Correção das questões de Ciências Humanas do ENEM 2013
Questão 01
Os mapas representam distintos
padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor
incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela:
a) Fertilização natural dos
solos.
b) Expansão da fronteira
agrícola.
c) Intensificação da migração de
retorno.
d) Homologação de reservas
extrativistas.
e) Concentração histórica da urbanização.
resposta:[E]
Comentário da questão 01:
Historicamente, não houve disputas
pela formação dos assentamentos urbanos brasileiros. As disputas, como podemos
observar nos mapas, se concentram na expansão das fronteiras agrícolas e na
atuação de garimpeiros e madeireiros, além da morosidade em relação à demarcação
de territórios indígenas.
Questão 02
Trata-se de um gigantesco
movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial
dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento,
transporte, saúde, energia, água, etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento
urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todos essas necessidades, o
território foi e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO, E. Brasil, cidades:
alternativas para a crise urbana. Petrópolis. Vozes , 2001.
A dinâmica de transforamação das
cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas
pelo(a)
a) Crescimento da população
urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) Direcionamento maior do fluxo
de pessoas, devido à existência de um grande numero de serviços.
c) Delimitação de áreas para uma
ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) Implantação de políticas
publicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) Reurbanização de moradias nas áreas
centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os
deslocamentos para a periferia.
resposta:[A]
Comentário da questão 02
As cidades, como as conhecemos
hoje, se relacionam como espaços do sistema econômico vigente. Sendo assim, a
especulação imobiliária acaba servindo a interesses de poucos e dificultando
alcançar a todos os objetivos sociais desses assentamentos.
Questão 03
No dia 1º de julho de 2012, a cidade
do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de
Patrimônio Mundial como paisagem Cultural.
A candidatura, apresentada pelo
instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante
a 36º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou
que a “a paisagem carioca é a mais explícita do que podemos chamar de
civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e
possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o
título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua
paisagem cultural.
Disponível em: www.cultura.gov.br.
Acesso em 7 mar. 2013 (adaptado)
O reconhecimento da paisagem em
questão como patrimônio mundial deriva da
a) Presença do corpo artístico
local.
b) Imagem internacional da
metrópole.
c) Herança de prédios da ex-capital
do país.
d) Diversidade de culturas
presente na cidade.
e) Relação sociedade-natureza de
caráter singular
resposta:[E]
Comentário da questão 03
Fica claro, segundo o texto do
enunciado, que as complexidades da Natureza peculiar e a originalidade social
do Rio de Janeiro se integram fazendo surgir uma identidade nacional,
mencionada como uma “paisagem cultural”.
Questão 04
TEXTO I
Há algum tempo eu me apercebi de
que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como
verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados
não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessária tentar seriamente,
uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera
crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e
inabalável.
DESCARTES, R. Meditações concernentes
à Primeira Filosofia. São Paulo, Abril Cultural, 1973 (adaptado).
TEXTO II
É o caráter radical do que se
procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o
espaço for ocupado pela duvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá
sido de alguma forma gerada pela própria duvida, e não será seguramente nenhuma
daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvida.
SILVA, F.L.Descartes: a metafísica
da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001 (adaptado).
Exposição e a analise do projeto
cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento
deve- se:
A) Retomar o método da tradição
para edificar a ciência com legitimidade.
B) Questionar de forma ampla e
profunda as antigas ideias e concepções.
C) Investigar os conteúdos da
consciência dos homens menos esclarecidos.
D) Buscar uma via para eliminar
da memória saberes antigos e ultrapassados.
E) Encontrar ideias e pensamentos
evidentes que dispensam ser questionados.
resposta:[B]
Comentário da questão 04
É o método cartesiano da dúvida
hiperbólica ou dúvida metódica responsável pela obtenção da certeza do cogito,
“eu penso, eu existo”. Este método radicalizou a dúvida sobre as coisa do mundo
de modo a destruir todas as falsas certezas e os preconceitos admitidos como
verdades por Descartes ao longo de sua vida.
Questão 05
De ponta a ponta, é tudo praia-palma,
muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande,
porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos
parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem
prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porem a terra em si é
de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece
que será salva esta gente.
Carta de Pero Vaz de Caminha. In:
MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São
Paulo: Contexto, 2001.
A carta de Pero Vaz de Caminha
permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o
relato enfatiza o seguinte objetivo:
a) Valorizar a catequese a ser
realizada sobre os povos nativos.
b) Descrever a cultura local para
enaltecer a prosperidade portuguesa.
c) Transmitir o conhecimento dos indígenas
sobre o potencial econômico existente.
d) Realçar a pobreza dos
habitantes nativos para demarcar a superioridade europeia.
e) Criticar o modo de vida dos
povos autóctones para evidenciar a ausência de trabalho.
resposta:[A]
Comentário da questão 05
O relato de Caminha demonstra as primeiras visões dos portugueses em relação ao “Brasil”. Afirma que a terra não se adequava as funções mercantilistas (como a do metalismo), pois não encontraram ouro e prata. Por este motivo, o melhor uso seria o religioso, com o objetivo de catequizar os ameríndios
Questão 06
O canto triste dos conquistados:
Os últimos dias de Tenochtitlán
Nos caminhos jazem dardos quebrados;
Os cabelos estão espalhados.
Destelhadas estão as casas,
Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse
tingido,
Nos escudos esteve nosso resguardo,
Mas os escudos não detêm a desolação...
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São
Paulo: contexto, 2007 (fragmento).
O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado
ao(à)
A) Tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
B) Tentativa frustrada de resistência a um poder considerado
superior.
C) Extermínio das populações indígenas pelo Exército
espanhol.
D) Dissolução da memória sobre os feitos de seus
antepassados.
E) Profetização das consequências da colonização da América.
resposta:[B]
No texto observa-se " Nos escudos esteve nosso resguardo, Mas os escudos não detêm a desolação...". Dessa forma, o registro asteca está relacionado à tentativa frustrada de resistência dos índios diante de um poder espanhol considerado superior.
Questão 07
O processo registrado no gráfico
gerou a seguinte consequência demográfica:
a) Decréscimos da população
absoluta.
b) Redução do crescimento
vegetativo.
c) Diminuição da proporção de
adultos.
d) Expansão de políticas de
controle da natalidade.
e) Aumento da renovação da
população economicamente ativa.
resposta:[B]
Comentário da questão 07
A queda da taxa de fecundidade se
relaciona à queda do crescimento vegetativo, pois influencia diretamente na
diminuição da natalidade do país.
Questão 08
As brigadas Internacionais foram
unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar
em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do
mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas
pelos comunistas, as brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes
político-ideológicas.
Souza, I. I. A Guerra Civil
europeia. História Viva n. 70 2009. (fragmento)
A guerra civil espanhola expressou
as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a
mobilização descrita foi o (a):
A) Crítica ao stalinismo.
B) Combate ao fascismo.
C) Rejeição ao federalismo.
D) Apoio ao corporativismo.
E) Adesão ao anarquismo.
resposta:[B]
Comentário da questão 08
Com a ascensão do fascismo na
Itália,em 1922, e do nazismo, em 1933, essa ideologia totalitária rumava para
a hegemonia na Europa. Com a vitória dos republicanos
nas eleições espanholas, as forças nacionalistado general Francisco Franco tentam derrubar o governo
eleito, deflagrando a Guerra Civil espanhola. Esse conflito foi, portanto,
decisivo na tentativa, até então fracassada, de conter o avanço fascista.
Questão 09
De todas as transformações
impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transporte,
interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o
potencial que tal “ ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um
sistema de transportes condizentes com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D.M. O papel dos
transportes na expansão das fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y
Território.Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado)
A necessidade de modais de
transportes interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
a) Variações climáticas no
território, associadas à interiorização da população.
b) Grandes distâncias e a busca
da redução dos custos de transportes.
c) Formação geológica do país,
que impede o uso de um único modal.
d) Proximidade entre a área de produção
agrícola intensiva e os portos.
e) Diminuição dos fluxos
materiais em detrimento de fluxos imateriais.
resposta:[B]
Comentário da questão 08
As dimensões continentais do
Brasil, o grande potencial hídrico, o potencial ferroviário e a existência de
grandes rodovias deveriam levar à integração dos sistemas de transportes.
Assim, teríamos a diminuição dos custos de transporte, sua maior eficiência e a
consequente diminuição de um dos gargalos de desenvolvimento do país.
Questão 10
Nasce daqui uma questão: se vale
mais ser amado que temido ou temido que amado. Responda-se que ambas as coisas
seriam de desejar; mas porque é difícil junta-las, é muito mais seguro ser
temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode
dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e
ávidos de lucro, e quanto lhes fazem bem são inteiramente teus, oferecem-te o
sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está
longe; mas quando ele chega, revoltam-se.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de
Janeiro: Bertrand, 1991.
A partir da analise histórica do
comportamento humano eu suas relações sócias e políticas,
Maquiavel define o homem como ser
A) Munido de virtude, com
disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
B) Possuidor de fortuna, valendo-se
de riquezas para alcançar êxito na política.
C) Guiado por interesses, de modo
que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
D) Naturalmente racional, vivendo
em um estado pré-social e portanto seus direitos naturais.
E) Sociável por natureza,
mantendo relações pacíficas com seus pares.
resposta:[C]
Para Maquiavel, o homem em sua
natureza é movido por interesses pessoais. Essa parcialidade e subjetividade
tornam o homem inconstante e perigoso do ponto de vista político-social.
Justamente por isso, o Príncipe não pode confiar na natureza humana e deve encontrar
os meios necessários para governar independentemente da imprevisibilidade dos
indivíduos.
Questão 11
Nos estados, entretanto, se
instalavam as oligarquias, de cujo perigo já nos advertia Saint-Hilaire, e sob o disfarce do que se chamou “política dos
governadores”. Em círculos concêntricos ess sistema vem cumular no próprio poder central
que é o sol do nosso sistema. PRADO, P. Retrato do Brasil, Rio
de Janeiro: José Olympio, 1972.
A crítica presente no texto
remete ao acordo que fundamentou o regime republicano
brasileiro durante as três primeiras décadas do século
XX e fortaleceu O (a)
A) Poder militar, enquanto fiador
da ordem econômica.
B) Presidencialismo, com o
objetivo de limitar o poder dos coronéis.
C) Domínio de grupos regionais sobre a ordem
federativa.
D) Intervenção nos estados,
autorizada pelas normas constitucionais.
E) Isonomia do governo federal no
tratamento das disputas locais.
resposta:[C]
O texto aborda um dos principais aspectos políticos
da Primeira República (1889-1930): a Política dos governadores.Campos
Salles, (presidente entre 1898-1902) foi o idealizador deste mecanismo de controle do poder
federativo brasileiro, pois buscava nas oligarquias estaduais (representados pelos
governadores) apoio para controlar a República. Desse modo, o poder do presidente estava amparado no apoio dos estados, controlados pelos coronéis. Assim, a única alternativa que demonstra esta lógica é a letra C.
Questão 12
No final do século XIX, as
Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entres os
foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação
à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados
palas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que
consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a
população desde os tempos coloniais, substituindo-os por forma de diversão que
consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo,
ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao
carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderiam
coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.S. Os senhores da
alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas
em fins do século XIX. In: CUNHA, M.C.P. Carnavais e outras frestas: ensaios de
história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).
Manifestações culturais como o
carnaval também têm sua própria história, sendoconstantemente reinventadas ao
longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descritas no texto, mostra
que o carnaval representava um momento em que:
a) Distinções sociais eram
deixadas de lado em nome da celebração.
b) Aspirações cosmopolitas de
elite impediam a realização da festa fora dos clubes.
c) Liberdades individuais eram
extintas pelas regras das autoridades públicas.
d) Tradições populares se
transformavam em matéria de disputas sociais.
e) Perseguições policiais tinham caráter
xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.
resposta:[D]
O texto trabalha com o contexto
da consolidação das Grandes Sociedades carnavalescas, mais ou menos como as conhecemos
hoje com “desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade”. A
ideia era sobrepor-se ao entrudo, manifestação cultural tida como incivilizada,
imprópria, revelando a disputa social em torno de tradições populares, o que
revela uma disputa de poder na sociedade do final do século XIX, concentrada em
eliminar elementos que explicitassem um passado escravista
Questão 13
Na imagem da década der 1930, há uma
crítica à conquista de um direito pelas mulheres, relacionado com a
A) Redivisão do trabalho doméstico.
B) Liberdade de orientação sexual.
C) Garantia da equiparação salarial.
D) Aprovação do direito ao divórcio.
E) Obtenção da participação
eleitoral.
resposta:[E]
A imagem trabalha a questão da
obtenção do direito a voto para a Assembleia Constituinte consagrado na Constituição de
1934, durante o governo de Getúlio Vargas.
Questão 14
Então, a travessia das veredas
sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o
viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o;
enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes,
com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente
léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos
estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou
estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da
flora agonizante...
(Cunha, E. Os sertões. Disponível
em HTTP://pt.scribd.com. Acesso em 2 jun. 2012)
Os elementos da paisagem
descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na:
a) composição da vegetação xerófita.
b) formação de florestas latifoliádas.
c) transição para mata de grande porte.
d) adaptação à elevada salinidade.
e) homogeneização da cobertura perenifólia.
resposta:[A]
De acordo com a paisagem descrita no texto, a referência é da vegetação da caatinga, ou seja, xerófila espinhenta adaptada a solos rasos, com escassez de chuva.
Questão 15
Na produção social que os homens
realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e correspondem a
um estagio definido de desenvolvimento das
suas forças materiais de produção. A
totalidade dessas relações constitui estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se
erguem as superestruturas polític e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.
MARX, K. Prefacio à critica da
economia política. In: MARX,
K; ENGELS, F. Textos 3. São Paulo: Edições
Socias, 1977 (adaptado).
Para o autor, a relação entre
economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que:
a) O proletariado seja contemplado
pelo processo de mais-valia.
b) O trabalho se constitua como o
fundamento real da produção material.
c) A consolidação das forças
produtivas seja compatível com o progresso humano.
d) A autonomia da sociedade civil
seja proporcional ao desenvolvimento
econômico.
e) A burguesia revolucione o
processo social de formação da consciência de classe.
resposta:[B]
O texto remete o aluno a conceitos
básicos do Marxismo. O trabalho como pressuposto da produção material é um deles. As
relações de produção independem da sua vontade, pois os trabalhadores não detém mais os
meios de produção.
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