terça-feira, 27 de julho de 2010

Primeiro Ano - CNDL
Terceiro bimestre - História do Brasil
Os vassalos contra a Metrópole: as Conjurações

O tema em foco

Na imagem vemos a bandeira da Inconfidência Mineira com a frase em latim "Libertas quae sera tamen" que em português significa "liberdade ainda que tardia". A bandeira dos inconfidentes é a atual bandeira do estado de Minas Gerais.

PORTINARI, Cândido. Despojos de Tiradentes. [s.d]. Colégio Cataguases, MG





3. Apresente a sua leitura dessa obra de Portinari, tendo como parâmetro as informações documentais do texto.
Resolução comentada
É importante que o aluno perceba que o quadro de Cândido Portinari é uma interpretação da sentença de morte de Tiradentes e mostra claramente a exposição dos despojos, ou seja, das partes do corpo de Tiradentes que foram colocados em postes ao longo do caminho das Minas para servir de exemplo e desestimular novas revoltas.




Saiba como Tiradentes virou herói




[...] Embora a morte de Tiradentes tenha horrizado a população da capitania na época, a Inconfidência Mineira ficou quase esquecida durante todo o período imperial brasileiro (1822-1889).
Tiradentes e a Inconfidência foram recuperados para a História do Brasil com o início da campanha republicana, a partir de 1870. Com a proclamação da República, em 1889, apagavam-se os últimos vestígios da presença portuguesa no governo do Brasil. E Tiradentes, que era republicano, foi sendo elevado à condição de herói. Segundo os defensores do novo regime, o alferes devia ser apresentado como o mártir que morrera para defender os interesses do Brasil contra a opressão de Portugal.
Num livro de 1927, o historiador José Lúcio dos Santos trata de Tiradentes como um homem inteligente, ativo, enérgico, cheio de iniciativa. Esse Tiradentes estava muito distante da imagem de desequilibrado, exaltado, fanático e louco atribuída ao alferes pelas autoridades portuguesas e mantida no século XIX.

ANASTÁCIA, Carla. A Inconfidência Mineira. São Paulo: Ática, 1998. pp. 36-7.Na foto vemos o ator Humberto Martins interpretando Tiradentes no cinema.

3 comentários:

  1. Parabéns pelas belas postagens, assim fica fácil aprender História.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio e continue visitando o nosso blog e comentando as postagens.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante conhecer a fundo a Inconfidência Mineira.

    ResponderExcluir