Correção da Avaliação de História
do terceiro bimestre (Segundo Ano AB)
1. (UNESP) O início da Época
Moderna está ligado a um processo geral de transformações humanística, artística,
cultural e política. A concentração do poder promoveu um tipo de Estado. Para
alguns pensadores da época, que procuraram fundamentar o Absolutismo:
a) a função do Estado é agir de
acordo com a vontade da maioria.
b) a História se explica pelo
valor da raça de um povo.
c) a fidelidade ao poder absoluto
reside na separação dos três poderes.
d) o rei reina por vontade de
Deus, sendo assim considerado o seu representante na Terra.
e) a soberania máxima reside no
próprio povo.
resposta:[D]
A clássica definição da teoria do Direito divino dos reis, de acordo com os preceitos de Jean Bodin e Jacques Bossuet.
2. (Cesgranrio) A frase de Luiz
XIV, "L Etat c’est moi" (O Estado sou eu), como definição da natureza
do absolutismo monárquico, significava:
a) a unidade do poder estatal, civil
e religioso, com a criação de uma Igreja Francesa (nacional);
b) a superioridade do príncipe em
relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia
enriquecida;
c) a submissão da nobreza feudal
pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais;
d) a centralização do poder real
e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais
reconhecidos;
e) o desejo régio de garantir ao
Estado um papel de juiz imparcial no conflito entre a aristocracia e o
campesinato.
resposta:[D]
A absolutismo monárquico se caracterizou pela centralização do poder político nas mãos do rei, pela sociedade de ordens e pela intervenção do Estado na economia.
3. (UFRJ) "A monarquia
absolutista, com uma longa gestação no espírito da realeza, tornou-se a
realidade dominante em França apenas durante o reinado de Luís XIV (1643-1715).
A Fronda de 1648-1653 representou a última vez que seções da nobreza
territorial pegaram em armas contra a realeza centralizadora."
SKOCPOL Theda. "Estados e
Revoluções Sociais". Lisboa, Editorial Presença, 1985. p. 62.
O Antigo Regime estendeu-se em
França até a Revolução Francesa de 1789. Um dos impedimentos à consolidação do
poder monárquico era justificado pela tenaz resistência da nobreza. Uma vez
dominada a nobreza, consolidava-se a monarquia absoluta.
a) Cite duas características do
Absolutismo.
b) Estabeleça uma relação entre o
reinado de Luís XIV e o Absolutismo.
resposta:
a) Intervenção do Estado na
economia, mercantilismo, sociedade rigidamente dividida, concentração do poder
político nas mãos do rei.
b) Luis XIV, o rei sol, foi o
principal representante do absolutismo, personificou o poder político ao
eternizar a expressão “o Estado sou Eu”, empreendeu uma agressiva política
militarista com o objetivo de transformar a França na principal potência da
Europa e construiu o Palácio de Versalhes, nos arredores de Paris, onde hospedou a corte francesa.
4. (Unesp) Não há a menor dúvida
de que as guerras cada vez mais dispendiosas contribuíram para o
desenvolvimento do mercantilismo. Com a ampliação da artilharia, dos arsenais, das
marinhas de guerra, dos exércitos permanentes e das fortificações, as despesas
dos Estados modernos dão um salto. Guerras pressupõem dinheiro e mais dinheiro,
e assim a posse de dinheiro, a acumulação de metais nobres, torna-se uma mania
e domina, como última conclusão de toda sabedoria, o pensamento e o juízo.
(F. Braudel, citado em R. Kurz, "O
colapso da modernização".)
A política econômica predominante
na época do Absolutismo ficou conhecida com o nome de mercantilismo, cujo maior
expoente foi Colbert, ministro de Luís XIV, rei da França.
Além da política econômica que
era estimulada por guerras, como demonstra o texto de Fernand Braudel, quais as
características principais da economia mercantilista?
resposta:
O mercantilismo, política
econômica dos Estados absolutistas europeus da Era Moderna, caracterizou-se
pelo esforço do Estado-nação em acumular metais preciosos via comércio e
através de taxas alfandegárias protecionistas, que estimulassem as exportações
e inibissem as importações; caracterizou-se ainda pela instauração de colônias
de exploração fora da Europa, reguladas pelo regime de monopólio.
5. (Unicamp) Uma vez terminada a
Reconquista, o ímpeto espanhol encontrou na colonização americana o campo amplo
onde aplicar sua energia; e nas cidades regulares do fim da Idade Média, como
Granada, estava o esboço da grande tarefa urbanística, que encheu um continente
de cidades traçadas com rigor geométrico muito superior ao da metrópole.
(Adaptado de Fernando Chueca
Goitia, Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 99).
a) Segundo o texto, qual foi a
grande tarefa urbanística hispano-americana?
b) Explique o que foi a
Reconquista.
c) Indique duas edificações que
caracterizavam a colonização ibérica no Novo Mundo.
resposta:
a) Para responder esta questão, o
candidato poderia utilizar parte do enunciado, observando que a tarefa
urbanística foi formar cidades com rigor geométrico, em geral mais elaborado
que na metrópole.
b) Para definição de Reconquista,
poderia mencionar que esta é a denominação de uma guerra ocorrida na Península
Ibérica entre os séculos XI e XV, na qual se enfrentaram reinos cristãos e muçulmanos, ou árabes, motivada
pela disputa do domínio territorial da Península e também por questões
religiosas.
c) Dentre as edificações da
colonização ibérica no Novo Mundo, figuram igrejas, conventos, palácios da
administração espanhola, cabildos, fortalezas, cadeias, portos, colégios
católicos, universidades, casas de fundição e fazendas.
comentários:
Esta questão enfocava a transferência
de um modelo construtivo e urbanístico, da Península Ibérica para o Novo Mundo,
passando pela Reconquista deste território para reinos cristãos.
De um lado, abordava a herança
política e cultural cristã e européia na América Hispânica e Portuguesa. Por
outro lado, esta questão sobre organização urbana enfatizava a importância dos
edifícios em uma dada localidade, tal qual se via na presença da igreja na
Idade Média na questão aborda-se o ponto de vista da elaboração de um conceito (herança
histórica e suas retomadas), seja na interpretação de um objeto arquitetônico
como um documento histórico, ou ainda nas relações e mediações entre a Europa, o
Oriente, e o Novo Mundo.
6. (UERJ)
O gráfico mostra as flutuações da
população das Américas entre meados do século XIII e fins do século XVIII.
a) Cite dois fatores que
contribuíram para a acentuada queda da população americana a partir do século
XVI.
b) Indique dois fatores que
contribuíram para a recuperação da população americana a partir do século XVIII.
resposta:
a) O candidato poderá mencionar, dentre
outros, a Conquista, o choque microbiano resultante, as mudanças nos ritmos de
trabalho impostos aos aborígines, a desestruturação cultural das sociedades
nativas e os deslocamentos espaciais impostos pelos conquistadores aos
indígenas.
b) O candidato poderá mencionar, dentre
outros, a adaptação dos nativos à esfera microbiana resultante da conquista, a
recuperação das taxas de natalidade dos aborígines, a migração para a América
de milhares de habitantes das metrópoles européias e o incremento do tráfico de
escravos africanos.
5. (Uerj) Uma comparação
superficial entre as sociedades ibéricas e ibero-americanas por volta de 1700
sugere que os ibéricos haviam logrado reproduzir no México, no altiplano andino
e ao longo das costas brasileiras, uma réplica (pelo menos um simulacro) de
suas próprias sociedades.
(STANLEY, J. S. e STEIN, B. A
Herança Colonial na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.)
a) Cite duas características da
sociedade colonial da América portuguesa.
b) Estabeleça uma diferença
quanto à participação política dos "chapetones" e "criollos"
nas colônias espanholas da América.
c) Cite as formas de exploração
da mão de obra na América Espanhola.
resposta:
a) Sociedade aristocrática,escravidão.
b) Os chapetones eram colonos
nascidos na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos
administrativos, militares e religiosos.Já os criollos, embora constituíssem as
aristocracias regionais no universo colonial, não lhes eram permitidos tais
cargos.
c) Neste item, esperava-se que o
aluno abordasse as formas de exploração da mão de obra indígena (mita e
encomienda) e da mão de obra africana (escravidão).
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