domingo, 28 de outubro de 2012

Confira a correção do Simula enem (Terceiro Ano)



TERCEIRO ANO
73. (FGV) “[A Década Perdida] pode ser a década de 1980, mas pode ser também uma década ‘expandida’, começando em 1982, com a moratória mexicana, e terminando em 1994 com o Plano Real. Ou começando mesmo antes, em 1979, quando teve início, com o catastrófico episódio da pré-fixação da correção monetária, toda uma série de feitiçarias cuja expressão mais madura seriam os choques heterodoxos, dos quais o Cruzado e o Collor seriam os mais assustadores. A Década Perdida parece, portanto, uma década longa, até porque foi sofrida no campo econômico e pontilhada de frustrações no plano político.”
(FRANCO, Gustavo. A década perdida e a das reformas. Jornal do Brasil, 30/01/2000)

O sofrimento no campo econômico e as frustrações no plano político a que o autor se refere são:
a) os altos índices de inflação que o país apresentava na época, o desemprego e a crise social, aliados ao fortalecimento da ditadura militar no governo João Figueiredo.
b) a sucessão de planos econômicos que fracassaram no combate ao processo inflacionário, o alto índice de desemprego no período e a decepção provocada pela eleição direta de Tancredo Neves.
c) a escalada inflacionária e a recessão, gerando desemprego e crise social, o que levou o governo a adotar medidas repressivas para controlar a escalada de violência, como o fechamento do Congresso e a imposição do Pacote de Abril.
d) a estagnação da economia do país, o desemprego e os altos índices inflacionários, no campo econômico, e, no plano político, as sucessivas vitórias da ARENA e do PDS nas eleições legislativas e executivas no início da década.
e) o descontrole inflacionário, os altos índices de desemprego, o fracasso de sucessivos planos econômicos e, no plano político, a derrota da emenda das Diretas Já e a morte de Tancredo, entre outros fatos.


74. (Unesp) A respeito da Constituição de 1988, é correto afirmar que
a) o direito de promover ações de inconstitucionalidade foi retirado do Ministério Público, que se enfraqueceu.
b) o direito de voto foi assegurado a todos os brasileiros e brasileiras, a partir dos dezesseis anos, desde que alfabetizados.
c) os direitos civis foram amplamente assegurados, sendo a prática de racismo classificada como crime inafiançável.
d) o direito do poder público intervir nos sindicatos foi assegurado, aumentando o controle do Estado sobre os trabalhadores.
e) o direito à informação ampliou-se, ainda que o governo possa impor censura prévia à imprensa.
75. (Fuvest 2012) O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional. “Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, disse o presidente do Senado.

Correio Braziliense, 30/05/2011.

Sobre o “episódio” mencionado na notícia acima, pode-se dizer acertadamente que foi um acontecimento

a) de grande impacto na história recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que faz com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer este episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve.
b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censurá-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreensão dos fatos que o envolvem.
c) acidental, na medida em que o impeachment de Fernando Collor foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, o que, aliás, possibilitou seu posterior retorno à cena política nacional, agora como senador.
d) menor na história política recente do Brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo Senado Federal, como um episódio ainda menos significativo.
e) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoção popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando Collor à cena política, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleições presidenciais.



76. (CFTSC) Em 1989, depois de 29 anos, a sociedade brasileira resgatou o legítimo direito de eleger o seu presidente da República, consolidando a transição democrática. O pleito mobilizou a população. Para o segundo turno ficaram Fernando Collor de Melo e Luiz Inácio Lula da Silva. Com forte e bem planejado esquema de marketing, o ex-governador de Alagoas foi eleito. Com relação aos fatos mais marcantes do governo de Fernando Collor de Melo, assinale a alternativa CORRETA.
a) Provas de corrupção contra membros do governo, principalmente PC Farias e impeachment, assumindo o vice-presidente José Sarney.
b) Implantação do Plano Real, graves denúncias de corrupção e apoio da maioria dos partidos políticos no Congresso Nacional.
c) Retorno da hiperinflação, insucesso do plano de estabilização econômica e impeachment.
d) Derrota do Plano Bresser, privatização da Petrobrás e impeachment do vice-presidente Tancredo Neves.
e) Isolamento político, implantação do Plano Verão e estatização da Companhia Vale do Rio Doce.



77. (Mackenzie) O confisco das contas bancárias descontentou todos os setores da população. A inflação não foi controlada e o desemprego cresceu. O serviço público desorganizou-se, a abertura para o capital estrangeiro e o fechamento de Estatais faziam parte do plano e do governo, respectivamente:
a) Plano Collor - governo Collor de Mello.
b) Plano Cruzado - governo José Sarney.
c) Plano Bresser - governo Itamar Franco.
d) Plano Real - governo Fernando Henrique Cardoso.
e) Plano de Metas - governo Juscelino Kubitschek.


78. (Mackenzie) Dentre os fatores que favoreceram a vitória, por reduzida margem de votos, de Fernando Collor de Mello sobre Luis Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições em 1989, apontamos:
a) as táticas amedrontadoras de Collor sobre o eleitorado conservador, o confronto ideológico e o apoio da mídia.
b) a oposição do governo norte-americano ao candidato Collor de Mello, já que este se posicionava contra o modelo neoliberal.
c) a proposta social de Collor, francamente favorável à reforma agrária, e a defesa de um maior papel do Estado na economia.
d) a convicção de Lula de privatizar estatais e o discurso moralizante, assustaram os segmentos mais ilustrados da classe média.
e) Lula e Collor tinham em comum o apoio da massa, mas a proposta de Luis Inácio Lula da Silva de abertura total do mercado, impediu o apoio da burguesia nacional à sua candidatura.


79. (Mackenzie) Contribuíram decisivamente para a vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994:
a) a bem sucedida política externa do governo ltamar Franco, integrando o Brasil ao Mercosul.
b) a solução dos conflitos sociais no campo, implementando-se a reforma agrária.
c) a queda do desemprego devido ao Plano Real e a total privatização das estatais.
d) a redução drástica da violência urbana, através de eficientes programas sociais.
e) a implantação do Plano Real, que criava uma moeda estável após décadas de inflação.



80. (CFTCE) Em relação à Nova República, é COERENTE afirmar que:
a) o Plano Cruzado, no governo Sarney, marcou o processo de estabilização da economia brasileira, pondo fim à especulação financeira e à centralização da renda.
b) no processo eleitoral de 1989, confirmou-se a implantação da democracia no Brasil, com a participação de candidatos de várias tendências políticas, em que o vencedor, no final do segundo turno, foi o candidato do PT, Lula, que assumiu a presidência pela primeira vez.
c) o Plano Real, lançado no primeiro ano de governo de Fernando Henrique Cardoso, deixou o povo brasileiro num período de expectativa de consumo; após as eleições de 1998, foi substituído por outro plano que causou grande frustração na população, com a perda do poder aquisitivo.
d) o Plano Collor, que ficou marcado pelo confisco das poupanças, tanto garantiu a segurança dos direitos sociais dos trabalhadores como rejeitou as imposições neoliberais do FMI.
e) no governo Lula, um dos principais aspectos da política social é o programa Fome Zero, que caracteriza muito claramente a preocupação do governo com as camadas mais humildes do país.




GABARITO
73. resposta:[E]
74. resposta:[C]
75. resposta:[A]
76. resposta:[C]
77. resposta:[A]
78. resposta:[A]
79. resposta:[E]
80. resposta:[E]

Nenhum comentário:

Postar um comentário