quinta-feira, 20 de agosto de 2009




Abertura 1812
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Execução da Abertura 1812, acompanhada por canhões em 2005 no Clássicos Espetaculares, no Rod Laver Arena, Melbourne, Austrália.
A Abertura 1812 é uma obra
orquestral de Pyotr Ilyich Tchaikovsky comemorando o fracasso da invasão francesa à Rússia em 1812 e a subsequentemente devastação da Grande Armada de Napoleão . A obra é mais conhecida pela sua sequência de tiros de canhão que é, em alguns concertos ao ar livre, executada com canhões reais. Embora a obra não tenha nenhuma conexão com os Estados Unidos da América , muitas vezes é executada juntamente com músicas patrióticas naquele país.
Entre as obras mais famosas de
Pyotr Ilyich Tchaikovsky , figura a Abertura Solene para o ano de 1812. Entre outras peças do autor, como a Marcha Eslava, é uma obra de carater fortemente nacionalista, composta no ano de 1880 , para a comemoração da vitória russa sobre as tropas Napoleônicas.
A Abertura 1812 foi primeiramente executada na Catedral de Cristo, o Salvador, em
Moscou , no ano de 1882 . No início da obra um cantochão remete-nos à declaração de guerra, anunciada naquela mesma Igreja, a serviço do Império . Logo, é seguida para um canto de vitória solene, para um sucesso dos russos na guerra. O retrato dessa declaração é bem destacado na obra do também russo, Leão Tolstoi , em Guerra e Paz .
A composição se baseia num
antagonismo entre a inicial vitória francesa e a posterior revanche russa. A França é musicalmente representada pelo tema de La Marseillaise , hino da Revolução Francesa . A posterior vitória russa no mês seguinte, é representada por um diminueto do hino czarista Deus Salve o Czar e é seguido pelo sonoro e clássico troar de canhões . Assim, encerra-se a contraposição entre as duas vitórias - de início, a francesa, representada pela La Marseillaise, e no final, pelo triunfo russo, retratado pelo hino czarista.
Porém, após a Revolução do
sovietes e a conseqüente extinção do hino czarista, a obra sofreu modificações, sendo o tema original substituído pelo coro final da ópera Ivan Susanin, de Mikhail Glinka , cujo nome original é "A Vida pelo Tzar", modificação também realizada por ordem do regime soviético.
Em sua forma completa, a peça é executada por coro, orquestra sinfônica e banda militar com o auxílio de peças de artilharia e carrilhão. Em execuções em salas fechadas, costuma-se substituir os canhões por tímpanos (tambores), a fim de se obter um efeito semelhante ao do disparo das peças.
A Abertura 1812 é fonte de inspiração para releituras, como no caso de
Igor Buketoff , que na segunda metáde da década de 60 (1965-70), fez diversas modificações, tanto no coro inicial, quanto outras alterações instrumentais. Ela é tributada na canção "2112 da Rússia".

Possibilidade de plágio
Em sua estrutura, a "abertura 1812" é muito assemelhada à
Marcha Solene Brasileira para Orquestra e Banda Militar com Canhão , composição do norte-americano Louis Moreau Gottschalk , de 1869 , que já se utilizava das mesmas estruturas que Tchaikovsky aproveitaria. Gottschalk, falecido no Rio de Janeiro no mesmo ano de lançamento de sua composição, não pôde reclamar uma possível acusação de plágio de sua obra, já que Tchaikovsky só lançaria a sua versão 11 anos depois.




Fonte: wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário