Agora teste seus conhecimentos resolvendo as questões abaixo.
1. (Unesp-2008) Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A imagem representa
a) a nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.
b) a propaganda norte-americana contra o Japão nos anos anteriores a Pearl Harbour.
c) a superioridade do guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.
d) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação norte-americana.
e) a aliança entre o Japão e a União Soviética contra o imperialismo capitalista.
resposta:[C]
2. (ENEM 2011)O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil.
Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,
A) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
B) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
C) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
D) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
E)tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
resposta:[E]
3. (ENEM 2011)A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela
A) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.
B) a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
C) a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
D) o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.
E) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.
resposta:[A]
4. (UEL 2008) Com base na imagem, considere as afirmativas a seguir.
I. No século XIX, com a descoberta de novas técnicas e a conseqüente mecanização da produção, os industriais intensificaram a exploração da mão-de-obra para recuperar os investimentos com as maquinarias e aumentar os lucros com a produção. Para conseguir tal intento, os assalariados tinham que cumprir em média 15 horas de trabalho por dia, sendo que mulheres e crianças - consideradas inferiores - foram comumente utilizadas como mão-de-obra por se constituírem em força de trabalho mais barata.
II. A crise econômica que arrasou a Inglaterra na segunda metade do século XIX abriu espaço para que os Estados Unidos colocassem no mercado seus produtos industrializados. A partir de então, o capitalismo foi se consolidando numa perspectiva mais financeira e abriu espaço para o surgimento das grandes potências bancárias.
III. A luta de classes tornou-se uma realidade a partir do momento em que a sociedade ficou dividida em duas classes antagônicas: burguesia e proletariado. As diferenças entre aqueles que eram donos dos meios de produção - e do capital - e aqueles que possuíam a força de trabalho - mão-de-obra - levou estes últimos a organizarem-se em sindicatos, partidos, associações para lutar contra a exploração a que eram submetidos. IV. O anarquismo como doutrina política foi primordial para a constituição da classe burguesa, no século XIX, porque defendia a importância do capital na consolidação desta nova ordem social. Defendia, também que todos os indivíduos tinham o direito de lutar para garantir melhores salários e qualidade de vida. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
resposta:[B]
5. (UFG 2008) Observe a imagem:
A pintura egípcia pode ser caracterizada como uma arte que
a) definiu os valores passageiros e transitórios como forma de representação privilegiada.
b) concebeu as imagens como modelo de conduta, utilizando-as em rituais profanos.
c) adornou os palácios como forma de representação pública do poder político.
d) valorizou a originalidade na criação artística como possibilidade de experimentação de novos estilos.
e) elegeu os valores eternos, presentes nos monumentos funerários, como objeto de representação.
resposta:[E]
Nenhum comentário:
Postar um comentário