segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fuvest 2013 2ª fase

 Confira a correção da 2ª fase da FUVEST 2013 (HISTÓRIA) 
        
 SÃO PAULO (SP) - Estudantes durante vestibular da Fuvest, na capital paulista. Processo seletivo cobra 90 questões de múltipla escolha (Foto: Caio Kenji/G1)

    Q.03
Não mais, musa, não mais, que a lira tenho
Destemperada e a voz enrouquecida,
E não do canto, mas de ver que venho
Cantar a gente surda e endurecida.
O favor com que mais se acende o engenho
Não no dá a pátria, não, que está metida
No gosto da cobiça e na rudeza
Duma austera, apagada e vil tristeza.
 

Luis de Camões. Os Lusíadas

A) Cite uma característica típica e uma característica atípica da poesia épica, presentes na estrofe.

B) Relacione o conteúdo desta estrofe com o momento vivido pelo Império Português por volta de 1572, ano da publicação de Os Lusíadas.



resposta: 

        A) Como característica típica da poesia épica, o candidato poderia citar a evocação das musas como fonte de inspiração e proteção na jornada do herói. Como característica atípica, podemos observar na estrofe um tom crítico sobre a atividade expansionista. Há mesmo um tom de insatisfação/desolação do herói com a sua pátria.
         Os Lusíadas exaltam o processo de formação do Império  Ultramarino  Português, contudo, a estrofe 145 do canto X mostra uma outra face, menos nobre, daquele processo  (“No gosto da cobiça e na rudeza/ Duma austera, apagada e vil tristeza.”).

          B)  A estrofe do canto X de Os Lusíadas faz referência ao processo de expansão marítima- iniciado por Portugal em 1415. O trecho faz uma ligação direta entre o caminho aberto para as Índias e o desejo incontido por riquezas advindas das grandes navegações.
         O Império português atingiu seu ápice no século XVI e no ano de 1572 é publicada a obra de Camões, que salienta os feitos portugueses e engradecem a expansão além-mar.
         O período tratado torna-se importante para a consoliadação do Império português também na América, com a administração de Mem de Sá até 1572, reforçando os laços de dominação lusa na América.

 Q. 04
As Guerras Napoleônicas, entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, tiveram consequências diretas muito importantes para diversas regiões do mundo. Mencione e explique uma delas relativa
A)  ao leste da Europa;

B) ao continente americano.


resposta: 


A) Juntamente com a expansão territorial do império napoleônico houve a propagação dos ideais liberais da Revolucão Francesa a partir da adoção do código napoleônico. Nesse sentido, o ímpeto das guerras era depor as monarquias absolutistas.  O candidato poderia mencionar tambem  o contexto relativo à derrocada do regime bonapartista, sobretudo a partir do insucesso nas incursões contra a Rússia e a reorganização da ordem territorial europeia a partir do Congresso de Viena. Dentre as decisões dos países da coligação vitoriosa contra Bonaparte, podemos mencionar ainda a restauração das casas dinásticas absolutistas derrubadas durante as invasões napoleônicas.
 

B) Dentre as consequências, o candidato poderia mencionar:os movimentos de emancipação política das colônias espanholas na América, recorrência da deposição e consequente Restauração dos Bourbons na Espanha;
- A transferência da corte e da sede do império português para sua colônia na América, iniciando o processo de emancipação política da América Portuguesa;
- A intensificação das relações comerciais entre Inglaterra e o continente americano, após o bloqueio continental e a dissolução da ordem mercantilista com a reorganização dos governos absolutistas ibéricos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário