Unesp vestibular 2014 - História
Questão 01
O início foi o problema mais
complexo que a colonização do Brasil teve de enfrentar. Tornou-se tal — e é
nisto que se distingue do caso norte-americano tão citado em paralelo com o
nosso — pelo objetivo que se teve em vista: aproveitar o indígena na obra da
colonização. Nos atuais Estados Unidos, como no Canadá, nunca se pensou em
incorporar o índio, fosse a que título, na obra colonizadora do branco. O caso
da colonização lusitana foi outro.
(Caio Prado Júnior. Formação do
Brasil contemporâneo, 1987. Adaptado.)
Caracterize a relação entre
colonos e indígenas na colonização dos Estados Unidos e identifique duas formas
de “aproveitamento” do indígena na colonização do Brasil.
Resposta:
Na colonização inglesa da América
do Norte, a relação entre colonos e nativos não foi uniforme. Nas colônias de
povoamento do Centro-Norte, os contatos iniciais chegaram a ser amistosos,
tendo inclusive ocorrido a com pra formal de terras pelos colonos; nas colônias
do Sul, a necessidade de áreas extensas para a prática da cultura do algodão e
do tabaco levou os colonos a expulsar os indígenas da região. Na colonização do
Brasil, os índios foram utilizados como trabalhadores escravos na lavoura –
sobretudo canavieira – e como mão de obra livre na pecuária e no extrativismo vegetal,
fosse de pau-brasil, fosse de “drogas do sertão”.
Obs.: no século XVIII, certas
tribos indígenas colaboraram com os ingleses na luta contra os franceses, em
disputa dos territórios além-Apalaches e do Canadá.
Questão 02
A charge ilustra as três ordens
sociais existentes na França antes da Revolução de 1789. Identifique essas três
ordens e justifique o posicionamento dos personagens na charge.
Resposta:
A sociedade francesa do Antigo
Regime (anterior à Revolução de 1789) dividia-se oficialmente em três ordens ou
Estados: o clero (Primeiro Estado), a aristocracia ou nobreza (Segundo Estado)
e o conjunto dos que não eram clérigos nem nobres, chamado genericamente de
Terceiro Estado. Embora este último esteja representado na charge por um
camponês, tratava-se de uma categoria bastante heterogênea, que ia da alta
burguesia (banqueiros, donos de ma nu faturas e grandes comerciantes) a servos
ainda presos à terra, passando pela média e pequena burguesias, ar te sãos e
prestadores de serviços urbanos, pequenos proprietários rurais e camponeses
arrendatários. A charge ilustra a situação de inferioridade do Terceiro Estado,
explorado diretamente nas propriedades das duas outras ordens (caso dos
camponeses), mas também por meio de uma carga tributária extremamente pesada
(caso da burguesia), responsável pela sustentação da monarquia francesa e pela
concessão de pensões e benefícios à nobreza e ao clero – estamentos que, entre
outros privilégios, gozavam de isenção de impostos.
Questão 03
1. Exigimos, baseando-nos no
direito dos povos a disporem de si
mesmos, a reunião de todos os
alemães em uma Grande Alemanha.
2. Exigimos a ab-rogação
[revogação] dos Tratados de Versalhes e de Saint-Germain.
3. Exigimos territórios para a
alimentação de nosso povo e para o estabelecimento de seu excedente de
população.
4. Não pode ser cidadão senão
aquele que faz parte do povo. Não pode fazer parte do povo senão aquele que tem
sangue alemão, qualquer que seja sua confissão. Consequentemente, nenhum judeu
pode fazer parte do povo.
5. Aquele que não é cidadão não
pode viver na Alemanha senão como hóspede e deve ser submisso à legislação
aplicável aos estrangeiros.
(Programa do Partido
Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, 1920. In: Kátia M. de Queirós
Mattoso. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea
(1789-1963), 1977. Adaptado.)
Explique as origens da exigência
contida no item 2 do Programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores
Alemães e cite duas ações, realizadas pelos nazistas após sua chegada ao poder,
que derivaram do que é proposto nos itens 4 e 5 desse Programa.
Resposta:
Os Tratados de Versalhes e de
Saint-Germain, ambos de 1919, foram impostos respectivamente à Alemanha e à
Áustria pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial. Suas cláusulas eram
bastante duras, sobretudo em relação à Alemanha: perdas territoriais na Europa
e no ultramar, restrições militares e pagamento de pesadas reparações; a
Áustria perdeu vários territórios (alguns, como os Sudetos, habitados por
populações germânicas) e ficou proibida de se incorporar à Alemanha – situação
que o art. 1 do programa nacional-socialista pretendia reverter.
Ações dos nazistas derivadas do
proposto nos artigos 4 e 5: perseguições aos judeus, incluindo a proibição de
que exercessem determinadas profissões, como professores, advogados e médicos,
reservadas aos cidadãos alemães.
Questão 04
Nos primeiros anos da década de
1980, a Argentina e o Brasil trilharam, finalmente, o caminho da democracia.
Naquele período, em um e outro país, as manifestações da sociedade vieram à
tona, em vários níveis.
(Boris Fausto e Fernando Devoto.
Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002), 2004.)
Compare os processos de
democratização ocorridos no Brasil e na Argentina nos anos 1980, a partir de
dois aspectos: situação econômica interna; punição aos responsáveis por
violências praticadas durante os respectivos regimes militares.
Resposta:
A redemocratização da Argentina,
em 1983, e a do Brasil, em 1985, ocorreram em condições semelhantes: gravíssima
crise econômica, complicada por uma inflação galopante. Quanto à questão da
punição dos militares por violências por eles praticadas durante os regimes
ditatoriais que impuseram, os procedimentos adotados nos dois países apresentam
diferenças: tanto na Argentina como no Brasil, os militares inicialmente não
foram processados. No Brasil, tal situação per dura até os dias atuais, por
força do disposto na Lei da Anistia, de 1979. Na Argentina, porém, a
descriminação dos militares foi revogada e os principais comandantes têm sido
condenados a penas de prisão.
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