domingo, 22 de junho de 2014

Correção Unesp 2014

Confira a resolução comentada no vestibular 2014/2
2ª fase da VUNESP 
CIÊNCIAS HUMANAS
Foto: Unesp 2014/2: Baixe as provas da segunda fase do vestibular e acompanhe a correção http://abr.ai/1psnWqT

O tema da redação foi "A tolerância da sociedade brasileira à violência sexual contra mulheres".
1. Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
(Eric Hobsbawm. A era das revoluções: 1789-1848, 1986.)

Aponte dois fatores que justifiquem a importância dada pelo texto à Revolução Industrial e indique dois motivos do pioneirismo britânico.

Resolução
Fatores que justificam a importância dada pelo texto à Revolução Industrial: grandes avanços tecnológicos, consolidação do sistema capitalista e transformações da sociedade, com a ascensão da burguesia e o surgimento do proletariado.
Motivos que justificam o pioneirismo inglês: maior acumulação primitiva de capitais durante a Idade Moderna, abundância de carvão e ferro, progressos na metalurgia, grande disponibilidade de mão de obra em consequência dos cercamentos, hegemonia marítima e controle sobre os mercados mundiais, fácil acesso à matéria-prima têxtil e maior participação da burguesia na vida política em função das Revoluções Inglesas do século XVII.

2. A transformação do Rio de Janeiro em corte real começou apenas dois meses antes da chegada do príncipe regente, quando notícias do exílio real – tão “agradáveis” quanto “chocantes”, cheias de “sustos e alegrias” – foram recebidas. Entretanto, como descobriram os residentes da cidade, os preparativos iniciais para acomodar Dom João e os exilados marcaram apenas o começo da transformação do Rio de Janeiro em corte real, pois o projeto de construir uma “nova cidade” e capital imperial perdurou por todo o reinado brasileiro do príncipe regente. Construir uma corte real significava construir uma cidade ideal; uma cidade na qual tanto a arquitetura mundana como a monumental, juntamente com as práticas sociais e culturais dos seus residentes, projetassem uma imagem inequivocamente poderosa e virtuosa da autoridade e do governo reais.
(Kirsten Schultz. Versalhes tropical, 2008. Adaptado.)


Explique o principal motivo da transferência da Corte portuguesa para o Brasil, em 1808, e indique duas mudanças importantes por que o Rio de Janeiro passou para receber e abrigar a família real.


Resolução
O principal motivo da transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808: fuga da Família Real à invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas, invasão essa provocada pela desobediência portuguesa ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra a Grã-Bretanha.
Mudanças ocorridas no Rio de Janeiro para receber e abrigar a Família Real: desapropriação de residências para abrigar os recém-chegados e elevação dos impostos para atender às despesas decorrentes da transferência da corte e dos órgãos administrativos do Estado Português.




3. É particularmente no Oeste da província de São Paulo – o Oeste de 1840, não o de 1940 – que os cafezais adquirem seu caráter próprio, emancipando-se das formas de exploração agrária estereotipadas desde os tempos coloniais no modelo clássico da lavoura canavieira e do “engenho” de açúcar.
(Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1987.)

Cite duas semelhanças e duas diferenças significativas entre a exploração agrária cafeeira no Oeste paulista do século XIX e a que predominou na lavoura canavieira no Nordeste colonial.


Resolução
Duas semelhanças: latifúndio, monocultura e direcionamento para exportação.
Duas diferenças: Na lavoura canavieira, predomínio do escravismo e do transporte por meio de tração animal; na lavoura cafeeira do Oeste Paulista, predomínio da mão de obra livre e do transporte ferroviário.


4. A chamada “abertura política”, do final da década de 1970 e início da década de 1980, foi um fator importante, ao lado de outros, para o encerramento do regime militar e para a redemocratização brasileira. Caracterize essa “abertura”, citando dois exemplos de ocorrências relacionadas a ela.


Resolução
A abertura política iniciada pelo governo Geisel foi definida pelo próprio presidente como “lenta, gradual e segura”, de modo a impedir represálias contra os agentes da repressão durante o regime militar.
Exemplos de ocorrências relacionadas com a abertura: extinção do AI-5 (1979), promulgação da Lei da Anistia (1979), restabelecimento do pluripartidarismo (1980) e eleição direta para governadores (1982).


5. 

A partir das informações apresentadas e de conhecimentos geográficos, indique as áreas e as razões que levam algumas zonas do planeta a estarem sujeitas a maior incidência de terremotos e, em seguida, aponte dois motivos que explicam por que determinadas regiões do planeta possuem um maior número de mortes por milhão de habitantes em consequência dos tremores de terra.


Resolução
As áreas onde a incidência de terremotos é maior se situam nas regiões de encontro ou de separação das placas tectônicas, locais do subsolo onde grandes quantidades de energia são liberadas pela movimentação do magma do manto. Essas regiões são conhecidas como “Círculo do Fogo” e incluem um cinturão que dá a volta na Terra envolvendo a costa oeste das Américas, a costa Leste da Ásia, o Sul da Europa e o Norte da África, o Oriente Médio, o Sudeste asiático, parte da Oceania Ocidental e regiões de fraturas tectônicas no interior dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.
As regiões que apresentam maior número de mortos em função dos abalos sísmicos, causados pela movimentação tectônica (Oriente Médio, Ásia Oriental, América do Sul, Europa Oriental, Japão, Europa Ocidental, América do Norte, principalmente), são locais onde a ocorrência de terremotos é maior, possuem contingentes populacionais consideráveis, com grandes edificações, ou, no caso de regiões menos desenvolvidas, como o Oriente Médio, a América do Sul, a Ásia Oriental e a Europa Oriental, não possuem estrutura ou preparo para enfrentar tais cataclismos naturais.


6. O processo de inserção do neoliberalismo enquanto ideologia e corrente de pensamento para a condução das políticas e dos recursos públicos no território brasileiro se deu de forma lenta e gradual, num período que compreende quase três décadas.
(Mirlei Fachini Vicente Pereira e Samira Peduti Kahil. www.ub.edu.
Adaptado.)


Indique dois fundamentos da ideologia neoliberal e dê um exemplo de política ou prática neoliberal implantada no Brasil a partir dos anos 1990, apontando suas consequências à sociedade e à economia brasileiras.


Resolução
O neoliberalismo se baseia no retorno às ideias do liberalismo econômico que dominou a economia do mundo capitalista até a crise de 1929. Ele se pauta pelo retorno ao predomínio da livre iniciativa sobre o controle estatal da economia, a desregulamentação de leis que possam bloquear ou limitar o incremento do lucro (aumentando a especulação financeira), a abertura ao mercado externo e a transferência de empresas estatais para o setor privado. 
A partir do governo Collor de Melo e, notadamente, no governo de Fernando Henrique Cardoso, o Estado brasileiro passou a desburocratizar parte da economia, destacando-se nesse processo a abertura ao mercado externo, com o incremento das importações.
Essa aber tura provocou uma maior concorrência com os produtos de origem brasileira (principalmente a concorrência de produtos chineses e do leste asiático), causando o fechamento de diversas empresas nacionais (aquelas que não se modernizaram para concorrer), resultando em redução na oferta de em pregos; por outro lado, a maior concorrência forçou uma melhoria na qualidade dos produtos fabricados internamente. Outra medida adotada foi a venda de diversas empresas estatais, como a Companhia Vale do Rio do Doce (antiga CVRD, atualmente Companhia Vale), entre outras, que, com isso, desnacionalizou corporações genuinamente brasileiras. Por outro lado, essas empresas, uma vez privatizadas, dinamizaram suas administrações, reduzindo pessoal ocupado (o que resultou em desemprego). Mesmo assim, esse dinamismo passou a render maiores dividendos, aumentando sua lucratividade.


7. Examine a charge e leia o texto.



O fenômeno não é novo e nem universal e, nas duas últimas décadas, adquiriu uma escala internacional. Apesar de não serem novidade, os loteamentos murados e os condomínios fechados produziram, em função da sua escala e de sua extensão, uma nova morfologia urbana. Assemelham-se em várias cidades do mundo e têm a singularidade de ser um produto imobiliário com barreiras físicas que impedem a entrada dos não “credenciados”.
(Arlete Moysés Rodrigues. Loteamentos murados e condomínios fechados. In: Pedro de Almeida Vasconcelos et al. (orgs.). A cidade contemporânea, 2013. Adaptado.)

Indique dois fatores que contribuíram para a proliferação dos condomínios fechados e dos loteamentos murados e aponte  duas consequências resultantes da instalação desses empreendimentos imobiliários para as cidades brasileiras.

Resolução
Entre as causas do surgimento de condomínios fechados ou murados, a principal apontada pode ser a concentração de renda das classes dominantes que, no condomínio murado, pretende isolar-se dos demais segmentos da população. Ao mesmo tempo, surge o temor de expressiva parcela dessa classe de ter sua segurança ou seu patrimônio afetado por parte dos despossuídos. Também a exclusividade de serviços ou bem estar que os mais ricos desejam usufruir poderia incluir   se entre as causas do isolamento nos condo mínios.
A instalação de condomínios fechados ou murados isola os grupos sociais, o que pode levar a uma maior animosidade entre eles, resultando em violências (assaltos, invasões). A paisagem da cidade mudará: numa aglomeração urbana comum, não há muros que separem bairros, enquanto nos condomínios fechados, os muros de proteção são o principal ele mento de segregação. Além disso, os condomínios fechados
incluem sistemas de monitoramento eletrônico e segurança privada, ao contrário da vigilância policial comum das cidades.

8. Analise o gráfico.




Indique dois desafios existentes ao deslocamento de pessoas e de mercadorias na cidade de São Paulo e aponte dois fatores que ajudam a explicar a evolução da frota e da participação de motocicletas no trânsito dessa cidade brasileira.


Resolução
A cidade de São Paulo caracteriza-se pelo gigantismo de seu espaço geográfico, chegando a distâncias quilométricas entre seus diversos bairros. Um dos desafios é cobrir esse espaço com um deslocamento em tempo hábil, de forma econômica e rápida, para se chegar aos destinos dentro dos horários exigidos.
Outro desafio é que a grande população em trânsito e a ausência de uma política de transportes consistente, ao longo de décadas, levou ao uso do veículo particular individual (de alto consumo de combustível e lento) como forma de deslocamento, gerando grandes congestionamentos. A motocicleta surge como solução para esses problemas, por ser um veículo pequeno, que ocupa pouco espaço, leve, que consome menor quantidade de combustível e, por esses motivos, chega aos destinos com maior rapidez, tornando-se acessível às populações de menor renda.


9. 
Texto 1
Você quer ter boa saúde e vida longa para você e sua família? Anseia viver num mundo onde a dor, o sofrimento e a morte serão coisas do passado? Um mundo assim não é apenas um sonho. Pelo contrário, um novo mundo de justiça logo será realidade, pois esse é o propósito de Deus. Jeová levará a humanidade à perfeição por meio do sacrifício de resgate de Jesus. Os humanos fiéis viverão como Deus queria: para sempre e com saúde perfeita.
(A Sentinela, dezembro de 2013. Adaptado.)

Texto 2
Assim, tenho de contradizê-lo quando prossegue argumentando que os homens são completamente incapazes de passar sem a consolação da ilusão religiosa, que, sem ela, não poderiam suportar as dificuldades da vida e as crueldades da realidade. Sem a religião, terão de admitir para si mesmos toda a extensão de seu desamparo e insignificância na maquinaria do universo; não podem mais ser o centro da criação, o objeto de terno cuidado por parte de uma Providência beneficente. Mas não há dúvida de que o infantilismo está destinado a ser supera do. Os homens não podem permanecer crianças para sempre; têm de, por fim, sair para a “vida hostil”. Podemos chamar isso de “educação para a realidade”.
(Sigmund Freud. O futuro de uma ilusão, 1974. Adaptado.)


Comente as diferenças entre os dois textos no tocante à religião.


Resolução
O texto 1 é um texto explicitamente religioso, cujo sentido se encontra apenas na fé. O discurso religioso revela um mundo cujo futuro é seguro e perfeito para os merecedores ou os “humanos fiéis”. É evidente que uma leitura mais ampla permite perceber que o discurso religioso não é tão otimista quanto parece, uma vez que pode prometer o mais terrível destino aos chamados infiéis (que não professam esta ou aquela fé). 
O texto 2 é produto do racionalismo do século XIX, do desenvolvimento do pensamento científico e que via no fenômeno religioso apenas um lenitivo para a condição humana, marcada pela falta de sentido, pela contingência e pelo abandono, como entendia Freud, pai da psicanálise. O problema evolveu para outras concepções, as quais procuraram ver na estrutura da consciência humana uma abertura para a transcendência, como fez um dos grandes discípulos de Freud, Carl Gustav Jung.



10
Texto 1
A natureza é hierárquica; assim, uma sociedade ordenada é naturalmente dividida em estratos ou classes, de modo que a igualdade, tanto política, social como econômica, vai contra a natureza. Para Edmund Burke (1729-1797), a ideia de igualdade, esta “monstruosa ficção” apregoada pela Revolução Francesa, só serve para subverter a ordem e para “agravar e tornar mais amarga a desigualdade real que nunca pode ser eliminada e que a ordem da vida civil estabelece”.
(Francisco Weffort. Os clássicos da política, vol. 2, 2001. Adaptado.)


Texto 2
Com Stuart Mill (1806-1873), o liberalismo despe-se de seu ranço conservador, defensor do voto censitário e da cidadania restrita, para incorporar em sua agenda todo um elenco de reformas que vão desde o voto universal até a emancipação da mulher. Na obra de Mill podemos acompanhar um esforço articulado e coerente para enquadrar e responder às demandas do movimento operário inglês.
(Francisco Weffort. Os clássicos da política, vol. 2, 2001. Adaptado.)


Classifique os dois pensadores citados nos textos, de acordo com as tendências liberal democrática ou liberal conservadora, e comente as diferenças que justificam essa classificação.


Resolução
Burke era um liberal conservador, o que pode ser verificado na justificação legitimadora das desigualdades sociais, baseada na hierarquia presente na natureza. Para ele, a democracia era "capaz de expressar as mais cruéis opressões sobre a minoria." E, nesse sentido, Burke se opôs à Revolução Francesa – para ele, um edifício erguido sobre mentiras e violência.
Já John Stuart Mill era um liberal democrata, o que pode ser identificado na defesa do voto universal. Mill admitia o despotismo em sociedades atrasadas, mas com a evolução humana e social, o homem caminharia naturalmente para uma sociedade mais democrática. 


11
Texto 1
A verdade é esta: a cidade onde os que devem mandar são os menos apressados pela busca do poder é a mais bem governada e menos sujeita a revoltas, e aquela onde os chefes revelam disposições contrárias está ela mesma numa situação contrária. Certamente, no Estado bem governado só mandarão os que são verdadeiramente ricos, não de ouro, mas dessa riqueza de que o homem tem necessidade para ser feliz: uma vida virtuosa e sábia.
(Platão. A República, 2000. Adaptado.)

Texto 2
Um príncipe prudente não pode e nem deve manter a palavra dada quando isso lhe é nocivo e quando aquilo que a determinou não mais exista. Fossem os homens todos bons, esse preceito seria mau. Mas, uma vez que são pérfidos e que não a manteriam a teu respeito, também não te vejas obrigado a cumpri-la para com eles.
Nunca, aos príncipes, faltaram motivos para dissimular quebra da fé jurada.
(Maquiavel. O Príncipe, 2000. Adaptado.)

Comente as diferenças entre os dois textos no que se refere à necessidade de virtudes pessoais para o governante de um Estado.

Resolução
Platão era defensor da aristocracia, contudo não no sentido da riqueza material. Os filósofos e homens de nobreza intelectual e de caráter deveriam governar.
Maquiavel sustentou uma antropologia pessimista: o homem seria naturalmente mau. Assim, o Estado precisa ser coerente com seus fins, deixando de lado virtudes morais, como promessas, que podem corroer a boa administração pública.

12
Texto 1
Foi assim que, com Paracelso (1493-1541), nasceu e se impôs a iatroquímica. E os iatroquímicos, em certos casos, chegaram a alcançar grandes êxitos, muito embora as justificações de suas teorias, vistas com os olhos da ciência moderna, apareçam-nos hoje bastante fantasiosas.
Assim, por exemplo, com base na ideia de que o ferro é associado ao planeta vermelho Marte e a Marte, deus da guerra coberto de sangue e de ferro, administraram com sucesso sais de ferro a doentes anêmicos – e hoje conhecemos as razões científicas desse sucesso.
(Giovanni Reale e Dário Antiseri. História da filosofia, vol. 2, 1991.
Adaptado.)


Texto 2
A ciência busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo relações universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite prever acontecimentos e, consequentemente, também agir sobre a natureza. Para tanto, a ciência utiliza métodos rigorosos e atinge um tipo de conhecimento sistemático, preciso e objetivo.
(Maria Lúcia de A. Aranha e Maria Helena P. Martins. Temas de
filosofia, 1992.)

Baseando-se na descrição do método científico do texto 2, explique por que as fundamentações da iatroquímica podem ser caracterizadas como fantasiosas.

Resolução
A iatroquímica, fundada por Jan Baptista van Helmont, fundamentava-se na concepção do funcionamento do organismo humano a partir de processos e reações químicas, o que introduziu compostos químicos no tratamento de doenças. Porém, as ideias da iatroquímica eram imbuídas de uma concepção sobrenatural. Van Helmont achava que os fenômenos vitais eram determinados por uma força misteriosa cha mada “arqueus”, situada na região estomacal.
Iatroquímicos e alquimistas da época realizavam experiência com mínimo rigor científico e bastante fantasiosas. Nesse sentido, o texto exemplifica a relação que se estabelecia entre mitologia (deus Marte), astronomia (o planeta Marte) e os compostos químicos (no caso, ferro).


Nenhum comentário:

Postar um comentário