Correção da avaliação de História P 2 do Primeiro Bimestre
1. (UFPEL)
De acordo com o mapa, os povos
que viviam nas regiões identificadas pelas letras "A", "B"
e "C", são, respectivamente,
a) astecas, incas e maias.
b) incas, maias e astecas.
c) astecas, maias e incas.
d) maias, astecas e incas.
e) maias, incas e astecas.
resposta correta: [C]
2. (CNDL) A civilização maia se desenvolveu na
América Central, numa região onde estão hoje o sul do México, a Guatemala, El
Salvador, Belize e Honduras. Os maias não formaram um império. A maioria deles
vivia em aldeias nômades independentes.
CARACTERIZE a civilização Maia nos
aspectos econômico, político e cultural.
resposta:
A economia dos maias baseava-se principalmente no cultivo de milho, feijão e batata-doce. Eles não conheciam o uso do ferro, da roda, do arado e do transporte de animais. A sociedade era dirigida por poderosos sacerdotes.
Construíram grandes templos, pirâmides e observatórios de astronomia; criaram um calendário e um sistema de escrita; desenvolveram a pintura mural e a arte cerâmica.
3. (G1) "Os guerreiros
constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram
escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo,
entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e
apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros
entre os seus membros."
(KARNAL, Leandro. A
CONQUISTA DO MÉXICO. São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)
O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a
qual era:
a) guerreira e sacerdotal, formada de uma
elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos
negros.
b) igualitária e guerreira, não
reconhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.
c) comunal, com estruturas
complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho
administrativo, judiciário e militar.
d) hierarquizada e guerreira,
visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o
sumo pontífice sacerdotal.
e) igualitária, guerreira e
sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro.
resposta:[D]
4. (UNICAMP) Observe a imagem abaixo.
Tenochtitlán - Mural de
Diego Rivera
a) A respeito dos Astecas,
comente as características urbanas de Tenochtitlán.
b) Por que foi fundamental para
os espanhóis construir a cidade do México sobre Tenochtitlán?
resposta:
a) Principal centro
urbano-político da cultura asteca, possuía grandes construções tais como
palácios, templos e uma urbanização bastante evoluída para os padrões da época
(século XVI), chegando a contar com uma grande concentração populacionais,
tendo mais habitantes do que a principal cidade espanhola nesse período.
b) A intenção era de
sobreposição, mostrando-se como cultura dominante.
5. (UNESP 2010) Observe o mapa.
A região que aparece no mapa
corresponde ao território que os Incas dominaram por alguns séculos antes da
chegada dos espanhóis ao continente americano. Esse povo ficou conhecido por
saber aproveitar todos os recursos naturais, inclusive de áreas distantes ou de
condições climáticas não muito favoráveis à agricultura. A forma como esse povo
conseguiu lidar com a natureza, extraindo dela os recursos naturais necessários
ao seu abastecimento está relacionada com
a) o uso de avançados
instrumentos de ferro na agricultura e de animais de tração para auxiliar nas
atividades de plantio e colheita.
b) o conhecimento dos mais
variados pisos ecológicos, onde podiam caçar, pescar e coletar pequenos frutos
silvestres, visto que desconheciam a agricultura.
c) a sabedoria xamânica sobre
astronomia, técnicas hidráulicas e fertilização química de solos, que lhes
permitia alcançar grande produção agrícola.
d) o domínio de irrigação,
conhecimento dos solos e da hibridização de sementes e técnica de construção de
degraus para plantio nas encostas da Cordilheira dos Andes.
e) a perfeita relação do homem
com a natureza, que permitia a produção abundante de alimentos sem grande
participação de mão de obra humana.
resposta:[D]
A alternativa correta sintetiza com precisão os conhecimentos técnicos dos Incas com relação à agricultura, principal atividade econômica desse povo. Cabe observar que outro aspecto importante da produção agrícola era o emprego de grandes contingentes de trabalhadores por meio da servidão coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário