quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Segundo Ano - CNDL
Quarto Bimestre - História do Brasil
Colégio Notre Dame de Lourdes
Coleção Pitágoras
Unidade - O Período Populista
Capítulo 3 - De Juscelino a Goulart

Problematização do tema

O Governo JK

O governo JK, apesar de enfrentar algumas crises, foi um dos períodos mais tranqüilos da história do Brasil. Juscelino foi um dos poucos presidentes da República, eleito pela via direta, que cumpriu integralmente seu mandato.
Com a morte de Getúlio, assumiu o governo o vice-presidente Café Filho. A eleição presidencial, marcada para 1955, foi mantida, apesar da oposição da UDN.
Nas eleições, saíram vitoriosos Juscelino Kubitschek para presidente, candidato da coligação PSD-PTB, com 36% dos votos e, para vice-presidente, João Goulart, do PTB. Apresentados os resultados das eleições, a golpista UDN tentou impedir a posse de Juscelino e Goulart, alegando que os mesmos não haviam obtido a maioria dos votos exigidos pela Constituição, além de denunciar que a vitória da coligação PSD-PTB havia sido fruto da corrupção eleitoral. O que acontecia, na verdade, era que a UDN não aceitava a vitória de João Goulart, herdeiro de Vargas e, por isso, incitava as Forças Armadas a darem um golpe para impedir a posse dos eleitos.
Em novembro de 1955, o presidente Café Filho ficou doente e foi substituído pelo presidente da Câmara, Carlos Luz, favorável ao golpe defendido pela UDN. Entretanto, o general Lott, Ministro da Exército, na defesa da obediência à Constituição, afastou Carlos Luz da presidência, impediu a volta de Café Filho e empossou no cargo o presidente do Senado, Nereu Ramos. A situação foi contornada até que os eleitos tomassem posse em seus respectivos cargos.
Imediatamente após a posse, oficiais da Aeronáutica rebelaram-se, com o apoio da UDN. JK, com sua conhecida habilidade política, anistiou todos aqueles que haviam conspirado contra o governo, abortando o conflito em seu início. Além disso, Juscelino praticou uma política da boa vizinhança com o Exército, aliando-se ao General Lott e colocando militares em cargos importantes da administração pública.

A oposição udenista a JK acabou neutralizando as oposições mais duras ao seu governo. Entretanto, Juscelino enfrentou greves de trabalhadores, o surgimento das Ligas Camponesas, organização dos camponeses que defendiam a reforma agrária, e índices inflacionários crescentes. Como bom populista, JK compensava a crescente inflação com constantes reajustes salariais, conseguindo o apoio dos trabalhadores urbanos.
Pense sobre o que você acabou de ler e discuta:
1. Quais as razões de, novamente, a UDN tentar impedir a posse de um presidente da República, desta vez JK?
A UDN tentou impedir a posse de Juscelino e Goulart, sob a alegação de que os mesmos não haviam obtido a maioria dos votos exigidos pela Constituição, além de denunciar que a vitória da coligação PSD-PTB havia sido fruto da corrupção eleitoral. O que acontecia, na verdade, era que a UDN não aceitava a vitória de João Goulart, herdeiro de Vargas e, por isso, incitava as Forças Armadas a darem um golpe para impedir a posse dos eleitos.
2. Quais as características de Juscelino que lhe permitiram enfrentar com sucesso as crises do ínicio do seu governo?
Juscelino conseguiu enfrentar com sucesso as crises do ínicio de seu governo graças a sua conhecida habilidade política, anistiando os militares envolvidos na conspiração contra o governo, estabelecendo uma política de boa vizinhança com o Exército, e ainda, colocando militares em cargos estratégicos da administração pública.
3. Apesar da tranquilidade do governo JK, após as crises iniciais, Juscelino enfrentou problemas sociais no seu mandato. Quais foram eles?
Entre os problemas sociais enfrentados por JK estão as greves trabalhistas, o surgmento das Ligas Camponesas lutando pela reforma agrária e os crescentes índices inflacionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário