sábado, 1 de outubro de 2011

Confira a correção da prova de História do Brasil

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

PRIMEIRO ANO

1. (UFSM) Esse mapa foi feito a partir da suposição de que, se a Família Real Portuguesa não tivesse vindo para o Brasil em 1808, o processo de independência brasileira teria sido diferente.

"Super Interessante", fev. 2002, p. 33.

O mapa permite a seguinte conclusão:

a) A divisão política da América Latina independe do rumo da história.
b) Ao capitalismo industrial em expansão pouco importava a organização política dos Estados latino-americanos.
c) A Corte portuguesa no Brasil foi capaz de manter a unidade territorial da colônia, submetendo-a ao regime monárquico.
d) A consciência nacional se forja exclusivamente a partir da unidade lingüística.
e) As guerras napoleônicas difundiram o ideal monárquico-liberal entre as colônias luso-espanholas da América.

resposta: [C]

2. (UNICAMP) A respeito da Independência na Bahia, o historiador João José Reis afirmou o seguinte:

Os escravos não testemunharam passivamente a Independência. Muitos chegaram a acreditar, às vezes de maneira organizada, que lhes cabia um melhor papel no palco político. Os sinais desse projeto dos negros são claros. Em abril de 1823, dona Maria Bárbara Garcez Pinto informava seu marido em Portugal, em uma pitoresca linguagem: "A crioulada fez requerimentos para serem livres". Em outras palavras, os escravos negros nascidos no Brasil (crioulos) ousavam pedir, organizadamente, a liberdade!

(Adaptado de O Jogo Duro do Dois de Julho: o "Partido Negro" na Independência da Bahia, em João José Reis e Eduardo Silva, Negociação e Conflito. A resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Cia das Letras, 1988, p. 92).

a) A partir do texto, como se pode questionar o estereótipo do "escravo ignorante"?

resposta: O fato de os escravos terem se organizado para participar da luta pela independência da Bahia e de fazer reivindicações por escrito aos seus senhores.

b) Identifique dois motivos pelos quais a atuação dos escravos despertava temor entre os senhores.

resposta: Entre os motivos que despertavam o temor dos senhores em relação aos escravos eram a realização de rebeliões (haitianismo) além das fugas dos escravos.

c) De que maneira esse enunciado problematiza a versão tradicional da Independência do Brasil?

resposta: A versão tradicional da Independência do Brasil destaca que esse movimento foi pacífico e sem nenhuma participação popular, o que é contestado por esse texto que mostra a movimentação de várias camadas sociais (inclusive dos escravos) na luta pela consolidação da emancipação política brasileira.



3. (PITÁGORAS) Observe as charges a seguir.

Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997, pp. 147 e 151.

A partir da análise das charges acima, é CORRETO concluir que a Constituição de 1824

a) estabeleceu uma monarquia parlamentarista, constitucional, representativa e democrática através de eleições diretas.

b) implantou uma monarquia, concedendo plenos poderes ao imperador através do poder moderador, e estabeleceu o voto censitário.

c) determinou a adoção de um regime democrático, caracterizado pela existência de três poderes independentes, e eleições populares diretas.

d) implantou uma monarquia popular, assegurando à população uma maior participação política e a submissão do governo às leis.

resposta: [B]

4. (PITÁGORAS) D. Pedro não ficou nem um pouco satisfeito com o projeto constituinte. A Assembléia Constituinte foi dissolvida, por um decreto de D. Pedro, em 12 de novembro de 1823. Para a redação de um novo projeto constituinte, D. Pedro convocou o Conselho de Estado, composto por dez pessoas escolhidas pelo imperador. O projeto foi rapidamente concluído e, em 25 de março de 1824, a primeira Constituição do Brasil, outorgada por O. Pedro, foi apresentada aos brasileiros.

Com relação à Constituição Outorgada de 1824 pode-se AFIRMAR que

a) refletia os anseios da população por ter sido elaborada por uma Assembleia Popular.

b) representava os interesses das camadas mais pobres da sociedade.

c) refletia a postura absolutista do imperador através do poder moderador.

d) consagrou o liberalismo religioso ao estabelecer um Estado laico.

e) consagrou o liberalismo político ao estabelecer o voto livre e universal.

resposta: [C]

5. (PITÁGORAS) Analise as imagens a seguir.


Analisando as imagens, podemos CONCLUIR que elas referenciam
a) a Inconfidência Mineira e a execução de Tiradentes.
b) os movimentos abolicionistas do século XIX.
c) a repressão e aos massacres ocorridos durante a Revolução do Porto.
d) o movimento republicano ocorrido após a Guerra do Paraguai.
e) a Confederação do Equador e a execução de Frei Caneca.


resposta: [E]

Questão desafio

(PUC-RJ) "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos (...), promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição (...)".

("Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil", 1988)

"D. Pedro I, por graça de Deus e unânime aclamação dos povos, Imperador constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos súditos, que tendo-nos requerido os povos deste Império, juntos em Câmaras, que nós quanto antes jurássemos e fizéssemos jurar o Projeto de Constituição (...)".

("Preâmbulo da Constituição Política do Império do Brasil", 1824)

a) Tomando como referência os textos apresentados, IDENTIFIQUE uma característica da Constituição de 1824 e uma característica da Constituição de 1988.

resposta: o fato da Constituição de 1824 ter sido outorgada pelo imperador D. Pedro I e da Constituição de 1988 ter sido promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte.

b) EXPLIQUE a relação entre o Poder Moderador e os demais poderes políticos de Estado, instituída pela Constituição brasileira de 1824.

SEGUNDO ANO


1. (PITÁGORAS ) Observe a imagem a seguir.


O general norte-americano Eisenhower visita o presidente Dutra, no Rio de Janeiro (CPDOC)

Com base na figura acima, ANALISE a política externa brasileira no período do governo Dutra.

resposta: A política externa brasileira no período Dutra foi marcada pelo alinhamento político do Brasil aos Estados Unidos dentro do contexto da Guerra Fria. Assim podemos verificar uma perseguição aos comunistas com a cassação dos mandatos de parlamentares do PCB, bem como fechamento do próprio partido. A foto demonstra a ligação amigável dos Estados Unidos com o Brasil.

2. (PITÁGORAS) A Guerra Fria começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, e o Brasil, já no governo Dutra, iniciou um processo de alinhamento político junto ao bloco chefiado pelos Estados Unidos. Identifique no governo Dutra dois exemplos do alinhamento do Brasil ao bloco capitalista.

resposta: O rompimento das relações diplomáticas com a União Soviética e o fechamento do Partido Comunista Brasileiro, com a cassação de seus representantes eleitos.

3. (UFRJ) Tem gente com fome Trem sujo da Leopoldina correndo correndo parece dizer tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome Piiiiii Estação de Caxias de novo a dizer de novo a correr tem gente com fome tem gente com fome tem gente com fome

Os versos de "Tem gente com fome", do primeiro livro de Solano Trindade, "Poemas de uma Vida Simples", levaram o poeta para a cadeia, por ordem do presidente Eurico Gaspar Dutra. Embora tenha tomado outras medidas como essa, o governo Dutra (1946-1950) é conhecido como um período de redemocratização, durante o qual foi elaborada a Constituição de 1946.

a) Identifique, na Constituição de 1946, duas medidas que tenham representado a reconquista das liberdades democráticas.

Resposta: O restabelecimento da democracia, a liberdade de expressão e de representação partidária, o fim da censura, o retorno das eleições diretas, etc.

b) Considerando o contexto brasileiro do período, explique por que o governo Dutra assumiu um caráter conservador.

resposta: O alinhamento com o bloco capitalista liderado pelos Estados Unidos, o que por sua vez provocou o rompimento com a URSS.

4. (FGV) A gestão do Presidente Eurico Gaspar Dutra foi marcada pela adoção de medidas que visavam à modernização das instituições político-administrativas. Entre essas mudanças, pode ser destacada:

a) a aprovação de uma nova Constituição que, embora seguisse princípios liberais e democráticos, mantinha a proibição ao direito de voto das mulheres.

b) a aproximação com a União Soviética, em função do enorme prestígio dos parlamentares ligados ao PCB.

c) a extinção do corporativismo, com a regulamentação de centrais sindicais livres da tutela do Estado.

d) a implantação de um plano de metas (Plano Salte) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico.

e) que visava atender às necessidades da industrialização e do abastecimento doméstico e a recusa de participação na Organização dos Estados Americanos (OEA), por considerá-la um instrumento de consolidação da hegemonia norte-americana na América Latina.

resposta: [D]

5. (UEL) O processo de redemocratização, instaurado no Brasil, em 1946, foi ameaçado durante o governo de Eurico Gaspar Dutra, em razão da sua posição política, uma vez que o presidente:

a) alinhou-se à União Soviética, o que provocou pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos.

b) cassou os mandatos dos representantes do Partido Trabalhista Brasileiro, por ser um partido de oposição ao seu governo.

c) perseguiu os integralistas e tornou ilegal a Ação Integralista Brasileira, prendendo, inclusive, o seu líder Plínio Salgado.

d) desenvolveu uma política econômica planificada, que provocou insatisfação das multinacionais instaladas no país.

e) colocou o Partido Comunista do Brasil na ilegalidade, rompendo inclusive relações diplomáticas com a URSS.

resposta: [E]

Questão desafio

(PITÁGORAS) Analise essa letra de 1941:

Eu trabalhei

Eu hoje tenho tudo, tudo que um homem quer

Tenho dinheiro, automóvel e uma mulher

Mas para chegar até o ponto que cheguei

Eu trabalhei, trabalhei, trabalhei

Eu hoje sou feliz

E posso aconselhar

Quem faz o que já fiz

Só pode melhorar

E quem diz que o trabalho

Não dá camisa a ninguém

Não tem razão. Não tem.

(Roberto Roberti e Jorge Faraj)

Agora, leia o samba de 1946:

Trabalhar, eu não

Eu trabalho como um louco

Até fiz calo na mão

O meu patrão ficou rico

E eu pobre sem tostão

Foi por isso agora

Eu mudei de opinião

Trabalhar, eu não, eu não

Trabalhar, eu não , eu não.

(Almeidinha)

A realidade do Brasil em 1941era bem diferente da realidade de 1946. COMPARE a letra dos sambas e EXPLIQUE o porquê de tantas diferenças.

resposta: A música Eu trabalhei está inserida num período de grande censura aos meios de comunicação. As músicas para serem tocadas nas rádios passavam pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda). Por isso vários compositores escreviam o que o governo queria ouvir e transmitir. Já a música de 1946, ocorre com o fim do Estado Novo onde volta à liberdade de expressão e criação.


TERCEIRO ANO


1. (Pitágoras) Durante a Ditadura foram criadas as mais diversas frases de efeito, por exemplo:

brasil ame-o ou deixe-o

"Brasil: Ame-o ou deixe-o!", era usada por adultos e crianças, ostentada em objetos e nas janelas dos automóveis.

"Brasil:AME-O", muitas empresas de transportes de valores utilizavam-na ostentada em seus veículos.

"Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil".

EXPLIQUE porque o governo utilizava desses recursos de propaganda.

resposta: A propaganda oficial visava transmitir a idéia de um governo competente, sério e que contava com o apoio popular. Para isso, utilizou-se de slogans, canções e noticias divulgadas pelos meios de comunicação.

2. (Pitágoras) Observe a charge a seguir.

Charge de Ziraldo.

A charge faz uma crítica a política do Ministro da fazenda Delfim Neto, durante o Milagre Econômico.

EXPLIQUE por que o pintor da charge incluiu o FMI, no nome do Ministro.

resposta: A política econômica dos governos militares promoveu o crescimento econômico, mas gerou também a dependência externa. Nesse período áureo do desenvolvimento brasileiro em que, paradoxalmente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza, aliado a busca de novos empréstimos aos bancos estrangeiros

3. (Pitágoras) Leia atentamente o texto

“Resumindo nossas esperanças, diz o editorial do jornal Folha de São Paulo, que traz o título: ‘Cai a Emenda e não nós’: ‘É preciso aprender com os erros, certamente; mais importante é não abandonar os acertos (...). A Emenda Dante de Oliveira está derrotada, não nós. Ainda que já tivéssemos reconquistado as diretas, haveria um extenso caminho a percorrer. Continuemos com a mesma intransigência e com a mesma esperança’.”

(VICENTINO, Cláudio. História: Memória viva. São Paulo: Scipione, 1994, p. 125).

Podemos afirmar CORRETAMENTE que a derrota da Ementa Dante de Oliveira significou

a) a derrota definitiva do movimento pró-eleição direta para presidente.

b) a vitória popular contra os governos militares e o colégio eleitoral.

c) a formação da Aliança Democrática que elegeu Tancredo presidente.

d) o final do período histórico denominado de Nova República.

e) a vitória que consolidou o regime militar autoritário no país.

resposta: [C]

4. (PUC-PR) Grandes nomes da MPB utilizaram a história contemporânea do país como tema. Algumas músicas ficaram associadas a determinados momentos políticos ou sociais da vida brasileira. A que fatos da vida brasileira ficaram associadas ou fazem referência estas três composições:

– Prá não dizer que não falei de flores (Geraldo Vandré)

– O bêbado e a equilibrista (Elis Regina - Letra: João Bosco / Aldir Blanc)

– Coração de Estudante (Milton Nascimento - Letra: Milton / Wagner Tiso)

a) A primeira trata do período militar, as outras duas da década de 50 - período desenvolvimentista.

b) A ditadura militar, movimento pela Anistia, “Diretas-Já”.

c) A ditadura militar, questão racial, movimento estudantil.

d) As três são composições da década de 80 e marcam o fim do período militar.

e) Movimento estudantil, movimento dos sem-terra, violência policial.

resposta: [B]

5. (Pitágoras) Observe esta charge que apresenta um momento da ditadura militar no Brasil. Sobre ela podemos afirmar que

a) a lei de segurança nacional determinava que se eliminassem os atos secretos do governo.

b) o sigilo de documentos era necessário para a defesa da soberania nacional.

c) o governo concedeu a anistia ampla,geral e irrestrita a todos os brasileiros.

d) os arquivos secretos do governo militar esconderam importantes fatos da história do Brasil.

e) o fim do SNI (Serviço Nacional de Informações) promoveu a abertura dos arquivos secretos.

resposta: [D]

Questão desafio

(Pitágoras) Esta música composta em 1979 tornou-se um símbolo da luta pela anistia. Pela volta dos exilados e pela abertura política do regime militar.

O Bêbado e A Equilibrista

(João Bosco / Aldir Blanc – 1979)

Intérprete: Elis Regina

Caía a tarde feito um viaduto

E um bêbado trajando luto

Me lembrou Carlitos

A lua, tal qual a dona do bordel,

Pedia a cada estrela fria

Um brilho de aluguel

E nuvens, lá no mata-borrão do céu,

Chupavam manchas torturadas, que sufoco!

Louco, o bêbado com chapéu-coco

Fazia irreverências mil pra noite do Brasil.

Meu Brasil.

Que sonha com a volta do irmão do Henfil.

Com tanta gente que partiu num rabo de foguete.

Chora a nossa pátria mãe gentil,

Choram Marias e Clarisses no solo do Brasil.

Mas sei que uma dor assim pungente

Não há de ser inutilmente, a esperança

Dança na corda bamba de sombrinha

E em cada passo dessa linha pode se machucar

Asas, a esperança equilibrista

Sabe que o show de todo artista

Tem que continuar...

Faça uma análise da letra e TRANSCREVA duas passagens que demonstrem o desejo do povo brasileiro.

resposta:

1. Que sonha com a volta do irmão do Henfil. (luta pela anistia política)

2. a esperança equilibrista, sabe que o show de todo artista tem que continuar... (redemocratização do país).

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