Roteiro de estudo: Cultura material e imaterial, patrimônio e diversidade cultural no Brasil
ENEM 2015 - Ciências Humanas e suas Tecnologias
Componente Curricular: História
1. (ENEM 2010) As ruínas do povoado de Canudos,
no sertão norte da Bahia, além de significativas para a identidade cultural,
dessa região, são úteis às investigações sobre a Guerra de Canudos e o modo de
vida dos antigos revoltosos.
Essas ruínas foram reconhecidas
como patrimônio cultural material pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico
e Artístico Nacional) porque reúnem um conjunto de
A) objetos arqueológicos e
paisagísticos.
B) acervos museológicos e
bibliográficos.
C) núcleos urbanos e etnográficos
D) práticas e representações de
uma sociedade.
E) expressões e técnicas de uma
sociedade extinta.
resposta da questão 1:[A]
Comentário da questão:
A Guerra de Canudos foi um dos
primeiros e mais importantes movimentos messiânicos a eclodir no Brasil no
final do século XIX. Ocorrido em um contexto de revoltas populares na primeira
república, representa uma fase importantíssima da história do Brasil. Dessa
maneira, a conservação de sua memória é essencial e o Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional - IPHAN tem como função preservá-lo. Assim, a
conservação de objetos arqueológicos e paisagísticos são essenciais como fonte
histórica para preservação de memória e produção de pesquisas de um povoado que
foi praticamente destruído no período.
2. (ENEM 2013) No dia 1º de julho de 2012, a
cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da
Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi
aprovada durante a 36.ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do
Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos
chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições
e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o
título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua
paisagem cultural.
Disponível em:
www.cultura.gov.br. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).
O reconhecimento da paisagem em
questão como patrimônio mundial deriva da
A) presença do corpo artístico
local.
B) imagem internacional da
metrópole.
C) herança de prédios da
ex-capital do país.
D) diversidade de culturas
presente na cidade.
E) relação sociedade-natureza de
caráter singular.
resposta da questão 2:[E]
Comentário da questão:
No ano de 2012, a cidade do Rio
de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como
Paisagem Cultural. Essa relação entre a cidade carioca e a paisagem é marcada
pela relação entre a sociedade e a natureza estabelecida no sítio da cidade, ou
seja, uma integração entre sua população e o local de moradia e transito dessas
pessoas.
3. (ENEM 2012) O que o projeto governamental tem
em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do perecimento e da evasão do
que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande parte das obras de arte até
mais valiosas e dos bens de maior interesse histórico, de que a coletividade
brasileira era depositária, têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente.
As obras de arte típicas e as relíquias da história de cada país não constituem
o seu patrimônio privado, e sim um patrimônio comum de todos os povos.
ANDRADE, R. M. F. Defesa do
patrimônio artístico e histórico. O Jornal, 30 out. 1936. In: ALVES FILHO, I.
Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).
A criação no Brasil do Serviço do
Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por
ideias como as descritas no texto, que visavam
A) submeter a memória e o
patrimônio nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com a tendência
autoritária do Estado Novo.
B) transferir para a iniciativa
privada a responsabilidade de preservação do patrimônio nacional, por meio de
leis de incentivo fiscal.
C) definir os fatos e personagens
históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de acordo com o
interesse público.
D) resguardar da destruição as
obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas
preservacionistas.
E) determinar as responsabilidades
pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a legislação brasileira.
resposta da questão 3:[D]
Comentário da questão:
A criação do Serviço do
Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, tinha como objetivo
proteger o patrimônio artístico e histórico brasileiro. Essa instituição surge
durante o Estado Novo (1937-1945), período no qual o governo autoritário de
Getúlio Vargas tinha como pano de fundo o nacionalismo e patriotismo, que
valorizava o patrimônio histórico e artístico nacional como forma de preservar
a identidade e a memória da nação.
4. (ENEM 2012) O que o projeto governamental tem
em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do perecimento e da evasão do
que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande parte das obras de arte até
mais valiosas e dos bens de maior interesse histórico, de que a coletividade
brasileira era depositária, têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente.
As obras de arte típicas e as relíquias da história de cada país não constituem
o seu patrimônio privado, e sim um patrimônio comum de todos os povos.
ANDRADE, R. M. F. Defesa do
patrimônio artístico e histórico. O Jornal, 30 out. 1936. In: ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos.
Rio de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).
A criação no Brasil do Serviço do
Patrimônio Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias
como as descritas no texto, que visavam
A) submeter a memória e o
patrimônio nacional ao controle dos órgãos públicos, de acordo com a tendência autoritária
do Estado Novo.
B) transferir para a iniciativa
privada a responsabilidade de preservação do patrimônio nacional, por meio de leis
de incentivo fi scal.
C) definir os fatos e personagens
históricos a serem cultuados pela sociedade brasileira, de acordo com o
interesse público.
D) resguardar da destruição as
obras representativas da cultura nacional, por meio de políticas públicas
preservacionistas.
E) determinar as
responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional, de acordo com a
legislação brasileira.
resposta da questão 4: [D]
Comentário da questão:
Durante o Estado Novo, a
burocracia estatal tinha a estratégica função de mediar as relações entre o
Estado e o cidadão. Além da censura, da propaganda e da repressão, ”resguardar
da destruição as obras representativas da cultura nacional“ era uma forma de
defesa da própria identidade da nação.
5. (UERJ 2014)
A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009.
A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de:
A) defesa de ritmos brasileiros
B) inclusão de grupos políticos
C) projeção de jovens intérpretes
D) valorização de manifestações populares
resposta da questão 5:[D]
Comentário da questão:
Em finais do século XX, expandiram-se, em várias sociedades, políticas de identificação e de classificação de bens culturais então designados como patrimônio imaterial. Esse processo promoveu o reconhecimento de saberes, ofícios, manifestações artísticas, (músicas, danças, objetos artesanais), hábitos culinários associados a grupos e tradições populares, que passaram a ser valorizados com sua transformação em legado a ser preservado. Nesse contexto se inseriu a elaboração, e a posterior aprovação, do projeto de lei que considera o funk expressão autêntica de estilo musical e de linguagem específica de grupos populares, em especial jovens de áreas periféricas do município do Rio de Janeiro.
ótimo conteúdo. parabéns!
ResponderExcluirparabéns :)
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