sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Saiba mais sobre a atuação de agentes externos na superfície terrestre
Entre os agentes estão o clima, a temperatura e a umidade.Professor de geografia explica o que é intemperismo e erosão.
Do G1, em São Paulo

Numa aula em vídeo, o professor de geografia Robertson Costa, do Curso pH, no Rio de Janeiro, explica a atuação de agentes externos na superfície terrestre.
“A configuração da superfície terrestre obedece a duas fases: a fase de formação e a de transformação contínua”, afirma.
Segundo ele, a fase de formação se associa à atuação dos agentes endógenos ou internos, resultantes de movimentos tectônicos.
“Após a formação na superfície, nós temos uma transformação contínua, realizada pelos agentes externos ou exógenos, constituídos pela própria natureza, como o clima, a temperatura, a umidade, os ventos, a água dos rios e do mar.”
Essa atuação conjunta dos elementos externos promove uma série de transformações nas superfícies, nos compartimentos rochosos e de solo. “São transformações que acontecem no âmbito físico, químico e biológico. Isso é chamado de intemperismo.”
O intemperismo fragiliza e transforma o compartimento rochoso de uma maneira que ele fica suscetível a deslocamentos ou movimentações, que são chamados de erosão.

fonte: www.g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário