domingo, 27 de outubro de 2013

Enem 2013 (2ª parte)



Confira a correção da prova de Ciências Humanas do ENEM 2013 (2ª parte) 


Fonte: G1

Questão 16
Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho muitas vezes é maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mas direto.
SENNETT,R A corrosão do caráter : consequências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 ( adaptado)

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que:

a) As tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais.
b) As estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico.
c) Os procedimentos de terceirização sejam aprimoradas pela qualificação profissional.
d) As organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional.
e) Os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho. 

resposta:[E]

Comentário da questão 16
As transformações no mundo do trabalho, representa das pelo tempo e horário flexíveis de trabalho, acarretam em maiores pressões pelos resultados do trabalho e não mais no “relógio ponto” do trabalhador. Este processo não representa uma democratização dos processos laborais ou da posse dos meios de produção.


Questão 17




Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:
a) Origem der matéria prima.
b) Qualificação da mão de obra.
c) Velocidade de processamento.
d) Necessidade de armazenamento.
e) Amplitude do mercado consumidor.




resposta:[D]

Comentário da questão 17
A diferença entre o modelo produtivo taylorista-fordista (Modelo 1) e o modelo toyotista (Modelo 2) consiste, conforme representado nas figuras, na existência de estoque no modelo 1 e na adoção do just-in-time no modelo 2, baseado no desnvolvimento  as tecnologias da informação.





Questão 18


A África também já serviu como ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um príncipe em Nova York, e Ace Ventura: um maluco na África; a África parece um lugar cheio de tribos doidas rituais de desenho animado. A animação O Rei Leão da Disney, o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chevaga a contar com elenco de seres humanos.
LEI BOWITZ, E. Filmes de Hollywood sobre África ficam no clichê.
Disponível em: http://noticias.oul.com.br . Acesso em 17/04/2010.


A produção cinematográfica referido no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes aspectos do continente africano:
A) A história e a natureza.
B) O exotismo e as culturas
C) A socidade e a economia.
D) O comércio e o ambiente.
E) A diversidade e a política.







resposta:[B]
Comentário da questão 18
 O texto apresenta uma visão crítica acerca da forma como a cultura e o povo africano são retratados pelas produções hollywoodianas. Ao retratar a África como “o lugar cheio de tribos doidas”, os filmes exaltam o exotismo (entendido como diferente) e não busca compreender os reais significados destas culturas.





Questão 19




Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[...]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia



Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.
 


resposta:[B]
Comentário da questão 19


O texto apresentado refere-se ao processo atual da globalização, que apresenta a ampliação das trocas econômicas e a seletividade dos fluxos populacionais.




Questão 20



A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a
A) Extinção dos partidos nanicos.
B) Retomada dos partidos estaduais.
C) Adoção do bipartidarismo regulado.
D) Superação do fisiologismo tradicional.
E) Valorização da representação parlamentar.





resposta:[C]
Comentário da questão 20


A imagem trata do início do regime militar, quando foi instaurado o AI-2, ato institucional que extinguia o pluripartidarismo e adotava o bipartidarismo regulado. Sendo a ARENA o partido situacionista e o MDB o partido de oposição.





Questão 21


Um gigante da Indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do logotipo.
O gesto simbólico sinalizado pela mudança no status dos territórios palestinos significa o:
A) Surgimento de um país binacional
B) Fortalecimento de movimentos antissemitas
C) Esvaziamento de assentamentos judaicos
D) Reconhecimento de uma autoridade jurídica
E) Estabelecimento de fronteiras nacionais




resposta:[D]
Comentário da questão 21
 Uma das maiores preocupações das Nações Unidas é resolver o problema da formação do estado palestino. O gesto destacado acima, aparentemente, pode ser associado a um reconhecimento de uma autoridade jurídica identificada com a Palestina.

Questão 22



Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o poder de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espirito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo politico em que haja:
A) Exercício de tutela sobre atividades jurídicas e politicas.
B) Consagração do poder politico pela autoridade religiosa.
C) Concentração do poder nas mãos de elites técnico-cientificas.
D) Estabelecimento de limites dos atores públicos e às instituições do governo.
E) Reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.




resposta:[D]
Comentário da questão 22
 A divisão tripartida dos poderes do Estado foi proposta para que haja uma vigília recíproca entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, evitando a concentração de poder e os desmandos ou excessos ocasionados pelo desequilíbrio de forças entre os atores públicos e nas tais instituições do governo.

Questão 23


Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
Duby, G. Ano 1000 ano 2000 na pista dos nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)


Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de
A) Mercantilização das crenças religiosas
B) Transformação das representações sociais.
C) Disseminação do ateísmo nos países de maioria cristã.
D) Diminuição da distância entre saber científico e eclesiástico.
E) Amadurecimento da consciência ligada a civilização moderna.






resposta:[B]
Comentário da questão 23


O sentido de passagem atribuído à morte na época Medieval confortava as pessoas, pois ela era naturalizada, enquanto que na contemporaneidade a morte torna-se um evento doméstico, pois as representações sociais em torno mudam significativamente.
 


Questão 24


O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chama-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chama-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada: a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM, J. O Panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos:

A) Religiosos, que se constituem como um olho divino controlador de tudo que vê.
B) Ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida.
C) Repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.
D) Sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.
E) Consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de seter as próprias ações controladas.



resposta:[D]

Comentário da questão 24


É um adestramento dos corpos no espaço e no tempo possibilitado pela arquitetura concêntrica e regular da prisão, facilitando o controle, a vigilância e a punição. Em nome do dever ser e dos ditos objetivos de reformar a moral, preservar a saúde, revigorar a indústria, difundir a instrução e aliviar os gastos públicos, o controle social sobre os pobres se impõe de maneira velada pela arquitetura racional e, por isso, também sutil.




Questão 25





A charge revela uma critica aos meios de comunicação. Em especial a Internet, porque.
A) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
B) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais de relacionamentos.
C) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
D) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
E) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.




resposta:[A]
Comentário da questão 25
 Por apresentar uma visão crítica acerca da disseminação de redes sociais na sociedade contemporânea, a charge transmite a ideia de que as relações sociais estão cada vez mais em segundo plano, substituídas pelas relações virtuais.




Questão 26


Durante a realeza, e nos primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular a justiça conforme seus interesses. Em 451 a. C, porém, os plebeus conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis. Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Martins Fontes, 2000

A) Adoção do sufrágio universal masculino
B) Extensão da cidadania aos homens livres.
C) Afirmação de instituições democráticas.
D) Implantação dos direitos sociais.
E) Tripartição dos poderes políticos.



resposta:[D]
Comentário da questão 26


A questão trata de um assunto bastante frequente nas provas do ENEM que é o direito à cidadania e o acesso da população às leis que regem a sociedade. A partir do século V a. C as lutas socias na Roma Antiga se intensificam e neste contexto os plebeus utilizam sua superioridade numérica como arma para pressionar a elite patrícia e forçá-la a aprovar leis que pudessem ampliar o seus direitos sociais. Neste contexto, a eleição dos decênviros para a elaboração das leis escritas inicialmente em dez tábuas de bronze, para serem depois revistas e entendidas a doze tábuas representou uma conquista social crucial para que os plebeus removessem da elite patrícia o monopólio da leitura e interpretação das leis romanas.
A alternativa B poderia ser considerada como uma resposta possível à questão se ignorarmos que a cidadania romana seria estendida a TODOS os homens livres da Península Itálica no século I a. C e a todos os homens livres do Império em 212 d. C com o Imperador Caracala. Até estas leis, a cidadania não se estendia a todos os habitantes da península e me nos ainda a todos os do Império. Enfim, a lei das 12 Tábuas é um evento anterior à extensão da cidadania aos homens livres, deste modo pela lógica a alternativa B não estaria correta do ponto de vista temporal.




Questão 27


A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”.
Todos esses atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES, A Politica. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:
A) Busca por bens materiais e títulos de nobreza.
B) Plenitude espiritual e ascese pessoal.
C) Finalidade das ações e condutas humanas.
D) Conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
E) Expressão do sucesso individual e reconhecimento público.


resposta:[C]
Comentário da questão 27
 A Ética aristotélica é teleológica (finalista). A Felicidade é o objetivo último da existência humana. Só o homem justo, virtuoso por excelência, pode ser feliz. A conduta do homem pautada pela mediania, pela prudência, segundo a qual nada pode exceder ou faltar na ação do homem do mundo, é o meio para se atingir a felicidade.




Questão 28


Na imagem, visualiza- se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é:
A) Controlar a erosão laminar
B) Preservar as nascentes fluviais
C) Diminuir a contaminação química
D) Incentivar a produção transgênica
E) Implantar a mecanização intensiva



resposta:[A]
Comentário da questão 28
 A figura apresenta o método de cultivo conhecido como terraceamento, que evita processos erosivos.



Questão 29

Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
Coroação do Rei do Congo em Santo Amro. Bahia Apud DEL PRIORE. M Festas e Utopias no Brasil Colonial. In: CATELLI JR. R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo. Brasiliense. 1994 (adaptado)
Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de
A) Exclusão social
B) Imposição religiosa
C) Acomodação política
D) Supressão simbólica
E) Ressignificação cultural



resposta:[E]
Comentário da questão 29


As Congadas – referidas no texto – eram festas de caráter religioso bastante populares no período colonial brasileiro, ocasião na qual diversos sujeitos (colonos, nativos e africanos – escravos, ou não) partilhavam uma devoção comum.
Evidencia-se assim um processo de ressignificação cultural já que reúne elementos religiosos comuns às etnias africanas e ao catolicismo ibérico. Além da coroação do Rei do Congo apareciam também como temas encenados, a vida de São Benedito, do encontro de Nossa Senhora dos Homens Pretos e da luta de Carlos Magno.


Questão 30


TEXTO I
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: www.mst.org.br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).
TEXTO II
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que geram empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.
LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br Acessado em: 25 ago. 2011 (adaptado).

Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
a) Redução do inchaço urbano e à critica ao minifúndio camponês.
b) Ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado esterno.
c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.
d) Privatização de empresas estatais a ao estímulo ao crescimento econômico.
e) Correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.




resposta:[E]
Comentário da questão  30
 A concentração fundiária é resultado de processos históricos na formação do campo brasileiro, algo presente ainda nos dias de hoje, como afirma o texto I. Já o texto II defende a estrutura fundiária favorável ao que é chamado de agronegócio – empresas agropecuárias gerariam mais empregos que a reforma agrária.





 

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