Confira a correção da avaliação
de História Geral
(P1 do 4º bimestre: Terceiro Ano)
1. (Unicamp) A tomada da cidade
de Jerusalém foi narrada assim pelo historiador árabe Ibn al-Athir: "A
população da Cidade Santa foi morta pela espada, e os franj(*) massacraram os
muçulmanos durante uma semana. Na mesquita (...), eles mataram mais de 70 mil
pessoas." (*)franj: os francos, os soldados cruzados. Para os árabes, os
soldados invasores eram "bestas selvagens", atrasados, ignorantes das
artes e das ciências e fanáticos religiosos que não hesitavam em queimar
mesquitas e dizimar populações inteiras.
(Baseado em Amin Maalouf, AS
CRUZADAS VISTAS PELOS ÁRABES, São Paulo, Brasiliense, 1988, p. 56-57)
a) Descreva a visão que os árabes
tinham dos europeus e a visão que os europeus tinham dos árabes no período das
Cruzadas. Compare-as.
b) Quais foram as conseqüências
das Cruzadas para a Europa?
resposta:
a) Árabes e cristãos acusavam uns
aos outros da mesma coisa, bárbaros fanáticos e assassinos, cada um baseado no
seu mundo.
b) Retorno da navegação cristã ao
mar mediterrâneo, reativação do comércio e da cidade.
2. (Fuvest) A partir do século
XI, na Europa Ocidental os poderes monárquicos foram lentamente se
reconstituindo, e em torno deles surgiram os diversos Estados nacionais.
Explique as razões desse processo de centralização política.
resposta:
Os motivos destas mudanças
políticas foi o renascimento comercial, estimulado pela nova classe social, a
burguesia. O renascimento provocou a decadência do feudalismo e dos poderes
locais e universais.
3. (G1) Descreva como era
organizada a produção artesanal durante a Idade Média.
resposta:
A expansão do comércio
impulsionou o aumento da produção artesanal, levando os artesãos a se
organizarem em corporações de ofício, também conhecidas como guildas ou grêmios.
As corporações de ofícios tinham como objetivo defender os interesses dos artesãos,
regulamentar o exercício da profissão e controlar o fornecimento do produto. Além
disso, elas dirigiam o ensino artesanal, que se dividia em três estágios:
aprendiz, oficial e mestre. Somente o mestre podia estabelecer-se por contra própria,
montando sua oficina de trabalho.
4. (Unicamp-SP) No século XIII,
um teólogo assim condenava a prática da usura:
"O usurário que adquirir um
lucro sem nenhum trabalho e até dormindo, o que vai contra a palavra de Deus
que diz: 'Comerás teu pão com o suor do teu rosto'. Assim o usurário não vende
a seu devedor nada que lhe pertença, mas apenas o tempo, que pertence a Deus.
Disso não deve tirar nenhum proveito."
(Adaptado de J. Le Goff, A bolsa
e a vida. São Paulo: Brasiliense, 1989.)
a) O que é usura?
b) Por que a Igreja medieval
condenava a usura?
c) Relacione a prática da usura
com o desenvolvimento do capitalismo no final da Idade Média.
resposta:
a) Usura é um contrato de
empréstimo em que o devedor é obrigado a pagar juros.
b) A Igreja condenava o usurário
por considerar que ele não produz riqueza ao lucrar com aquilo que não lhe
pertence. A prática da usura estaria, portanto, contrariando o princípio
bíblico de que “ganharás o pão com o suor do seu rosto”.
c) O renacimento comercial e
urbano desencadeou o processo de formação do capitalismo. A dinamização das
atividades econômicas foi acompanhada da expansão das atividades de crédito,
inclousive a prática dos empréstimos a juros. A
mentalidade ainda fortemente religiosa, ao condenar a usura, acabava criando
obstáculos para o pleno desenvolvimento do capitalismo.
5. (UFPE) As transformações
ocorridas na Idade Média não se restringiram ao mundo ocidental. Os bizantinos
e os muçulmanos, entre outros, devem ser lembrados pelas importantes
contribuições que trouxeram para o mundo da época.
( ) A economia bizantina tinha em
Constantinopla seu grande centro, o qual possibilitava o comércio com algumas
cidades italianas.
( ) A organização política dos
bizantinos influenciou nas reformas administrativas do império romano, com seu
modelo político descentralizador.
( ) Os muçulmanos não conseguiram
dominar politicamente regiões da Europa; daí seus feitos culturais, apesar de
relevantes, terem ficado restritos aos domínios árabes.
( ) A religião muçulmana não
tinha semelhança com o cristianismo, embora fosse igualmente monoteísta e
politicamente importante.
( ) A obra mais conhecida da
literatura muçulmana, As mil e uma noites, não conseguiu repercutir no ocidente.
resposta: V F F F F
Questões extras
1. (Puc-pr) No século VI, o
Império Bizantino foi governado pelo seu mais célebre imperador, Justiniano.
Conseguiu anexar várias regiões ao seu território, praticou o cesaropapismo,
isto é, fazia constantes intervenções nos assuntos religiosos e mandou edificar
a suntuosa Igreja de Santa Sofia. Na cultura jurídica, organizou o Corpus Juris
Civilis, no qual podemos destacar:
I. Um código, que continha toda a
legislação romana revisada desde o Imperador Adriano.
II. O Digesto ou Pandectas, que
incluía um sumário da jurisprudência romana.
III. A Recomendação, que teve
suas origens no antigo Patronato romano.
IV. As Institutas, que
constituíram um resumo para ser utilizado pelos estudiosos de Direito.
V. As Novelas ou Autênticas, que
reuniam as novas leis do Imperador.
VI. O Dominus Noster, inspiração
nas Monarquias Despóticas e Teocráticas do Oriente.
VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.
VII. As Leis Licínia e Ogúlnia, que tratavam de assuntos referentes ao Direito Civil e ao Direito Penal.
a) I, II, IV e V.
b) I, II, III e VII.
c) II, III e IV.
d) II, IV, VI e VII.
e) I, IV, V e VI.
resposta:[A]
2. (UFPB) O mapa abaixo descreve
a configuração dos Impérios Bizantino, Islâmico e Carolíngio, no princípio do
século IX.
Acerca dessa configuração, é
correto afirmar que
a) o Império Carolíngio era
geograficamente o mais expressivo entre os impérios apresentados e exerceu
forte interferência militar sobre o Império Bizantino.
b) a ofensiva dos francos de
Carlos Martel contra os árabes, em Poitiers, constituiu um importante
antecedente para a formação da dinastia carolíngia.
c) o avanço do Islão sobre
diversos territórios em torno do Mediterrâneo intensificou o comércio do
Ocidente cristão com o Oriente.
d) a formação dos três Impérios
foi decorrência do Tratado de Verdun, que também estipulou a partilha do
domínio franco.
e) a presença do Islão na Itália
fez o papado afastar-se dos francos e submeter-se às orientações políticas e
religiosas do Império Bizantino.
resposta:[B]
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