segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Confira a correção das questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, do ENEM 2014 (parte 1)


QUESTÃO 01
Parecer CNE/CP nº 3/20004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de ações afirmativas. Propõe a divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial – descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos – para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
BRASIL. Conselho Nacional de educação. Disponível em: www.semesp.org.br
Acesso em: 21 nov. 2013 (adaptado)

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
A) Práticas de valorização identitária.
B) medidas de compensação econômica.
C) dispositivos de liberdade de expressão.
D) estratégias de qualificação profissional.

E) instrumentos de modernização jurídica


Resposta da questão 01:[A]
Comentário da questão:
Questão de interpretação de texto. O parecer mostra que para construir uma nação democrática, a valorização da diversidade étnico-racial é fundamental. A inclusão social estaria relacionada à valorização dos interesses das identidades que formam a sociedade, reforçando a concepção de cidadania.

QUESTÃO 02
A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice- rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.

NOBLAT, R. Disponível em: www.oglobo.com 
Acesso em 12 dez. 2012.

A constituição do espaço público da Praça Concórdia ao longo dos anos manifesta o (a)
A) Lugar da memória na história nacional.
B) Caráter espontâneo das festas populares.
C) Lembrança da antiguidade da cultura local.
D) Triunfo da nação sobre os países africanos.
E) Declínio do regime de monarquia absolutista.



Resposta da questão 02:[A]
Comentário da questão:
A constituição de espaços de memória é tema presente em todos os povos. Atribuir significado a lugares e monumentos é uma tentativa de valorizar este ou aquele episódio da história nacional. A Praça da Concórdia, lugar da guilhotina revolucionária, recebe o monumento do Egito estabelecendo um valor a ser guardado de forma perene pelo povo francês.
Marcar e preservar esse espaço é, como indica alternativa A, garantir lugar na memória nacional. Interessante apontar a ressignificação do mesmo espaço com o passar do tempo. A praça construída monumentalmente para glorificar Luís XVI foi palco de decapitações na Revolução de 1789. Ao longo do século XIX, em um reflorescimento do absolutismo nos governos de Carlos X e no governo de Luís, rei burguês foi colocado o monumento do grande faraó, também um déspota. Hoje, ao passar por este espaço, valoriza-se de forma mais contundente apenas a beleza da intervenção arquitetônica egípcia em meio a grandiosidade da cidade luz, de forma que a praça não é mais centro de disputas políticas da França.


QUESTÃO 03
Em 1879, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se para solicitar a D. Pedro II a revogação de uma taxa de 20 reis, um vintém, sobre o transporte urbano. O vintém era amoeda de menor valor na época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Ao grito de “Fora Vintém!”, os manifestantes espancaram condutores, esfaquearam mulas, viraram bondes e arrancaram trilhos. Um oficial ordenou fogo contra a multidão. As estatísticas de mortos e feridos são imprecisas. Muitos interesses se fundiram nessa revolta, de grandes e de políticos, de gente miúda e de simples cidadãos. Desmoralizado, o ministério caiu. Uma grande explosão social, detonada por um pobre vintém.
Disponível em www.revistadehistoria.com.br. 
Acesso em 4 abr 2014 (adaptado)

A leitura do trecho indica que a coibição violenta das manifestações representou uma tentativa de
A) Capturar os ativistas radicais
B) Proteger o patrimônio privado
C) Salvaguardar o espaço público
D) Conservar o exercício do poder
E) Sustentar o regime democrático


Resposta da questão 03: [D]
Comentário da questão:
Apesar da cidade do Rio de Janeiro (capital do Império e município neutro) ter passado por vários distúrbios de rua (campanha da maioridade e manifestações contra o embaixador Christie, por exemplo) o MOTIM DO VINTÉM é considerada pelos historiadores uma das mais importantes revoltas urbanas do período imperial – exatamente por contestar uma ordem instituída, a partir do aumento da taxa de passagem do bonde. Assim, os trechos do fragmento indicam os diversos interesses contrariados com esse dispositivo – desde a “gente miúda” até “os grandes políticos.
Ao final, a repressão violenta aos manifestantes não foi eficaz (conforme indica o texto) já que o ministério caiu, desmoralizado” –ministério que era chefiado pelo senador liberal Visconde João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu.
É importante notar que o candidato poderia, eventualmente, valorizar as alternativas B ou C (sobre a proteção ao patrimônio privado e ao espaço público) se valendo de alguns trecho que informam sobre as ações dos manifestantes se dirigindo em fúria para o Palácio Imperial, ferindo condutores, fazendo barricadas com os bondes e matando as mulas. Ainda assim, a ideia de conservação do poder mostra-se a resposta mais apropriada à proposta da questão.


QUESTÃO 04
Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiram limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e de redistribuição de renda.
Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.
NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. 
Disponível em: www.unicamp.br Acesso em 28 mar. 2014 (adaptado)


A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da
A) Dispersão regional do poder econômico.
B) Polarização acentuada da disputa partidária.
C) Orientação radical dos movimentos populares.
D) Condução eficiente das ações administrativas.
E) Sustentação ideológica das desigualdades existentes.



Resposta da questão 04:[E]
Comentário da questão: 

O texto afirma que ocorre a manutenção de um modelo conservador no país, pois a própria estrutura política brasileira é conservadora – visão do autor – e convence a sociedade que esta é conservadora. Este sistema seria, segundo Marcos Nobre, o que impede maiores avanços no sentido de transformar o Brasil. Desta forma se sustentam ideologicamente as desigualdades sociais, conforme enuncia a alternativa E.


QUESTÃO 05
Compreende- se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê- -las, não se faz mais que assegurar- lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado)

Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo buscava garantir o seguinte princípio
A) Isonomia – igualdade de tratamento aos cidadãos.
B) Transparência – acesso às informações governamentais.
C) Tripartição – separação entre os poderes políticos estatais.
D) Equiparação – igualdade de gênero na participação política.
E) Elegibilidade – permissão para candidatura as cargos públicos.



Resposta da questão 05[A]
Comentário da questão:
O texto de J.P. Vernant descreve o contexto em que se deu a redação das leis. Nele podemos encontrar um sentindo para isso: a busca de uma concepção mais ampla e equitativa na aplicação das leis. Leis escritas, do conhecimento amplo e geral, são de domínio público. Dentre as alternativas que podemos observar na questão, a que melhor descreve este processo é a que indica a isonomia na letra A. Enquanto bem comum, a lei é igualmente aplicada a todos.

QUESTÃO 06
Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana – transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seus experimentos. “não tenho nenhuma dúvida que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá criá-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçarmos, podemos ter um bebê clonado da qui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo”. 
CONNOR, S. Disponível em : www.independent.co.uk Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado)

A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a
A) Refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores éticos do homem.
B) Legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais do planeta.
C) Relativizar, no caso da clonagem humana, o uso dos valores de certo e errado, de bem e mal.
D) Legalizar, pelo o uso das técnicas de clonagem, os processo de reprodução humana e animal.
E) Fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco para o uso em seres humanos.

Resposta da questão 06:[A]
Comentário da questão:
A Bioética procura debater e criticar a ciência, no sentido de encontrar um limite seguro para o seu desenvolvimento, de forma a garantir o bem estar e a dignidade da vida humana.

QUESTÃO 07

Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol.
SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra
A) Achatamento de suas regiões polares.
B) Movimento em torno de seu próprio eixo.
C) Arredondamento de sua forma geométrica.
D) Variação periódica de sua distância do Sol.
E) Inclinação em relação ao seu plano de órbita.



Resposta da questão 07: [B]
Comentário da questão:
A diferença espacial se deve ao movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo, o que define o dia e a noite. O sentido de rotação da Terra é de Oeste-Leste, assim, enquanto na França está ocorrendo o pôr do Sol, nos Estados Unidos será meio-dia devido a sua diferença longitudinal.


QUESTÃO 08
Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo (a)
A) Liberdade humana, que consagra a verdade.
B) Razão comunicativa, que requer um consenso.
C) Conhecimento filosófico, que expressa a verdade.
D) Técnica científica, que aumenta o poder do homem.
E) Poder político, que se concentra no poder partidário.


Resposta da questão 08: [B]
Comentário da questão:
Habbermas desenvolve o conceito de razão comunicativa que busca superar o conceito de racionalidade instrumental, ampliando o conceito de razão, para o de uma razão que contenha em si as possibilidades de reconciliação consigo mesma e com todos.

QUESTÃO 09
O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos. 

CALDEIRA, J. A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).

Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela
A) demarcação do território indígena.
B) manutenção da organização familiar.
C) valorização dos líderes religiosos indígenas.
D) preservação do costume das moradias coletivas.
E) comunicação pela língua geral baseada no tupi. 



Resposta da questão 09:[E] 
Comentário da questão:
Questão específica sobre o contexto histórico da colonização no Brasil e a atuação dos jesuítas ao longo dos séculos XVI e XVIII. Como é sabido, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo num claro comprometimento com o contexto da Contrarreforma. A aproximação dos membros da Companhia de Jesus com o universo indígena deveria passar primeiramente pela compreensão da língua. Assim, a comunicação pela língua geral (uma forma de língua baseada no tupi circulante no Brasil e utilizada também pelos colonos naquele período)foi a principal forma de mediação entre jesuítas e indígenas.

QUESTÃO 10

Estatuto da frente Negra Brasileira (FNB)
Art. 1º - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na 
Comunicação Brasileira.
Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.

Quando foi fechada pela ditadura do estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização
A) política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.
B) beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição.
C) paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.
D) democrático-liberal, envolvida na Revolução constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.
E) internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.



Resposta da questão 10: [A]
Comentário da questão:

Apesar de abordar um tópico bastante específico do período republicano brasileiro, a questão é de fácil resolução se o candidato for atento. A FNB foi fundada em 1931, por Arlindo Veiga dos Santos, com o objetivo de engajar a comunidade negra de várias cidades brasileiras na luta por reconhecimento e direitos sociais, além de estimular a conscientização política de seus membros. Apesar de defender princípios muito similares ao integralismo fascista, tais como o nacionalismo e o tradicionalismo, sintetizados no lema "Deus, Pátria, Raça e Família", manteve atuação pacífica na luta contra o racismo. Seu fechamento em 1937 se deu justamente por se tratar de uma entidade de caráter político, todas elas proibidas pela Constituição Polaca de 1937.


QUESTÃO 11
No século XIX, o preço mais alto dos terrenos situados no centro das cidades é causa da espacialização dos bairros e de sua diferenciação social. Muitas pessoas, que não têm meios de pagar os altos aluguéis dos bairros elegantes, são progressivamente rejeitadas para a periferia, como os subúrbios e os bairros mais afastados.

RÉMOND, R. O século XIX. São Paulo: Cultrix, 1989 (adaptado). 

Uma das consequência geográfica do processo socioespacial descrito no texto é a 
A) Criação de condomínios fechados de moradia. 
B) Decadência das áreas centrais de comércio popular. 
C) Aceleração do processo conhecido como cercamento. 
D) Ampliação do tempo de deslocamento diário da população.
E) Contenção da ocupação de espaços sem infraestrutura satisfatória. 



Resposta da questão 11: [D]
Comentário da questão: 
A periferização da população leva ao aumento do tempo de deslocamento, pois os serviços continuam  concentrados nas regiões mais centrais das cidades. 

QUESTÃO 12

Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – no século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.
ARENDT, H, As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras. 2012. 

O processo histórico citado contribui para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

A) Difundiu as teorias socialistas. 
B) Acirrou as disputas territoriais. 
C) Superou as crises econômicas.
D) Multiplicou os conflitos religiosos.
E) Conteve os sentimentos xenófobos. 


Resposta da questão 12:[B] 
Comentário da questão:
O texto da questão aborda os motivos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), demonstrado o processo de Imperialismo. Com a segunda Revolução Industrial, ocorreu um expansão da indústria, sobretudo nos países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. Essa “mundialização” da indústria acirrou a concorrência entre os países industrializados, que passaram a disputar territórios pelo globo. Em busca de matéria-prima, fontes de energia e mercado consumidor, sobretudo em regiões da África e da Ásia. Desse modo, o texto se refere ao processo de Imperialismo, que causou o Neocolonialismo.


QUESTÃO 13

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. 

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In, SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974. 

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim 
A) Alcançar o prazer moderado e a felicidade. 
B) Valorizar os deveres e as obrigações sociais.
C) Aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
D) Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
E) Defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber. 


Resposta da questão 13:[A] 
Comentário da questão:
No texto, Epicuro propõe um cálculo dos prazeres que possibilitaria encontrar o prazer virtuoso, aquele que resulta 
em felicidade. Trata-se de prazer moderado e gerador de benefícios futuros.

QUESTÃO 14

No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento  se encontra em uma instância na qual o homem descobre a
A) Suspensão do juízo como reveladora da verdade.
B) Realidade inteligível por meio do método dialético. 
C) Salvação da condição mortal pelo poder de Deus.
D) Essência das coisas sensíveis no intelecto divino.
E) Ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade. 


Resposta da questão 14: [B] 
Comentário da questão:

O real e a possibilidade de se fazer ciência para Platão se encontra no mundo ideal, intelectivo, racional, inteligível, somente alcançável pelo método dialético.

QUESTÃO 15
Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de várias repúblicas da Ásia Central da irrigação e monocultura. O aumento da demanda resultou no desvio crescente de água para a irrigação, acarretando redução drástica do volume de tributários do Mar de Aral. Foi criado na Ásia Central um novo deserto, com mais de 5 milhões de hectares, como resultado da redução de volume.
TUNDISI, J. G. Aguá no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003.

A intensa interferência humana na região descrita provocou surgimento de uma área desértica em decorrência da 
A) erosão.
B) salinização.
C) laterilização.
D) compactação.
E) sedimentação.


Resposta da questão 15:[B] 
Comentário da questão:
As consequências desastrosas das obras de irrigação na região do Mar de Aral são até hoje sentidas na região. A desertificação com a consequente redução do nível do mar soma-se ao processo de salinização decorrente da enorme evaporação das águas usadas na irrigação e posterior acúmulo excessivo de sais nas camadas superficiais do solo.


QUESTÃO 16
É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida. 
SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).

Apesar de questionar os conceitos da tradição, a dúvida radical da filosofia cartesiana tem caráter positivo por contribuir para o (a) 
A) Dissolução do saber científico. 
B) Recuperação dos antigos juízos.
C) Exaltação do pensamento clássico. 
D) Surgimento do conhecimento inabalável. 
E) Fortalecimento dos preconceitos religiosos. 


Resposta da questão:[D] 
Comentário da questão:
O próprio processo da Dúvida Hiperbólica confere uma verdade ou certeza ao pensamento. Ao duvidar que você duvida, você continuaria duvidando. A dúvida é uma ação do pensamento.

QUESTÃO 17

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à 
A) Ideia de progresso.
B) Concentração do capital.
C) Noção de sustentabilidade. 
D) Organização dos sindicatos. 
E) Obsolescência dos equipamentos. 


Resposta da questão 17:[A]
Comentário da questão:

A charge ironiza a dinâmica entre tecnologia e a organização do trabalho. Deve-se atentar para o registro da tabuleta indicando que não há vagas.

QUESTÃO 18
Ao deflagrar a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.
 FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo:Cia Editora Nacional, 1997 (adaptado)

Uma reposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)
A) Atração de empresas estrangeiras. 
B) Reformulação do sistema fundiário.
C) Incremento da mão de obra imigrante.
D) Desenvolvimento de política industrial
E) Financiamento de pequenos agricultores.


Resposta da questão 17:[D] 
Comentário da questão:
A questão trata da políticas de incentivo à indústria a partir da década de 1930, no Brasil. O governo de Getúlio Vargas deixou de concentrar os investimentos apenas no setor agrícola e passou a promover políticas industriais. O objetivo era responder à crise mundial de 1929 e acelerar o processo de modernização do país. Desse modo, o governo getulista promoveu uma política mais intervencionista, abandonando o tradicional liberalismo econômico. Com isso, o governo, para superar a crise, estimulou uma política industrializante, como a alternativa D afirma.

QUESTÃO 19
A discussão levantada na charge, publicada logo após a promulgação da Constituição de 1988, faz referência ao 
seguinte conjunto de direitos: 
A) Civis, como o direito à vida, à liberdade de expressão e à propriedade.
B) Sociais, como direito à educação, ao trabalho e à proteção à maternidade e à infância.
C) Difusos, como direito à paz, ao desenvolvimento sustentável e ao ambiente saudável.
D) Coletivos, como direito à organização sindical, à participação partidária e à expressão religiosa.
E) Políticos, como direito de votar e ser votado, à soberania popular e à participação democrática.


Resposta da questão 19:[B] 
Comentário de questão:
Os direitos mencionados na charge são direitos sociais e estão previstos na Constituição de 1988, também conhecida como Constituição cidadã”. Embora os direitos políticos e civis estejam presentes na Carta Magna, a charge trata, sobretudo, dos direitos sociais. A crítica está justamente pelo fato desses direitos estarem restritos ao papel.

QUESTÃO 20 
Todo o homem de bom juízo, depois que tiver realizado sua viagem, reconhecerá que é um milagre manifesto ter podido escapar de todos os perigos que se apresentam em sua peregrinação; tanto mais que há tempos outros acidentes que diariamente podem aí ocorrer que seria coisa pavorosa àqueles que aí navegam querer pô-los todos diante dos olhos quando querem empreender suas viagens. 
J. P. T. Histoire de plusieurs voyages aventureux. 1600. In: DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente: 1300-1800. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado).

Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de 
A) Gosto pela aventura.
B) Fascínio pelo fantástico.
C) Temor do desconhecido.
D) Interesse pela natureza. 
E) Purgação dos pecados. 


Resposta da questão 20:[C] 
Comentário da questão:

Essa questão exige do candidato uma interpretação muito cuidadosa, pois uma primeira leitura pode induzir o aluno ao erro. Apesar do texto induzir à ideia de superação de obstáculos e ao sucesso final, mantém seu foco nos perigos que permeavam uma viagem marítima. A frase final, que afirma que, se calculados todos os perigos e riscos envolvidos em uma empreitada do tipo, provavelmente levariam o viajante a desistir, não deixa dúvidas da intenção do autor. Em seu livro "História do Medo no Ocidente"' Jean Delumeau buscou analisar com profundidade a relação do navegador com o desconhecido, especialmente os medos que este despertava.

4 comentários:

  1. Quando as leis escritas surgiram na Grécia, inicialmente, o seu papel foi nada mais nada menos do que conceder o conhecimento das mesmas às classes menos favorecidas. Portanto, como pode a questão 5 afirmar que a redação das leis na Grécia teve como objetivo conceder igualdade de tratamento? Nem o legislador que a escreveu tinha por objetivo implicar essa finalidade a elas. Não havia igualdade de tratamento só porque os membros das classes menos favorecidas tinham a possibilidade de ver tais leis!

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    1. Olá, Emilly, essa questão se refere a organização política posta em prática pela maioria das poleis, de acordo com o modelo ateniense. Seu princípio fundamental era igualdade de direitos políticos para todos os cidadãos, independentemente de sua condição econômica e social, configurando o funcionamento da democracia. No mundo contemporâneo, essa aspiração ganhou força no final do século XIX (reivindicação do sufrágio universal) e se consolidou na centúria seguinte, com a extensão da cidadania às mulheres. Grande abraço e bons estudos.

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  2. Sim, sim, mas toda essa complexidade na forma de abordagem das leis, ou seja, a idealização de igualdade de tratamento, veio apenas com Sólon. No momento de redação efetivamente, que é a que o texto se refere, Drácon tinha como único objetivo assegurar a thetas e georgóis a visualização das mesmas, não? O que quero dizer é que a questão se refere a um momento específico "a redação" quando ela quer, na verdade, uma visualização de tudo o que veio a ocorrer depois. O texto não estaria de alguma maneira equivocado?

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