Avaliação de História Segunda chamada do segundo bimestre
PRIMEIRA SÉRIE
1. (PITÁGORAS) Nas colônias
inglesas da América do Norte, a procura de mão de obra sempre foi grande. As
pessoas pobres da Inglaterra que iam para as colônias se sujeitavam aos mais
injustos contratos de trabalho.
Sobre essas formas de trabalho,
podemos considerar VERDADEIRA a seguinte alternativa:
a) No sul, predominou a mão de obra
livre.
b) No Norte predominou a
mão de obra escrava.
c) No Norte predominou a
servidão.
d) No sul predominou a escravidão
negra.
e) No sul predominou a servidão
temporária.
Resposta: [D]
Comentário da questão:
Ao sul das Treze Colônias predominaram as chamadas "Colônias de Exploração" caracterizadas pela plantation monocultura e escravista com produção voltada para a exportação.
2. (UNICAMP) O mapa adiante
ilustra o comércio triangular realizado pelos habitantes das colônias do norte
dos Estados Unidos, durante o período de colonização da América.
a) Observando o mapa, descreva
esse comércio.
b) Explique por que outros
produtos lucrativos, como o tabaco e o algodão, não participavam desse
comércio.
Resposta:
a) Comércio triangular era uma forma de comércio
muito lucrativa que incluía três lugares: a América do Norte, as Antilhas e a
África.
b) Pois eram produtos que a Inglaterra comercializava, tendo assim uma
maior fiscalização.
3. (FATEC) Dentre as
características gerais do período pré-colonizador destaca-se
a) o grande interesse pela terra,
pois as comunidades primitivas do nosso litoral produziam excedentes
comercializados pela burguesia mercantil portuguesa.
b) o extermínio de tribos e a
escravização dos nativos, efeitos diretos da ocupação com base na grande
lavoura.
c) a montagem de estabelecimentos
provisórios em diferentes pontos da costa, onde eram amontoadas as toras de
pau-brasil, para serem enviadas à Europa.
d) a distribuição de lotes de
terras a fidalgos e funcionários do Estado português, copiando-se a experiência
realizada em ilhas do Atlântico.
e) a implantação da
agromanufatura açucareira, iniciada com construção do Engenho do Senhor
Governador, em 1533, em São Vicente.
resposta:[C]
Comentário da questão:
O período pré-colonial do Brasil
(1500 a 1530), é o período que vai da descoberta do Brasil pelos portugueses
até o início do povoamento e colonização efetiva do território com a expedição
de Martim Afonso de Sousa (1532). O período foi marcado pelos primeiros
contatos com os indígenas, por expedições exploratórias e de patrulha
portuguesas e pelos choques com corsários, principalmente franceses, que
competiam pela exploração do pau-brasil e o domínio sobre a terra.
4. (UFSCar) O primeiro documento
escrito sobre o "achamento do Brasil" pelos navegantes portugueses
assim se refere, numa passagem, aos costumes da população nativa: "Eles
não lavram, nem criam, nem há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem
galinha, nem outra nenhuma alimária, que costumada seja ao viver dos homens;
nem comem senão desse inhame que aqui há muito e dessa semente e fruitos que a
terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão
nédios, que o não somos nós tanto com quanto trigo e legumes comemos."
(CARTA A EL-REI DOM MANOEL SOBRE
O ACHAMENTO DO BRASIL. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1974, p.73-75.)
a) Qual é o nome do autor deste
documento?
b) O pequeno trecho apresentado
demonstra que o contato entre os europeus e os habitantes da América não
deveria limitar-se a uma relação estritamente econômica. A partir de que
critérios o autor enxergou e analisou os homens da terra e a que conclusão
chegou sobre a sua própria sociedade, a europeia, ao observar esta nova gente?
Resposta:
a) Pero Vaz de Caminha.
b) O autor pautou-se em critérios
econômicos estabelecendo que os nativos viviam da caça e coleta, não sendo
portanto conhecedores da economia agropastoril.
O autor concluiu que a
alimentação dava aos nativos a condição de mais saudáveis que os europeus,
salientando ao rei a possibilidade de se aprender algo com essas pessoas.
5. (UNESP) O Brasil foi dividido
em quinze quinhões, por uma série de linhas paralelas ao equador que iam do
litoral ao meridiano de Tordesilhas, sendo os quinhões entregues (...) [a] um
grupo diversificado, no qual havia gente da pequena nobreza, burocratas e
comerciantes, tendo em comum suas ligações com a Coroa.
(B. Fausto, "História do Brasil".)
No texto, o historiador refere-se
às
a) câmaras setoriais.
b) sesmarias.
c) colônias de povoamento.
d) capitanias hereditárias.
e) controladorias.
Resposta:[D]
As capitanias foram uma forma de
administração territorial do império português pela qual a Coroa, com recursos
limitados, delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas a
particulares, através da doação de lotes de terra, sistema utilizado
inicialmente com sucesso na exploração das ilhas atlânticas. No Brasil este
sistema ficou conhecido como capitanias hereditárias, tendo vigorado, sob
diversas formas, durante o período colonial, do início do século XVI até ao
século XVIII, quando o sistema de hereditariedade foi extinto pelo Marquês de
Pombal, em 1759 (a hereditariedade foi abolida, mas a denominação capitania
ainda não).
SEGUNDA SÉRIE
1. (UFSCAR) Leia o seguinte
trecho do livro "O Abolicionismo", escrito por Joaquim Nabuco e
publicado em 1883.
Em 1871, porém, a Nação
brasileira deu o primeiro aviso à escravidão de que a consciência a vexava, e
ela estava ansiosa por liquidar esse triste passado e começar vida nova. Pode
alguém que tenha adquirido escravos depois desta data, queixar-se de não ter
sido informado de que a reação do brio e do pudor começava a tingir a face da
Nação? O preço dos escravos subiu depois da lei (...) como subira depois de
acabado o Tráfico, sendo o efeito de cada lei humanitária que restringe a
propriedade humana aumentar-lhe o valor, como o de outra qualquer mercadoria,
cuja produção diminui quando a procura continua a ser a mesma.
("O Abolicionismo". Petrópolis: Vozes, 1988, p. 157.)
a) Identifique e escreva sobre o
conteúdo da lei de 1871, a que se refere Joaquim Nabuco.
b) De que forma o autor
desenvolve o ponto de vista de que a situação da escravidão começou a mudar
após 1871?
Resposta:
a) Em setembro de 1871, os deputados
aprovaram, numa perspectiva de emancipação gradual dos cativos, a Lei do Ventre
Livre, que declarava libertos os filhos de mulher escrava que nascessem no país
a partir da promulgação da lei. Os filhos ficariam sob a guarda do senhor até a
idade de 8 anos. A partir de então, o senhor poderia libertá-los, em troca de
títulos públicos, ou se utilizar gratuitamente de seus serviços até completarem
21 anos. Na realidade, a Lei do Ventre Livre pretendia esvaziar o movimento
abolicionista e, ao mesmo tempo, garantir aos proprietários de terra uma transição
segura para o trabalho assalariado. Essa lei teve pouca eficácia. Para se ter
uma ideia, o número de crianças libertas em 1879 e 1880, quando teriam
alcançado os 8 anos, era insignificante. Até o final de 1880, apenas 4.500
escravos haviam sido libertados pelo Fundo de Emancipação, isto é, apenas 0,3%
da população escrava do país naquele ano.
b) O autor considera que a aprovação da referida lei contribuiu para
intensificar o processo de abolição na medida em que o preço do escravo
elevou-se como já havia elevado anteriormente após a decretação da lei que
proibia o tráfico internacional de escravos.
2. (UNICAMP) Durante o período
colonial brasileiro, as mulheres viviam trancadas em casa. No Império, podiam
ser vistas nas ruas desde que acompanhadas por seus pais ou maridos. No século
XX, entretanto, as mulheres começaram a romper o círculo fechado em que estavam
confinadas.
a) Defina e explique o sistema de
família que vigorou no período colonial e imperial.
b) Que condições explicam a
possibilidade de uma maior liberdade para as mulheres no século XX?
Resposta:
a) O sistema de família
que vigorou no período colonial e imperial foi o paternalista, no qual o homem
era o "chefe" da família e a mulher era submissa à ele.
b) No século
XX as mulheres mudaram de concepção e partiram para o mercado de trabalho,
criando assim uma nova visão da mulher, com uma postura bem mais liberal.
3. (FUVEST) No tocante à economia
açucareira do Brasil, ao longo do século XIX, podemos afirmar que
a) praticamente desapareceu, pois
o café se tornou o produto quase exclusivo das exportações.
b) regrediu consideravelmente
devido à concorrência norte-americana e à introdução do açúcar de beterraba na
Europa.
c) conheceu um relativo
renascimento, graças ao fim da exploração em grande escala de metais preciosos
que drenava todos os recursos.
d) ficou estagnada, acompanhando
o baixo nível das atividades econômicas em declínio após o fim da exploração de
metais preciosos em grande escala.
e) regrediu consideravelmente
devido à concorrência antilhana e à introdução de açúcar de beterraba na
Europa.
Resposta:[E]
Comentário da questão:
4. (UFC) Em 29 de maio de 1829,
oficiais ingleses abordaram o navio Veloz. "Os diários de bordo e mais
papéis do Capitão foram examinados... estavam em ordem. O número de pessoas
transportadas obedecia ao que estipulava a lei..."
GÓES José Roberto Pinto de, Cordeiros de Deus: tráfico, demografia e
política no destino dos escravos, em: Marco. A. Pamplona (org.) Escravidão,
exclusão e cidadania. Rio de Janeiro, Access, 2001, p. 23
Com base no texto acima e em seus
conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre o tráfico de escravos,
durante o Império.
a) A Inglaterra vistoriava os
navios para impedir o contrabando de produtos que pudessem concorrer com as
manufaturas inglesas.
b) Os traficantes de escravos
obedeceram aos tratados e leis firmados com a Inglaterra, inclusive os
compromissos assumidos por Portugal, a partir da transferência da Corte.
c) Portugal tinha se comprometido
a limitar a prática do tráfico ao sul do Equador e, desde então, a Inglaterra
tinha o direito de vigiar pelo cumprimento dos acordos firmados.
d) Tratados firmados entre o
Brasil e a Angola proibiam o tráfico ao sul do equador.
e) Os tratados assinados, em 1810
e 1831, permitiam aos piratas de Sua Majestade sequestrar carregamentos de
escravos e levá-los para as plantações do Caribe.
Resposta:[C]
Comentário da questão:
Os interesses do Governo da
Inglaterra em relação à extinção do tráfico negreiro intercontinental estiveram
presentes no Brasil desde a instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. A
princípio a Inglaterra agiu buscando restringir as áreas de atuação do tráfico
que entendia ser ilícito.
5. (FUVEST) "Naquela época
não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Modena,
minha mãe era de Capri e ficaram muito tempo na roça. Depois a família veio
morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não
entendo nada dessas ruas".
Esse trecho de um depoimento de
um descendente de imigrante, transcrito na obra MEMÓRIA E SOCIEDADE, de Ecléa
Bosi, constitui um documento importante para a análise
a) do processo de crescimento
urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes
entre fazendeiros de café e industriais.
b) da imigração europeia para o Brasil,
organizada pelos fazendeiros de café nas primeiras décadas do século XX,
baseada em contratos de trabalho conhecidos como "sistema de
parceria".
c) da imigração italiana,
caracterizada pela contratação de mão-de-obra estrangeira para a lavoura cafeeira,
e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.
d) do percurso migratório
italiano promovido pelos governos italiano e paulista, que organizavam a
transferência de trabalhadores rurais para o setor manufatureiro.
e) da crise na produção cafeeira
da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a
desempregar milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de
industrialização.
Resposta:[C]
As histórias dos personagens de
Bosi mostram que a função social exercida durante a vida ocupa parte
significativa da memória dos velhos, e isso não ocorre por acaso. A memória, na
velhice, é uma construção de pessoas agora envelhecidas que já trabalharam.
Assim, é uma narrativa de homens e mulheres que já não são mais membros ativos
da sociedade, mas que já foram. Isso significa que os velhos, apesar de não
serem mais propulsores da vida presente de seu grupo social, têm uma nova
função social: lembrar e contar para os mais jovens a sua história, de onde
eles vieram, o que fizeram e aprenderam. Na velhice, as pessoas tornam-se a
memória da família, do grupo, da sociedade.
TERCEIRA SÉRIE
1. (FGV) Entre 1955 e 1973, um
grupo de líderes internacionais tentou criar as bases daquilo que ficou
conhecido como "movimento dos não-alinhados". A esse respeito é
correto afirmar:
a) O movimento procurava
estabelecer uma política diplomática independente dos EUA e da União Soviética,
as duas superpotências da época.
b) Tratava-se de um movimento de
países do Terceiro Mundo, que reunia apenas líderes que não estivessem
comprometidos com os interesses da União Soviética.
c) Tratava-se de um movimento que
tentava elaborar uma alternativa política à social-democracia europeia e ao
comunismo da China e dos países do Leste europeu.
d) Os princípios do movimento,
definidos na Conferência de Bandung, em 1955, indicavam o alinhamento dos
países do Terceiro Mundo com as chamadas potências desenvolvidas.
e) A Conferência de Belgrado, em
1961, condenou a instauração do regime comunista em Cuba, liderado por Fidel
Castro.
Resposta:[A]
Comentário da questão:
2. (FGV) Durante o período da
Guerra Fria, o cenário internacional foi marcado:
a) Pela expansão de regimes
comunistas no interior da América Latina e pela Europa Ocidental.
b) Pela bipolarização do poder
mundial envolvendo as duas superpotências, União Soviética e Estados Unidos da
América.
c) Pela militarização da
Alemanha, a despeito das decisões das conferências de Yalta e Potsdam.
d) Pela polarização do mundo em
dois blocos compostos por URSS, Inglaterra, EUA e França, contra Alemanha,
Itália e Japão.
e) Pelo equilíbrio de forças
entre os países desenvolvidos e os países do chamado Terceiro Mundo.
Resposta:[B]
Comentário da questão:
Guerra Fria é a designação
atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos
entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o
final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991),
um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e
ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
3. (UERJ)
Na década de 1960, muitas expressões
artísticas representaram uma postura crítica frente a problemas da época, em
especial os conflitos da Guerra Fria. Um exemplo é o Festival de
Woodstock, ocorrido em 1969 nos
E.U.A., em cujo cartaz se lê “Três dias de paz e música”.
Nesse contexto da década de 1960,
destacava-se a denúncia sobre:
(A) presença soviética na China
(B) intervenção militar no Vietnã
(C) dominação europeia na África
do Sul
(D) exploração econômica no
Oriente Médio
(E) apoio dos EUA à formação do
Estado de Israel
Resposta:[B]
Comentário da questão:
O contexto da Guerra Fria,
instaurado após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi alvo de críticas por parte
de diversos movimentos de natureza pacifista, muitos deles associados a
manifestações culturais variadas. Na década de 1960, especialmente devido à
intervenção norte-americana na Guerra do Vietnã, ampliaram-se tais
manifestações pacifistas, traduzidas em obras literárias, cinematográficas e
musicais. A circulação e o consumo dessas obras foram consideravelmente
ampliados pelas estratégias de marketing e demais veículos de divulgação e
distribuição dos meios de comunicação de massa e da indústria cultural. O
Festival de Woodstock, ocorrido nos E.U.A., em 1969, inseriu-se nesse contexto,
simbolizando, em seu cartaz de apresentação, a relação desejada entre música e
paz, princípio forte, entre outros, do movimento hippie na própria sociedade
norte-americana.
4. (FUVEST) Índia e China ocupam,
no atual cenário mundial, um lugar tão importante que já se fala, entre
estudiosos de geopolítica, em denominar o século XXI como o “século asiático”.
Sobre as trajetórias históricas
contemporâneas desses dois países, iniciadas, respectivamente, em 1947 e 1949,
é possível estabelecer mais de um paralelo, ressaltando semelhanças e
contrastes.
Indique o processo histórico
a) da Índia, a partir de 1947, e
seus desdobramentos posteriores.
b) da China, a partir de 1949, e
seus desdobramentos posteriores.
5. (FUVEST) A doutrina de Gandhi
está sintetizada nestas palavras, dirigidas a um inglês: “Para fazer triunfar a
nossa causa, estamos dispostos a derramar o nosso sangue — não o vosso.”
a) Qual era a causa de Gandhi?
b) Quais os princípios
fundamentais de sua doutrina?
c) Por que no processo de
descolonização da Índia, esta não permaneceu unificada?
Resposta:
a) A causa principal de Gandhi dizia respeito à luta pela Independência da Índia.
b) Os princípios fundamentais de sua doutrina foram a resistência pacífica, a não violência e a
desobediência civil.
c) Quando a colônia indiana
tornou-se independente, instituíram-se um país de maioria muçulmana, o
Paquistão, e outro, que hoje é a Índia, destinado à população de origem hindu. À
época da independência, a Índia foi desmembrada nos estados: a Índia
propriamente dita, o Paquistão e a ilha de Ceilão, conhecida como Sri Lanka.
As questões envolvendo as
fronteiras entre Índia e Paquistão são bastante antigas e, até certo ponto,
decorreram da política britânica de estimular as rivalidades religiosas e
étnicas das populações sob seu domínio.
A posse da região de Caxemira faz parte das disputas fronteiriças travadas pela Índia e Paquistão, sendo,
também, reivindicada pela China.
Intensas disputas tiveram lugar
nos Estados independentes, e sangrentos conflitos culminaram com a autonomia da
parte oriental do Paquistão, originando a República de Bangladesh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário