Confira o simulado I do Segundo Bimestre
PRIMEIRA SÉRIE
Questão 28
(UFSCAR) Foi portanto como (...) prêmio de vitória que foram dados
os índios aos espanhóis (...) Como, depois de ganho o Novo Mundo, ficasse tão
distante do Rei, não podia de modo algum mantê-lo em seu poder se os mesmos que
o tinham descoberto e conquistado não o guardassem (...) acostumando os índios
às nossas leis (...) Segue-se que tratemos do serviço pessoal dos índios, no
qual se compreende toda a utilidade que pode obter o encomendadero do trabalho
do índio.
Este texto foi escrito pelo cronista José da Costa, no
século XVI. Para entendê-lo, é importante considerar que, na sociedade colonial
hispano-americana, no período da conquista da América, os índios
A) tinham uma posição social semelhante
aos guachupines, que eram brancos pobres trazidos da Europa para trabalhar na
lavoura, com direito também de exercer ofícios artesanais.
B) eram considerados como simples
instrumentos de trabalho e podiam ser comprados, vendidos e doados, sendo
utilizados na agricultura, nas minas, no transporte de mercadorias e nos
serviços domésticos.
C) permaneceram no regime de trabalho
existente antes entre os incas, chamado de cuatequil, no qual eram submetidos a
uma servidão na agricultura, com fixação na terra e na comunidade originária.
D) foram utilizados como mão de obra a
partir da encomienda e da mita, sendo que no primeiro caso eram confiados a um
espanhol a quem pagavam tributo sob a forma de prestação de serviço.
E) transformaram-se em súditos do rei da Espanha
e deviam pagar a ele tributos, através da entrega periódica de metais preciosos
e da prestação de serviços em terras comunais, inclusive mulheres e crianças.
Questão 29
(UFMG) Leia estes trechos em que se trata das
relações de trabalho nas colônias espanholas da América:
I. As aldeias eram distribuídas entre os conquistadores,
“que passavam a explorar-lhes o sobretrabalho sem, contudo, escravizar os
índios. [...] podiam exigir tributos em gêneros [...] ou prestações de
trabalho...” Os colonizadores deveriam, em contrapartida, defender as aldeias e
evangelizar os índios.
II. “Cada comunidade deveria fornecer, periodicamente, uma
quantidade de trabalhadores para as atividades coloniais [principalmente nas
minas]. [...] Pelo trabalho [...], os índios deveriam receber um salário, parte
do qual obrigatoriamente em moeda (ou metal), a fim que pudessem pagar o
tributo régio.”
III. “Na hacienda praticou-se, largamente, o sistema de
endividamento de trabalhadores, a fim de retê-los na propriedade. [...] o
trabalhador recebia como salário um crédito na tienda de raya (onde retirava
alimentos, roupas, etc.), além de um lote mínimo de subsistência.”
(VAINFAS, Ronaldo. Economia e sociedade na América
Espanhola. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 61-4.)
Considerando-se as formas de exploração do trabalho indígena
neles descritas, os trechos I, II e III referem-se, respectivamente, a:
A) peonagem, ejidos e plantation
B) ayllu, plantation e obrajes
C) encomienda, mita e peonagem
D) obrajes, ayllu e ejidos
E) escravidão, servidão e trabalho familiar
Questão 30
(UNESP) Não vejo nada de bárbaro ou selvagem
no que dizem daqueles povos [da América]; e, na verdade, cada qual considera
bárbaro o que não se pratica em sua terra.
(Michel de Montaigne, Ensaios, 1580-1588)
O trecho apresentado
permite concluir que:
A) a opinião do autor expressa a
interpretação elaborada pelo Concílio de Trento, responsável pela
Contrarreforma.
B) pensadores europeus deram-se conta da
relatividade dos valores, hábitos e costumes vigentes em diferentes sociedades
C) a expansão marítima propiciou fecundo contato
entre povos e culturas, com benefícios iguais para todos os envolvidos;
D) o conhecimento de outras regiões do
globo colaborou para reafirmar a versão bíblica da criação;
E) os primeiros europeus que chegaram à
América, sob influência do Iluminismo, respeitaram a diversidade cultural.
GABARITO
QUESTÃO 28:
RESPOSTA: [D]
QUESTÃO 29: RESPOSTA:[C]
QUESTÃO 30:
RESPOSTA:[B]
SEGUNDA SÉRIE
Questão 31
(UERJ 2014)
No I Congresso Mundial das Raças, ocorrido em Londres em
1911, o médico João Baptista de Lacerda ilustrou suas reflexões sobre a
sociedade brasileira analisando a tela “A redenção de Cam”, que retrata três
gerações de uma família.
Essa pintura foi utilizada na época para indicar a seguinte
tendência demográfica no Brasil:
A) controle de natalidade
B) branqueamento da população
C) equilíbrio entre faixas etárias
D) segregação dos grupos étnicos
E) políticas públicas de inclusão do
negro na sociedade brasileira
Questão 32
(ENEM) O suíço Thomas Davatz chegou a São
Paulo em 1855 para trabalhar como colono na fazenda de café Ibicaba, em
Campinas. A perspectiva de prosperidade que o atraiu para o Brasil deu lugar a
insatisfação e revolta, que ele registrou em livro. Sobre o percurso entre o
porto de Santos e o planalto paulista, escreveu Davatz: “As estradas do Brasil,
salvo em alguns trechos, são péssimas. Em quase toda parte, falta qualquer
espécie de calçamento ou mesmo de saibro. Constam apenas de terra simples,
sem nenhum benefício. É fácil prever que nessas estradas não se encontram
estalagens e hospedarias como as da Europa. Nas cidades maiores, o viajante
pode naturalmente encontrar aposento sofrível; nunca, porém, qualquer coisa
de comparável à comodidade que proporciona na Europa qualquer estalagem
rural. Tais cidades são, porém, muito poucas na distância que vai de Santos
a Ibicaba e que se percorre em cinquenta horas no mínimo”.
Em 1867 foi inaugurada a ferrovia ligando Santos a Jundiaí,
o que abreviou o tempo de viagem entre o litoral e o planalto para menos de um
dia. Nos anos seguintes, foram construídos outros ramais ferroviários que
articularam o interior cafeeiro ao porto de exportação, Santos.
DAVATZ, T. Memórias de um colono no Brasil. São Paulo:
Livraria Martins, 1941 (adaptado).
O impacto das ferrovias na promoção de projetos de
colonização com base em imigrantes europeus foi importante, porque
A) o percurso dos imigrantes até o
interior, antes das ferrovias, era feito a pé ou em muares; no entanto, o
tempo de viagem era aceitável, uma vez que o café era plantado nas
proximidades da capital, São Paulo.
B) a expansão da malha ferroviária pelo
interior de São Paulo permitiu que mão-de-obra estrangeira fosse contratada
para trabalhar em cafezais de regiões cada vez mais distantes do porto de
Santos.
C) o escoamento da produção de café se
viu beneficiado pelos aportes de capital, principalmente de colonos italianos,
que desejavam melhorar sua situação econômica.
D) os fazendeiros puderam prescindir da
mão-de-obra europeia e contrataram trabalhadores brasileiros provenientes de
outras regiões para trabalhar em suas plantações.
E) as notícias de terras acessíveis
atraíram para São Paulo grande quantidade de imigrantes, que adquiriram
vastas propriedades produtivas.
Questão 33
(FATEC) "Gradativamente, a produção [de
café] concentrada no Vale do Paraíba entrou em decadência. Antes da Proclamação
da República, o chamado Oeste Paulista superava a região do vale como grande
centro produtor".
(BORIS FAUSTO, Pequenos Ensaios de História da República -
1889/1945)
O deslocamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba para
o Oeste Paulista deveu-se, entre outros fatores:
A) ao desenvolvimento pouco adequado do sistema de
transportes.
B) à excepcional expansão do mercado interno no Oeste
Paulista.
C) à presença da pequena propriedade como célula básica da
agroexportação.
D) à inexistência de mão-de-obra escrava no Oeste Paulista.
E) às condições geográficas do Oeste Paulista, superiores às
do Vale do Paraíba.
Questão 34
(OSEC-SP) "Dentre os acontecimentos importantes à explicação da
sociedade brasileira, durante o século XIX, destacavam-se o intercâmbio
econômico com a Inglaterra e, internamente, a organização escravocrata do
trabalho produtivo. No plano internacional, o Brasil é fornecedor de café,
açúcar, fumo, couro, peles, de cujo comércio obtém os recursos para a
manutenção da administração pública, a criação de novos serviços, o estímulo à
iniciativa privada etc. No plano interno, a produção e a sociedade estão organizadas
com base na escravatura..."
(Otávio Ianni).
De acordo com o texto acima, a sociedade brasileira no
século XIX apoiava-se.
A) Nas relações comerciais com a
Inglaterra e numa economia baseada na indústria.
B) No trabalho escravocrata para abastecimento
do mercado interno.
C) Numa economia baseada na utilização do
trabalho escravo e voltada para o mercado externo.
D) Numa administração pública organizada
nos moldes da Inglaterra.
E) Na administração pública, no estímulo
à iniciativa privada e no trabalho de parceria.
GABARITO
QUESTÃO 31:
Resposta:[B]
QUESTÃO 32:
RESPOSTA:[B]
QUESTÃO 33:
RESPOSTA:[E]
QUESTÃO 34:
Resposta: [C]
TERCEIRA SÉRIE
Questão 31
(FGV)
“Come ananás, mastiga perdiz. Teu
dia está prestes, burguês”
Vladimir Maiakóvski, trad. de Augusto de Campos.
Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo,
Perspectiva, 1992, p. 82. “ Come
Ananás... é um exemplo de poesia de luta.
Jornais dos dias da Revolução de Outubro noticiaram que os
marinheiros revoltados investiam contra o palácio de inverno cantando esses
versos. É fácil compreender sua popularidade: o dístico incisivo, de ritmo tão
martelado, à feição de provérbios russos, fixava-se naturalmente na memória e
convidava ao grito, ao canto.”
Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo,
Perspectiva, 1992, p. 19.
A poesia citada foi elaborada no contexto
A) da resistência russa ao avanço das
tropas de Napoleão no início do século XIX.
B) dos ataques russos à cidade de
Stalingrado, tomada pelos nazistas em 1942.
C) dos grupos contrários a Mikhail
Gorbatchov em 1991.
D) da revolução socialista na Rússia, em
1917.
E) da invasão russa ao Afeganistão, em
1979.
Questão 32
(UNESP) O retorno a uma
semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de
1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas
começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde,
a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas
e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores
economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada.
(Martin Malia. Entender a
Revolução Russa.)
O
trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual
A) o Estado soviético
implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades
econômicas e sociais advindas do Comunismo de Guerra.
B) o partido bolchevista promove
um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.
C) o governo leninista, enfraquecido
pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.
D) o Estado soviético aplica
uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada
de Planos Quinquenais.
E) o conflito entre facções
dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário
socialista..
Questão 33
(UEL) Compreender o processo revolucionário
socialista ocorrido na Rússia de 1917 implica discernir historicamente os seus
autores e as atitudes assumidas por eles. Desta forma, pode-se afirmar.
A) O partido comunista russo, criado por
Marx e Engels em pleno vigor da lei de exceção imposta pelo Czar Nicolau II,
adotou táticas de guerrilha de elevada eficácia sócio-política, vencendo assim
a guerra revolucionária.
B) O processo revolucionário leninista
colocou um ponto final no período feudal soviético dos Petrogrados, unindo os
comerciantes revolucionários das principais cidades e os camponeses como
anteriormente havia ocorrido na Revolução francesa de 1789.
C) O comandante do exército bolchevique,
Stalin, assumiu o poder no processo revolucionário expulsando o Czar e nomeando
como seu líder no congresso socialista, Trotsky, organizador das barricadas
sindicais na Praça Vermelha.
D) Marx e Bakunin elaboraram os
princípios revolucionários de uma sociedade socialista, no entanto, devido aos
intensos debates entre eles sobre a forma como o processo deveria ocorrer,
distanciaram-se, tornando-se adversários.
E) Proudhon, exilado na Rússia, organizou
os operários em sindicatos comunistas que, na revolução, se integraram ao
exército vermelho chefiado por Kerensky, estabelecendo a estratégia da guerra
total contra o exército branco.
Questão 34
(FUVEST) “Há oitenta anos, a Rússia era forte
por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de
atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética era forte por
causa do poderio do Exército Vermelho. Hoje, a Rússia de Putin é forte por
causa do gás e do petróleo.”
Timothy Garton Ash, historiador inglês, janeiro de
2007.
Do texto, depreende-se que a Rússia
A) manteve inalterada sua posição de
grande potência em todo o período mencionado.
B) recuperou, na atualidade, o seu papel
de país líder da Europa.
C) conheceu períodos de altos e baixos em
função das conjunturas externas.
D) passou de força política, a força
militar e desta, a força econômica.
E) conservou, sempre, a sua preeminência
graças ao incomparável poderio militar.
GABARITO
Questão 31:
RESPOSTA:[D]
Questão 32:
RESPOSTA:[A]
Questão 33:
Resposta:[D]
Questão 34:
Resposta: [D]
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