Confira a correção da prova de Ciências Humanas do ENEM 2013 (2ª parte)
Fonte: G1
Questão 16
Um trabalhador em tempo flexível controla o local do
trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura,
vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho muitas vezes é maior para os
ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado
e o poder sobre o trabalhador, mas direto.
SENNETT,R A corrosão do caráter : consequências pessoais do
novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 ( adaptado)
Comparada à organização do trabalho característica do
taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe
que:
a) As tecnologias de informação sejam usadas para
democratizar as relações laborais.
b) As estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa
para o espaço doméstico.
c) Os procedimentos de terceirização sejam aprimoradas pela
qualificação profissional.
d) As organizações sindicais sejam fortalecidas com a
valorização da especialização funcional.
e) Os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos
para os resultados do trabalho.
resposta:[E]
Comentário da questão 16
As transformações no mundo do
trabalho, representa das pelo tempo e horário flexíveis de trabalho, acarretam
em maiores pressões pelos resultados do trabalho e não mais no “relógio ponto”
do trabalhador. Este processo não representa uma democratização dos processos
laborais ou da posse dos meios de produção.
Questão 17
Na imagem, estão representados
dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é
distinta entre eles em função do seguinte fator:
a) Origem der matéria prima.
b) Qualificação da mão de obra.
c) Velocidade de processamento.
d) Necessidade de armazenamento.
e) Amplitude do mercado
consumidor.
resposta:[D]
Comentário da questão 17
A diferença entre o modelo
produtivo taylorista-fordista (Modelo 1) e o modelo toyotista (Modelo 2)
consiste, conforme representado nas figuras, na existência de estoque no modelo
1 e na adoção do just-in-time no modelo 2, baseado no desnvolvimento as tecnologias da informação.
Questão 18
A África também já serviu como
ponto de partida para comédias bem vulgares, mas de muito sucesso, como Um
príncipe em Nova York, e Ace Ventura: um maluco na África; a África parece um lugar
cheio de tribos doidas rituais de desenho animado. A animação O Rei Leão da Disney,
o mais bem-sucedido filme americano ambientado na África, não chevaga a contar com
elenco de seres humanos.
LEI BOWITZ, E. Filmes de
Hollywood sobre África ficam no clichê.
Disponível em: http://noticias.oul.com.br . Acesso em
17/04/2010.
A produção cinematográfica
referido no texto contribui para a constituição de uma memória sobre a África e
e seus habitantes. Essa memória enfatiza e negligencia, respectivamente, os seguintes
aspectos do continente africano:
A) A história e a natureza.
B) O exotismo e as culturas
C) A socidade e a economia.
D) O comércio e o ambiente.
E) A diversidade e a política.
resposta:[B]
Comentário da questão 18
O texto apresenta uma visão
crítica acerca da forma como a cultura e o povo africano são retratados pelas
produções hollywoodianas. Ao retratar a África como “o lugar cheio de tribos doidas”,
os filmes exaltam o exotismo (entendido como diferente) e não busca compreender
os reais significados destas culturas.
Questão 19
Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam
empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima
brasileira
Para competir no mercado
americano
[...]
Pilhas americanas alimentam
eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta
automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da
guerra
Não obtêm visto no consulado
americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
Na canção, ressalta-se a
coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
a) Acirramento do controle
alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas
e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle
informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação
mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo
comercial e descaracterização de identidades nacionais.
resposta:[B]
Comentário da questão 19
O texto apresentado refere-se ao
processo atual da globalização, que apresenta a ampliação das trocas econômicas
e a seletividade dos fluxos populacionais.
Questão 20
A imagem foi publicada no jornal
Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos
políticos existentes no período revela a
A) Extinção dos partidos nanicos.
B) Retomada dos partidos
estaduais.
C) Adoção do bipartidarismo
regulado.
D) Superação do fisiologismo
tradicional.
E) Valorização da representação
parlamentar.
resposta:[C]
Comentário da questão 20
A imagem trata do início do
regime militar, quando foi instaurado o AI-2, ato institucional que extinguia o
pluripartidarismo e adotava o bipartidarismo regulado. Sendo a ARENA o partido situacionista
e o MDB o partido de oposição.
Questão 21
Um gigante da Indústria da
internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que conferia à sua página
palestina. O site de buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em
vez de “territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo
abaixo do logotipo.
O gesto simbólico sinalizado pela
mudança no status dos territórios palestinos significa o:
A) Surgimento de um país
binacional
B) Fortalecimento de movimentos
antissemitas
C) Esvaziamento de assentamentos
judaicos
D) Reconhecimento de uma
autoridade jurídica
E) Estabelecimento de fronteiras
nacionais
resposta:[D]
Comentário da questão 21
Uma das maiores preocupações das
Nações Unidas é resolver o problema da formação do estado palestino. O gesto
destacado acima, aparentemente, pode ser associado a um reconhecimento de uma
autoridade jurídica identificada com a Palestina.
Questão 22
Para que não haja abuso, é
preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo
estaria perdido se o mesmo homem ou mesmo corpo dos principais, ou dos nobres,
ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as
resoluções públicas e o poder de julgar os crimes ou as divergências dos
indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário,
atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta
não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes
concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espirito das
leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).
A divisão e a independência entre
os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um
Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo politico em que haja:
A) Exercício de tutela sobre
atividades jurídicas e politicas.
B) Consagração do poder politico
pela autoridade religiosa.
C) Concentração do poder nas mãos
de elites técnico-cientificas.
D) Estabelecimento de limites dos
atores públicos e às instituições do governo.
E) Reunião das funções de
legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.
resposta:[D]
Comentário da questão 22
A divisão tripartida dos poderes
do Estado foi proposta para que haja uma vigília recíproca entre o Judiciário,
o Legislativo e o Executivo, evitando a concentração de poder e os desmandos
ou excessos ocasionados pelo desequilíbrio de forças entre os atores públicos e
nas tais instituições do governo.
Questão 23
Quando ninguém duvida da
existência de um outro mundo, a morte é uma passagem que deve ser celebrada
entre parentes e vizinhos. O homem da Idade média tem a convicção de não
desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo
continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da
morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
Duby, G. Ano 1000 ano 2000 na
pista dos nossos medos. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)
Ao comparar as maneiras com que
as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo
de
A) Mercantilização das crenças
religiosas
B) Transformação das
representações sociais.
C) Disseminação do ateísmo nos
países de maioria cristã.
D) Diminuição da distância entre
saber científico e eclesiástico.
E) Amadurecimento da consciência
ligada a civilização moderna.
resposta:[B]
Comentário da questão 23
O sentido de passagem atribuído à
morte na época Medieval confortava as pessoas, pois ela era naturalizada,
enquanto que na contemporaneidade a morte torna-se um evento doméstico, pois as
representações sociais em torno mudam significativamente.
Questão 24
O edifício é circular. Os
apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chama-los, se
quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chama-lo,
se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada: a saúde preservada; a
indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a
economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os
Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura!
BENTHAM, J. O Panóptico. Belo
Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema
conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas
sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos:
A) Religiosos, que se constituem como
um olho divino controlador de tudo que vê.
B) Ideológicos, que estabelecem
limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida.
C) Repressivos, que perpetuam as
relações de dominação entre os homens por meio da tortura física.
D) Sutis, que adestram os corpos
no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle.
E) Consensuais, que pactuam
acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de seter as próprias
ações controladas.
resposta:[D]
Comentário da questão 24
É um adestramento dos corpos no
espaço e no tempo possibilitado pela arquitetura concêntrica e regular da
prisão, facilitando o controle, a vigilância e a punição. Em nome do dever ser
e dos ditos objetivos de reformar a moral, preservar a saúde, revigorar a indústria,
difundir a instrução e aliviar os gastos públicos, o controle social sobre os
pobres se impõe de maneira velada pela arquitetura racional e, por isso, também
sutil.
Questão 25
A charge revela uma critica aos
meios de comunicação. Em especial a Internet, porque.
A) Questiona a integração das
pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
B) considera as relações sociais
como menos importantes que as virtuais de relacionamentos.
C) enaltece a pretensão do homem
de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
D) descreve com precisão as
sociedades humanas no mundo globalizado.
E) concebe a rede de computadores
como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.
resposta:[A]
Comentário da questão 25
Por apresentar uma visão crítica acerca
da disseminação de redes sociais na sociedade contemporânea, a charge transmite
a ideia de que as relações sociais estão cada vez mais em segundo plano,
substituídas pelas relações virtuais.
Questão 26
Durante a realeza, e nos
primeiros anos republicanos, as leis eram transmitidas oralmente de uma geração
para outra. A ausência de uma legislação escrita permitia aos patrícios manipular
a justiça conforme seus interesses. Em 451 a. C, porém, os plebeus conseguiram
eleger uma comissão de dez pessoas – os decênviros – para escrever as leis.
Dois deles viajaram a Atenas, na Grécia, para estudar a legislação de Sólon.
COULANGES, F. A cidade antiga.
São Paulo: Martins Fontes, 2000
A) Adoção do sufrágio universal
masculino
B) Extensão da cidadania aos
homens livres.
C) Afirmação de instituições
democráticas.
D) Implantação dos direitos
sociais.
E) Tripartição dos poderes políticos.
resposta:[D]
Comentário da questão 26
A questão trata de um assunto
bastante frequente nas provas do ENEM que é o direito à cidadania e o acesso da
população às leis que regem a sociedade. A partir do século V a. C as lutas
socias na Roma Antiga se intensificam e neste contexto os plebeus utilizam sua superioridade
numérica como arma para pressionar a elite patrícia e forçá-la a aprovar leis
que pudessem ampliar o seus direitos sociais. Neste contexto, a eleição dos
decênviros para a elaboração das leis escritas inicialmente em dez tábuas de
bronze, para serem depois revistas e entendidas a doze tábuas representou uma
conquista social crucial para que os plebeus removessem da elite patrícia o
monopólio da leitura e interpretação das leis romanas.
A alternativa B poderia ser
considerada como uma resposta possível à questão se ignorarmos que a cidadania
romana seria estendida a TODOS os homens livres da Península Itálica no século
I a. C e a todos os homens livres do Império em 212 d. C com o Imperador Caracala.
Até estas leis, a cidadania não se estendia a todos os habitantes da península
e me nos ainda a todos os do Império. Enfim, a lei das 12 Tábuas é um evento
anterior à extensão da cidadania aos homens livres, deste modo pela lógica a
alternativa B não estaria correta do ponto de vista temporal.
Questão 27
A felicidade é, portanto, a
melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não
devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais
nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que
amamos”.
Todos esses atributos estão
presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a
identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES, A Politica. São
Paulo: Cia das Letras, 2010.
Ao reconhecer na felicidade a
reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:
A) Busca por bens materiais e
títulos de nobreza.
B) Plenitude espiritual e ascese
pessoal.
C) Finalidade das ações e
condutas humanas.
D) Conhecimento de verdades
imutáveis e perfeitas.
E) Expressão do sucesso
individual e reconhecimento público.
resposta:[C]
Comentário da questão 27
A Ética aristotélica é
teleológica (finalista). A Felicidade é o objetivo último da existência humana.
Só o homem justo, virtuoso por excelência, pode ser feliz. A conduta do homem pautada
pela mediania, pela prudência, segundo a qual nada pode exceder ou faltar na
ação do homem do mundo, é o meio para se atingir a felicidade.
Questão 28
Na imagem, visualiza- se um
método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O
objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é:
A) Controlar a erosão laminar
B) Preservar as nascentes
fluviais
C) Diminuir a contaminação
química
D) Incentivar a produção
transgênica
E) Implantar a mecanização
intensiva
resposta:[A]
Comentário da questão 28
A figura apresenta o método de
cultivo conhecido como terraceamento, que evita processos erosivos.
Questão 29
Seguiam-se vinte criados
custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o
Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao
Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve
repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
Coroação do Rei do Congo em Santo
Amro. Bahia Apud DEL PRIORE. M Festas e Utopias no Brasil Colonial. In: CATELLI
JR. R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo. Brasiliense.
1994 (adaptado)
Originária dos tempos coloniais,
a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de
A) Exclusão social
B) Imposição religiosa
C) Acomodação política
D) Supressão simbólica
E) Ressignificação cultural
resposta:[E]
Comentário da questão 29
As Congadas – referidas no texto –
eram festas de caráter religioso bastante populares no período colonial
brasileiro, ocasião na qual diversos sujeitos (colonos, nativos e africanos – escravos,
ou não) partilhavam uma devoção comum.
Evidencia-se assim um processo de
ressignificação cultural já que reúne elementos religiosos comuns às etnias
africanas e ao catolicismo ibérico. Além da coroação do Rei do Congo apareciam
também como temas encenados, a vida de São Benedito, do encontro de Nossa Senhora
dos Homens Pretos e da luta de Carlos Magno.
Questão 30
TEXTO I
A nossa luta é pela
democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso
país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos
pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades,
que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também
ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: www.mst.org.br.
Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).
TEXTO II
O pequeno proprietário rural é igual
a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de
manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a
favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que geram empregos. Apoiar
uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do
que apoiar a reforma agrária.
LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br Acessado
em: 25 ago. 2011 (adaptado).
Nos fragmentos dos textos, os
posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os
autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
a) Redução do inchaço urbano e à
critica ao minifúndio camponês.
b) Ampliação da renda nacional e
à prioridade ao mercado esterno.
c) contenção da mecanização
agrícola e ao combate ao êxodo rural.
d) Privatização de empresas
estatais a ao estímulo ao crescimento econômico.
e) Correção de distorções
históricas e ao prejuízo ao agronegócio.
resposta:[E]
Comentário da questão 30
A concentração fundiária é
resultado de processos históricos na formação do campo brasileiro, algo
presente ainda nos dias de hoje, como afirma o texto I. Já o texto II defende a
estrutura fundiária favorável ao que é chamado de agronegócio – empresas agropecuárias
gerariam mais empregos que a reforma agrária.
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