Confira a correção da prova de Ciências
Humanas do ENEM 2013 (3ª parte)
Fonte: G1
Questão 31
Tendo encarado a besta do passado
olho no olho, tendo pedido e recebido o perdão e tendo feito correções, viremos
agora a página – não para esquecê-lo mas para não deixa-lo aprisionar-nos para
sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana,
em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros
estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de
Deus.
Desmond Tutu, no encerramento da
comissão da verdade na África do Sul.
Disponível em:http://td.camera.leg.br. Acesso em : 17 dez. 2012 (adaptado).
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África
do Sul à recuperação de um legado
A) Populista, que favorecia a
cooptação de dissidentes políticos.
B) Totalitarista, que bloqueava o
diálogo com os movimentos sociais.
C) Segregacionista, que impedia a
universalização da cidadania.
D) Estagnacionista, que
disseminava a pauperização social.
E) Fundamentalista, que
engendrava conflitos religiosos.
A questão trata da consolidação
da democracia na África do Sul, após o início do governo de Nelson Mandela e o
fim do Apartheid, regime segregacionista existente naquele país.
resposta:[C]
Comentário da questão 31
A instauração de uma comissão da
verdade visava apurar os crimes cometidos durante os anos de segregação. Ao
final das investigações ficou evidenciado o tom conciliador, com o objetivo de
evitar qualquer tipo de revanchismo.
Questão 32
Ninguém desconhece a necessidade
que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores. E como
até há pouco supriam-se os fazendeiros dos braços necessários?
As fazendas eram alimentadas pela
aquisição de escravos, sem o menor auxilio pecuniário do governo. Ora, se os
fazendeiros se supriam de braços à sua custa, e se é possível obtê-los ainda,
posto que de outra qualidade, por que motivo não hão de procurar alcançá-los
pela mesma maneira, isto é, à sua custa?
Resposta de Manuel Felizardo de
Souza e Mello, diretor geral das terras Públicas, ao Senador Vergueiro. In:
ALENCASTRO, l.f. (Org.) História
da vida privada no Brasil São Paulo: Cia das letras, 1998 (adaptado)
O fragmento do discurso dirigido
ao parlamentar do Império refere-se às mudanças então em curso no campo
brasileiro, que confrontam o Estado e a elite agrária em torno do objetivo de :
A) fomentar ações públicas para
ocupação das terras do interior.
B) adotar o regime assalariado para
proteção da mão de obra estrangeira.
C) definir uma política de
subsídio governamental para fomento da imigração.
D) regulamentar o tráfico
interprovincial de cativos para sobrevivência das fazendas.
E) financiar a fixação de
famílias camponesas para estímulo da agricultura de subsistência.
resposta:[C]
comentário da questão 32
A proibição do tráfico negreiro
em 1850 criou a necessidade de substituir a mão de obra escrava pelo trabalho
assalariado. O confronto entre Estado e elite girava em torno do financiamento
da imigração. O Estado desejava que os custos fossem dos fazendeiros e quanto
esses buscavam um subsídios estatal
Questão 33
As imagens, que retratam D. Pedro
I e D. Pedro II, procuram transmitir determinadas representações políticas a
cerca dos dois monarcas e de seus contextos de atuação. A ideia que cada imagem
invoca é, respectivamente:
a) Habilidade militar – riqueza
pessoal
b) Liderança popular – estabilidade
política
c) Instabilidade econômica – herança
europeia
d) Isolamento político – centralização
do poder
e) Nacionalismo exacerbado – inovação
administrativa
resposta:[B]
Comentário da questão 33
O aluno deveria associar as
imagens aos distintos contextos históricos. Na primeira imagem verifica-se D.
Pedro I proclamando a independência como um líder popular. Já na segunda imagem,
a idéia invocada é de um monarca responsável pela consolidação da nação, pois representava
o poder central e congregava os interesses da elite política.
Questão 34
Embora haja dados comuns
dão unidade aos fenômenos da urbanização na África, na Ásia e na América
Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada
país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações.
O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes
contextos sócioespaciais.
Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas,
a unidade deste fenômeno é perceptível no aspecto:
A) Espacial, em função do sistema integrado que envolve as
cidades locais e globais
B) Cultural, em função da semelhança histórica e da condição
de modernização econômica e política
C) Demográfico, em função da localização das maiores
aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade
D) Territorial, em função da estrutura de organização e
planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais
E) Econômico, em função da revolução agrícola que transformou
o campo e a cidade e contribuiu para a fixação do homem ao lugar
resposta:[C]
Comentário da questão 34
Apesar das diferenças históricas e culturais encontradas
entre os continentes mencionados, é possível identificar uma unidade nos
processos de urbanização dos países emergentes no sentido em que o processo se
deu de forma tardia (Século XX), acelerado e fortemente concentrado na faixa
litorânea em detrimento dos vazios interiores.
Questão 35
Rua Preciados, seis da tarde. Ao
longe, a massa humana que abarrota a Praça Puerta Del Sol, em Madri, se
levanta. Um grupo de garotas, ao ver a cena, corre em direção à multidão.
Milhares de pessoas fazem ressoar o slogan: “Que não, que não, que não nos representam”.
Um garoto fala pelo megafone: “Demandamos submeter a referendo o resgate
bancário”.
RODRIGUEZ, O. Puerta Del Sol, o
grande alto falante. Brasil de Fato, São Paulo, 26 maio - 1 jun. 2011(adaptado).
Em 2011, o acampamento dos
Indignados espanhóis expressou todo o descontentamento político da juventude
europeia. Que proposta sintetiza o conjunto de reivindicações políticas destes
jovens?
a) Voto universal.
b) Democracia direta.
c) Pluralidade partidária.
d) Autonomia legislativa.
e) Imunidade parlamentar.
resposta:[B]
Comentário da questão 35
O texto evidencia a demanda por
uma participação mais direta da população nas decisões que afetam diretamente
seu cotidiano, como “submeter a referendo o resgate bancário” em meio à crise
que assola a Europa atualmente.
Questão 36
Até hoje admitia-se que nosso
conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir,
mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento,malogravam-se com
esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão
melhor as tarefas da metafisica, admitindo que os objetos se deveriam regular
pelo nosso conhecimento.
KANT, I. Critica d a razão pura.
Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1994 (adaptado).
O trecho em questão é uma
referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia.
Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que:
A) Assumem pontos de vista
opostos acerca da natureza do conhecimento.
B) Defendem que o conhecimento é
impossível, restando-nos somente o ceticismo.
C) Revelam a relação de
interdependência os dados da experiência e a reflexão filosófica.
D) Apostam, no que diz respeito
às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos.
E) Refutam-se mutuamente quanto à
natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.
resposta:[A]
Comentário da questão 36
A Revolução Copernicana Kantiana
é uma possibilidade de resolver as oposições e dicotomias apresenta das na
história da filosofia no que diz respeito às teorias do conhecimento. O
inatismo e o empirismo formavam um par inconciliável que, cada um a sua
maneira, tratava a origem do conhecimento como algo a priori, anterior à experiência,
ou a posteriori, com a experiência, respectivamente. Com as suas formas puras
da intuição sensível, o espaço e o tempo, Kant propôs que algo a priori prepararia
o sujeito cognoscente para relacionar-se com os objetos do mundo tornando o
conhecimento possível.
Questão 37
Nos últimos decênios, o território
conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua
materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos
econômicos e sociais em curso.
SANTOS, M.; SILVEIRA;M.L. O
Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Record,
2004 (adaptado).
A partir da ultima década,
verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território,
ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais,
e com maior intensidade, na Amazonia Legal, com a:
A) Reforma e ampliação de
aeroportos nas capitais dos estados
B) Ampliação de estádios de
futebol para a realização de eventos esportivos
C) Construção de usinas
hidrelétricas sobre os rios Tocantis, Xingu e Madeira
D) Instalação de cabos para a
formação de uma rede informatizada de comunicação
E) Formação de uma infraestrutura
de torres que permitem a comunicação móvel na região
resposta:[C]
Comentário da questão 37
A Amazônia legal, ou seja, a
Amazônia dentro do Brasil, vem apresentando nos últimos anos alterações
significativas nos quesitos impactos sociais, culturais e econômicos sobre as comunidades
locais, como por exemplo a construção das usinas hidrelétricas a “fio d’água”
de Belo Monte, no rio Xingu no estado do Pará, Jirau e Santo Antonio no Rio
Madeira em Rondônia, como também a já antiga Tucuruí no rio Tocantins.
Questão 38
A recuperação da herança cultural
africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu
movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo
do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio
rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor
compreende-lo historicamente.
MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo
1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público
Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de
manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé,
deve considerar que elas
A) Permanecem como reprodução dos
valores e costumes africanos.
B) Perderam a relação com o seu
passado histórico.
C) Derivam da interação entre
valores africanos e a experiência histórica brasileira.
D) Contribuem para o
distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
E) Demonstram a maior
complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
resposta:[C]
Comentário da questão 38
O texto exige que o aluno
compreenda a relação da herança cultural africana e a experiências histórica
brasileira. Essas experiências podem ser verificadas através de manifestações culturais
como a capoeira e o candomblé. Assim, as pesquisas históricas tem a função de compreender
as especificidades culturais brasileiras
Questão 39
JK – Você agora tem automóvel
brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com
gasolina brasileira. Que quer mais?
JECA – um prato de feijão
brasileiro, seu doutô!
THÉO. In: LEMOS, R. (Org). Uma historia
do Brasil através da caricature (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras
& Expressões, 2001.
A charge ironiza a política
desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao
A) Evidenciar que o incremento da
malha viária diminui as desigualdades regionais do país
B) Destacar que a modernização
das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno
C) Enfatizar que o crescimento
econômico implicou aumento das contradições sócio-espaciais
D) Ressaltar que o investimento
no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores
E) Mostrar que a ocupação de regiões
interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.
resposta:[C]
Comentário da questão 39
A charge ironiza a contradição de
política desenvolvimentista do governo JK, que introduziu a chegada de
multinacionais automobilísticas, além do maciço investimento em malhas rodoviárias.
Ações que faziam parte do chamado plano de metas. Contudo, tal plano não contemplava
as demandas sociais evidenciadas pelo fato da personagem pedir um prato de feijão.
O projeto desenvolvimentista de JK salienta a desigualdade social em locais que
até então tinham pouca presença do
Estado.
Questão 40
TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter
ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar
para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar seu
complicado penteado; um numero igual de horas praticando piano e mais horas na
sua aula de francês ou de dança.
TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com
treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo
seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e os maridos zelavam, sonegadas à
sociedade, as filhas e as esposas.
A representação social do
feminino comum aos dois textos é o(a)
a) Submissão de gênero, apoiada
pela concepção patriarcal de família.
b) Acesso aos produtos de beleza,
decorrência da abertura dos portos.
c) Ampliação do espaço de entretenimento
voltado às distintas classes sociais
d) Proteção da honra, medida pela
disputa masculina em relação às damas da corte.
e) Valorização do casamento
cristão respaldado pelos interesses vinculados à herança.
resposta:[A]
Comentário da questão 40
Ambos os textos representam a
submissão da mulher ao espaço doméstico, representado por uma determinação das
atividades a serem realizadas, caracterizando uma relação patriarcal assentada
na figura do homem como chefe e polo dominante da família, restando à mulher
uma relação de obediência.
Questão 41
Os produtos e seu consumo
constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi
proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem
poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em
programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo
iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo
humano”, mas das aspirações de libertar o homem e de enriquecer sua vida,
física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema
filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004
(adaptado).
Autores da filosofia moderna,
notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista conceber a ciência como forma de saber que almeja
libertar o homem das intemperes da natureza.
Nesse contexto, a Investigação
científica consiste em
A) Expor a essência da verdade e
resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
B) Oferecer a última palavra
acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
C) Ser expressão da razão a
servir de modelo para outras áreas do saber que almejam progresso.
D) Explicitar as leis gerais que
permitem interpretar á natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
E) Explicar a dinâmica presente
entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates
acadêmicos.
resposta:[C]
Comentário da questão 41
Na Filosofia moderna, Bacon e Descartes são expoentes pioneiros da valorização do conhecimento científico (com seus procedimentos metodológicos, investigação empírico-experimental, racionais indutivos-dedutivos), constituindo-se, assim, a ciência como modelo exemplar e privilegiando o processo de conhecimentos e controle da natureza como condição para o progresso da humanidade.
Questão 42
No esquema, o problema
atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções
industriais. Uma consequência direta desse problema está na:
A) Redução da flora
B) Elevação das marés
C) Erosão das encostas
D) Laterização dos solos
E) Fragmentação das rochas
resposta:[A]
Comentário da questão 42
O diagrama deixa evidentes causas
e consequências da chuva ácida sobre sociedades e ecossistemas, com referência
especial ao comprometimento da flora destacado no diagrama.
Questão 43
Empresa vai fornecer 230 turbinas
para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O
Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW
(megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
A opção tecnológica retratada na
noticia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
A) Redução da utilização elétrica
B) Ampliação do uso bioenergético
C) Expansão das fontes renováveis
D) Contenção da demanda urbana-industrial
E) Intensificação da dependência
geotérmica
resposta:[C]
Comentário da questão 43
A questão faz referência à exploração
do potencial eólico do país coerente com a alternativa C, que destaca a
expansão das fontes renováveis na matriz elétrica brasileira
Questão 44
A escravidão não há de ser suprimida
no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados
locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos estados
Unidos. Ela poderia desaparecer , talvez, depois de uma revolução o, como aconteceu
na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento
e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que
se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.
NABUCO, J.O abolici onismo (1883)
Rio de Janeiro: Nova Fronteira: São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado)
No texto , Joaquim Nabuco defende
um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil,
no qual
A) copiava o modelo haitiano de
emancipação negra.
B) Incentivava a conquista de
alforrias por meio de ações judiciais.
C) optava pela via legalista de
libertação.
D) Priorizava a negociação em
torno das indenizações aos senhores.
E) Antecipava a libertação
paternalista dos cativos.
resposta:[C]
Comentário da questão 44
Para Joaquim Nabuco, a abolição
não poderia ser feita de forma violente (insurreições ou guerras). Também não poderia
ser feita por uma revolução, pois esta só seria legítima se realizada por
homens livres. Assim, a causa da liberdade não poderia ser vencida nas ruas, mas
sim no Parlamento, como comprovaram as leis de 1850, 1871 e 1885.
Questão 45
Tenho 44anos e presenciei uma
transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados
Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados
Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo
federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não
assumidos ocupavam posições de poder, mais a tendência era eles tornarem as coisas
ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A Na máquina do tempo.
Época, ed. 766, 28 jan. 2013.
A. ampliação da noção de
cidadania.
B. reformulação de concepções
religiosas
C. manutenção de ideologias
conservadoras
D. implantação de cotas nas
listas partidárias
E. alteração da composição étnica
da população
resposta:[A]
Comentário da questão 45
A década de 1960, trouxe uma
série de mudanças de comportamento social que balançaram as estruturas morais
da sociedade americana.
A partir de movimentos tais como
os hippies, que iniciaram uma série de campanhas em favor da liberalização
sexual ; dos direitos civis que clamavam pela igualdade, não apenas entre negro
e brancos mas também de gênero, o conceito de cidadania nos Estados Unidos
ganharia amplitude, abarcando uma variedade de minorias até então discriminadas.
O sucesso destes movimentos abriu espaço para uma gradual aceitação de
homossexualidade, em principio no plano social, porém logo se estendendo aos campos
político e empresarial
Nenhum comentário:
Postar um comentário