segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Segundo Ano - CNDL
Quarto Bimestre - História do Brasil
Colégio Notre Dame de Lourdes
Coleção Pitágoras
Unidade - O Período Populista
Capítulo 2 - O Segundo Governo Vargas

O suicídio de Vargas e a carta-testamento

Nesta teleaula você vai ver que, desde o começo do seu segundo governo, Getúlio Vargas foi pressionado o tempo todo a renunciar. Além disso, acompanhará o que estava acontecendo no Brasil nos momentos que antecederam ao suicídio e saberá o significado da carta-testamento que Vargas deixou.


A morte do presidente Getúlio Vargas


De olho no vestibular

Q1. (UNIFESP) ... E a elevação do salário mínimo a nível que, nos grandes centros do país, quase atingirá o dos vencimentos máximos de um [militar] graduado, resultará, por certo, se não corrigida de alguma forma, em aberrante subversão de todos os valores profissionais, estancando qualquer possibilidade de recrutamento, para o Exército, de seus quadros inferiores.

(Memorial dos Coronéis, de fevereiro de 1954.)
Sobre o documento, é correto afirmar que expressava:
A) o ponto de vista de todos os coronéis, que estavam preocupados com os baixos salários pagos aos militares.
B) a posição dos coronéis contrários ao presidente Vargas e à sua política econômica, incluindo a elevação do salário mínimo.
C) o mal-estar generalizado existente nas fileiras do Exército brasileiro com a política industrial do presidente Vargas.
D) o descontentamento dos coronéis nacionalistas pelo fato de o salário mínimo não contemplar os trabalhadores rurais.
E) a luta surda que então existia entre coronéis, de um lado, inimigos de Vargas, e tenentes, de outro, que apoiavam o presidente.
Alternativa B
Questão de interpretação, favorecida pela data – 1954 – período de crise e de forte oposição ao populismo varguista. Setores militares criticavam a política presidencial com relação ao movimento operário.


Q2. (UNESP) O segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954) terminou com o suicídio do presidente. Contribuiu para a crise política desse governo

a) o fechamento do Congresso, que acabou por unir, numa frente ampla, os defensores dos ideais democráticos.
b) o apoio do presidente aos políticos da UDN (União Democrática Nacional), favoráveis à organização de um golpe para mantê-lo no poder.
c) a política econômica adotada, de cunho nacionalista, da qual um dos marcos foi a criação da Petrobrás, em 1953.
d) a série de convulsões sociais provocadas pela inflação, com movimentos grevistas organizados pelo Partido Comunista, então na legalidade.
e) a ruptura entre civis e militares, que culminou com o assassinato do político e jornalista Carlos Lacerda.

Resposta: C

Q4. (MACKENZIE) Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

Carta Testamento de Getúlio Vargas. O suicídio do Presidente Vargas ocorreu em 24 de agosto de 1954; entre as causas do trágico desfecho, destacamos:

a) o apoio da U.D.N. aos projetos nacionalistas e intervencionistas de Vargas, que gerou a oposição do Partido Comunista.

b) o atentado a Carlos Lacerda e os graves problemas econômicos que impediam a continuidade do modelo nacionalista e paternalista.

c) a tentativa frustrada de um novo golpe, liderado por Vargas, para se consolidar no poder.

d) o fracasso de projetos nacionalistas implantados pelo governo Vargas, como a Petrobrás.

e) o forte apoio norte-americano, sobretudo devido ao envio de tropas brasileiras à Guerra da Coréia, fato que atraiu a ira dos nacionalistas.

Resposta: B
Um dos principais inimigos de Vargas, Carlos Lacerda, sofre um atentado (05/08/1954)no qual perde a vida o major da Aeronáutica Rubem Vaz. Abre-se então uma grave crise política, pois as investigações resultam em associar a figura do presidente ao atentado. Um dos desfechos dessa crise foi o suicídio de Vargas.

Q4. (UNIFAL) A criação da Petrobras e o monopólio estatal da exploração do petróleo no território brasileiro decorrem da ampla mobilização nacionalista na chamada "Campanha do Petróleo". Tal campanha ocorreu durante
a) o governo João Goulart.
b) o governo JK.
c) o regime militar.
d) o segundo governo Vargas.
e) o Estado Novo.

Resposta: D Foi durante o segundo governo Vargas que ocorreu a campanha da nacionalização do petróleo no Brasil que culminou com a criação da Petrobras, em 1953.
Q5. (UFMG)O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2.004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953. É CORRETO afirmar que essa Lei
a) deu origem à campanha "O petróleo é nosso", o que reforçou o sentimento nacionalista entre os brasileiros e fez crescer o apoio a Vargas.
b) foi o estopim da crise política que levou ao suicídio de Vargas, pois a Lei deixou a distribuição do petróleo nas mãos de empresas estrangeiras.
c) motivou a crítica, por parte do escritor paulista Monteiro Lobato, à criação da empresa estatal de petróleo.
d) teve como eixo a imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.



resposta:[D]


Últimos episódios da crise de agosto de 1954

Pressão político-militar chega a um nível sufocante. Em reunião dramática com o Ministério, Getúlio Vargas decide sair licenciado. Às 8h26m de 24 de agosto de 1954, ouve-se um tiro no Catete.


Para saber mais

www.revistadehistoria.com.br
www2.uol.com.br/historiaviva;
http://revistagalileu.globo.com
www.historianet.com.br
www.cpddoc.fgv.br

RODRIGUES, Marly. A década de 50. Populismo e metas desenvolvimentistas no Brasil. São Paulo: Ática, 2003 (Série Princípios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário