quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Vestibular UFAL 2016

Confira as questões de História do Vestibular UFAL 2016

Questão 1


BRASIL. EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS. Selo comemorativo do tricentenário da Restauração Pernambucana. 1954. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2015. 

O selo comemorativo mostra a face de quatro dos líderes da Restauração Pernambucana de 1654 cuja consequência direta foi a 
A) expansão do comércio de escravos. 
B) propagação dos engenhos de açúcar. 
C) extinção do período colonial no Brasil. 
D) expulsão dos holandeses do Nordeste. 
E) finalização da Batalha dos Guararapes





Questão 2

Paratodos 
O meu pai era paulista 
Meu avô, pernambucano 
O meu bisavô, mineiro 
Meu tataravô, baiano 
Meu maestro soberano 
Foi Antônio Brasileiro 
[...] Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2015.



O trecho da letra da música Paratodos, de Chico Buarque, retrata uma dimensão brasileira muito importante para compreender a 
A) dispersão migratória interna. 
B) transitoriedade da identidade. 
C) miscigenação histórica da nação. 
D) diversidade social, racial e étnica. 
E) ancestralidade genealógica do povo.





Questão 3

Banco de horas 
O chamado banco de horas é uma possibilidade admissível de compensação de horas, vigente a partir da Lei nº 9.601/1998. Trata-se de um sistema de compensação de horas extras mais flexível, mas que exige autorização por convenção ou acordo coletivo, possibilitando à empresa adequar a jornada de trabalho dos empregados às suas necessidades de produção e demanda de serviços. Esse sistema de banco de horas pode ser utilizado, por exemplo, nos momentos de pouca atividade da empresa para reduzir a jornada normal dos empregados durante um período, sem redução do salário, permanecendo um crédito de horas para utilização quando a produção crescer ou a atividade acelerar. Se o sistema começar em um momento de grande atividade da empresa, a jornada de trabalho poderá ser estendida além da jornada normal (até o limite máximo da décima hora diária) durante o período em que o alto volume de atividade permanecer e deverá ser compensada posteriormente com a redução da jornada de trabalho. 

Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2015. 

O banco de horas é uma inovação que surgiu no modelo de produção 
A) fordista, buscando diminuir a formação de estoques. 
B) toyotista, com o objetivo de adequar a produção à demanda. 
C) taylorista, que tenta aumentar a produção sem aumentar os custos. 
D) keynesiano, objetivando aumentar a influência do estado na economia. 
E) socialista, buscando garantir os empregos e a continuidade da produção.  






Questão 4
  Desde o advento da Ciência, no século XVII, que rejeitamos a mitologia como um produto das mentes supersticiosas e primitivas. Contudo, só agora conseguimos ter uma perspectiva mais profunda e completa da natureza e do papel do mito na história do Homem. [...] Os mitos despertam no Homem pensamentos que lhe são desconhecidos. 
LEVI-STRAUSS, Claude. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70, 2007. p. 5 e 8. 

A redescoberta do papel do mito no mundo contemporâneo tem possibilitado 
A) uma maior interação entre as religiões ocidentais e as crenças dos povos nativos da América e da África. 
B) uma maior afirmação da ciência como fonte válida de interpretação do real e raiz da inteligibilidade. 
C) a separação entre ciência e metafísica, evidenciando o caráter pueril do conhecimento do senso comum. 
D) a valorização do conhecimento primitivo e lançado um novo olhar sobre os hábitos e tradições dos povos indígenas. 
E) o reconhecimento do saber primitivo como uma forma de compreensão do real tão fundamentada quanto o saber científico.




Questão 5

[...] a tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder [...]. A propriedade mais notável do chefe indígena consiste na ausência quase completa de autoridade. [...] O chefe é um fazedor de paz; ele é a instância moderadora do grupo [...]. Ele deve apaziguar as disputas, regular as divergências, não usando de uma força que não possui e que não seria reconhecida. [...] Os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra: não para arbitrar entre as partes opostas, pois o chefe não é um juiz e não pode se permitir tomar partido por um ou por outro, mas para, armado apenas de sua eloquência, tentar persuadir as pessoas da necessidade de se apaziguar [...]. 
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o estado. São Paulo: COSAC NAIFY, 2012 (adaptado). 

O texto enfatiza uma característica dos povos nativos da América que, em geral, era interpretada pelos colonizadores como 
A) uma alternativa ao modelo de estado absolutista despótico. 
B) um modelo de organização social avançado que prescindia a existência do estado. 
C) uma fraqueza, pois denotava a falta de organização política nos moldes europeus. 
D) uma forma de organização social mais útil aos interesses colonialistas do que o modelo africano. 
E) um modelo perigoso e que deveria ser submetido aos interesses e padrões do colonialismo europeu. 




 Questão 6
O Bonde São Januário 
Composição: Wilson Batista e Ataulfo Alves 

Quem trabalha é quem tem razão 
Eu digo e não tenho medo de errar 
O Bonde São Januário 
Leva mais um operário: Sou eu que vou trabalhar 
Antigamente eu não tinha juízo 
Mas resolvi garantir meu futuro 
Vejam vocês: Sou feliz, vivo muito bem 
A boemia não dá camisa a ninguém 
Passe bem! 
ALVES, A.; BATISTA, W. O Bonde São Januário, 3 min, 17 seg. 1940. Disponível em: . Acesso em: 04 nov. 2015. 

A letra do samba “O Bonde São Januário” sofreu intervenção da censura durante o governo de Getúlio Vargas como parte de seu projeto de 
A) difusão da propaganda. 
B) valorização do trabalho. 
C) qualificação dos artistas. 
D) regulação da informação. 
E) integração das ideologias.



Questão 7
O ciclo da borracha foi um importante momento da história econômica e social do Brasil. Esse período está relacionado com a extração e a comercialização da borracha. [...] Seu marco ocorreu na região amazônica, proporcionando a expansão da colonização. Tal fato acarretou grandes transformações socioculturais, formando vilas e povoados, na beira de rios, que depois se transformaram em cidades. Manaus, Porto Velho e Belém, entre outras, foram algumas das cidades que enriqueceram expressivamente durante o breve ciclo. 
D’AGOSTINI, S. et al. Ciclo econômico da borracha – seringueira. Páginas do Inst. Biol., São Paulo, v. 9, n.1, p. 6-14, jan./jun., 2013. 

Esse ciclo econômico provocou 
A) o estabelecimento de uma política de ocupação territorial para a Amazônia baseada na preocupação com o meio ambiente. 
B) o aumento da demanda brasileira por equipamentos industriais necessários à extração do látex. 
C) a reordenação do espaço amazônico, que passou a ter sua economia voltada para o mercado interno. 
D) a inserção do Brasil no mercado mundial de borracha, dominado até então pelos ingleses. 
E) a “Questão do Acre”, resolvida com a assinatura do tratado de Petrópolis.





Questão 8

Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2015. 

A tirinha nos remete às ideias do pensador Walter Benjamim, que refletiu sobre o surgimento da propaganda na Paris do século XIX e sobre o surgimento da nova sociedade de consumidores. Sob essa ótica, ao analisar o “palco da política”, ele evidencia o lado ruim do processo eleitoral, como é demonstrado na tirinha, em que 
A) a busca pela verdade dos fatos é obscurecida pelos novos recursos de propaganda. 
B) as imagens ganham maior importância que o discurso na apresentação das ideias. 
C) as qualidades dos políticos são expostas sem filtros, através dos modernos meios de comunicação. 
D) a facilidade de comunicação com as massas leva o candidato a se adaptar aos novos meios de comunicação. 
E) a política se transforma em encenação e as ideias são substituídas por imagens produzidas para seduzir o eleitor.  





Questão 9

O trabalhador se torna tão mais pobre quanto mais riqueza produz, quanto mais a sua produção aumenta em poder e extensão. O trabalhador se torna uma mercadoria tão mais barata quanto mais mercadorias cria. Com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens. 
MARX, K. A Consciência revolucionária da História. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989, p. 148. 

Segundo Marx, as mudanças nas relações descritas no texto, devido ao sistema capitalista, levaram à 
A) alienação da perda do objeto e do produto. 
B) apropriação das propriedades comunitárias. 
C) exploração ampla e injusta da mão de obra. 
D) superação da divisão social do proletariado. 
E) contestação dos ganhos erários da burguesia.  


resposta:[A]


Questão 10

Entre os diversos movimentos políticos e intelectuais que marcaram a crise do sistema colonial no Brasil, esse apresenta algumas características especiais. Diferentemente de outros movimentos – idealizados por advogados, magistrados, militares, padres e ricos contratantes –, teve na liderança representantes das camadas populares do Brasil colonial: brancos, pobres, mulatos, negros livres, escravos. O movimento foi pautado por preocupações sociais e raciais de igualdade de raça e cor, fim da escravidão e abolição de todos os privilégios sociais e econômicos. Foi a nossa mais importante revolta anticolonial. Não lutava apenas para que o Brasil se separasse de Portugal; advogava também a modificação interna da sociedade, que era preconceituosa, baseada nos privilégios dos grandes proprietários e na exploração do trabalho escravo. 
COSTA, L. C. A.; MELLO, L. I. A. História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1999 (adaptado). 

O movimento político descrito no texto se refere à 
A) Revolta dos Alfaiates. 
B) Inconfidência Mineira. 
C) Revolução Farroupilha. 
D) Confederação do Equador. 
E) Insurreição Pernambucana.  






Questão 11
O esforço (economia) de guerra Em 1940 havia 8 milhões de norte-americanos desempregados. Em 1943, praticamente não se falava em desemprego e até faltava mão de obra em alguns setores. A semana de trabalho média na indústria de bens duráveis passou de 38 horas, em 1939, para 47 horas em 1943. [...] O produto nacional bruto cresceu em ritmo sem precedentes, de 91 bilhões de dólares em 1939 para 214 bilhões em 1945, isto é, 235%. Do outro lado do Oceano Pacífico, a economia de guerra japonesa era essencialmente uma “economia de escassez”. No início de 1942, cada cidadão recebia uma cota de arroz de apenas 330 gramas por dia. A escassez de alimentos trouxe consequências desastrosas, sobretudo para as crianças e os idosos. Houve surtos de tuberculose e outras doenças que vitimaram a população. 
WILLMOTT, H. P. et al. Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008 (adaptado). 

O contraste entre os países retratados no texto pode ser explicado 
A) pelo maior domínio tecnológico dos EUA, superando, em muito, a tecnologia de guerra japonesa. 
B) pelas distâncias desses países em relação aos centros produtores de alimentos e matérias primas industriais mais favoráveis aos EUA. 
C) pelo fato de a guerra não ter chegado efetivamente ao território norte-americano e pelos constantes bombardeios ao arquipélago japonês. 
D) pela diferença cultural entre os dois países, marcada pela disciplina nipônica, que ajuda a superar os desafios, e pelo consumismo norte-americano, que dinamiza a economia. 
E) pelo padrão alimentar de cada nação, já que os norte-americanos possuem uma alimentação baseada em produtos industriais e os japoneses em produtos mais naturais como o arroz.  





Questão 12

Os pesquisadores que têm se aproximado das questões que envolviam o Império Romano no reinado de Constantino I (306- 337), encontram grande diversidade de ideias e imagens ao retratá-lo. Ora visto como um político astuto, pragmático em suas decisões, ora visto como um imperador com preocupações místicas religiosas. Mas uma coisa é inegável, “um dos acontecimentos decisivos da história ocidental, e mesmo mundial, se produziu em 312, no imenso Império Romano”, sob o governo de Constantino. 
SILVA, Diogo Pereira da. As abordagens historiográficas sobre Constantino I (306-337): uma revisão. Dimensões, Vitória, vol. 25, p. 32-45, 2010 (adaptado). 

O texto faz referência a acontecimentos importantes do governo de Constantino, entre os quais se destaca 
A) o fim da escravidão e a adoção de um amplo processo de reforma agrária e econômica. 
B) o combate à revolta dos escravos e a divisão do Império Romano em Oriental e Ocidental. 
C) a adoção de um novo sistema de cobrança de impostos, que reorganizou a economia do Império. 
D) a instalação da república romana e a criação de uma hierarquia administrativa baseada na tetrarquia. 
E) o estabelecimento de outra capital para o Império, em Constantinopla, e a liberdade de culto aos cristãos. 






Questão 13
Tenho razão em concluir que aquele que me colocasse sob seu poder sem meu consentimento me usaria como lhe aprouvesse quando me visse naquela situação e prosseguiria até me destruir; pois ninguém pode desejar ter-me em seu poder absoluto, a não ser para me obrigar à força a algo que vem contra meu direito de liberdade, ou seja, fazer de mim um escravo. Escapar de tal violência é a única garantia de minha preservação. 
LOCKE, John. Segundo Tratado do Governo Civil. Cap. 3, tópico 17. [s/p]. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2015. 

Na relação entre Indivíduo e Governo, o Liberalismo de John Locke, como expresso no texto, estabelece que a 
A) legitimação do poder deva advir do estado de medo. 
B) subordinação ao poder do governo deva ser limitado. 
C) separação dos poderes deva ser a base da igualdade. 
D) subjugação deva provocar desejos libertários de poder. 
E) ação soberana deva resguardar a segurança do cidadão. 





Questão 14

Remanescentes Florestais da Mata Atlântica em 1500 e hoje. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2015. 

O mapa faz referência à existência da mata atlântica entre 1500 e nos dias atuais cujo desaparecimento foi decorrente da 
A) exploração do pau-brasil e das práticas de plantation. 
B) urbanização e crescimento desordenado das cidades. 
C) devastação econômica e étnica dos grupos indígenas. 
D) expansão da pecuária e da agricultura de subsistência. 
E) colonização portuguesa nas regiões de mata litorâneas. 





Questão 15
Muitos são os fatores que tornam a Revolução do Haiti um acontecimento único; a ex-colônia francesa foi uma das primeiras a realizar a independência diante da metrópole, utilizando-se, inclusive, das ideias de libertação da própria França, sua colonizadora, além disso, a Revolução foi levada a cabo por escravos, quando que na maior parte das colônias europeias na América Latina o processo de independência fora encabeçado por membros de uma elite crioula e, embora tenha havido participação popular, esta foi muito diminuta. 
SOARES, Ana Loryn; SILVA, Elton Batista da. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia, v.1, 2006, p.4. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2015. 

A luta pela conquista da independência política do Haiti se tornou singular, pois Liberdade, para eles, implicava 
A) acabar com a escravidão. 
B) findar com a discriminação. 
C) agenciar a igualdade racial. 
D) lutar pela divisão das terras. 
E) buscar a livre comercialização. 




Questão 16
Apesar de apoiados por africanos não muçulmanos, que também entraram na luta, os malês foram os responsáveis por planejar e mobilizar os rebeldes. Suas reuniões – feitas nas casas de libertos, nas senzalas urbanas, nos cantos de trabalho – misturavam conspiração, rezas e aulas em que se exercitavam a recitação, a memorização e a escrita de passagens do Corão, o livro sagrado do islamismo. O próprio levante foi marcado para acontecer no final do mês sagrado do Ramadã, o mês do jejum dos muçulmanos. Os malês foram para as ruas guerrear usando um abadá branco, espécie de camisolão tipicamente muçulmano, além de também carregar em volta do pescoço e nos bolsos amuletos protetores, que eram cópias em papel de rezas e passagens do Corão dobradas e enfiadas em bolsinhas de couro ou pano. 
REIS, João J. A Revolta dos Malês em 1853. Universidade Federal da Bahia. 2008, p. 4. Disponível em: . Acesso em: 09 nov. 2015. 

A coesão dos negros na Revolta dos Malês, segundo o texto, foi decorrente da sua 
A) origem africana. 
B) visão ideológica. 
C) crença religiosa. 
D) prática esotérica. 
E) identidade étnica. 





Questão 17

Segundo Aristóteles, o ser humano é um animal racional, ou seja, um ser capaz de raciocínio. Mas o que quer dizer “raciocinar”? Raciocinar quer dizer dar razões, isto é, justificações coerentes e dotadas de sentido, numa palavra, “argumentar”. [...] Cabe à filosofia a tarefa de manter viva a luz da razão contra os enganos que procedem da aceitação ingênua e acrítica de qualquer discurso, especialmente se escrito ou recitado nos meios de comunicação de massa. [...] Nos seus apontamentos que remontam à década de 30, eis o que escrevia Wittgenstein: “Filosofar é: descartar argumentações erradas”. 
PENCO, Carlo. Introdução à filosofia da linguagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. p. 13. 

O texto faz uma reflexão sobre o uso da linguagem para expressar o raciocínio e o papel da filosofia. 
Nesse contexto, a filosofia deve 
A) auxiliar a criação de discursos eficazes em alcançar seus objetivos. 
B) enunciar elementos capazes de dar sustentação à ideia defendida. 
C) estimular o raciocínio, criando dúvidas onde antes somente havia certezas. 
D) priorizar a clareza e objetividade com o intuito de expressar ou descobrir a verdade. 
E) buscar convencer o interlocutor da importância da comunicação de massa.  




Questão 18

Henrique VIII estava casado havia 18 anos com Catarina de Aragão e tinha apenas uma filha. A rainha era princesa espanhola e tia de Carlos V, rei da Espanha. Henrique VIII temia que após sua morte os espanhóis dominassem a Inglaterra, pois sua filha estava prometida em casamento a Filipe, filho de Carlos V e herdeiro do trono espanhol. Para evitar esse destino deveria ter um filho homem, mas Catarina havia se tornado estéril. Assim, Henrique VIII decidiu separar-se de Catarina de Aragão e casar-se com Ana Bolena, dama de honra da corte. Para tanto, solicitou ao papa Clemente VII a anulação de seu casamento, o que foi negado. 
RAMOS NETO, João Oliveira. Henrique VIII... Revista Tempo de Conquista. dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2015 (adaptado). 

Dentre os acontecimentos decorrentes do fato citado no texto, destaca-se 
A) a noite de São Bartolomeu. 
B) o surgimento da Igreja Anglicana. 
C) a rejeição à reforma protestante luterana. 
D) a aceitação do calvinismo como religião oficial inglesa. 
E) o confronto entre católicos romanos e católicos ortodoxos na Inglaterra.  



GABARITO
1. resposta:[D]
2. resposta:[A]
3. resposta:[B]
4. resposta:[D]
5. resposta:[C]
6. resposta:[B]
7. resposta:[E]  
8. resposta:[E]
9. resposta:[A]
10. resposta:[A]
11. resposta:[C]
12. resposta:[E]
13. resposta:[B]
14. resposta:[A]
15. resposta:[A] 
16. resposta:[C]
17. resposta:[D]
18. resposta:[B]


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

UERJ 2ª Fase Exame Discursivo 2016

2ª Fase Exame Discursivo 2016

Questão 01



O mapa de Tenochtitlán - capital do Império Asteca à época da conquista da América no século XVI - auxilia a compreensão dos relatos dos espanhóis, cujas reações diante da cidade revelam características daquela sociedade pré-colombiana. 

Indique duas características da sociedade asteca que causaram as reações expressadas nos relatos acima. Cite, ainda, dois objetivos da conquista europeia da América.


Resposta da questão 01
Duas das características: 
• riqueza material 
• extensão territorial 
• atividade comercial 
• intensa urbanização 
• arquitetura monumental 

Dois dos objetivos: 
• expansão da fé católica 
• extração de metais preciosos 
• obtenção de matérias-primas 
• promoção do ideal de civilização 
• exploração da mão de obra nativa 
• ampliação do poder das monarquias europeias

Questão 02






A presença holandesa no Brasil, entre 1630 e 1654, interferiu nos rumos da colonização portuguesa nas terras americanas. O governo de Nassau (1637-1644) tornou-se uma referência, estimulando a produção de registros, como as pinturas de Frans Post. 

Identifique o principal objetivo econômico da presença holandesa no Brasil, no século XVII. Em seguida, apresente duas realizações do governo de Nassau que tenham contribuído para sua notoriedade histórica.

Resposta da questão 02
Principal objetivo econômico: ocupação / controle das regiões produtoras de açúcar no litoral nordeste do Brasil. 

Duas das realizações: 
• incentivo à presença de pintores 
• controle do comércio de escravos africanos 
• conquista de entrepostos de escravos em Angola 
• embelezamento arquitetônico de Recife e de Olinda 
• consolidação de alianças com proprietários de engenho locais 
• tolerância religiosa com relação a católicos, protestantes e judeus 
• ampliação do domínio territorial dos holandeses no litoral nordestino 
• recuperação da produção de açúcar nas regiões afetadas pelas guerras de ocupação

Questão 03


René Descartes (1596-1650) e Galileu Galilei (1564-1642) são alguns dos principais integrantes da chamada Revolução Científica do século XVII, processo que alterou visões de mundo e hábitos de pensamento da época. Aponte uma proposta da Revolução Científica do século XVII e um motivo para o posicionamento contrário da Igreja Católica às proposições dessa Revolução.


Resposta da questão 03
Uma das propostas: 
• críticas ao geocentrismo 
• defesa do heliocentrismo 
• estabelecimento dos fundamentos da mecânica clássica newtoniana 
• uniformização da linguagem matemática e sua aplicação nos raciocínios e métodos científicos 
• valorização da racionalidade humana e do pensamento científico para a explicação dos fenômenos naturais 
• defesa e aplicação do experimentalismo baseado na observação dos fenômenos da natureza (método científico) 

Um dos motivos: 
• oposição ao questionamento dos argumentos de autoridade e da tradição 
• condenação das revisões sobre o geocentrismo e das críticas ao pensamento escolástico 
• oposição aos racionalismos que defendiam a perspectiva heliocêntrica na compreensão do universo 
• afirmação dos dogmas defendidos pela Igreja Católica no contexto de expansão das religiões protestantes


Questão 04


Pompeo Batoni. Kaiser José II e o Grão-Duque Leopoldo da Toscana. Óleo sobre tela, 1769.


Na pintura de Pompeo Batoni, de 1769, estão representados dois imperadores austríacos do Antigo Regime: José II e seu irmão Leopoldo II. No detalhe, pode-se observar um exemplar em francês do livro O espírito das leis, de Montesquieu, expoente da Ilustração ou Iluminismo. A presença do livro na pintura não é meramente decorativa, mas revela modos e práticas de governo adotados por diversos Estados europeus no século XVIII. 

Nomeie esse modo de governar. Em seguida, apresente uma ação promovida por monarquias europeias que empreenderam tais práticas.



Resposta da questão 04
Modo de governo: 
Despotismo Esclarecido / Reformismo Ilustrado / Absolutismo Ilustrado 

Uma das ações: 
• modernização e racionalização da administração 
• valorização das ciências, das artes e da literatura 
• crescimento econômico e ampliação da arrecadação 
• aumento do controle, da centralização e da fiscalização 
• promoção de reformas políticas, urbanas, educacionais e jurídicas


Questão 05



Os dados sobre a malha ferroviária do Império do Brasil e dos E.U.A. estão relacionados a importantes transformações ocorridas no século XIX. Cite um grupo social ou setor econômico que financiou a construção de ferrovias no Brasil nesse período. Apresente, também, duas transformações econômicas, uma no Brasil e outra nos E.U.A., associadas aos ritmos das alterações nas malhas ferroviárias.


Resposta da questão 05
Uma das respostas: 
• setor financeiro estrangeiro (banqueiros britânicos) 
• capitais privados do setor cafeeiro nacional (cafeicultores) 

Uma das transformações no Brasil: 
• integração de diferentes regiões 
• facilitação da circulação de pessoas 
• ampliação do transporte de mercadorias 
• agilização do escoamento da produção cafeeira 
• facilitação da exportação de produtos primários 

Uma das transformações nos E.U.A.: 
• ocupação do Oeste 
• consolidação do capitalismo 
• integração de diferentes regiões 
• aumento do mercado consumidor 
• facilitação da circulação de pessoas 
• ampliação do transporte de mercadorias 
• facilitação da exportação de produtos primários e manufaturados


Questão 06




A abolição da escravatura no Brasil resultou de manifestações políticas e sociais que mobilizaram diferentes grupos, como ilustra a fotografia. Cite dois grupos sociais diretamente envolvidos no movimento abolicionista. Identifique um grupo opositor a esse movimento e uma das razões para seu posicionamento contrário.


Resposta da questão 06
Dois dos grupos abolicionistas: 
• irmandades religiosas 
• militares críticos do escravismo 
• políticos adeptos do republicanismo 
• políticos adeptos de reformas no regime monárquico 
• escravos e libertos promotores de ações antiescravistas 
• letrados e intelectuais, como por exemplo, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, André Rebouças, Machado de Assis, Luis Gama 

Um dos grupos contrários à abolição: 
• proprietários de escravos e terras 
• cafeicultores do Vale do Paraíba Fluminense 

Uma das razões: 
• resistência à abolição sem indenização 
• capitais mobilizados na mão de obra escrava 
• manutenção do status social da condição de proprietário de escravos

Questão 07




Nos documentos acima podem ser reconhecidos posicionamentos e atitudes que marcaram a atuação de lideranças da União Democrática Nacional (UDN), partido que existiu de 1945 até 1965. A partir desses documentos, indique duas características da atuação udenista em meio às disputas políticas e partidárias do período. Cite, ainda, uma iniciativa ou uma crise na qual o partido se envolveu.

Resposta da questão 07

Duas das características: 
• ação antigetulista 
• retórica moralista 
• defesa do golpismo 
• oposição ao trabalhismo 
• defesa dos princípios liberais 
• posicionamento antidemocrático 
• questionamento dos resultados eleitorais 
• vinculação da imagem dos adversários a práticas corruptas 

Uma das iniciativas / crises: 
• suicídio de Vargas 
• oposição ao Estado Novo 
• deposição de João Goulart 
• renúncia de Jânio Quadros 
• oposição às reformas de base 
• apoio ao candidato Jânio Quadros 
• apoio à deposição de Getúlio Vargas 
• apoio ao golpe de 1964 e à Ditadura 
• apoio à campanha O PETRÓLEO É NOSSO 
• defesa da renúncia ou afastamento de Vargas 
• Novembrada ou contragolpe do general Henrique Lott 
• tentativa de impedir a posse de Juscelino Kubitschek e João Goulart 
• questionamento da posse de Getúlio Vargas com a “tese da maioria absoluta”

Questão 08


Variadas foram as repercussões internacionais à deposição do Presidente João Goulart, em abril de 1964, como expressam os depoimentos citados. Considerando a natureza do movimento que depôs o presidente brasileiro em 1964, identifique a principal diferença entre o posicionamento do secretário de Estado norte-americano e o do deputado mexicano. Em seguida, apresente um aspecto do contexto internacional da época que explique o posicionamento dos E.U.A.

Resposta da questão 08
Principal diferença: o secretário de Estado norte-americano apoia a deposição do presidente João Goulart e a entende como movimento de defesa da constituição e da democracia. O deputado mexicano condena a deposição do presidente brasileiro e a entende como um golpe do grande capital internacional nos países do Terceiro Mundo. 

Um dos aspectos: 
• bipolaridade da Guerra Fria 
• rivalidades entre os E.U.A. e Cuba, que aderira ao socialismo 
• interesses de investidores e capitais norte-americanos nos países latino-americanos 
• política de não alinhamento defendida pelo governo de João Goulart, no contexto da defesa da soberania dos países do Terceiro Mundo

Questão 09



As maneiras de apresentar povos e territórios possuem variações históricas associadas às relações estabelecidas entre sociedades e culturas. As imagens acima sobre o continente africano ilustram essas variações. A partir da comparação entre as imagens, identifique a principal diferença quanto a essas representações do continente africano. Em seguida, cite um processo histórico contemporâneo que explique a diferença de perspectiva entre a imagem 1 e a imagem 2.

Principal diferença: a imagem 1 retrata a fauna típica da África enfatizando seu aspecto natural e exótico, enquanto a imagem 2 mostra rostos e tipos humanos, denotando a valorização da diversidade étnica e cultural do continente. 

Resposta da questão 09
Um dos processos históricos: 
• pan-africanismo 
• repercussões internacionais do fim do Apartheid 
• valorização e divulgação das histórias dos povos africanos 
• reconhecimento e condenação dos efeitos do neocolonialismo 
• valorização das heranças culturais africanas em sociedades americanas e europeias 
• ampliação das críticas internacionais às teorias raciais e ao etnocentrismo após a Segunda Guerra Mundial 
• desdobramentos simbólicos da Primavera Árabe no norte da África, como, por exemplo, a mobilização popular e a defesa da pluralidade 
• movimentos de descolonização na África, associados à valorização e ao reconhecimento da soberania e das identidades dos povos africanos

Questão 10



As abordagens das animações cinematográficas indicam mudanças na representação dos gêneros masculino e feminino e do papel da mulher nas sociedades ocidentais, tendo em vista transformações históricas e também a ocorrência de medidas de promoção da igualdade entre os gêneros nas últimas oito décadas. Ao comparar as análises feitas nos textos, aponte uma mudança na representação da condição feminina mostrada no filme Frozen. Identifique, ainda, um direito ou uma lei conquistados pelas mulheres no Brasil a partir da década de 1930.


Resposta da questão 10
Uma das mudanças: 
• autonomia feminina 
• capacidade de iniciativa 
• condução do próprio destino 
• valorização do amor fraternal 
• relativização do maniqueísmo 
• questionamento da necessidade do casamento para a realização feminina 
• crítica ao amor idealizado (“felizes para sempre” e “amor à primeira vista”) 
• preocupação com a carreira e o trabalho, e não apenas com a família e afazeres domésticos 

Um dos direitos / leis: 
• lei do divórcio 
• direito de voto 
• lei Maria da Penha 
• licença-maternidade 
• previsão constitucional de igualdade salarial 
• recebimento de pensão alimentícia pela guarda de filhos 
• concessão do Bolsa-família preferencialmente para mulheres