sábado, 17 de novembro de 2012

Os tribunais da Santa Inquisição

Saiba mais sobre os tribunais da Inquisição





A atuação do Tribunal da Inquisição na Idade Moderna. A fogueira da intolerância, com o professor cenecista Renant Araújo Morais.



Roteiro de estudos: Os Tribunais do Santo Ofício ou Inquisição

1. (Unesp) O Cristianismo criou profundas raízes na Europa, modelando a sociedade em seus diferentes aspectos. Discorra sobre os primórdios medievais da Inquisição e enumere alguns de seus abusos.


resposta:
A Inquisição, ou Santa Inquisição foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.
Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges (praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias ao que é definido pela Igreja Católica) por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo.
 


2. (Mackenzie) Em 1231, o Papa Gregório IX criou os Tribunais da Inquisição, tendo entre outros objetivos impor:
a) o dogma monofisista que prega a idéia da natureza exclusivamente divina de Cristo, negando-lhe a natureza humana.
b) os pontos fundamentais e indiscutíveis da Igreja Católica, combatendo formas diferentes de interpretação.
c) a questão iconoclasta, propagando a destruição dos ícones e fortalecendo o poder dos monges.
d) os dogmas albigenses acerca da existência de um deus do bem, criador da alma e um deus do mal, criado do corpo.
e) os procedimentos teológicos da Igreja Católica, propagados pelo Bispo Ário, que reafirmam Cristo como um ser desprovido da mesma substância do pai.


resposta:[B]


3. (MH) Defina as expressões Heresia e Inquisição, relacionadas ao poder da Igreja na Idade Média.


resposta:


Tribunal da Inquisição era um tribunal eclesiástico que julgava e condenava os hereges.
Heresias eram consideradas todas as práticas desviantes da verdadeira fé cristã e hereges eram todas as pessoas que divulgavam e/ou praticavam idéias diferentes dos dogmas defendidos pela Igreja Católica.


4. (Cesgranrio) No contexto dos diversos conflitos religiosos que eclodiram na Europa, ao longo do século XVI, identificamos a convocação pela Igreja Católica, a partir de 1545, do Concílio de Trento. Dentre suas determinações, destacamos corretamente o(a):
a) reconhecimento da autoridade política e teológica da Igreja anglicana frente ao papado, encerrando os conflitos provocados na lnglaterra devido à luta de Henrique VIII contra o Vaticano.
b) fim do clero regular como solução para conter os abusos cometidos pela Igreja, tais como a venda de indulgências e sacramentos.
c) oficialização da doutrina calvinista que admitia o lucro comercial como uma dádiva divina e não mais como um pecado usurário, como um novo dogma católico.
d) submissão da Igreja católica aos Estados imperiais laicos e a validade da livre interpretação da Bíblia.
e) reafirmação da hierarquia eclesiástica católica e a reativação do tribunal do Santo Ofício da Inquisição.


resposta:[E]


5. (Unicamp) Observe a figura abaixo de Pedro Berruguete, do final do século XV, retratando um auto-de-fé.
Fonte: Francisco Bethencourt, História das Inquisições, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.
a) Identifique, na imagem, os personagens que participam de uma cerimônia pública da Inquisição.
b) Explique por que as ações da Inquisição se davam por meio de cerimônias públicas.
c) Caracterize a atuação da Inquisição no Brasil colonial.



resposta:
 a) Dentre as personagens que participam da cerimônia da Inquisição encontram-se as autoridades temporais, religiosos locais
e população.
b) As ações da Inquisição ocorriam em cerimônias públicas, pois entre os seus objetivos era o de julgar e condenar hereges.
Desse modo, os atos inquisitoriais se mostravam como uma forma de pressão e preveniam a população, impondo o respeito às regras clericais além de uma participação direta do poder público (prefeituras).
c) A Inquisição atuou no Brasil colonial de forma a prevenir que problemas ocorressem, sendo mandados para a Colônia manuais de orientação para as autoridades utilizarem e prevenirem a disseminação das heresias.



6. (Ufscar) Antônio Correa era bufarinheiro ou vendedor de miudezas no Peru. Acusaram-no de apóstata porque, tendo sido batizado, praticava a lei de Moisés: era judaizante porque rezava os Salmos de Davi sem o gloria Patri; era judeu porque guardava os sábados; era rebelde porque possuía uma Bíblia em romance; era fautor de hereges porque, em viagem que fez a Huancavelica, rezava certas orações que, segundo ele, tinham o dom de afastar qualquer perigo, e aconselhava a seus companheiros que o imitassem. (...) preparava-se já a Inquisição para lançá-lo à fogueira, quando o réu se manifestou tão contrito que o Tribunal dele se apiedou, limitando-se a condená- lo ao uso do sambenito por três anos, com a obrigação, de nos dias de festa, ouvir missa solene na Catedral de Lima, além de outras práticas piedosas. (Ricardo Palma, relatando processo do século XVII em Lima, citado por José Antônio Lavalle.)
a) Indique o contexto histórico abordado no texto.
b) A partir do texto, indique dois exemplos de acusações freqüentemente utilizadas em processos semelhantes.


resposta:
  a) No contexto da Reforma Católica (Contra-Reforma), que levou ao restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício, inclusive nas regiões coloniais.
b) Exemplos de acusações:
• Judaísmo (seguir a Lei de Moisés, guardar os sábados, rezar os Salmos de Davi);
• Heresia (recitar e ensinar orações que, supostamente, afastariam o perigo, configurando-se como superstições)


7. (UFPI) Em relação ao contexto das reformas religiosas do século XVI, é correto afirmar que:
a) a Reforma Puritana possibilitou à Coroa Portuguesa efetivar seu rompimento definitivo com o Catolicismo Romano.
b) a Contra-reforma procurou conciliar a visão religiosa dos seguidores de Lutero com o pensamento dos seguidores de Calvino.
c) os Tribunais da Inquisição ficaram responsáveis pela punição dos infiéis e pela censura aos livros considerados ofensivos à fé católica.
d) a Contra-reforma opôs-se à Companhia de Jesus e delegou à Igreja Anglicana a tarefa de combater a expansão protestante na Europa.
e) a Reforma Protestante fortaleceu a venda de relíquias sagradas e aplicou o dinheiro das indulgências na edificação de templos católicos.


resposta:[C]

8. (Ufpel)
"Arrancada a confissão do réu, os inquisidores proferiam a sentença em uma sessão pública denominada sermão geral. As sentenças previam três tipos básicos de penas: confiscação de bens, prisão e morte. A maioria dos condenados à morte eram queimados vivos numa grande fogueira. Somente a alguns permitia-se o estrangulamento antes de serem lançados ao fogo." COTRIM, Gilberto. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. O texto didático faz uma análise das ações do Tribunal da Inquisição, criado pela
a) Igreja Anglicana, durante a Reforma Religiosa.
b) Religião muçulmana, no período das Cruzadas.
c) França dos Huguenotes, no período da Contra-Reforma.
d) Reforma Protestante, liderada por Lutero, no fim da Idade Média.
e) Igreja Católica Romana, durante a Idade Média.

resposta:[E]


9. (Ufjf) Leia, atentamente, o trecho a seguir, através do qual o autor demonstra aspectos da realidade vivida por parte da população da Europa Ocidental, no início da Idade Moderna: "Chamava-se Domenico Scandella, conhecido por Menocchio. Nascera em 1532 (...), em Montereale, uma pequena aldeia nas colinas de Fruili (...). Era casado e tinha sete filhos; outros quatro haviam morrido (...). Em 28 de setembro de 1583 Menocchio foi denunciado ao Santo Ofício, sob a acusação de ter pronunciado palavras heréticas e totalmente ímpias sobre Cristo."
(GUINZBURG, C. "O queijo e os Vermes").

Agora, leia as afirmativas adiante e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.
I. O trecho acima aponta para a atuação da Inquisição como meio de julgar e punir aqueles que fossem suspeitos de difundir idéias e práticas religiosas contrárias à fé católica.
II. Para além das grandes transformações pelas quais a Europa estava passando, com o desenvolvimento da vida urbana e instituições comerciais, grandes contingentes populacionais viviam sob péssimas condições de vida, perceptíveis nas variações demográficas da instituição familiar.
III. Nesse período, grandes contingentes de camponeses migravam para as áreas urbanas e ingressavam no trabalho fabril, submetendo-se a longas jornadas de trabalho e a baixos salários.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão incorretas.
c) Apenas a I e a II estão corretas.
d) Apenas a I e a III estão corretas.
e) Apenas a II e III estão corretas.


resposta:[C]

10. (Ufu) Leia o trecho a seguir.
Como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa foi a Inquisição, que fora instalada por Fernando e Isabel. Ela fora transferida para a América pelo menos em 1519 e, mais tarde, funcionou através de tribunais em Lima (fundado em 1570), na Cidade do México (fundado em 1571) e em Cartagena (fundado em 1610). Entretanto, rigorosamente falando, a Inquisição não tinha jurisdição sobre os índios. Sua principal tarefa era suprimir o judaísmo e o protestantismo (bem como a feitiçaria e o desvio sexual).
BARNADAS, Josep M. "A Igreja Católica na América Espanhola Colonial". In: BETHELL, Leslie (org.). "História da América Latina". Vol. 1: América Latina Colonial, São Paulo: EdUSP, 1998. p. 540.

Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, marque a alternativa INCORRETA.
a) A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos pré-colombianos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos andinos e mexicanos.
b) Para fugir da perseguição do Santo Ofício, a maior parte dos judeus que vivia nas colônias aceitava formalmente a religião católica, contudo, continuava praticando, secretamente, a sua religião. Os criptojudeus ou "cristãos novos", como eram chamados, passaram a ter suas práticas vigiadas pelas autoridades religiosas.
c) As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes de processos de sincretismos. Eram, portanto, expressões heterodoxas da variedade cultural e religiosa que circulavam das colônias, abrangendo, por exemplo, influências cristãs, judaicas, indígenas e pagãs.
d) Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público. Para os espetáculos, concorria um grande número de expectadores, de modo que constituíam um poderoso instrumento de propaganda religiosa a serviço da ortodoxia cristã na América.


resposta:[C]

11. (Unesp) "Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real."
(Stephen Hawking, "Uma breve história do tempo")

O "famoso conflito com a Igreja católica" a que se refere o autor corresponde
a) à decisão de Galileu de seguir as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.


resposta:[B]

12. (UFMG) Em janeiro de 1592, Brás Dias, mameluco, natural da cidade da Bahia, confessou perante a Mesa da Santa Inquisição que, durante quatro ou cinco anos, andando pelo sertão, fizera parte, junto com os gentios, de uma seita chamada Santidade, que funcionava na fazenda de Fernão Cabral, em Jaguaripe. A seita era dirigida por um índio chamado Antônio, que tinha sido criado pelos jesuítas nas missões. Entre outras coisas, esse Antônio, que era casado, batizava os próprios filhos, utilizando duas candeias acesas e um prato d água, e chamavam a si próprios com os nomes de Jesus e de Santa Maria. Nos cultos, celebrados ao pé de cruzes metidas no chão em montes de pedra, uivavam e se comportavam como macacos, sem regras nem ordem, cometendo vários deslizes heréticos.
(Texto baseado em documentos transcritos em VAINFAS, Ronaldo (Org.). "Confissões da Bahia". São Paulo: Companhia da Letras, 1997.)

Esse testemunho demonstra que
a) os missionários indígenas formados nas reduções jesuíticas reproduziam com perfeição os ritos católicos por toda a Colônia.
b) a ação dos párocos, nos dilatados sertões da Colônia, levava a que os índios internalizassem os dogmas católicos aprendidos com os jesuítas.
c) a religiosidade popular na Colônia se caracterizava pelo sincretismo e assimilava mais facilmente os aspectos exteriores do culto católico.
d) os indígenas aceitavam livremente as regras e a ortodoxia dos preceitos do culto católico, dispondo-se a imitá-los mesmo no sertão mais bravio.


resposta:[C]


13. (Ufrs) Em relação aos movimentos religiosos que contestavam os dogmas oficiais do catolicismo, a Igreja Romana tomou uma série de medidas que seriam conhecidas como Contra-Reforma.
Com relação a esse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir.
( ) Uma das medidas mais drásticas adotadas em relação à reforma protestante foi a criação de uma nova instituição, a Santa Inquisição, responsável por punir e prevenir os desvios dogmáticos.
( ) O Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros cujo conteúdo ameaçava ou contradizia as idéias oficiais da Igreja.
( ) O Concílio de Trento reafirmou antigos dogmas católicos, entre os quais o de que o Papa é infalível, por representar a vontade de Deus na Terra.
( ) O movimento da Contra-Reforma evitou que o protestantismo se tornasse uma ameaça real em estados tradicionalmente católicos, como Espanha e Portugal.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - V - F.
d) V - F - F - V.
e) F - V - V - F.


resposta:[A]


14.  (UFMG) O Concílio de Trento foi a resposta institucional da Igreja Católica à Reforma Protestante. Duas instituições da Igreja Católica desempenharam papel crucial nesse contexto - o Tribunal do Santo Ofício e a Companhia
de Jesus.
Explique o papel que cada uma dessas instituições desempenhou nesse contexto:
Caracterize a atuação de cada instituição na colônia brasileira.


resposta:
 O Tribunal do Santo Ofício tinha a função de conter o avanço protestante  e de perseguir qualquer pessoa que por meios científicos ou artísticos contestavam a igreja na Europa. Enquanto que a Companhia de Jesus era responsável por conseguir novos fiéis na Ásia, África e na América.


15. (Unicamp) Em 1478, o Papa Sisto IV assinou uma bula, através da qual fundou uma nova Inquisição na Espanha. Redigida  como resposta às petições dos Reis católicos, essa bula atribuía a difusão das crenças e dos ritos judaicos entre cristãos-novos de Castela e Aragão à tolerância dos bispos e autorizava os reis a nomear três inquisidores para cada uma das cidades ou dioceses dos reinos. Esse poder concedido aos príncipes era até então reservado ao Papa.
(Adaptado de Francisco Bethencourt, História das Inquisições. Portugal, Espanha e Itália. Lisboa: Círculo de Leitores, 1994, p. 17.)
 
a)  A partir do texto, identifique os aspectos que definem a novidade da Inquisição fundada pelo papa Sisto IV.
b)  Quais as mudanças vividas pelos judeus na Espanha entre os séculos XV e XVI?
 
resposta:
a) Como se vê a partir do texto, a bula do papa Sisto  IV dava ao rei da Espanha autonomia para nomear os inquisidores, poder que até então era exclusivo dos papas. Poderia também ser notado no texto que a nova Inquisição, fundada na Espanha, voltava-se especificamente contra a difusão das heresias judaizantes entre os
cristãos-novos, atribuída à tolerância dos bispos.
b) Entre os séculos XV e XVI, os judeus passaram a ser perseguidos pela coroa espanhola; foram forçados à conversão e aqueles que não a aceitaram tiveram seus bens confiscados e foram por fim expulsos do país.



Um comentário:

  1. Eu adoro fazer exercícios para ver se aprendi o conteúdo e essas perguntas estão num nível muito bom, não ta nenhum bicho de sete cabeças mas também só consegue acertar quem realmente conhece o assunto.

    ResponderExcluir