PRIMEIRO ANO - HISTÓRIA
1. (PITÁGORAS) Analise os trechos:
Chegou-se ao fim do período colonial com a grande maioria da população excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade. No máximo, havia alguns centros urbanos dotados de uma população politicamente mais aguerrida e algum sentimento de identidade nacional. A independência não introduziu mudança radical no país.
(CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil – o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Adaptado)
Para que, após a Independência, o Império se tornasse possível, houve uma revolução, isto é, uma transformação profunda na ordem social, que representou a ruptura com o passado, com as tradições do Antigo Regime, e a organização de uma nova situação política. A revolução processou-se no interior da sociedade brasileira e se manifestou tanto por meio de lutas armadas entre grupos políticos divergentes quanto por leis e decisões que alteraram a vida dos homens livres.
(OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. A Independência e a construção do Império. São Paulo: Atual, 1995. Adaptado)
Os dois trechos
a) atribuem à Independência brasileira um caráter revolucionário, marcado por uma nova ordem política de caráter democrático, expressa pela abolição da escravidão e com o afastamento em relação às tradições europeias.
b) concordam com a ideia de que o 7 de setembro não representou qualquer ruptura em relação à situação colonial brasileira, já que a maioria da população continuou excluída da vida política.
c) discordam em relação ao sentido da Independência, sendo que o primeiro atribui-lhe um caráter de permanência em relação ao passado colonial e o segundo, ao contrário, confere-lhe um caráter de mudança revolucionária.
d) rejeitam a ideia de que o 7 de setembro deva ser considerado como um marco em nossa história, pois significou apenas o rompimento com a metrópole portuguesa e sua intensa carga tributária
e) avaliam que as mudanças introduzidas pelo 7 de setembro constituíram-se em expressões ligadas ao liberalismo europeu, colocando por terra situações ou decisões ainda ligadas ao “Antigo Regime”.
RESPOSTA: C
2. (PITÁGORAS) Analise o trecho do Hino da Independência do Brasil, criado logo após o 7 de setembro, com letra de Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I:
HINO DA INDEPENDÊNCIA
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Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil. (...)
O trecho em negrito é uma referência
a) aos objetivos recolonizadores das Cortes portuguesas, expressos ao longo da Revolução do Porto.
b) às propostas napoleônicas de invasão do Brasil frente à rejeição do mesmo por D. Pedro I.
c) aos movimentos coloniais de contestação ao monopólio e à intensa tributação metropolitana.
d) aos ideais do “Partido Brasileiro”, vinculados à proclamação de uma república popular.
e) à postura britânica de dominar as transações comerciais brasileiras nas primeiras décadas do século XIX.
RESPOSTA: A
3. (PITÁGORAS) Analise o gráfico sobre as principais exportações do Brasil.
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Analisando o gráfico sobre a economia do Primeiro Reinado, podemos CONCLUIR que
a) a economia brasileira mantinha o mesmo perfil do período colonial baseada na agricultura de subsistência.
b) a atividade açucareira ainda era a principal fonte de renda e o açúcar o produto mais exportado.
c) o fumo e o couro eram os principais produtos exportados visto que eram usados na compra de escravos.
d) o café surgiu como principal produto de exportação superando os demais produtos.
e) as exportações de algodão declinaram devido ao aumento da produção de roupas de couro.
RESPOSTA: [B]
4. (PITÁGORAS) Observe as charges a seguir.
Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997, pp. 147 e 151.
A partir da análise das charges acima, é CORRETO concluir que a Constituição de 1824
a) estabeleceu uma monarquia parlamentarista, constitucional, representativa e democrática através de eleições diretas.
b) implantou uma monarquia, concedendo plenos poderes ao imperador através do poder moderador, e estabeleceu o voto censitário.
c) determinou a adoção de um regime democrático, caracterizado pela existência de três poderes independentes, e eleições populares diretas.
d) implantou uma monarquia popular, assegurando à população uma maior participação política e a submissão do governo às leis.
RESPOSTA: B
SEGUNDO ANO – HISTÓRIA
1. Observe as imagens a seguir.
Cartões postais editados pelo DIP, 1937/1945. Rio de Janeiro (RJ).
(CPDOC/ GV foto 091/7)
Sobre as imagens é correto afirmar:
a) exaltam a força do povo brasileiro, único responsável pelo crescimento econômico.
b) têm como foco central o desenvolvimento da nação do ponto de vista político.
c) foram produzidas por um órgão de natureza privada.
d) procuram exaltar Vargas como o responsável pelo desenvolvimento e ordem do Brasil.
e) apresentam-se desvinculados de qualquer apelo político.
RESPOSTA: D
2. Leia o documento a seguir.Carta (impressa) de Plínio Salgado a Getúlio Vargas, 1938. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/ GV 1938.01.28/3)
Sobre o documento acima podemos afirmar:
a) trata-se de uma carta do líder da Aliança Nacional Libertadora (ANL), contrário ao governo de Getúlio e que propunha um governo socialista.
b) era a carta de Plínio Salgado da Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista, propondo um governo de esquerda.
c) era a carta do líder da Ação Integralista Brasileira que defendia as ideias fascistas, era favorável ao governo de Getúlio e fazia um apelo contra as perseguições políticas que o seu grupo sofria.
d) retrata o clima de perseguição que atingiu as associações políticas durante o Estado Novo, particularmente, os grupos comunistas como o de Plínio Salgado.
e) é o manifesto de repúdio ao governo Vargas e pregava a implantação do fascismo no Brasil.
RESPOSTA: C
3. (UFG) “O bonde de São Januário leva mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar.”
BATISTA, W.; ALVES, A. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.
O trecho acima é um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, composto em 1940, cuja letra evidencia uma forma de resistência política ao
a) contrapor-se à cultura do trabalho, principal foco de intervenção estadonovista.
b) associar trabalho e música na constituição da identidade nacional.
c) conciliar trabalho e cultura popular, articulando as relações entre Estado autoritário e trabalhadores.
d) estabelecer relação entre símbolos da modernização com a valorização do trabalhador.
e) criar uma relação de cumplicidade entre o Estado autoritário e os dissidentes da sociedade brasileira.
resposta:[A]
4. Analise a letra da canção “Lenço no pescoço” de Wilson Batista composta durante a Era Vargas.
Lenço no Pescoço
(Wílson Batista)
Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão
E eles tocam
E você canta
E eu não dou
A letra acima expressa uma característica da música brasileira muito combatida pelo Estado Novo através do DIP. A letra foi censurada pelo DIP, pois
a) o tema central era a crítica à política industrial de Vargas..
b) o conteúdo da letra é uma crítica à ação política do cidadão.
c) a letra valoriza a figura do malandro, contrariando o interesse do governo de formar bons cidadãos.
d) a letra procura mostrar a influência dos ritmos latinos na formação cultural do brasileiro, o que era condenado pelo Estado nacionalista.
e) o Estado valorizava músicas que tinham como tema a crítica social, considerando músicas como “Lenço no pescoço” sem conteúdo prático.
Resposta: C
TERCEIRO ANO - HISTÓRIA
1. (UEL) "O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções ". (FAUSTO, B. "História do Brasil". São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.) Com base no texto, assinale a alternativa correta.
a) O AI-5 foi o instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura. A partir da sua instituição, vários atos de repressão passaram a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo.
b) O Ato Institucional n¡. 1, instituído pelos comandantes do Exército, atingiu principalmente o patrimônio da Igreja Católica e promoveu o início da secularização da sociedade brasileira.
c) Logo após o golpe militar de 1964, as eleições para Presidente da República foram estabelecidas de forma democrática através de eleições diretas.
d) A principal orientação dos governos militares foi a aproximação com os Estados Unidos, afastando-se da tendência nacionalista que vinha sendo empreendida antes do golpe de 1964.
e) Os grupos de luta armada, de orientação socialista, nas conversas e encontros que tinham com os representantes do governo federal reivindicavam o direito à formação de partidos políticos de esquerda.
resposta:[A]
2. (PITÁGORAS) Observe as imagens:
19 de março de 1964 – A Marcha da Família com Deus pela Liberdade reúne, em São Paulo, meio milhão de pessoas.
Junho de 1968 – A Passeata dos Cem Mil reúne artistas, intelectuais, jovens e padres no Rio de Janeiro.
As duas manifestações
a) representam momentos de protesto contra a instauração do regime militar e a favor das Reformas de Base janguistas, duramente interrompidas com o golpe de 1964.
b) compõem o quadro de manifestações da extrema direita a favor da ordem estabelecida pelos governos militares, cujos órgãos de propaganda estimulavam e financiavam.
c) diferem em seus objetivos, já que a primeira posicionava-se contra o suposto socialismo do governo de João Goulart, e a segunda protestava contra a repressão utilizada contra estudantes.
d) significaram movimentos populares de repúdio às torturas e mortes empreendidas pelos órgãos de segurança do regime militar.
e) expressam o apoio das classes populares ao conservadorismo janguista, apoiado pelas classes médias e por boa parte da classe artística e intelectual do país.
RESPOSTA: C
3. (ENEM)
Opinião
Podem me prender
Podem me bater
Podem até deixar-me sem comer
Que eu não mudo de opinião.
Aqui do morro eu não saio não
Aqui do morro eu não saio não.
não tem água
Eu furo um poço
Se não tem carne
Eu compro um osso e ponho na sopa
E deixa andar, deixa andar...
Falem de mim
Quem quiser falar
Aqui eu não pago aluguel
Se eu morrer amanhã seu doutor,
Estou pertinho do céu
Zé Ketti. Opinião.
Disponível em: http:/www.mpbnet.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.
Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de
a) entretenimento para os grupos intelectuais.
b) valorização do progresso econômico do país.
c) crítica à passividade dos setores populares.
d) denúncia da situação social e política do país.
e) mobilização dos setores que apoiavam a Ditadura Militar.
Resposta: D
4. (FGV) O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo Costa e Silva, permitiu a esse presidente, entre outras medidas:
a) convocar uma assembléia constituinte.
b) criar novos ministérios e empresas estatais.
c) decretar o recesso do Congresso e promover cassações de mandatos e direitos políticos.
d) contratar maiores empréstimos no exterior.
e) promover uma reformulação' do sistema partidário.
RESPOSTA: C
5. (ENEM) Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do
homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa.
(Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970 (com adaptações)).
O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: — Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo?
(Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970 (com adaptações)).
Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.
I Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular.
II Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.
III À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.
RESPOSTA: D
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