terça-feira, 31 de março de 2015

Avaliação de História

Correção da avaliação de História P 2 do Primeiro Bimestre

1. (UFPEL)

 








 



De acordo com o mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras "A", "B" e "C", são, respectivamente,
a) astecas, incas e maias.
b) incas, maias e astecas.
c) astecas, maias e incas.
d) maias, astecas e incas.
e) maias, incas e astecas.

resposta correta: [C]

2.  (CNDL) A civilização maia se desenvolveu na América Central, numa região onde estão hoje o sul do México, a Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Os maias não formaram um império. A maioria deles vivia em aldeias nômades independentes.

CARACTERIZE a civilização Maia nos aspectos econômico, político e cultural.  



resposta: 
A economia dos maias baseava-se principalmente no cultivo de milho, feijão e batata-doce. Eles não conheciam o uso do ferro, da roda, do arado e do transporte de animais. A sociedade era dirigida por poderosos sacerdotes. 
Construíram grandes templos, pirâmides e observatórios de astronomia; criaram um calendário e um sistema de escrita; desenvolveram a pintura mural e a arte cerâmica.



3. (G1) "Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros."
(KARNAL, Leandro. A CONQUISTA DO MÉXICO. São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)

O texto faz referência à sociedade asteca, no século XV, a qual era:

a) guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.
b) igualitária e guerreira, não reconhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era guerreira.
c) comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar.
d) hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca e o sumo pontífice sacerdotal.
e) igualitária, guerreira e sacerdotal: todo guerreiro era um sacerdote e todo sacerdote era um guerreiro. 

resposta:[D]

4.   (UNICAMP) Observe a imagem abaixo.
Arquivo: Murais Rivera - Markt em Tlatelolco 3.jpg
Tenochtitlán - Mural de Diego Rivera
a) A respeito dos Astecas, comente as características urbanas de Tenochtitlán.

b) Por que foi fundamental para os espanhóis construir a cidade do México sobre Tenochtitlán?


resposta:
a) Principal centro urbano-político da cultura asteca, possuía grandes construções tais como palácios, templos e uma urbanização bastante evoluída para os padrões da época (século XVI), chegando a contar com uma grande concentração populacionais, tendo mais habitantes do que a principal cidade espanhola nesse período.

b) A intenção era de sobreposição, mostrando-se como cultura dominante.

5. (UNESP 2010) Observe o mapa. 
A região que aparece no mapa corresponde ao território que os Incas dominaram por alguns séculos antes da chegada dos espanhóis ao continente americano. Esse povo ficou conhecido por saber aproveitar todos os recursos naturais, inclusive de áreas distantes ou de condições climáticas não muito favoráveis à agricultura. A forma como esse povo conseguiu lidar com a natureza, extraindo dela os recursos naturais necessários ao seu abastecimento está relacionada com
a) o uso de avançados instrumentos de ferro na agricultura e de animais de tração para auxiliar nas atividades de plantio e colheita.
b) o conhecimento dos mais variados pisos ecológicos, onde podiam caçar, pescar e coletar pequenos frutos silvestres, visto que desconheciam a agricultura.
c) a sabedoria xamânica sobre astronomia, técnicas hidráulicas e fertilização química de solos, que lhes permitia alcançar grande produção agrícola.
d) o domínio de irrigação, conhecimento dos solos e da hibridização de sementes e técnica de construção de degraus para plantio nas encostas da Cordilheira dos Andes.
e) a perfeita relação do homem com a natureza, que permitia a produção abundante de alimentos sem grande participação de mão de obra humana. 

resposta:[D]

A alternativa correta sintetiza com precisão os conhecimentos técnicos dos Incas com relação à agricultura, principal atividade econômica desse povo. Cabe observar que outro aspecto importante da produção agrícola era o emprego de grandes contingentes de trabalhadores por meio da servidão coletiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário