias. Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas, quem diz outra coisa é besta.
VAINFAS, R. Brasil de todos os pecados. Revista de História. Ano1. n° 1. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional. nov. 2003.

Vilhena descreveu ao seu amigo Filopono, no século XVIII, a sensualidade nas ruas de Salvador.
Causa essencial de muitas moléstias nesta cidade é a desordenada paixão sensual que atropela e relaxa o rigor da Justiça, as leis divinas, eclesiásticas, civis e criminais. Logo que anoitece, entulham as ruas libidinosos, vadios e ociosos de um e outro sexo. Vagam pelas ruas e, sem pejo, fazem gala da sua torpeza.
VILHENA. L.S. A Bahia no século XVIII. Coleção Baiana. v.1. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).

A sensualidade foi assunto recorrente no Brasil colonial. Opiniões se dividiam quando o tema afrontava diretamente os “bons costumes”. Nesse contexto, contribuía para explicar essas divergências               
a) a existência de associações religiosas que defendiam a pureza sexual da população branca.               
b) o posicionamento liberal da sociedade oitocentista, que reivindicava mudanças de comportamento na sociedade.
c) a busca do controle do corpo por meio de discurso ambíguo que associava sexo, prazer, libertinagem e pecado.     
d) a política pública higienista, que atrelava a sexualidade a grupos socialmente marginais.
e) a associação da sensualidade às parcelas mais abastadas da sociedade.

resposta da questão 1:[C]

2. (FEI) A chamada "sociedade patriarcal", característica do Brasil Colonial, assentava-se em dois elementos essenciais, que eram:
a) livre comércio e isenção de taxas
b) mão de obra assalariada e monocultura
c) pequena propriedade e exportação;
d) senhores e escravos
e) comércio e lavoura.

resposta da questão 2:[D]


3. (PUC RIO) Assinale, entre as opções seguintes, a que apresenta uma característica da organização da sociedade colonial brasileira.
a) Predomínio de uma ampla camada de pequenos proprietários ligados à economia de abastecimento.
b) Escravidão, que constituía seu principal elemento e na qual se baseava todo o funcionamento da economia colonial.
c) Servidão indígena, largamente difundida no interior, principalmente após a expansão paulista.
d) Ausência de um setor social ligado ao comércio, que era controlado pelos estrangeiros.
e) Crescente ampliação das camadas de homens livres, ocupados em todos os setores da economia colonial.


resposta da questão 3:[B]

4. (PITÁGORAS) Os historiadores são quase unânimes em reconhecer que a atividade mineradora do século XVIII resultou numa forma específica de colonização que a diferenciava do resto do Brasil.
FARIA, Sheila de Castro. Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, p. 397
Destaque duas diferenças entre a sociedade açucareira e a mineradora.


resposta da questão 4:
A sociedade mineradora apresentava maior diversidade e complexidade social formada por grandes mineradores, autoridades reais, tropeiros, oficiais, burocratas, soldados, clérigos, profissionais liberais, pequenos mineradores e escravos. Por outro lado a sociedade açucareira mostra menos componentes: senhores de engenho, escravos e dependentes, é importante ressaltar que também havia uma tênue camada média for trabalhadores livres (carpinteiros, mestres de açúcar, feitores, etc.) 
A diferença na composição social das duas pirâmides se deve ao fato de que o ouro possibilitava maior chance de ascensão social, apesar do fato de que poucos se beneficiaram dela. Entretanto, cabe ressaltar que a mineração estimulou outras atividades econômicas tais como o comércio interno responsável pelo abastecimento das regiões mineradoras. As atividades urbanas também ganharam destaque com o desenvolvimento da economia mineradora.


5. Com base na observação das imagens, caracterize os aspectos principais do modo de viver na América Portuguesa.
Descrição: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo_legenda/1d5d6d78c1f80655355d1f130b04b42a.jpg

Diferentes tipos de escravos 

Aleijadinho: Cristo.
Santuário de Matosinhos – Congonhas.

DEBRET, Jean-Baptiste. Um funcionário a passeio com sua família, 1839.
 

RUGENDAS. Festa do Rosário.

resposta da questão 5:
O aluno deverá destacar a família patriarcal, a presença e a contribuição cultural dos indígenas e africanos, a religiosidade e o Barroco.

SEGUNDA SÉRIE
1. (ENEM PPL 2014) As relações do Estado brasileiro com o movimento operário e sindical, bem como as políticas públicas voltadas para as questões sociais durante o primeiro governo da Era Vargas (1930-1945), são temas amplamente estudados pela academia brasileira em seus vários aspectos. São também os temas mais lembrados pela sociedade quando se pensa no legado varguista.
D’ ARAÚJO, M. C. Estado, classe trabalhadora e políticas sociais. In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A. (Org). O tempo do nacional-estatismo: do início ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

Durante o governo de Getúlio Vargas, foram desenvolvidas ações de cunho social, dentre as quais se destaca a
a) disseminação de organizações paramilitares inspiradas nos regimes fascistas europeus.
b) aprovação de normas que buscavam garantir a posse das terras aos pequenos agricultores.
c) criação de um conjunto de leis trabalhistas associadas ao controle das representações sindicais.
d) implementação de um sistema de previdência e seguridade para atender aos trabalhadores rurais.
e) implantação de associações civis como uma estratégia para aproximar as classes médias e o governo.


resposta da questão 1:[C]

2. (PUCRIO) Consideramos cidadania um conjunto de direitos que integram indivíduos e grupos à  comunidade.  Os direitos  civis   relacionam-se  à  liberdade  de  manifestar   opinião  e  de  se associar em grupos, além de se movimentar livremente; os direitos políticos concernem à participação na tomada de decisões para a comunidade; e os direitos sociais devem garantir o bem estar dos indivíduos e dos grupos: moradia, educação, saúde e trabalho, entre outros. Na experiência  histórica  do Brasil  independente,  esses  direitos  civis,  políticos  e   sociais  foram criados, por vezes restringidos e por vezes ampliados.

Durante a ERA VARGAS (1930-1945), alguns direitos foram restringidos enquanto outros foram criados e ampliados.
a) IDENTIFIQUE um direito civil e um direito político que sofreram restrições durante a Era Vargas, RELACIONANDO-OS a acontecimentos significativos da época.


b) IDENTIFIQUE dois direitos sociais que foram criados e/ou ampliados durante a Era Vargas, RELACIONANDO-OS à política do Estado varguista referente às questões trabalhistas.


resposta da questão 2:

a) O candidato poderá identificar, por exemplo, as seguintes restrições: 
- censura à imprensa 
- controle sobre as associações civis - controle sobre os sindicatos 
- proibição de organização de partidos políticos 
- ausência de eleições para os Poderes Legislativo e Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos Municípios 
- proibição do ensino em língua estrangeira nas escolas 
- proibição de circulação de jornais em língua estrangeira. 
Essas medidas, em sua maioria, foram vigentes durante o Estado Novo (1937-1945). Em 1937, o governo Vargas outorga uma nova Constituição autoritária para o país. Como desdobramento, o Estado aprofunda os instrumentos de controle e intervenção. O Estado deveria conduzir a sociedade na direção de um Brasil moderno e unificado nacionalmente, no plano da cultura, do trabalho, da política e da economia. 

b) O Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio foi uma das principais criações da Revolução de 1930. Criado em fins de 1930, junto com o Ministério da Educação e da Saúde Públicas, foi o instrumento para a implementação e fiscalização da legislação social que irá regulamentar as relações de trabalho. Diversas leis trabalhistas e previdenciárias são implementadas durante a década de 1930 e consolidadas em 1943, através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Na primeira metade da década de 1940, o governo, através do Ministério do Trabalho, irá propagandear essas realizações, na tentativa de aproximar os trabalhadores ao Estado. Nesta direção irá elaborar a chamada "ideologia da outorga" e o "mito Vargas", sugerindo que o conjunto da legislação social foi uma doação do Presidente Vargas aos trabalhadores brasileiros. 
Os candidatos poderão identificar, por exemplo, os seguintes direitos, concretizados na legislação: 
- salário mínimo 
- previdência social (aposentadoria, pensões) 
- assistência médica legal 
- jornada de trabalho máxima de 8 horas, ao dia 
- lei de férias 
- regulamentação do trabalho da mulher e do menor. 


3. (PUCRIO) Leia a passagem do discurso proferido por Getúlio Vargas em agradecimento à manifestação popular ocorrida em Porto Alegre em 7 de Janeiro de 1938. “Hoje, o Governo não tem mais intermediários entre ele e o povo. Não mais mandatários e partidos. Não há mais representantes de interesses partidários. Há sim o povo no seu conjunto e o governo dirigindo-se diretamente a ele, a fim de que, auscultando os interesses coletivos, possa ampará-los e realizá-los [...]” .
(Apud GOMES, Ângela de Castro. “A política brasileira em busca de modernidade: na fronteira entre o público e o privado” In: História da Vida Privada no Brasil. Vol. 4. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. p. 511)

a) CITE duas características da Carta Constitucional de 1937.


b) EXPLIQUE como a política do Estado Novo (1937-1945) visava a atender “o povo no seu conjunto”, fazendo referência a duas medidas e/ou ações do governo.

resposta da questão 3:
a) O candidato poderá citar que a Carta Constitucional de 1937 era autoritária e centralista; permitia a o presidente governar por meio de decretos-leis e nomear interventores para os estados; extinguiu os partidos políticos, aboliu a liberdade de imprensa, instituiu a censura, estabeleceu o estado de emergência reservando ao governo o direito de invadir domicílios, prender pessoas e aposentar funcionários públicos; proibiu as greves; estabeleceu o princípio da unidade sindical.


b) A política do Estado Novo visou atender “o povo no seu conjunto” uma vez que procurou atender os interessados setores industriais com a criação do Conselho Nacional do Petróleo (1938), da Companhia Siderúrgica Nacional (1941) e da Companhia Vale do Rio Doce (1942);  os interesses do setor agrícola através da queima das sacas de café, do incentivo à produção de algodão, açúcar, borracha, cacau, pinho, mate; e os interesses dos trabalhadores urbanos por meio da organização de um a Justiça do Trabalho (1939), do estabelecimento de medidas tais como a Lei de Abono Familiar, o programa de construção de vilas operárias, o programa de recreação operária (que incluía atividades culturais e esportistas), e da sistematização e ampliação da legislação trabalhista com a Consolidação das Leis do Trabalho (1943).


4. (PUCRS) Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo estava
a) a formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.
b) a mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais.
c) a participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
d) a formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.
e) a retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.


resposta da questão 4:[C]


5. (PUCRS) Em 1939, o Estado Novo criou um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) que estava encarregado de realizar a censura às ideias contrárias ao regime e difundir a propaganda política do governo. O DIP lançou mãos de vários meios de comunicação para atingir o maior número de cidadãos com a ideologia do Estado Novo, visando mobilizar a sociedade em torno de seu programa político. Entre esses meios de comunicação e propaganda, podemos destacar um novo meio, que, em especial, permitiu às ideias estado-novistas atingirem as classes médias urbanas e o operariado.
Estamos nos referindo
a) à imprensa operária.
b) ao rádio.
c) à televisão.
d) ao cinema.
e) às revistas quinzenais.


resposta da questão 5:[B]


TERCEIRA SÉRIE

1. (UNESP )  Leia o trecho de uma marchinha do carnaval de 1951.
Bota o retrato do Velho outra vez,  
Bota no mesmo lugar.
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar.                
(Haroldo Lobo e Marino Pinto, 1951.)
Cantada por Francisco Alves, essa música se tornou um recurso de propaganda política do período. Responda.
a) A letra da música faz referência a qual personagem da História do Brasil?

b) Comente o significado desse personagem na História Republicana Brasileira.


resposta da questão 1:
a) Getúlio Vargas, à época do seu segundo período de governo (1951-1954). 

b) Getúlio Vargas destacou-se por melhor representar o populismo no Brasil, pelo incentivo à industrialização, pelo reconhecimento dos direitos trabalhistas e pelo nacionalismo. Foi o governante que mais tempo atuou no regime republicano, tendo governado de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Eternizou-se como o "Pai dos Pobres" em razão da conduta populista e do reconhecimento dos direitos trabalhistas.

2. (UFRJ) O governo do presidente Juscelino Kubitschek (1956- 1961) costuma ser lembrado como o dos "anos dourados". As classes médias urbanas viviam em clima de grande otimismo, marcado especialmente pelo acesso a bens de consumo que transformavam seu estilo de vida. Contudo, a política desenvolvimentista que caracterizou o período também causou indesejáveis modificações na economia do país.
Indique duas consequências negativas da adoção dessa política para a economia brasileira da época.


resposta da questão 2:

Entre as conseqüências negativas para a economia brasileira, destaque para a dependência econômica em relação aos investimentos do capital internacional, o crescimento da dívida pública, o crescimento da inflação, a queda do poder aquisitivo do salário real e aumento nos índices de concentração de renda, a migração de trabalhadores rurais para a as zonas urbanas, dentre outras.


3. (PITÁGORAS) Leia abaixo.
O “homem da vassoura” assumiu a Presidência da República prometendo “varrer” toda a sujeira da vida pública brasileira. Não varreu. Um dos seus hábitos era mandar “bilhetinhos” para seus auxiliares. Em 206 dias de governo, rabiscou mais de mil e quinhentos bilhetes. Outra babaquice do Presidente: proibição de uso de biquínis nas praias, corridas de cavalo nos dias úteis, brigas de galo e desfile de “misses” com maiôs cavados.
O “homem da vassoura” citado acima é:
a) Getúlio Vargas.
b) Jânio Quadros.
c) João Goulart.
d) Juscelino Kubitschek
e) Eurico Dutra


resposta da questão 3:[B]

4. (UNESP) Assinale a alternativa correta sobre a denominada política externa independente do governo Jânio Quadros:
 a) Manter o país atrelado ao bloco socialista e participando do processo de divisão mundial do trabalho.
b) Submeter projetos de desenvolvimento nacional à apreciação de um comitê norte-americano.
c) Captação de recursos internos para a solução de todos os problemas sociais.
d) Assumir a defesa da Aliança para o Progresso e apoiar a política de isolamento de Cuba.
e) Reatamento de relações diplomáticas com a União Soviética e apoio à tese de autodeterminação dos povos.


resposta da questão 4:[E]

5. (UNESP)  A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, abriu um período de grande instabilidade política: havia aqueles que se opunham à posse do vice-presidente, João Goulart, e os que defendiam o cumprimento estrito da Constituição, que estipulava posse do vice em caso de renúncia ou morte do presidente.

a) Qual a saída política encontrada pelo Congresso Nacional para resolver o impasse?

b) Caracterize o governo Goulart, do ponto de vista político.


resposta da questão 5:

a) A solução política encontrada pelo Congresso Nacional foi a adoção do sistema parlamentarista, com o objetivo de limitar o poder de João Goulart.  

b) O governo Goulart foi caracterizado por uma política de aproximação com os setores de esquerda, principalmente após o lançamento do programa das Reformas de Base. Contra essa aproximação, inúmeros setores conservadores, como as classes média e alta, parte da Igreja e das Forças Armadas, se opuseram a Jango, acusando-o de “subversivo” e de tentar implantar o comunismo no Brasil. Esses antagonismos geraram um clima de grande instabilidade política, que desembocaria no golpe de 64.



Nenhum comentário:

Postar um comentário