sábado, 17 de dezembro de 2011

Saiba mais sobre o período da Guerra Fria

História Geral
Idade Contemporânea: Guerra Fria

Bipolarização entre EUA (capitalismo) e URSS (socialismo), estado de constante hostilidade entre as duas superpotências e seus aliados e corrida armamentista e tecnológica, mas sem conflito armado direto, caracterizaram a Guerra Fria, que vigorou entre o fim da Segunda Guerra Mundial e a crise do socialismo real no final dos anos 1980.
A expansão do socialismo no pós-guerra e a desestruturação socioeconômica da Europa Ocidental, criaram um cenário de tensões, inseguranças e incertezas, iniciado no continente europeu e logo expandido para outros pontos do mundo.
Tradicionalmente as fases da Guerra Fria são, a Guerra Fria "Clássica" (1945 - 1953), o
período do Degelo ou da Coexistência Pacífica (1953 - 1968) e a política da Détente ou da Distensão (1968 - 1989).

Marcos iniciais da Guerra Fria
Bloco Capitalista

Em 1946, Churchill discursa nos EUA e pede para que estes se tornem os protetores do "mundo livre", pois a Grã-Bretanha, não poderia mais manter tal papel. Também solicita ajuda econômica e militar contra o avanço soviético, em especial para Grécia e Turquia.
Doutrina Truman (1947) - o presidente Truman responde às denúncias de Churchill através de sua Doutrina e pede ao Congresso Americano ajuda econômica e militar para os governos europeus, especialmente à Turquia e à Grécia. Os EUA passaram a assumir a tarefa de "protetores" da democracia, reagindo, imediatamente, ao menor sinal de avanço socialista. A Doutrina Truman pode ser considerada marco inicial da Guerra Fria.
Plano Marshall (1947) - ajuda econômica para a Europa e considerado "braço econômico" do Bloco Capitalista no início da Guerra Fria.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) 1949 - força político-militar com objetivos "defensivos", inicialmente composta por países da Europa Ocidental, EUA e Canadá.
Bloco Socialista
Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários (Kominform) 1947 - criado pela URSS para unificar a ação comunista na Europa Oriental, transmitindo a orientação soviética aos partidos comunistas de cada país de seu bloco e garantir o controle político sobre o Leste europeu ("sovietização" do socialismo). Única exceção foi a Iugoslávia, que se rebelou em 1948, enquanto as demais democracias populares foram forçadas a admitir a intervenção soviética, que não hesitou em usar de violência para manter o controle sobre seu bloco. Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon) 1949 – orientado pelos princípios da planificação econômica e criado pela URSS para ajudar na reconstrução do Bloco Socialista.
Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental (Pacto de Varsóvia) 1955 - aliança militar do Bloco Socialista e formada por países da Europa Oriental e a URSS.

1. Principais acontecimentos
Crise ou Bloqueio de Berlim (1948-49) - com o fim da Segunda Guerra, o Acordo de Potsdam (1945) dividiu a derrotada Alemanha nazista e sua capital em quatro zonas de ocupação entre URSS, EUA, Grã-Bretanha e França. Em 1948, a URSS impôs bloqueio terrestre à Berlim, localizada em sua zona, como reação à possibilidade de unificação administrativa na parte capitalista. Depois desse incidente, resolvido diplomaticamente, surgiram a República Federal da Alemanha (capital Bonn), sob o governo capitalista do chanceler Konrad Adenauer e a República Democrática Alemã, inspirada no modelo soviético, com capital em Berlim Oriental.

Guerra da Coréia (1950-53) - a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial (1945) permitiu a libertação da Coréia pelas tropas aliadas, mas o país foi dividido em dois setores de ocupação (norte-americano e soviético), pelo paralelo 38º. A divisão do país, as tensões relacionadas com a Guerra Fria e a vitória comunista de Mao Tsé-tung na Revolução Chinesa, em 1949, desencadearam a Guerra da Coréia, iniciada após a invasão do sul pelos norte-coreanos, em 1950. A Coréia do Sul recebeu apoio militar dos Estados Unidos, enquanto a do Norte da China e da URSS. O conflito terminou com a assinatura do Armistício de Panmunjom (1953), que ratificou a divisão da Coréia efetuada anteriormente.
Guerra do Vietnã (1960-75) - a luta pela descolonização da Indochina começou no Vietnã e foi liderada por Ho Chi Minh - Guerra da Indochina (1946-54). Na Conferência de Genebra (1954), a França reconheceu a independência do Laos, Camboja e Vietnã – este dividido em Norte (socialista) e Sul (capitalista). As eleições que reunificariam o Vietnã em 1956, não aconteceram, devido ao golpe de Estado de Ngo Dinh Diem (Sul) que estabeleceu uma ditadura militar em 1955, apoiado pelos Estados Unidos. A resistência ao governo golpista gerou a formação da Frente de Libertação Nacional, cujo braço armado eram os vietcongues, e a Guerra do Vietnã. Nos anos 1960, auge da Guerra Fria, a guerra no Sudeste asiático ampliou-se com a intervenção militar norte-americana. A saída dos Estados Unidos e o avanço das tropas comunistas levaram à rendição do Sul, em 1975, permitindo a reunificação do país, em 1976, e o nascimento da República Socialista do Vietnã.
Muro de Berlim (1961) - o interesse soviético em bloquear fugas para o lado capitalista de Berlim e enfraquecer as expectativas reunificadoras, levou a Alemanha Oriental a erguer o muro em 1961. O "muro da vergonha" dividiu famílias e ideologias, transformando-se em um dos principais símbolos da Guerra Fria.

Crise dos mísseis (1962) - em 1959, Fidel Castro e alguns companheiros, contando com o apoio camponês, derrubaram o ditador cubano Fulgêncio Batista. O governo revolucionário demonstrou, desde o início, uma grande preocupação com a justiça social. A reação americana foi imediata, merecendo destaque, o embargo comercial e a pressão para que Cuba fosse expulsa da OEA. Isolada política e economicamente, Cuba aproxima-se da URSS, ampliando o Bloco Socialista. Mas, o momento de maior tensão aconteceu em 1962, quando os EUA descobriram que mísseis soviéticos estavam sendo instalados em Cuba - Crise dos Mísseis. A conscientização das graves consequências de um confronto armado direto, levou os líderes das superpotências ao entendimento. A URSS concordou em retirar seus mísseis e os EUA aceitaram a perda do monopólio político-ideológico no continente.
Primavera de Praga (1968) - as intenções de modernizar a economia e o Estado, buscando uma via independente e mais humanizada de socialismo, pelo presidente, da então Tchecoslováquia, Dubcek, provocou a imediata reação soviética, que a fim de manter seu controle sobre a Europa Oriental, enviou tropas do Pacto de Varsóvia, reprimindo a "Primavera de Praga".
Maio de 1968 - "é proibido proibir" e "paz e amor" foram palavras de ordem de uma geração, nascida em plena Guerra Fria, e que viveu os ‘’anos rebeldes’’ – a década de 1960. Na França, em 1968, os estudantes protestaram contra as reformas educacionais, além de pedirem maior liberdade, criticando abertamente o conservadorismo. A repressão às manifestações, particularizadas por unir estudantes e trabalhadores, acordos trabalhistas e as férias escolares, esvaziaram o movimento. Mas o exemplo francês se espalhou pelo mundo motivando outras ações da juventude, em particular nos EUA contra a Guerra do Vietnã e no Brasil contra a ditadura militar.
Corrida espacial - as pesquisas espaciais tiveram destacado papel na tensão entre Estados Unidos e URSS, transformando a eficiência tecnológica em uma importante arma político-ideológica. A corrida espacial começou em 4 de outubro de 1957, quando foi lançado o primeiro satélite em órbita da Terra pela União Soviética, o Sputnik-1. A competição aumentou quando os soviéticos, um mês depoisdo Sputnik-1, enviaram o Sputnik-2. Em 1961 a URSS comemorou o primeiro vôo tripulado, transformando Iúri Gagárin no primeiro astronauta da história. Apenas em 20 de julho de 1969, os norte-americanos conseguiram impor-se, enviando a Apolo-11, com os primeiros astronautas, à Lua.
Acordos sobre controle de armas - os primeiros acordos assinados entre as superpotências para diminuir a escalada armamentista foram o Salt-1(1972) que limitou o número de mísseis antibalísticos e congelou por cinco anos a construção de plataformas de mísseis intercontinentais e o Salt-2 (1979) que determinou a redução de mísseis e bombardeios estratégicos.

Por Prof.a Cinília Tadeu Gisondi Omaki

Exercícios
01. (FGV maio 98) A política anticomunista acentuou-se nos países capitalistas após a Segunda Guerra Mundial. Nos EUA pós-guerra, esta expressou-se através:
a. do assassinato dos líderes sindicais Sacco e Vanzetti.
b. do Comitê de Atividades Antiamericanas destinado a investigar e perseguir condutas consideradas desleais para com a política oficial dos EUA.
c. do decreto Roosevelt, que indicou o republicano J. McCarthy à presidência da Polícia Federal dos
EUA.
d. da criação da Polícia Federal, dirigida pelo senador McCarthy.
e. da indicação do General Eisenhower à presidência do Senado.

02. (PUCCAMP 99) Leia o seguinte texto sobre a Segunda Guerra Mundial:
"Antes mesmo de findar a guerra, as grandes potências [vitoriosas] firmaram acordos sobre seu encerramento, além de definirem partilhas, inaugurando novos confrontos que poderiam desencadear uma hecatombe nuclear."
Considere as alternativas abaixo, relacionando-as com os efeitos dos confrontos citados.
I. A Instituição de duas Alemanhas " a República Federal Alemã e a República Democrática Alemã " e a divisão da cidade de Berlim em quatro zonas.
II. O surgimento de dois Estados Coreanos: a República da Coréia e a República Popular Democrática da Coréia do Norte.
III. A divisão do Vietnã em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul.
IV. A Conferência de Bandung e a demarcação de áreas de influências européias.
Estão corretas somente:
a. I e II
b. III e IV
c. I, II e III
d. I, II e IV
e. II, III e IV

03. (PUCSP 96)
"Circo russo na cidade: não alimentem os animais."
(grafite nos muros de Praga em 1968)
"Os conselhos eram: ignorem os soviéticos, tratem-nos como coisas, beijem e namorem sob seus narizes. Vivam. Mas façam em torno deles barragens invisíveis."

Godfelder, Sonia. A Primavera de Praga. S. Paulo, Brasiliense, 1981.
A indisposição dos tchecos, em relação aos soviéticos na circunstância indicada pelas citações anteriores, era devida:
a. à grande presença, em território nacional, de dissidentes soviéticos asilados pelo Estado, os quais gozavam de privilégios não desfrutados pelos cidadãos tchecos.
b. à interrupção, por parte da URSS, do fornecimento de gêneros alimentícios e material bélico, para que a Tchecoslováquia mantivesse sua superioridade frente aos poloneses.
c. à histórica discriminação dirigida pelos tchecos aos povos eslavos e que foi reativada com a atuação da Igreja Ortodoxa Russa.
d. à intervenção militar praticada pelo governo soviético na Tchecoslováquia, como resposta a uma
tentativa da sociedade tcheca de ampliar as liberdades individuais no interior de um regime comunista.
e. à iniciativa tcheca de romper com o regime comunista e negar a influência da URSS, optando pela aliança com o governo americano e pela reorientação da economia, no sentido de sua estatização.

04. (PUCCAMP 94) "...inspirado por razões humanitárias e pela vontade de defender uma certa concepção de vida ameaçada pelo comunismo, constitui também o meio mais eficaz de alargar e consolidar a influência norte-americana no mundo, um dos maiores instrumentos de sua expansão (...) tem por conseqüência imediata consolidar os dois blocos e aprofundar o abismo que separava o mundo comunista e o Ocidente..."
"...as partes estão de acordo em que um ataque armado contra uma ou mais delas na Europa ou na América do Norte deve ser considerado uma agressão contra todas; e, consequentemente, concordam que, se tal agressão ocorrer, cada uma delas (...) auxiliará a parte ou as partes assim agredidas (...)"

Os textos identificam, respectivamente:
a. a Doutrina Monroe e a Organização das Nações Unidas (ONU).
b. o Plano Marshall e a organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
c. o Pacto de Varsóvia e a Comunidade Econômica Européia (CEE).
d. o Pacto do Rio de Janeiro e o Conselho para Assistência Econômica Mútua (COMECON).
e. a Conferência do Cairo e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

05. (PUCMG 97) A Guerra do Vietnã ultrapassa os limites da luta pela libertação do domínio estrangeiro e se insere nos quadros da Guerra Fria, quando:
a. a URSS oferece seu apoio irrestrito ao partido comunista de Ho Chi Minh.
b. os EUA atuam no sentido de impedir o avanço do comunismo no sudeste asiático.
c. o regime comunista do Vietnã do Norte se alia ao regime socialista de Mao Tsé tung.
d. a aliança França-EUA se consolida na luta contra a libertação da Indochina.
e. a política bem sucedida de Ho Chi Minh se expande por toda a península indochinesa.

Gabarito
01. Alternativa b.
Os Estados Unidos assumiram o papel de "protetores" da democracia a partir da Doutrina Truman (1947). O comunismo visto como maior ameaça ao mundo livre gerou, nos anos 1950, um quadro de histeria, medo e desconfiança entre os norte-americanos, fortemente alimentado pela propaganda oficial. Uma de suas conseqüências foi o "macartismo", que perseguiu, prendeu e interrogou todos sob suspeita de apresentarem um comportamento considerado não "americano",por meio do Comitê de Atividades Antiamericanas, criado pelo senador Joseph McCarthy.

02. Alternativa c.
As afirmativas corretas I, II e III podem ser relacionadas com importantes tensões da
Guerra Fria.
I. Crise ou Bloqueio de Berlim e a posterior construção do "muro da vergonha".
II. A divisão da Coréia, após a Segunda Guerra Mundial, gerou a Guerra da Coréia (1950-53), primeiroconfronto armado da Guerra Fria.
III. O fim da Guerra da Indochina (1946-54) dividiu o Vietnã em Norte (socialista) e Sul (capitalista),mas as arbitrariedades do governo do sul causaram um dos conflitos mais marcantes da Guerra Fria - a Guerra do Vietnã (1960-75).

03. Alternativa d.
O presidente tcheco Dubcek ao buscar uma via independente e mais humanizada de
socialismo provocou a reação soviética, que, buscando preservar sua hegemonia no Leste Europeu, enviou tropas do Pacto de Varsóvia, reprimindo a "Primavera de Praga", em 1968.

04. Alternativa b.
A alternativa correta é a única que pode ser relacionada aos textos, em particular o
segundo que apresenta elementos de fácil identificação com a OTAN (aliança político-militar com objetivos "defensivos" e composta por países da Europa Ocidental, EUA e Canadá).

05. Alternativa b.
Temendo a expansão socialista na Ásia com a eclosão da Guerra do Vietnã, gerando um "efeito dominó", os EUA decidiram intervir diretamente, enviando milhares de soldados e armas. Apesar de sua avançada tecnologia militar, a rendição do norte não aconteceu, obrigando o governo norte-americano a negociar sua retirada, em 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário