quinta-feira, 21 de julho de 2016

A formação da República Liberal

Roteiro de estudos
A formação da República Liberal

Atividades para a sala

1. Em 1945, Getúlio Vargas foi deposto, encerrando o Estado Novo. Foram convocadas eleições gerais e o General Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República e empossado em janeiro de 1946.

Sobre a economia no governo Dutra, é correto afirmar que:
a) o presidente Dutra deu prosseguimento à política de seu antecessor, estabelecendo o pleno controle estatal na economia e, ao final de seu governo lançou a campanha “O Petróleo é nosso”.
b) com a implementação do Plano Salte, foi feita a pavimentação da rodovia Rio-São Paulo e foram criadas a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce.
c) o presidente Dutra propôs o Salte, um plano econômico desenvolvimentista que priorizava investimentos nas áreas da Saúde, Alimentação, Transporte e Energia, que seria controlado exclusivamente por empresas americanas.
d) o governo Dutra, inicialmente, seguiu um modelo antiliberal, todavia, com o começo da Guerra Fria, as pressões americanas fizeram com que houvesse urna mudança de orientação nessa política.
e) com a política de abertura aos produtos estrangeiros, o governo acabou facilitando as importações de produtos supérfluos, como brinquedos, e consumindo grande parte das reservas em moeda estrangeira acumuladas. 

2. (Uff 2011) “Visto que, de fato, a Constituição de 1946 estabeleceu normas e medidas para a instalação de uma estrutura democrática no país, dando ensejo a uma abertura do processo político nos dezoito anos subsequentes, ao observador mais descuidado a redemocratização pode parecer mais radical do que na realidade o foi.”
SOUZA, Maria do Carmo Campello de. Estado e Partidos Políticos no Brasil (1930-1964). São Paulo: Alfa-Omega, 1976, p. 105.


Com base nas afirmações contidas no texto, é possível afirmar que
a) a redemocratização iniciada em 1945 perdeu sua radicalidade por ter sido apenas um ritual político, vazio de efetivos partidos.
b) a redemocratização de 1945 só pôde existir em função da criação de três novos grandes partidos políticos, totalmente independentes de vínculos com o Estado Novo: o PSD, a UDN e o PTB.
c) o retorno do pluripartidarismo e de eleições diretas foi superposto à estrutura herdada do Estado Novo, marcada pelo sindicalismo corporativista e pelo sistema de interventorias.
d) a redemocratização não foi radical devido à preponderância que teve, junto a ela, a União Democrática Nacional (UDN), partido formado com o beneplácito de Vargas.
e) a hipertrofia do Poder Legislativo foi uma das consequências da redemocratização.

3. (UNESP 2014) Examine a charge do cartunista Théo, publicada na revista Careta em 27.12.1952. 
Getúlio: — Ser pai dos pobres dá mais trabalho do que ser Papei Noel! Você só se amofina no Natal: a mim eles chateiam o ano inteiro! 
                                (Isabel Lustosa. História de presidentes, 2008.) 

O apelido de “pai dos pobres”, dado a Getúlio Vargas, pode ser associado 
a) ao autoritarismo do presidente diante dos movimentos sociais, manifesto na repressão às associações de operários e camponeses. b) aos esforços de negociação com a oposição, com a decorrente distribuição de cargos administrativos e funções políticas. 
c) ao caráter popular do regime, originário de uma revolução social e empenhado no combate à burguesia industrial brasileira. 
d) à política de concessões desenvolvida junto a sindicatos, como contrapartida do apoio político dos trabalhadores. 
e) à supressão de legislação trabalhista no país, que obrigava o governo a agir de forma assistencialista. 


4. (Cefet MG)  Analise a imagem “Cortejo Fúnebre de Getúlio Vargas”, na Praia de Copacabana.

 

A repercussão da morte de Vargas, em 24 de agosto de 1954, explica-se politicamente pela

a) manipulação do povo para abafar escândalos políticos.
b) pressão dos desempregados para garantir direitos sociais.
c) atuação dos conservadores para barrar o avanço comunista.
d) manifestação das massas populares para expressar sua comoção.
e) articulação dos sindicatos para reconduzir os militares ao poder.

GABARITO
resposta da questão 1:[E]
Comentário da questão:
 O governo Dutra foi marcado pela abertura da economia brasileira a investimentos e empresas estrangeiras, algo como o caminho contrário feito por Vargas (Nacionalismo Econômico). Essa postura contribuiu para o aumento da dívida externa e da inflação. 

resposta questão 2:[C]
Mesmo com o fim do Estado Novo, algumas das práticas institucionais de atrelamento das decisões políticas e de controle da vida sindical permaneceram no âmbito do Estado, impedindo um controle por parte da população, seja através de eleições amplas, seja através de uma atuação sindical livre.

resposta da questão 3:[D]
A alternativa descreve, de maneira um tanto crua, o mecanismo de troca existente no populismo: concessões trabalhistas, trazendo em contrapartida o apoio dos sindicatos ao governo. Entretanto, deve-se se frisar que a alcunha de “Pai dos Pobres”, conferida à Getúlio pelas classes trabalhadoras, refere-se muito mais aos benefícios sociais advindos da CLT do que ao controle exercido sobre as organizações sindicais. 

resposta da questão 4:[D]
Comentário da questão:
Vargas governou o Brasil entre 1930 e 1945 em um contexto populista, construindo a imagem de pai dos pobres, e criou a CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas. Foi deposto em 1945, e posteriormente, eleito em 1950. Adotou uma política nacionalista ao criar a Eletrobras, a Petrobras, entre outras estatais. O Brasil vivia uma grave crise política e econômica, e, desgastado, Vargas se suicidou em 24 de agosto de 1954. O povo ficou profundamente comovido em seu cortejo fúnebre.

Um comentário:

  1. Belo espaço, parabéns!
    Quero deixar um dica sobre a história e medidas. http://adventmedidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir