sábado, 31 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA P2 DO QUARTO BIMESTRE

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA P2 DO QUARTO BIMESTRE






PRIMEIRA SÉRIE


1. (ENEM)




ECKHOUT, A. Índio tapuia (1610-1666). Disponível em http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2009

A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura, nem estimam nenhuma cousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tanta inocência como têm em mostrar o rosto.
CAMINHA, P. V. A carta. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2009.

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto de Caminha, conclui-se que
a) ambos se identificam pelas características estéticas marcantes, como tristeza e melancolia, do movimento romântico das artes plásticas.
b) o artista, na pintura, foi fiel ao seu objeto, representando-o de maneira realista, ao passo que o texto é apenas fantasioso.
c) a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar o habitante das terras que sofreriam processo colonizador.
d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e a cultura indígena.
e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índio representado é objeto da catequização jesuítica.

2. (Mackenzie) Entre as funções desempenhadas pela Igreja Católica no período colonial, destaca-se:
a) o incentivo à escravização dos nativos, pelos colonos, por meio da qualificação de todos os índios como criaturas sem alma.
b) a tentativa de restringir a utilização de mão-de-obra escrava indígena, apenas aos serviços agrícolas nas áreas de extração do ouro e da prata.
c) a orientação da educação indígena, no sentido de estimular a formação, na colônia, de uma elite intelectual católica.
d) a imposição dos princípios cristãos por meio da catequese, favorecendo o avanço do processo colonizador.
e) a promoção da plena alfabetização com a conversão de todos os índios e negros à fé católica.


3. (G1) “Tantas foram as formas que a família colonial assumiu, que a historiografia recente tem explorado em detalhe suas origens e o caráter das uniões, enfatizando-lhe a multiplicidade e especificidades em função das características regionais da colonização e da estratificação social dos indivíduos.”
           AGRANTI, Leila M. Famílias e Vida Doméstica. In: SOUZA, Laura de M. História da Vida Privada no Brasil. Vol.1: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.87.

Sobre a organização familiar nas grandes propriedades açucareiras durante o período colonial, é correto afirmar que:
a) os grandes proprietários constituíam núcleos familiares estáveis e restritos, onde os agregados não existiam nem os escravos podiam aproximar-se.
b) nas fazendas, em função do desenvolvimento tecnológico dos engenhos, reproduzia-se o modelo de família nuclear burguesa característico da Europa.
c) os escravos, pela localização das senzalas nas proximidades da casa grande, não constituíam relações familiares duradouras e/ou estáveis.
d) a família extensa, que incluía agregados e até escravos, era característica dos ricos proprietários das grandes fazendas de cana de açúcar.
e) os agregados nas fazendas constituíam de grupos indígenas que habitavam a propriedade dos grandes senhores de engenhos e em retribuição ao uso da terra efetuavam os serviços de capitães do mato.

4. (PITÁGORAS)
Os historiadores são quase unânimes em reconhecer que a atividade mineradora do século XVIII resultou numa forma específica de colonização que a diferenciava do resto do Brasil.
FARIA, Sheila de Castro. Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, p. 397

Destaque as diferenças entre a sociedade açucareira e a mineradora.

5. Com base na observação das imagens, caracterize os aspectos principais do modo de viver na América Portuguesa.
Diferentes tipos de escravos






Aleijadinho: Cristo. Santuário de Matosinhos – Congonhas.






DEBRET, Jean-Baptiste. Um funcionário a passeio com sua família, 1839.




RUGENDAS. Festa do Rosário.

GABARITO
resposta da questão 1:[C]
Comentário da questão
Conforme o que diz a alternativa C, ambos os textos verbal e não verbal – a pintura de Eckhout e o texto de Pero Vaz de Caminha – tratam do índio, povo nativo encontrado na América, o qual seria colonizado e explorado pelos povos europeus. A pintura parece ilustrar exatamente o que diz Caminha, apresentando o índio completamente despido, em posição de extrema naturalidade, com seus instrumentos típicos.

resposta da questão 2:[D]
Comentário da questão
A missão desempenhada pelos padres da Companhia de Jesus esteve relacionada à catequização dos povos ameríndios, além de se responsabilizar também pela educação dos colonos, mediante a fundação e manutenção dos primeiros colégios da América portuguesa.
resposta da questão 3{D]
Comentário da questão
No centro de sua família, o senhor de engenho devia irradiar autoridade, respeito e ação. Sob seu comando dobravam-se filhos, parentes pobres, irmãos, bastardos, afilhados, agregados e escravos. Uma esposa, às vezes bem mais jovem, movia-se em sua sombra. Ela vivia para gerar filhos, desenvolvendo, entretempo, uma atividade doméstica – costura, doçaria, bordados – alternada com práticas de devoção piedosa. Na sua ausência, contudo, assumia as responsabilidades de trabalho com vigor igual ao do marido. Sua família era a formulação exterior de uma sociedade, mas não o domínio do prazer sexual. A possibilidade de se servirem de escravas criou no mundo dos senhores uma divisão racial do sexo. A esposa branca era a dona de casa, a mãe dos filhos. A indígena, e depois a negra e a mulata, o território do prazer.

resposta da questão 4
Na sociedade açucareira, tipicamente rural, a atividade escrava ficou restrita à lavoura e ao beneficiamento da cana. Na sociedade mineradora, a atividade comercial levou à formação de centros urbanos com uma economia diversificada da qual os escravos passaram a participar ativamente.
resposta da questão 5
O aluno deverá destacar a família patriarcal, a presença e a contribuição cultural dos indígenas e africanos, a religiosidade e o Barroco.






SEGUNDA SÉRIE
1. (ENEM) Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo! 
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis, 1992. 
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à 
a) supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes. 
b) orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana. 
c) adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos. 
d) propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira. 
e) defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários á política varguista.

2. (FATEC) O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado em 1930 por Getúlio Vargas,
a) era um órgão que garantia a liberdade artística, jornalística e dos demais meios de comunicação do Brasil na era Vargas.
b) promovia manifestações cívicas, nas quais os sindicatos de esquerda tinham um papel importante de conscientização das massas.
c) estimulava a produção de filmes nacionais e concursos de música e defendia o direito de os sindicatos realizarem seus comícios e suas greves.
d) aproveitou-se do programa Hora do Brasil, que, além de transmitir notícias políticas e informações, servia como porta de entrada para as ideias liberais de Vargas.
e) era responsável por controlar os meios de comunicação e promover a propaganda do Estado Novo.

3. (UNICAMP) O ato mais importante do Estado Novo foi a construção de uma usina siderúrgica em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro de 1938, Vargas declarou que a indústria do aço era uma necessidade urgente. Embora o Estado Novo levasse quase dois anos e meio para decidir-se por uma fórmula apropriada à indústria siderúrgica, o projeto parecia bem concebido.
(Adaptado de Warren Dean, A industrialização de São Paulo, Difel, 1971, p.230-231)
a) Qual o contexto internacional que propiciou a construção da indústria siderúrgica no Brasil?

b) Qual foi a política internacional adotada pelo governo Vargas para a criação da usina de Volta Redonda?

4. (UERJ/adaptada)

Reprodução da primeira Carteira Profissional emitida no Brasil, em nome de Getúlio Vargas. 
("O Globo", 22/08/2004)

Cite três características da legislação trabalhista-sindical aprovada durante a Era Vargas.


5. (PUCRS) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de
a) Juscelino Kubitschek
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Castelo Branco
d) Jânio Quadros
e) Getúlio Vargas




GABARITO
resposta da questão 1:[C]
Comentário da questão
A queima de Bandeiras estaduais realizada durante o Estado Novo é reflexo da política varguista de centralização do poder e estabelecimento de uma ditadura pessoal. A proibição dos símbolos estaduais, nesse sentido, reforçava o nacionalismo em detrimento de possíveis regionalismos que pudessem se opor ao governo de Vargas, como aconteceu na Revolução de 1932, em São Paulo. 

resposta da questão 2:[E]
Comentário da questão
O DIP era responsável pela propaganda oficial do governo, assim como pela censura aos meios de comunicação. A propaganda era realizada por meio de cartilhas, jornais, revistas, livros, música, rádio e cinema. Censurava-se qualquer oposição e promovia-se um tipo de cultura que exaltava o Brasil, a paz social, a cooperação e a liderança carismática e paternidade de Getúlio.

resposta da questão 3:
a) A Companhia Siderúrgica Nacional começou a ser construída no ano de 1942, durante o período do chamado Estado Novo. O contexto internacional é o da Segunda Guerra Mundial e da entrada dos Estados Unidos na guerra contra as potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). 

b) Getúlio Vargas, durante o final da década de 1930, mantinha intensas relações militares e comerciais com a Alemanha nazista e também com os Estados Unidos, declarando-se neutro no início do conflito e mantendo uma política dúbia entre os beligerantes. Em 1942, o torpedeamento de navios brasileiros resulta na declaração de guerra aos países do Eixo. O Brasil passa a compor o bloco dos Aliados; é organizada a FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutará na Itália. Getúlio Vargas utiliza sua aproximação com os americanos e consegue o financiamento para a construção da siderúrgica. 

resposta da questão 4:
• criação do salário mínimo 
• criação da Justiça do Trabalho 
• implantação da carteira de trabalho 
• regulamentação do trabalho feminino 
• fixação do direito a férias remuneradas 
• proibição do trabalho do menor de 14 anos 
• unicidade sindical por categoria profissional 
• estabelecimento da data-base por categoria profissional 
• estabelecimento da jornada de trabalho de 48 horas semanais 
• criação do imposto sindical obrigatório para todos os trabalhadores 

resposta da questão 5:[E]
Comentário da questão
A música popular, representada pelo choro, o maxixe, a marchinha e o samba, até então considerada marginal, integrou-se à propaganda do governo de Getúlio Vargas, à medida que vários compositores se subordinaram às orientações do DIP. O samba tornou-se a música oficial do país, é o que pode ser verificado nesta canção de conotação ufanista composta por Ary Barroso durante o período do Estado Novo, e que atendia às expectativas de construção da nacionalidade brasileira.

TERCEIRA SÉRIE

(FUVEST)
 
Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores,
a) pela industrialização significativa em estados do Nordeste do Brasil, sobretudo aquela ligada a bens de consumo.
b) pela forte demanda por força de trabalho criada pela expansão cafeeira nos estados do Sudeste do Brasil.
c) pela democracia racial brasileira, a favorecer a convivência pacífica entre culturas que, nos seus continentes de origem, poderiam até mesmo ser rivais.
d) pelos expurgos em massa promovidos em países que viviam sob regimes fascistas, como Itália, Alemanha e Japão.
e) pela supervalorização do trabalho assalariado nas cidades, já que no campo prevalecia a mão de obra de origem escrava, mais barata.

2. (UNICAMP) Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo.
(Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.)

a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil?


b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).

3. (PUC RIO)  Analise o discurso de Antônio Conselheiro, em Canudos, em 1890:
“(...) a república é o ludibrio [zombaria ou desprezo] da tirania para os fiéis (...) e por mais ignorante que seja o homem, conhece que é impotente o poder humano para acabar com a obra de Deus (...). O presidente da república, porém, movido pela incredulidade que tem atraído sobre ele toda sorte de ilusões, entende que pode governar o Brasil como se fora um monarca legitimamente constituído por Deus; tanta injustiça os católicos contemplam amargurados.”
Prédica “Sobre a república” Apud Jacqueline Hermann. Religião e Política no Alvorecer da República In: O Brasil Republicano. Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 147-148.

a) INDIQUE a crítica central que o documento apresenta ao governo republicano.

b) IDENTIFIQUE um grupo social e sua principal motivação para se fixar em Canudos.

4. (ENEM)
Charge capa da revista “O Malho”, de 1904. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com.

A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela
a) a insatisfação da população com os benefícios de uma modernização urbana autoritária.
b) a consciência da população pobre sobre a necessidade de vacinação para a erradicação das epidemias.
c) a garantia do processo democrático instaurado com a República, através da defesa da liberdade de expressão da população.
d) o planejamento do governo republicano na área de saúde, que abrangia a população em geral.
e) o apoio ao governo republicano pela atitude de vacinar toda a população em vez de privilegiar a elite.

5. (ENEM) É difícil encontrar um texto sobre a Proclamação da República no Brasil que não cite a afirmação de Aristides Lobo, no Diário Popular de São Paulo, de que “o povo assistiu àquilo bestializado”. Essa versão foi relida pelos enaltecedores da Revolução de 1930, que não descuidaram da forma republicana, mas realçaram a exclusão social, o militarismo e o estrangeirismo da fórmula implantada em 1889. Isto porque o Brasil brasileiro teria nascido em 1930
MELLO, M. T. C. A república consentida: cultura democrática e científica no final do Império. Rio de Janeiro: FGV, 2007 (adaptado).
O texto defende que a consolidação de uma determinada memória sobre a Proclamação da República no Brasil teve, na Revolução de 1930, um de seus momentos mais importantes. Os defensores da Revolução de 1930 procuraram construir uma visão negativa para os eventos de 1889, porque esta era uma maneira de
a) valorizar as propostas políticas democráticas e liberais vitoriosas.
b) resgatar simbolicamente as figuras políticas ligadas à Monarquia.
c) criticar a política educacional adotada durante a República Velha.
d) legitimar a ordem política inaugurada com a chegada desse grupo ao poder.
e) destacar a ampla participação popular obtida no processo da Proclamação.



GABARITO
resposta da questão 1:[B]
Comentário da questão
A questão está relacionada ao processo de imigração ocorrido entre as décadas de 1980 e 1920. Após a crise da mão de obra escrava, privilegiou-se a entrada de imigrantes, sobretudo para a produção cafeeira no oeste paulista.

Com base nestas informações, a única alternativa correta é a B.

resposta da questão 2.
a) Segundo o texto, "O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristã apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano.
Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo".

b) O período que se estende de 1889 a 1894 é conhecido como República da Espada, por designar a época em que a República recém-fundada foi governada sucessivamente pelos militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
No período de Deodoro, foi promulgada a Constituição republicana de 1891, que consagrava uma república presidencialista, federativa, com o sufrágio universal masculino.
Já o período de Floriano foi caracterizado pelo seu autoritarismo político e pela dura repressão a movimentos que contestavam sua autoridade, bem como a sua intervenção na chamada Revolta Federalista no Sul. Observa-se que nos dois governos ocorrem as Revoltas da Armada, que contestavam as autoridades constituídas.

resposta da questão 3.
a) O aluno deverá mencionar como crítica central do documento a ideia de que a República era um tipo de governo que não respeitava as leis de Deus, representando, assim, a “tirania para os fiéis”. O presidente “movido por sua incredulidade”, realizava uma série de “injustiça aos católicos”, de que são exemplos a instituição do casamento civil e as eleições, que, segundo o Conselheiro, seriam manifestações do Anticristo. Para Antônio Conselheiro, o legítimo poder emanava da vontade divina, explicando-se, assim, a sua defesa pela volta do regime monárquico no Brasil. 

b) O candidato poderá identificar um dos seguintes grupos sociais: sertanejos pobres, ex-escravos e indígenas. A principal motivação que levou essas pessoas a seguirem Antônio Conselheiro e a se fixarem em Canudos era a situação difícil de suas vidas. Uma população pobre, sem terra (em decorrência da injusta situação fundiária do país), desassistida pelo governo. Os moradores de Canudos acreditavam que, após o Juízo Final, viveriam um momento de justiça e prosperidade. 

resposta da questão 4:[A]
Comentário da questão
Entre os anos de 1902 e 1906, a cidade do Rio de Janeiro passou por um processo de modernização. A primeira ação do então prefeito Pereira Passos foi derrubar vários cortiços no centro da cidade que eram utilizados como moradias populares. Já em 1904, foi aprovada a vacina obrigatória da varíola, tal medida foi o estopim da Revolta da Vacina, movimento em que a população foi às ruas para protestar contra todas essas medidas autoritárias do governo.

resposta da questão 5:[D]
Comentário da questão
Ao colocar fim a Primeira República, a Revolução de 1930 além de representar a insatisfação de grupos oligárquicos dissidentes – principalmente dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul – pretendia obter o apoio de classes que estavam gradativamente mais presentes em uma sociedade cada vez mais urbanizada, estes eram os proletariados e a classe média (representados principalmente pelo tenentismo). Sendo assim, ao chegar ao poder Getúlio Vargas; iniciando neste período a Era Vargas; busca criticar e desqualificar todo o período caracterizado como República Velha, para legitimar nova ordem política e buscar adesão desses novos segmentos da sociedade.




sábado, 24 de outubro de 2015

Enem 2015: Veja a correção comentada do Enem

Enem 2015: Veja a correção comentada do Enem - Provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Questão 1


No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica 
a) desertificação das áreas afetadas 
b) poluição dos rios temporários. 
c) queimadas dos remanescentes vegetais. 
d) desmatamento das matas ciliares. 
e) contaminações das águas subterrâneas.


Resposta: [A]
Comentário da questão:
O processo de desertificação se acentua pela proximidade climática do semiárido e aceleração do desmatamento.

Questão 2

Dominar a luz implica um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente. 
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado) 

Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a 
a) melhoria da qualidade da produção industrial. 
b) redução da oferta de emprego nas zonas rurais. 
c) permissão ao trabalhador para controlar seus próprios horários. 
d) diminuição das exigências de esforço no trabalho com máquinas. 
e) ampliação do período disponível para a jornada de trabalho. 

Resposta:[E]
Comentário da questão:
A ampliação da jornada de trabalho está relacionada a busca do aumento de lucros.

Questão 3
Apesar de seu disfarce de iniciativa e otimismo, o homem moderno está esmagado por um profundo sentimento de impotência que o faz olhar fixamente e, como que paralisado, para as catástrofes que se avizinham. Por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, o único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude do simples ajustamento ou acomodação, apreendendo temas e tarefas de sua época. 
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 

Paulo Freire defende que a superação das dificuldades e a apreensão da realidade atual será obtida pelo (a) 
a) desenvolvimento do pensamento autônomo. 
b) obtenção de qualificação profissional. 
c) resgate de valores tradicionais. 
d) realização de desejos pessoais. 
e) aumento da renda familiar.

Resposta:[A]
Comentário da questão:
A pedagogia desenvolvida por Paulo Freire usa a formação de indivíduos autônomos no campo intelectual. Esta autonomia permitiria que os indivíduos não se resignassem à reprodução de padrões transmitidos pelas instituições sociais.

Questão 4

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao 
a) Elevado preço das mercadorias. 
b) Aumento da demanda por produtos naturais. 
c) Crescimento da produção de alimentos. 
d) Hábito de adquirir derivados industriais. 
e) Uso de agrotóxicos nas plantações. 


Resposta:[E] 
Comentário da questão:
 No Brasil vem ocorrendo o uso excessivo de agrotóxicos em vários tipos de culturas, o que tem provocado enormes problemas de saúde.

Questão 5
A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto ... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz. 
ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981. 

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em: 
A) Justificar a dominação estamental/ revoltas camponesas. 
B) Subverter a hierarquia social/ centralização burguesas. 
C) Impedir a igualdade jurídica/ revoluções burguesas. 
D) Controlar a exploração econômica/ unificação monetária. 
E) Questionar a ordem divina/ Reforma Católica. 

Resposta:[A]
Comentário da questão: 
O texto de Aldalberon de Laon aborda a divisão da sociedade feudal, estratificada em clero, nobreza e trabalhadores, sobretudo os servos. Essa divisão demonstra uma rígida hierarquia social, que justificava a dominação do clero e da nobreza sobre os servos. Essa relação de exploração foi contestada, sobretudo na Baixa Idade Média, pelas revoltas camponesas, como as Jacqueries. 

Questão 6

A língua de que se usam, por toda a costa, carece de três letras; convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei, e dessa maneira vivem desordenadamente, sem terem além disto conta, nem peso, nem medida. 
GÂNDAVO, P. M. A primeira história do Brasil: história da província de Santa Cruz a que vulgarmente chamamos de Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2004 (adaptado). 

A observação do cronista português Pero de Magalhães de Gândavo, em 1576, sobre a ausência das letras F, L e R na língua mencionada, menciona a 
A) simplicidade da organização social das tribos brasileiras. 
B) dominação portuguesa imposta aos índios no início da colonização. 
C) superioridade da sociedade europeia em relação à sociedade indígena. 
D) incompreensão dos valores socioculturais indígenas pelos portugueses. 
E) dificuldade experimentada pelos portugueses no aprendizado da língua nativa. 

Resposta:[D]
Comentário da questão:
 O texto de Pero de Magalhães de Gândavo evidencia a incompreensão europeia em relação a cultura ameríndia. Trata-se de uma relação de alteridade, em que o europeu não consegue perceber ou valorizar aspectos socioculturais diferentes dos seus.

Questão 7
 O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para construção e edificação do socialismo. Ele é ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. 
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado) 

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, a qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a 
a) desestatização da economia. 
b) instauração de um partido único. 
c) manutenção da livre concorrência. 
d) formação de sindicatos trabalhistas. 
e) extinção gradual das classes sociais.

Resposta:[E]
Comentário da questão:
O texto mostra que o socialismo de mercado na China está levando a uma polarização da sociedade, ou seja, divisão em classes sociais, o que é característico do capitalismo. Assim, o modelo socialista chinês não se importa com a extinção gradual das classes sociais, como se poderia esperar de um socialismo. Pelo texto, o socialismo chinês é um instrumento do capitalismo, com suas classes sociais.

Questão 8
Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um “Katrina financeiro” atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas. 
HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011. Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à) 
a) superprodução de bens de consumo. 
b) colapso industrial de países asiáticos. 
c) interdependência do sistema econômico. 
d) isolamento político dos países desenvolvidos. 
e) austeridade fiscal dos países em desenvolvimento 

Resposta:[C] 
Comentário da questão: 
As economias no mundo globalizado vivem uma interdependência no sistema econômico, refletindo em praticamente todos os países do planeta.

Questão 9
Voz do sangue 
Palpitam-me 
os sons do batuque 
e os ritmos melancólicos do blue. 
Ó negro esfarrapado 
do Harlem 
ó dançarino de Chicago 
ó negro servidor do South 
Ó negro da africa 
Negros de todo mundo 
Eu junto ao vosso magnífico canto 
a minha pobre voz os meus humildes ritmos. 
Eu vos acompanho 
pelas emaranhadas áfricas 
do nosso Rumo. 
Eu vos Sinto 
negros de todo o mundo 
eu vivo a nossa história 
meus irmãos. 

Disponível em www.agodtinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015. 

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na década de 1940, evoca o pan-africanismo com o objetivo de 
a) Iniciar a luta por políticas de ações afirmativas na América e na África. 
b) Reconhecer as desigualdades sociais entre os negros de Angola e dos Estados Unidos. 
c) Descrever o quadro de pobreza após os processos de independência do continente africano. 
d) Solicitar o engajamento dos negros estadunidenses na luta armada pela independência de Angola. 
e) Conclamar as populações negras de diferentes países a apoiar as lutas por igualdade e independência.

Resposta: [E] 
Comentário da questão: 
O poema de Agostinho Neto evoca elementos da cultura africana como forma de defender a união das populações africanas à luta por igualdade e independência à, em meados do século XX, contexto dos processos de descolonização da África.


Questão 10
Inicou-se em 1903 a introdução de obras de arte com representações de bandeirantes no acervo do Museu Paulista, mediante a aquisição de uma tela que homenageava o sertanista que comandara a destruição do Quilombo de Palmares. Essa aquisição, viabilizada por verba estadual, foi simultânea à emergência de uma interpretação histórica que apontava o fenômeno do sertanismo paulista como o elo decisivo entre a trajetória territorial do Brasil e de São Paulo, concepção essa que se consolidaria entre os historiadores ligados ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo ao longo das três primeiras décadas do século XX. 
MARINS, P.C.G. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica europeia. Rev ista do LEB, n. 44, f ev . 2007. 

A prática governamental descrita no texto, com a escolha dos temas das obras, tinha como propósito a construção de uma memória que 
A) afirmava a centralidade de um estado na política do país. 
B) resgatava a importância da resistência escrava na história brasileira. 
C) evidenciava a importância da produção artística no contexto regional. 
D) valorizava a saga histórica do povo na afirmação de uma memória social. 
E) destacava a presença do indígena no desbravamento do território colonial.

Resposta: [A] 
Comentário da questão:
 O texto aborda o processo de construção de uma memória oficial sobre os bandeirantes, atrelando esse momento a expansão do território brasileiro a partir do estado de São Paulo. Ainda com base no texto, fica claro que esse processo teve início nas primeiras décadas do século XX, justamente o período da República Oligárquica, em que São Paulo possuía grande poder. Desse modo, a figura do bandeirante foi usada para demonstrar a importância do paulista no história do Brasil, apontando origens históricas para o destaque do Estado em relação ao demais.

Questão 11
Calendário medieval, século XV

Os calendários são fontes históricas importantes, na medida em que expressam a concepção de tempo das sociedades. Essas imagens compõem um calendário medieval (1460-1475) e cada uma delas representa um mês, de janeiro a dezembro. 
Com base na análise do calendário, apreende-se uma concepção de tempo 
A) cíclica, marcada pelo mito arcaico do eterno retorno. 
B) humanista, identificada pelo controle das horas de atividades por parte do trabalhador. 
C) escatológica, associada a uma visão religiosa sobre o trabalho. 
D) natural, expressa pelo trabalho realizado de acordo com as estações do ano. 
E) romântica, definida por uma visão bucólica da sociedade.

Resposta: [D]
Comentário da questão:
 A questão referida apresenta uma iconografia do século XV, demonstrando a noção medieval de tempo. A análise do calendário permite verificar a compreensão natural das atividades humanas. Assim, o trabalho estaria diretamente ligado às estações do ano.

Questão 12
O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos. 
BAENINGER, R. Cidades e Metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbssociologia.com.br. Acesso em 12: dez. 2012 (adaptado). 

Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a) 
a) carência de matérias-primas. 
b) degradação da rede rodoviária. 
c) aumento do crescimento vegetativo. 
d) centralização do poder político. 
e) realocação da atividade industrial. 

Resposta: [E]
Comentário da questão: 
Com o processo da desconcentração industrial desacelerou o crescimento populacional nos grandes centros urbanos.

Questão 13
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas. 
RACHELS, J. Problemas da Filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009. O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo 

A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de 
a) Determinações biológicas impregnadas na natureza humana. 
b) Verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais. 
c) Mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas. 
d) Convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes. 
e) Sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas.

Resposta: [D] 
Comentário da questão:
Sócrates acreditava ser capaz de obter verdades racionais, inquestionáveis e de valor universal através do método maiêutico. Trasímaco argumentava como um sofista ao relativizar as verdades e dizer que elas nada mais seriam do que convenções que ensinavam a sociedade a obedecer às regras contingentes.

Questão 14
Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras. 
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. 
Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se, segundo a análise do historiador, na 
A) rigidez das normas jurídicas. 
B) prevalência dos interesses privados. 
C) solidez da organização institucional. 
D) legitimidade das ações burocráticas. 
E) estabilidade das estruturas políticas.

Resposta: [B] 
Comentário da questão:
 A obra Raízes do Brasil publicada em 1936 visava formular uma explicação dos traços formadores da sociedade brasileira. Para Sergio Buarque de Holanda, a herança colonial deixada pelos portugueses apresentava-se na sobreposição de interesses particulares sobre os interesses públicos. As relações patriarcais e personalistas são outros aspectos herdados da colonização portuguesa, conforme o fragmento expõe. 

Questão 15
O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras. 
LOPES, R. J. O nov o mapa da f loresta. Folha de S. Paulo, 7 maio, 2011 (adaptado) 

A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da 
a) Expansão da fronteira agrícola. 
b) Remoção de populações nativas. 
c) Superação da condição de pobreza. 
d) Valorização de identidades coletivas. 
e) Implantação de modernos projetos agroindustriais. 

Resposta: [D]
Comentário da questão:
 O projeto cartografia social auxilia grupos indígenas no conhecimento mais detalhado das características de suas terras, valorizando a identidade coletiva dos grupos.

Questão 16
Todo o poder criativo da mente se reduz a nada mais do que a faculdade de compor, transpor, aumentar ou diminuir os materiais que nos fornecem os sentidos e a experiência. Quando pensamos em uma montanha de ouro, não fazemos mais do que juntar duas ideias consistentes, o ouro e a montanha, que já conhecíamos. Podemos conceber um cavalo virtuoso, porque somos capazes de conceber a virtude a partir de nossos próprios sentimentos, e podemos unir a isso a figura e a forma de um cavalo, animal que nos é familiar. 
HUME, D. Investigação sobre o entendimento humano. São Paulo: Abril Cultural, 1995. 

Hume estabelece um vínculo entre pensamento e impressão ao considerar que 
a) Os conteúdos das ideias no intelecto têm origem na sensação. 
b) O espírito é capaz de classificar os dados da percepção sensível. 
c) As ideias fracas resultam de experiências sensoriais determinadas pelo acaso. 
d) Os sentimentos ordenam como os pensamentos devem ser processados na memória. 
e) As ideias têm como fonte específica o sentimento cujos dados são colhidos na empiria. 

Resposta: [A] 
Comentário da questão:
 Hume, um filósofo empirista, afirmava que os conteúdos intelectuais do homem têm origem na experiência e que as ideias compostas são originadas da combinação das ideias simples.

Questão 17
Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim. 
AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos Políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado) 

No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como regime de governo capaz de 
A) Refrear os movimentos religiosos contestatórios. 
B) Promover a atuação da sociedade civil na vida política. 
C) Unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum. 
D) Reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística 
E) Dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão:
 Para Tomás de Aquino, a política possui um telos, uma finalidade, capaz de levar as pessoas à salvação de suas almas, com a finalidade de se chegar ao bem comum. O monarca, como representante vivo de Deus na terra, seria o dirigente da sociedade para este fim.


Questão 18
A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários. 
TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado). 

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel: 
A) Implementou o voto direto para presidente. 
B) Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações. 
C) Alterou as regras para as candidaturas na ditadura. 
D) Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa. 
E) Expandiu a participação com o fim de critério censitário. 

Resposta: [B] 
Comentário da questão: 
O texto aborda uma conquista do movimento tenentista que, junto a outros grupos, era grande apoiador de Vargas: o estabelecimento de padrões eleitorais menos suscetíveis à constantes fraudes da República Velha. O código estabeleceu, entre outras coisas, voto secreto e feminino. 

Questão 19
No período de 1964 a 1985, a estratégia do Regime Militar abordada na charge foi caracterizada pela 
A) Priorização da segurança nacional. 
B) Captação de financiamentos estrangeiros. 
C) Execução de cortes nos gastos públicos. 
D) Nacionalização de empresas multinacionais. 
E) Promoção de políticas de distribuição de renda.

Resposta:[B]
Comentário da questão:
 Observamos na charge a ironia de Ziraldo que, em 1974, aponta que o filho terá que lidar com a entrada do dinheiro no país. Isto se deve à política econômica do governo militar, que contava com financiamentos e empréstimos internacionais, o que aumentava a dívida externa, cujo pagamento seria feito nos anos seguintes. Com isso, Ziraldo denuncia o comprometimento da riqueza produzida pelas próximas gerações para o pagamento da dívida.

Questão 20

Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo! 
Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis, 1992. 

O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à 
A) supressão das diferenças socioeconômicas entre as regiões do Brasil, priorizando as regiões estaduais carentes. 
B) orientação do regime quanto ao reforço do federalismo, espelhando-se na experiência política norte-americana. 
C) adoção de práticas políticas autoritárias, considerando a contenção dos interesses regionais dispersivos. 
D) propagação de uma cultura política avessa aos ritos cívicos, cultivados pela cultura regional brasileira. 
E) defesa da unidade do território nacional, ameaçado por movimentos separatistas contrários á política varguista. 

Resposta:[C] 
Comentário da questão:
A queima de Bandeiras estaduais realizada durante o Estado Novo é reflexo da política varguista de centralização do poder e estabelecimento de uma ditadura pessoal. A proibição dos símbolos estaduais, nesse sentido, reforçava o nacionalismo em detrimento de possíveis regionalismos que pudessem se opor ao governo de Vargas, como aconteceu na Revolução de 1932, em São Paulo. 

Questão 21
Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles. 
SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em 11 nov. 2014 (adaptado). 

As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a) 
a) subsídio industrial. 
b) hegemonia cultural. 
c) protecionismo dos mercados. 
d) desemprego tecnológico. 
e) segurança dos dados. 

Resposta: [E] 
Comentário da questão: 
A proibição do uso de aplicativos e empresas de informática visa dificultar ações de espionagem norte-americana que ficaram notórias nos últimos anos.

Questão 22
TEXTO I 
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Vencido palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados. 
CUNHA, E. Os sertões. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1987. 

TEXTO II 
Na trincheira, no centro do reduto, permaneciam quatro fanáticos sobreviventes do extermínio. Era um velho, coxo por ferimento e usando uniforma da Guarda Católica, um rapaz de 16 a 18 anos, um preto alto e magro, e um caboclo. Ao serem intimados para deporem as armas, investiram com enorme fúria. Assim estava terminada e de maneira tão trágica a sanguinosa guerra, que o banditismo e o fanatismo traziam acesa por longos meses, naquele recanto do território nacional. 
SOARES, H. M. A Guerra de Canudos. Rio de Janeiro: Altina, 1902. 

Os relatos do último ato da Guerra de Canudos fazem uso de representações que se perpetuariam na memória construída sobre o conflito. Nesse sentido, cada autor caracterizou a atitudes de sertanejos, respectivamente, como fruto da 
A) manipulação e incompetência. 
B) ignorância e solidariedade. 
C) hesitação e obstinação. 
D) esperança e valentia. 
E) bravura e loucura. 

Resposta:[E] 
Comentário da questão:
 A questão exigia do candidato interpretação dos trechos referentes ao término da Guerra de Canudos. No primeiro, era necessária à exaltação da resistência do sertanejo frente aos soldados do estado Brasileiro, demonstrando, na visão do jornalista Euclides da Cunha, a bravura dos vencidos. Na segunda, a posição de Soares a respeito do término do conflito, acentua o estereótipo de “fanáticos” dos integrantes da Comunidade de Canudos, associando-os, portanto, à loucura.

Questão 23
TEXTO I 
Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mesurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir de legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras. 
ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). 

TEXTO II 
Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tornou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte. 
CHALHOUB, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado). 

Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto I que complementa os argumentos apresentados no Texto II é o (a) 
A) variedade das estratégias de resistência dos cativos. 
B) controle jurídico exercido pelos proprietários. 
C) inovação social representada pela lei. 
D) ineficácia prática da libertação. 
E) significado político da Abolição.

Resposta: [E] 
Comentário da questão:

Ao deixar claro que a abolição da escravidão retirou desta situação um número de cativos muito menor do que o imaginado os textos ressaltam o aspecto político do fim da escravidão.

Questão 24

A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa. 
MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político...”. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010. 
Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram: 
A) Comunismo / rejeição da democracia liberal. 
B) Capitalismo / devastação do ambiente natural. 
C) Fascismo / adoção do determinismo biológico. 
D) Socialismo / planificação da economia nacional. 
E) Colonialismo / imposição da missão civilizatória.


Resposta: [C] 
Comentário da questão: 
A participação de algumas colônias africanas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ao lado de países imperialistas não significou a anuência dos colonizados com o processo iniciado no século XIX, mas sim um combate às ideologias fascistas calcadas em teorias racistas (determinismo biológico) que reafirmavam a superioridade do “homem branco” europeu; forma de hegemonia considerada ainda mais perigosa do que o colonialismo exercido, principalmente, pela Inglaterra e pela França.

Questão 25
Não nos resta a menor duvida de que a principal contribuição dos diferentes tipo de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime politico, da retomada da democracia no fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o estado. 
GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado) 

No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para 
a) Diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados. 
b) Tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais. 
c) Difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política. 
d) Ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos. 
e) Fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao estado político. 

Resposta: [B] 
Comentário da questão:
 O conceito de democracia não se restringe ao momento do voto, mas a universalização da garantia da satisfação das necessidade básicas dos cidadãos. Neste sentido, a ação dos movimentos sociais visam pressionar o estado para a obtenção dessas garantias.


Questão 26
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar. 
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil, quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles 
a) Entravam em conflito. 
b) Recorriam aos clérigos. 
c) Consultavam os anciãos. 
d) Apelavam aos governantes. 
e) Exerciam a solidariedade.

Resposta: [A] 
Comentários da questão:
 Segundo Hobbes, no Estado de Natureza o homem seria competitivo e orgulhoso e o conflito faria parte da natureza humana. No entanto, nunca, nesse Estado de Natureza, poderia haver um homem suficientemente forte e inteligente que pudesse sobrepujar todos os outros homens em força ou inteligência. Somente o estabelecimento de um poder político absoluto seria capaz de pacificar a existência humana.

Questão 27

De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático? 
a) Tropical 
b) Litorâneo 
c) Equatorial 
d) Semiárido 
e) Subtropical 

Resposta: [D] 
Comentário da questão: 
O grau de intemperismo de determinada região depende dos níveis pluviométricos os quais ela está submetida. Quanto maior a disponibilidade de água, maior a ação do intemperismo químico. Sendo assim, o clima semiárido apresenta baixa pluviosidade e consequentemente baixa ação intempérica. 

Questão 28
O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político. 
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado). 

Na configuração política da democracia grega, em especial ateniense, a ágora tinha por função 
A) agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade. 
B) permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados. 
C) constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade. 
D) reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra. 
E) congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão:
 A consolidação da democracia ateniense esteve diretamente ligada à noção de argumentação e discussão entre os cidadãos. Assim, a ágora tinha por finalidade ser o espaço físico de reunião e debate da eclésia (assembleia) na pólis grega.


Questão 29
No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. 
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008. (adaptado) 

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em: 
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. 
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais. 
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. 
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal. 
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Resposta: [E] 
Comentário da questão:
 A automatização dos processos fabris provocou o chamado desemprego estrutural, sendo aquele ocasionado pela máquina.

Questão 30
Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica. 
BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado) 

Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há 
a) exposição do solo. 
b) drenagem eficiente. 
c) rocha matriz eficiente. 
d) agricultura mecanizada. 
e) média pluviométrica elevada. 

Resposta: [B] 
Comentário da questão:
 Os processos erosivos, principalmente em encostas de morros, acontecem pela urbanização desordenada e ausência da vegetação original, que evitam a infiltração das águas da chuva e aumentam o escoamento e a erosão superficial.

Questão 31

A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de 
a) fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos. 
b) solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza. 
c) movimento circular de seixos e areias, arrastadas por águas turbilhonares. 
d) decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química. 
e) assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimental. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão: 
O movimento das águas no leito dos rios, por intermédio da correnteza, provoca o rolamento dos seixos e a movimentação de outros sedimentos, causando assim um processo erosivo circular, como apresentado na figura.

Questão 32
Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa d'água do grande sertão de Minas. 
VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014. 

As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois 
a) colaboram para a formação de vegetação xerófila. 
b) formam os leques aluviais nos planícies das bacias. 
c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia. 
d) contribuem para o aprofundamento dos talvez a jusante. 
e) constituem um sistema represador da água na chapada. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão:
 A região possui solo arenoso, o que facilita a passagem das águas das chuvas, que rapidamente escoariam se não fossem as veredas (matas ciliares). A presença dos buritis é fundamental para retenção das águas num solo turfoso.

Questão 33
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determina a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade. 
CAETANO, M. O valor da cada gota. Globo Rural, n 312, out. 2011. 

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de 
a) monitoramento da produção. 
b) valorização do preço da terra. 
c) correção dos fatores climáticos. 
d) divisão de tarefas na propriedade. 
e) estabilização da fertilidade do solo. 

Resposta: [A] 
Comentário da questão:
 O texto mostra como os dados mais preciosos podem gerar medidas mais eficazes (e com menos perdas) no processo agrícola, permitindo que o dono da terra possa monitorar suas atividades e gerir sua produção.


Questão 34
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um. 
NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999. 

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos? 
a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais. 
b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas. 
c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes. 
d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas. 
e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão:
 Nietzsche aponta três razões possíveis para se levar em conta a tentativa filosófica dos pré-socráticos, em especial de Tales de Mileto, ao fundarem o pensamento racional filosófico que se afastou da fabulação mítica para poder. 

Questão 35
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que – embora amasse muito seu pai – estava pronta a deixa-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã – não é necessário pensar muito sobre qual teria sido nossa reação. 
ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003. 

A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do(a) 
A) prática da diplomacia. 
B) exercício da alteridade. 
C) expansão da democracia. 
D) universalização do progresso. 
E) conquista da autodeterminação. 

Resposta: [B] 
Comentário da questão:
 A questão exige que o candidato tenha o conhecimento do conceito de alteridade, ou seja, do exercício de analisar uma determinada situação ou processo através da perspectiva do outro – tal como propõe o autor do texto, ao sugerir uma reflexão que inverte as posições entre norte-americanos e talibãs, questionando como seria a reação da sociedade frente à defesa da luta de ideais “inimigos”.

Questão 36

Essas imagens de D. Pedro II foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um 
A) jovem imaturo que agiria de forma irresponsável. 
B) imperador adulto que governaria segundo as leis. 
C) líder guerreiro que comandaria as vitórias militares. 
D) soberano religioso que acataria a autoridade papal. 
E) monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo. 

Resposta: [B] 
Comentário da questão: 
A questão exige do vestibulando duas habilidades: a de interpretação de imagens e a de domínio de conceitos históricos. Desse modo, as duas imagens de D. Pedro II evidenciam um imperador maduro, responsável e confiante em suas qualidades. Esse amadurecimento se deu justamente no início da década de 1850, após o controle sobre a Revolução Praieira e a criação do Parlamentarismo às avessas (ambos no final da década de 1840). Assim, as imagens reforçam uma visão oficial que o imperador queria passar para a sociedade, justamente como um político adulto e que sabia governar pelo Parlamento, ou seja, respeitador das leis imperiais. 

Questão 37
No início foram as cidades. O intelectual da Idade Média – no Ocidente – nasceu com elas. Foi com o desenvolvimento urbano ligado às funções comercial e industrial – digamos modestamente artesanal – que ele apareceu, como um desses homens de ofício que se instalavam nas cidades nas quais se impôs a divisão do trabalho. Um homem cujo ofício é escrever ou ensinar, e de preferência as duas coisas a um só tempo, um homem que, profissionalmente, tem uma atividade de professor e erudito, em resumo, um intelectual – esse homem só aparecerá com as cidades. 
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2010. 

O surgimento da categoria mencionada no período em destaque no texto evidencia o(a) 
A) apoio dado pela Igreja ao trabalho abstrato. 
B) relação entre desenvolvimento urbano e divisão do trabalho. 
C) importância organizacional das corporações de ofício. 
D) progressiva expansão da educação escolar. 
E) acúmulo de trabalho dos professores e eruditos. 

Resposta:[B]
Comentário da questão:
 Jacques Le Goff aponta para o processo de maior estratificação social característico das cidades se comparado com a sociedade rural. O ambiente urbano permite às pessoas a especialização em determinado trabalho, inclusive o intelectual, comum nas cidades gregas e da Baixa Idade Média. 

Questão 38
Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. 
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado) 

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de 
a) ilhas de montagem e formação de estoques. 
b) empresas burocráticas e mão de obra barata. 
c) controle estatal e infraestrutura consolidada. 
d) organização em rede e tecnologia de informação. 
e) gestão centralizada e protecionismo econômico. 

Resposta: [D] 
Comentário da questão:
 O texto descreve aspectos da organização toyotista da produção que, de posse das modernas tecnologias de informação permitiu uma organização em rede da produção.

Questão 39
Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico: amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos “ganhos distributivos” (a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são índices do desejo de “espelhamento”. 
SODRÉ, M. Disponível em: http://alias.estadao.com.br. Acesso em 9 de fevereiro de 2015 (adaptado). 

A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza 
a) A prática identitária autorreferente. 
b) A dinâmica política democratizante. 
c) A produção instantânea de notícias. 
d) Os processos difusores de informações. 
e) Mecanismos de convergência tecnológica. 

Resposta: [A] 
Comentário da questão:
 O texto faz uma clara referência à forma como as identidades pessoais são construídas de acordo com o “espelhamento” proporcionado pelas redes sociais, através da quantidade de seguidores ou de “curtir” obtidos em uma estrutura que preza pela popularidade virtual.

Questão 40
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo. 
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (org). Max Weber: ensaios da sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, 1979 (adaptado). 

Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o (a) 
a) Progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo. 
b) Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo. 
c) Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida. 
d) Afastamento das crenças tradicionais como uma característica da modernidade. 
e) Fim do monoteísmo como condição para consolidação da ciência. 

Resposta: [D] 
Comentário da questão:
 O processo de desencantamento do mundo, de acordo com Weber, representa a vitória da racionalização sobre o misticismo, característica máster da sociedade industrializada.

Questão 41
Diante de ameaças surgidas com a engenharia genética de alimentos, vários grupos de sociedade civil conceberam o chamado “princípio da precaução”. O fundamento desse princípio é: quando a tecnologia ou produto comporta algum ameaça à saúde, ou ao ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação. 
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa. São Paulo: Companhia das Letras. 2001 (adaptado) 

O texto expõe uma tendência representativa do pensamento social contemporâneo, na qual o desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou administração de riscos tem como objetivo 
a) Priorizar os interesses econômicos em relação aos seres humanos e a natureza. 
b) Negar a perspectiva científica e suas conquistas por causa de riscos ecológicos. 
c) Instituir o diálogo público sobre mudanças tecnológicas e suas consequências. 
d) Combater a introdução de tecnologias para travar o curso das mudanças sociais. 
e) Romper o equilíbrio entre benefícios e riscos do avanço tecnológico e científico. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão:
 Trata-se de um assunto analisado pela Bioética, um debate ético contemporâneo que tende a definir o campo de ação das ciências e da tecnologia de modo a não agredir a humanidade e o planeta, maximizando os bens e minimizando os males possivelmente provocados pelas pesquisas e avanços científicos. 


Questão 42
Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino. 
BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 

Na década de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um movimento social que teve como marca o (a) 
a) Ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual. 
b) Pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de trabalho. 
c) Organização de protestos públicos para garantir a igualdade de gênero. 
d) Oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homoafetivos. 
e) Estabelecimento de políticas governamentais para promover ações afirmativas. 

Resposta: [C] 
Comentário da questão:
 A ideia implícita no texto trata da construção social da imagem e do papel da mulher, historicamente associada à submissão em relação ao homem; Simone de Beauvoir posicionava-se exatamente contra.

Questão 43
Só num sentido muito restrito, o indivíduo cria com seus próprios recursos o modo de falar e de pensar que lhes são atribuídos. Fala o idioma de seu grupo; pensa à maneira do seu grupo. Encontra a sua disposição apenas determinadas palavras e significados. Estas não só determina em grau considerável, as vias de acesso mental ao mundo circundante, mas também mostram, ao mesmo tempo, sob que ângulo e em que contexto de atividade os objetos foram até agora perceptíveis ao grupo ou ao indivíduo. 
MANNHEIN, K. Ideologia e utopia. Porto Alegre: Globo, 1950 (adaptado). 

Ilustrando uma proposição básica da sociologia do conhecimento, o argumento de Karl Mannhein defende que o(a) 
a) Conhecimento sobre a realidade é condicionado socialmente. 
b) Submissão ao grupo que manipula o conhecimento do mundo. 
c) Divergência é um privilégio de indivíduos excepcionais. 
d) Educação formal determina o conhecimento do idioma. 
e) Domínio das línguas universaliza o conhecimento. 

Resposta: [A] 
Comentário da questão:
 De acordo com a ideia central do texto, a consciência dos indivíduos é condicionada pela realidade do grupo em que ocorre a socialização, ou seja, os padrões culturais são reproduzidos pelos indivíduos que enxergam a realidade.

Questão 44
A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islamico, com a agencia da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização. UNESCO e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. 
Disponível em: htto://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 de mar. 2015 (adaptado) 

O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como Iraque a desestruturação do(a) 
a) homogeneidade cultural 
b) patrimônio histórico 
c) controle ocidental 
d) unidade étnica 
e) religião oficial 

Resposta: [B] 
Comentário da questão:
 A preservação do patrimônio histórico, além de ser uma grande preocupação da UNESCO é também de extrema importância para a preservação da cultura local.

Questão 45


A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa 
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2006 (adaptado) 

Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na 
A) prática econômica sustentável 
B) contenção de impactos ambientais 
C) utilização progressiva dos recursos naturais 
D) proibição permanente da exploração da natureza 
E) definição de áreas prioritárias para exploração econômica 


Resposta: [D] 
Comentário da questão: 
A concepção “preservacionista” diferencia-se das correntes “conservacionistas” que acreditam na possibilidade de uso equilibrado dos recursos naturais ao invés de sua interrupção total.

Fonte: Oficina do Estudante