sábado, 29 de agosto de 2015

Roteiro de estudos: Período Pombalino

Roteiro de estudos: Período Pombalino

Questão 1
(UFG) Após a morte de D. João V, em 1750, ascendeu como ministro Sebastião José de Carvalho Melo, futuro Marquês de Pombal. A administração pombalina destacou-se pela:

a) aproximação diplomática com o reino espanhol, em nome do interesse comum, contendo os abusos ingleses.
b) adoção da escolástica, promovendo o desenvolvimento científico.
c) valorização da gramática normativa portuguesa, resgatando o prestígio do latim.
d) distensão do despotismo esclarecido, afirmando uma administração política e econômica liberal.
e) redefinição da estrutura do ensino português, implementando o financiamento estatal.



Questão 2
(UFPE) Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (1699 - 1782), dirigiu durante 27 anos a vida política e econômica de Portugal, como ministro do Rei D. José I. Em razão da atuação de Pombal, é correto fazer as seguintes afirmações.

(  ) Durante o seu governo, foram criadas comissões encarregadas de fazer a demarcação das fronteiras entre terras do domínio português e terras do domínio espanhol, no território americano. 
( ) Na sua luta contra os jesuítas, Pombal tentou atingi-los estendendo a lei de liberdade dos índios (1755) a todo o Brasil.
(  ) O antijesuitismo, desenvolvido na época, foi uma estratégia de Pombal para acusar a Companhia de Jesus de ser um estado dentro de outro estado e, dessa maneira, justificar a expulsão dos jesuítas do Brasil.
( ) As rigorosas leis pombalinas acabaram por incentivar a "reforma geral no ensino", tornando-o mais complexo e multiplicando as escolas e as ordens responsáveis por elas, o que deu maior desenvolvimento à cultura colonial.
(  ) Os jesuítas não se submeteram às ordens de Pombal e reagiram apoiando o governo de D. José I.


Questão 3
(FGV) A longa administração pombalina (1750-1777) causou controvérsias ao expulsar os jesuítas de Portugal e de todos seus domínios, em 1759. Tal expulsão, que implicava o confisco dos bens dos religiosos, pode ser atribuída:

a) ao enorme déficit do Tesouro português, provocado pelas despesas feitas com construção de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755.
b) à antipatia que o ministro, seguidor da filosofia iluminista, nutria pelos jesuítas, responsáveis pelo atraso cultural do país. 
c) à vontade de igualar-se à monarquia francesa que praticava o despotismo esclarecido.
d) ao processo de centralização administrativa que exigia a eliminação da Companhia de Jesus, acusada de formar um estado à parte.
e) à não aceitação de Pombal da política do despotismo esclarecido, que era bastante defendida pelos inacianos.



Questão 4
(UEA) “Os motivos internos do despotismo esclarecido estavam na emergência de novas forças sociais que se impunham com valores próprios e cada vez mais conscientes de sua importância.” – Mendes Jr., Roncari, Maranhão.

Assinale a afirmativa ERRADA sobre as tentativas de modernização do absolutismo português.

a) Antes de Pombal, a modernização da tecelagem portuguesa visava reduzir a subordinação econômica à Inglaterra, mas foi frustrada com o Tratado de Methuen, em 1703, aumentando a dependência.
b) Para Pombal, aumentar o poder absoluto do rei implicava reduzir a influência dos jesuítas, limitando a sua ação, na metrópole e na colônia, sobre a educação e as missões religiosas.
c) O reforço do absolutismo no plano econômico resultou na criação de companhias de comércio, como a do Grão-Pará e Maranhão, restringindo a já então pequena liberdade comercial.
d) A essência da política pombalina consistia na aplicação rigorosa de princípios iluministas e fisiocráticos, que o caracterizaram como déspota esclarecido.
e) Apesar do incentivo às culturas de exportação e da criação de companhias monopolistas para o Norte, a extinção do Estado do Maranhão e Grão-Pará e a localização da capital do Brasil no Rio de Janeiro refletiram o maior interesse pombalino pela mineração e pela pecuária do Extremo Sul.



Questão 5
(Pucpr) "Foi o grande Pombal o único a perceber que a raça semítica, assim como os colaterais da orla oriental do Mediterrâneo, poderiam fecundar a terra virgem do seu império americano... abriu a imigração aos muçulmanos que quisessem se transferir para o Brasil... Foi então que vieram os primeiros sírios, libaneses, persas, egípcios - quase todos nacionais do Mediterrâneo oriental, que o povo engloba sob o nome genérico de "turco"... 
(Dornas Filho, João - "Aspectos da Economia Colonial "- Biblioteca do Exército-Editora, 1958, pág. 75.) 

Sobre a conjuntura política do século XVIII, Governo Pombalino e o texto, assinale a única alternativa INCORRETA.
a) O Marquês de Pombal, aplicando a filosofia Iluminista ao Absolutismo Real, se fez inserir na política denominada Despotismo Esclarecido.
b) Sírios e libaneses foram denominados "turcos" porque suas terras de origem, parte do Império Árabe, tinham sido dominadas pelos turcos e os passaportes eram expedidos pelo Governo Turco.
c) Os judeus, também de raça semítica, antecederam os islamitas no Brasil Colonial e os dois, preferencialmente, dedicaram-se ao comércio.
d) O Governo de Pombal, no que se refere ao Brasil, foi marcado pela transferência da capital colonial de Salvador para o Rio de Janeiro.
e) Tendo em vista diferenças religiosas e interesses econômicos, judeus, muçulmanos e seus descendentes tiveram constantes atritos no Brasil, na fase Colonial e Imperial.



Questão 6
(APROVAR) O reinado de D. José I foi marcado pela atuação do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal.
Sobre esse período, leia as afirmativas abaixo:
I. A política de Pombal tinha em vista, de um lado, o fortalecimento do Estado.
II. Para conseguir fortalecer o Estado, Pombal tratou de aumentar a
influência da nobreza e do clero, sobretudo dos jesuítas.
III. Pombal foi representante do despotismo esclarecido.
IV. O período pombalino coincidiu com a época do auge da mineração no Brasil.
V. Pombal transferiu a capital do Brasil para o Rio de Janeiro, o que mostrou sua preocupação em manter a “cabeça administrativa” bem próxima à economia mineira.

Assinale a única alternativa que aponta somente afirmativas INCORRETAS:
a) I, III e V
b) II e IV
c) I, II e III
d) III e IV
e) II e V

Questão 7
(UFJF-2009) Entre 1750 e 1777, o primeiro-ministro português Sebastião de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, comandou a política e a economia portuguesas.
A respeito desse período da história portuguesa e do Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) o período pombalino pode ser caracterizado como de “Despotismo Esclarecido”, visto que foi marcado por medidas modernizantes, mas também manteve a centralização e o fortalecimento do poder real.
b) Pombal adotou práticas típicas do mercantilismo, visando a fortalecer os comerciantes portugueses para que pudessem competir com os ingleses e, também, combater os contrabandistas.
c) a transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro foi motivada pela crescente importância das regiões mineradoras do sudeste.
d) a expulsão dos jesuítas de Portugal e dos domínios portugueses, inclusive do Brasil, visava a centralizar a administração e redefinir o projeto educacional.
e) o governo pombalino reforçou a escravidão indígena, visando a solucionar o problema da mão-de-obra nas colônias e reduzir a dependência do tráfico atlântico.


Questão 8
(UFU 2007) Considere as informações a seguir. 
Uma das figuras mais proeminentes da História Política de Portugal no século XVIII foi Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como marquês de Pombal, ministro de Dom José I. Sobre as políticas pombalinas, o historiador Boris Fausto diz o seguinte: "Sua obra, realizada ao longo de muitos anos (1750-1777), representou um grande esforço para tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações no relacionamento metrópole-colônia." 
FAUSTO, B. "História concisa do Brasil". São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 59. 

Em relação às políticas pombalinas que diziam respeito direta ou indiretamente ao Brasil, assinale a correta.
a) Pombal introduziu princípios do liberalismo no comércio do Brasil com vistas a recuperar a economia da colônia: extinguiu as companhias privilegiadas de comércio que existiam no Maranhão e em Pernambuco, flexibilizou o "pacto colonial" e permitiu a presença de companhias comerciais inglesas na região das Minas.
b) Um dos traços marcantes das políticas pombalinas no Brasil foi o confronto com a elite colonial. Os "brasileiros" foram impedidos de ocupar cargos políticos, jurídicos e administrativos na Colônia. Isso gerou muitas revoltas, como a de Felipe dos Santos, em Vila Rica, e a Guerra dos Mascates, em Pernambuco.
c) Dentre as principais características da política pombalina, pode-se destacar a forte adoção de princípios mercantilistas na economia e de ideais iluministas na educação. Os esforços de Pombal visavam tornar o colonialismo português mais preparado para enfrentar a "crise do Antigo Regime", como hoje a chamamos.
d) A política absolutista de Pombal baseava-se na origem divina do poder dos reis e de seus ministros. Por isso, ele buscou o total apoio da Igreja, favorecendo as ordens missionárias que atuavam no Brasil, como mercedários e jesuítas, às quais delegou responsabilidades sobre a tutela dos índios e sobre o ensino na colônia.

Questão 9
(FGV) Ao contrário do que se verificou na monarquia absolutista francesa do século XVIII, houve diversos Estados absolutistas nos quais os respectivos monarcas e seus ministros tentaram de alguma forma pôr em prática certos princípios da Ilustração, sem abrir mão, é claro, do próprio absolutismo - tal foi, em essência, o absolutismo ilustrado. 
(Francisco José Calazans Falcon, "Despotismo Esclarecido") 

O rei D. José I e seu primeiro ministro Sebastião José de Carvalho e Melo - futuro marquês de Pombal, são considerados os representantes do despotismo esclarecido em Portugal. Acerca do chamado período pombalino, é correto afirmar que
a) se reorganizaram as estruturas administrativas por meio da recriação das Câmaras Municipais e do restabelecimento do poder dos donatários.
b) houve a criação de companhias de comércio na colônia e estabeleceu-se a cobrança de 100 arrobas anuais de ouro para Minas Gerais.
c) se criou um tributo exclusivo para o ouro - quinto - com a intenção de evitar o contrabando e aumentar a arrecadação do fisco português.
d) por meio de uma legislação específica, ampliou-se o poder da nobreza portuguesa, além da distribuição de cargos públicos e de pensões vitalícias.
e) o Brasil obteve ganhos, como o direito de comercializar diretamente com as colônias portuguesas na África, o que significou o fim do pacto colonial.

Questão 10
(Puccamp) Ao Brasil, dentre as várias medidas adotadas pelo Marquês de Pombal, foi particularmente importante
a) a autorização do livre-comércio entre o Brasil e as demais nações aliadas, que mudou o equilíbrio das relações colônia-metrópole a favor da colônia e de sua autonomia.
b) o decreto que suspendeu a proibição de atividades industriais na colônia e a isenção tarifária para as importações de matérias-primas necessárias às manufaturas.
c) o decreto que autorizou a abertura de um Jardim Botânico no Rio de Janeiro, para apoiar o trabalho de naturalistas brasileiros ou estrangeiros na pesquisa da flora na colônia.
d) a criação do centro de estudos técnicos e científicos destinado à preparação de pessoal especializado para atuar nas áreas de engenharia, artilharia, geografia e topografia.
e) a mudança da sede do governo-geral de Salvador para o Rio de Janeiro por razões econômicas e estratégicas, ligadas à crescente importância do centro-sul da colônia.

Questão 11
(UFV) No início do período colonial, havia mais de trezentas línguas indígenas na América portuguesa e a difusão da língua dos colonizadores deu-se muito lentamente. Somente na segunda metade do século XVIII, durante a administração do Marquês de Pombal, a metrópole adotou o que se poderia chamar de uma política de língua. Passou-se, a partir de então, a coibir o uso do "nheengatu", a estimular-se e a impor-se o ensino da gramática e da língua portuguesa.

a) Com base nessas informações e nos seus conhecimentos, indique uma razão que levou a metrópole lusitana a impor a língua portuguesa na Colônia.

b) Cite outra medida da administração pombalina que afetou os povos indígenas


Questão 12
(UFPE) A colonização portuguesa fez-se sob a tutela dos princípios econômicos mercantilistas, que priorizavam a atuação do Estado e destacavam o metalismo. No Brasil, houve participação de companhias de comércio com a finalidade de agilizar os negócios metropolitanos. Essas companhias:
a) no século XVIII, tiveram apoio do Marquês de Pombal, que era o secretário do rei D. José I.
b) restringiram suas atividades à importação do algodão e do café no século XVIII.
c) tentaram livrar, no século XVIII, a economia do monopólio do açúcar, incentivando a livre concorrência.
d) tiveram êxito nas suas tentativas de dinamizar o comércio colonial do Sudeste, no século XVII.
e) restringiram-se ao comércio do algodão, sendo extintas no século XVII.



Questão 13
(UFC) Em 1750, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, tornou-se primeiro ministro português e procurou dinamizar a administração colonial. Dentre as medidas por ele adotadas, destacam-se:
a) o controle do ensino e da política de aldeamento entregue às ordens religiosas.
b) a extinção do Estado do Grão-Pará Maranhão, por ser o centralismo a tônica de sua administração.
c) a reforma e a ampliação da justiça, possibilitando, assim, o acesso da elite colonial aos cargos administrativos e fiscais.
d) a expulsão dos Jesuítas da colônia, favorecendo os povos indígenas, que passaram a ter maior autonomia sobre os aldeamentos.
e) a retomada do controle dos mecanismos comerciais e fiscais do mundo colonial por parte da metrópole, o que resultou em autonomia para as companhias de comércio.


Questão 14
(FGV) Entre as mudanças operadas no Brasil pela intervenção do Marquês de Pombal estão a/o:
a) criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão, a exploração direta das minas de diamante e o incentivo à ampliação dos colégios jesuíticos;
b) expulsão da Companhia de Jesus, a extinção das capitanias hereditárias e a redução dos impostos coloniais;
c) exploração direta das minas de diamante, a extinção da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão e a criação do Estado do Maranhão.
d) apoio e financiamento da Companhia de Jesus, a redução de impostos coloniais e a extinção da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão;
e) incentivo às instalações manufatureiras na Colônia, a expulsão da Companhia de Jesus e a criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão.



Questão 15
(FGV) Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas europeus adotaram princípios do Iluminismo buscando reafirmar, a partir destes, seus poderes absolutos. Considerando essa afirmação não é correto afirmar que:
a) Entre esses déspotas esclarecido estava Frederico II, seguidor de Voltaire, que permitiu a liberdade de culto na Prússia;
b) Os monarcas mais destacados desta corrente foram Frederico II (Prússia), Catarina II (Rússia) e José II (Áustria);
c) Catarina II (Rússia) não apenas manteve os direitos dos proprietários da terra sobre os servos como permitiu aos primeiros o direito de condenação à morte dos segundos;
d) Em Portugal, o Marquês de Pombal, ministro de José I, foi o responsável pela perseguição à nobreza e ao clero buscando fortalecer o poder real;
e) José II (Áustria) foi o mais descompromissado dos monarcas na aplicação dos princípios iluministas.


Questão 16
(UECE) Dentre as principais medidas tomadas pelo Marquês de Pombal com relação à colonização do Brasil, pode-se assinalar corretamente:
a) permissão para a criação de manufaturas e indústrias no Brasil, liberalização dos impostos alfandegários sobre os produtos brasileiros e maior controle sobre as atividades religiosas.
b) criação de Companhias de Comércio, expulsão dos jesuítas e maior pressão fiscal sobre as áreas produtoras de ouro.
c) transferência da capital da colônia do Rio de Janeiro para Salvador, expulsão da Companhia de Jesus dos territórios portugueses e criação de mesas de negociação de impostos com os produtores de ouro.
d) extinção dos monopólios comerciais estatais, assinatura de acordos com a Igreja sobre a ação dos jesuítas e transferência da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro.



Questão 17
(UFV) O Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1750-1777), foi o responsável por uma série de reformas na economia, educação e administração do Estado e do império português, inspiradas na filosofia iluminista e na política econômica do mercantilismo, cabendo a ele a expulsão dos padres jesuítas da Companhia de Jesus dos domínios de Portugal. O Marquês de Pombal foi um dos representantes do chamado:
a) Despotismo Esclarecido.
b) Socialismo Utópico.
c) Socialismo Científico.
d) Liberalismo.
e) Parlamentarismo Monárquico.


Questão 18
(Unirio) A liderança do governo português pelo Marquês de Pombal repercutiu em vários aspectos da política colonial no Brasil, como o(a):
a) recuo das ações portuguesas de expansão territorial no sul e centro-oeste.
b) apoio à ação missionaria da Igreja como forma de consolidar a conquista do território.
c) subsídio à lavoura canavieira nordestina, reforçando o caráter monocultor da economia colonial.
d) incentivo ao ensino e sua liberalização sob a direção das Ordens Religiosas.
e) política de rigoroso fiscalismo sobre a economia mineradora.


Questão 19
(UFRS) Considere a seguir, a nota de 1776 do Marquês de Pombal ao Embaixador da França em Lisboa: 
"1º) as colônias devem estar debaixo da imediata dependência de proteção dos fundadores; 2º) o comércio e a agricultura delas devem ser exclusivos dos mesmos fundadores; 3º) aos fundadores pertencem também privativamente os úteis provenientes da agricultura, comércio e navegação das colônias; 4º) para que prestem a utilidade desejada, as colônias não podem ter o necessário para subsistir por si sem dependência da metrópole; 5º) quando entretém algum comércio com estrangeiros, tudo o que importa esse comércio clandestino e essas mercadorias introduzidas é um verdadeiro furto que se faz à respectiva metrópole e um furto punível pelas leis dos respectivos soberanos [...]; 6º) portanto, não atentam contra a liberdade do comércio as potências que o restringem nas colônias a favor dos seus vassalos, e todo o governo que por indiferença tolere nos seus portos a contravenção dos cinco princípios anteriores pratica uma política destrutiva do comércio e da riqueza da sua nação ." 

Com relação a essa nota, são feitas as seguintes afirmativas: 
I - A liberdade de comércio é a base de todo o antigo sistema colonial. 
II - A subordinação das colônias às metrópoles abrange a política, a agricultura, o comércio e a navegação. 
III - O comércio entre as colônias e metrópoles não estabelece dependência, tornando a colônia livre em termos de política econômica. 

Quais estão corretas?
a) Apenas I
b) Apenas II
c) Apenas III
d) Apenas II e III
e) I, II e III


Questão 20
(UFPR) Em 1776, o primeiro ministro do reino português, Marquês de Pombal, escrevia: "Para que prestem a utilidade desejada, as colônias não podem ter o necessário para subsistir por si sem dependência da metrópole". 
(LAPA, J.R.A. O ANTIGO SISTEMA COLONIAL. São Paulo, Brasiliense, 1982.) 

As palavras de Pombal denotam a "lógica colonialista" que comandava as relações Brasil-Portugal. A respeito de tais relações, é correto afirmar:

(01) O comércio e a navegação da colônia independiam das atividades comerciais da metrópole.
(02) Cabia à colônia o papel de suprir a metrópole de matérias-primas necessárias ao seu enriquecimento.
(04) A colônia deveria oferecer mercado consumidor às manufaturas produzidas pela metrópole.
(08) O sistema de monopólio comercial funcionava como um dos eixos do mecanismo colonial. 
(16) Para a satisfação do mercado externo, a produção colonial foi organizada com base na policultura e nas pequenas propriedades. 

soma = ( )


Questão 21
(FUVEST) Entre 1750, quando assinaram o Tratado de Madrid, e 1777, quando assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, Portugal e Espanha discutiram os limites entre suas colônias americanas. Neste contexto, ganhou importância, na política portuguesa, a ideia da necessidade de:
a) defender a colônia com forças locais, daí a organização dos corpos militares do centro-sul e a abolição das diferenças entre índios e brancos.
b) fortificar o litoral para evitar ataques espanhóis e isolar o marquês de Pombal por sua política nitidamente pró-bourbônica.
c) transferir a capital da Bahia para o Rio de Janeiro, para onde fluía a maior parte da produção açucareira, ameaçada pela pirataria.
d) afastar os jesuítas da colônia por serem quase todos espanhóis e, nesta qualidade, defenderem os interesses da Espanha.
e) aliar-se política e economicamente à França para enfrentar os vizinhos espanhóis, impondo-lhes suas concepções geopolíticas na América.





Respostas

resposta da questão 1:[E]
Comentário da questão:
Sendo um dos mais importantes representantes do despotismo esclarecido, o Marquês de Pombal empreendeu uma série de medidas interessadas em modernizar a estrutura político-administrativa do Império Português. Nesse sentido, modernizou e financiou as instituições de ensino do país com o objetivo de criar uma leva de indivíduos que estivessem preparados para assumir vários cargos públicos que se mostravam essenciais no projeto de modernização empreendido por esse estadista




resposta da questão 2: V-V-V-F-F
Comentário da questão:
 Ao longo desse período, observamos que o Marquês de Pombal foi grande responsável por medidas interessadas na ampliação do controle sob o ambiente colonial. De tal modo, buscou a resolução sobre os constantes impasses sobre os limites territoriais que demarcavam os domínios coloniais espanhol e português. Ao mesmo tempo, determinou a autonomia dos índios para que assim os conflitos entre colonizadores e jesuítas chegassem ao fim. Ainda sobre os jesuítas, esse mesmo administrador perseguiu  tal ordem religiosa, alegando que a mesma exercia uma influência capaz de ameaçar a autoridade a ser exclusivamente tomada pelo Império Português.




resposta da questão 3:[D]
Comentário da questão: 
Tendo em vista o grande número de terras postas em seus domínios e a influência exercida no interior de inúmeras comunidades indígenas, o Marquês de Pombal determinou que os jesuítas fossem prontamente expulsos do espaço colonial. Dessa forma, ele pretendia centralizar o poder do governo português sob o espaço colonial e explorar economicamente as propriedades confiscadas que se encontravam anteriormente sob o uso da Ordem de Jesus.




resposta da questão 4:[A]
Comentário da questão:
As ações políticas de Pombal foram as primeiras que buscaram modernizar a economia nacional e estabelecer a diminuição das relações de dependência com relação à Inglaterra. Deste modo, não podemos afirmar que houveram outras tentativas de reorganização econômica anteriores que tiveram suas intenções frustradas pela assinatura do Tratado de Methuen (1703).

resposta da questão 5:[E]
Comentário da questão:
É incorreto afirmar que ocorreram graves conflitos envolvendo judeus e muçulmanos em território brasileiro ao longo dos períodos colonial e imperial, fase em que os referidos contingentes populacionais começaram a migrar para o nossos país.

resposta da questão 6:[B]
Comentário da questão:
Para conseguir fortalecer o Estado português e racionalizar a administração pública, Pombal tratou de neutralizar a influência da nobreza e do clero, perseguindo, sobretudo dos jesuítas.
O período pombalino (1750-1777) corresponde à fase da decadência da atividade mineradora na América portuguesa e pelo arrocho fiscal nessa área do território brasileiro.


resposta da questão 7:[E]
Comentário da questão:
Em 1757, Pombal havia decretado o fim da escravidão indígena. Pombal tentou acentuar o aumento do tráfico negreiro, o tráfico indígena era um empecilho para isso. Os jesuítas sempre reclamaram da escravidão indígena, no entanto os índios eram os principais trabalhadores em suas terras, com a proibição da escravidão indígena, eles teriam ou que serem pagos ou libertos. Isso também afetou senhores de engenho e comerciantes da região amazônica que dependiam muito da mão de obra indígena. 


resposta da questão 8:[C]
Comentário da questão:
Desdo o início, a gestão de Pombal foi caracterizada por um esforço bem-sucedido visando diminuir a presença da Inglaterra na economia portuguesa. Pombal eliminou os muitos intermediários britânicos que havia nas atividades comerciais, as quais submeteu ao controle direto da Coroa e dos portugueses. Além disso, criou políticas de estímulo às atividades manufatureiras e apoiou grandes comerciantes e a nobreza ligada à burocracia e às letras, em oposição àquela ligada à posse de terras e à agricultura.


resposta da questão 9:[B]
Comentário da questão:
O Marquês de Pombal determinou a criação da Companhia de comércio do Grão-Pará e Maranhão (1755) e da Companhia de Comércio de Pernambuco e Paraíba (1759), além de aumentar a política fiscal na região mineradora, através da criação da cobrança da cota mínima anual (100 arrobas de ouro) e ainda determinou a cobrança da derrama toda vez em que tal cota não fosse atingida.


resposta da questão 10:[E]
Comentário da questão:
O Marquês de Pombal determinou a transferência da capital da América portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1763, com o objetivo de estabelecer um maior controle sobre a extração aurífera no Brasil.


resposta da questão 11:
a) No século XVIII, além das populações indígenas, vários outros segmentos sociais não utilizavam o português para se comunicar, mas sim a língua geral,  falada por moradores de várias regiões da Colônia. Esta situação levou a Coroa a buscar meios de impor o português nos seus domínios americanos.
 Além dos idiomas indígenas, nesta época também vigoravam línguas africanas, amplamente usadas pelos escravos e seus descendentes.
Apesar de não terem sido tão intensamente utilizadas como as línguas gerais indígenas e, tampouco, objeto de uma política específica de extinção neste período, as línguas africanas também significavam entraves ao projeto de exclusividade do português.
A perspectiva de impor aos índios o uso da língua portuguesa, no entanto, tinha um objetivo bem claro neste período: buscava transformá-los em vassalos iguais aos demais colonos. Isto se fazia necessário num momento no qual foram intensificados os conflitos territoriais entre Portugal e Espanha, acarretando a necessidade de o Rei de Portugal possuir um contingente populacional suficiente para habitar as suas fronteiras, garantindo assim a permanência dos seus domínios.
O uso da língua portuguesa seria empregado como um critério nas disputas de fronteira entre Portugal e Espanha, baseadas no princípio do uti possidetis.
 A língua portuguesa teria, então, dois papéis principais: interferiria na identidade dos índios, tentando transformá-los em portugueses, o que, por sua vez, comprovaria a efetiva ocupação lusitana daquelas terras

b) A determinação da expulsão dos padres da Companhia de Jesus em 1759.


resposta da questão 12:[A]
Comentário da questão: 
Pombal criou duas importantes companhias de comércio estatais que atuaram no Brasil durante a segunda metade do século XVIII.

resposta da questão 13:[C]
Comentário da questão: 
Mesmo sendo o centralismo a tônica da administração, as reformas pombalinas combinavam o absolutismo ilustrado com a tentativa de aplicação consequente das práticas mercantilistas, a exemplo das reformas bourbônicas na Espanha. No sentido de tornar mais eficaz a administração portuguesa e introduzir modificações na relação metrópole/colônia, mantinham a essência do sistema colonial mercantilista. Entretanto, elas concediam à elite colonial algum direito, como o acesso a certos cargos administrativos, fiscais, à magistratura e a instituições militares.

resposta da questão 14:[E]
Comentário da questão:
Na visão do governo português, a administração da colônia devia ter sempre como meta a geração de riquezas para o reino. Esse princípio não mudou sob a administração de Pombal. O regime de monopólio comercial, por exemplo, não só se manteve, como foi acentuado para se obter maior eficiência na administração colonial.
Em 1755 e 1759, foram criadas, respectivamente, a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba, empresas monopolistas destinadas a dinamizar as atividades econômicas no Norte e Nordeste da colônia. Na região mineira, Pombal instituiu a derrama em 1765, com a finalidade de obrigar os mineradores a pagarem os impostos atrasados.
As maiores alterações, porém, ocorreram na esfera político-administrativa e na educação. Em 1759, o regime de capitanias hereditárias foi definitivamente extinto, com a incorporação de todas elas aos domínios da Coroa portuguesa. Quatro anos depois, em 1763, a sede do governo-geral da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, cujo crescimento sinalizava o deslocamento do eixo econômico do Nordeste para a região Centro-Sul.


resposta da questão 15:[E]
Comentário da questão:

Na área social, José II aboliu a servidão (Novembro de 1781) e a tortura (1785). Fundou novos hospitais, asilos e orfanatos. A educação passou a ser encarada como responsabilidade do Estado, tendo sido decretado em 1773 o ensino primário obrigatório.

resposta da questão 16:[B]
Comentário da questão:
Em 1755 e 1759, foram criadas, respectivamente, a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão e a Companhia Geral de Comércio de Pernambuco e Paraíba, empresas monopolistas destinadas a dinamizar as atividades econômicas no Norte e Nordeste da colônia.
 Diminuiu o poder da Igreja, subordinando o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) ao Estado e, em 1759, expulsou os jesuítas da metrópole e da colônia, confiscando seus bens, sob a alegação de que a Companhia de Jesus agia como um poder autônomo dentro do Estado português.


resposta da questão 17:[A]
Comentário da questão:
Em sua gestão, Pombal pôs em prática um vasto programa de reformas, cujo objetivo era racionalizar a administração sem enfraquecer o poder real. Para atingir essa meta, o ministro incorporou as novas ideias divulgadas na Europa pelos iluministas, mas ao mesmo tempo conservou aspectos do absolutismo e da política mercantilista. 


resposta da questão 18:[E]
Comentário da questão:
 Na região mineira, Pombal instituiu a derrama em 1765, com a finalidade de obrigar os mineradores a pagarem os impostos atrasados.


resposta da questão 19:[B]
Comentário da questão:
Apenas o item II encontra-se correto.

resposta da questão 20: 02 + 04 + 08 = 14
Comentário da questão:

resposta da questão 21:[A]
Comentário da questão:
 Uma das principais preocupações do ministro Marquês de Pombal era a defesa do território colonial português na América para consolidar a posse do território e garantir sua proteção.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Correção da avaliação de História

Correção da avaliação de História
1. (FUVEST) A expressão “política do café com leite” é muito utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil.
Sobre essa política, descreva
a) seu funcionamento

b) seu colapso na década de 1920.

2. (UFRN 2009) Analisando a modernização da sociedade brasileira, os historiadores Antônio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier afirmam: A década de 1920 foi muito importante, porque representou um momento significativo de reflexão sobre nosso passado e nossa identidade histórica. Apesar do autoritarismo, o povo não assistiu passivamente à ação de seus governantes;  não se entregou a uma apatia desmobilizante nem se submeteu à vontade quase imperial dos coronéis.
REZENDE, Antônio Paulo, DIDIER, Maria Thereza. Rumos da história. São Paulo: Atual, 2005. p. 495.

A partir desse fragmento textual,
a) cite e explique três elementos que caracterizam o poder político vigente, no Brasil, na década de 1920.

b) cite e explique duas manifestações sociais contrárias ao poder político vigente ocorridas nesse período.


3. (UNESP) Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX conviveram, simultaneamente, transformações e permanências históricas.

(Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.)

O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.
b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.
c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.
d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.
e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

4.  Leia o trecho a seguir: 
“Os autores que veem coronelismo no meio urbano e em fases recentes da história do país estão falando simplesmente de clientelismo. As relações clientelísticas, nesse caso, dispensam a presença do coronel, pois ela se dá entre o governo, ou políticos, e setores pobres da população. Deputados trocam votos por empregos e serviços públicos que conseguem graças à sua capacidade de influir sobre o Poder Executivo. Nesse sentido, é possível mesmo dizer que o clientelismo se ampliou com o fim do coronelismo e que ele aumenta com o decréscimo do mandonismo. À medida que os chefes políticos locais perdem a capacidade de controlar os votos da população, eles deixam de ser parceiros interessantes para o governo, que passa a tratar com os eleitores, transferindo para estes a relação clientelística.”
(CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: Uma Discussão Conceitual. Dados, Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, 1997.)

No texto acima, o historiador José Murilo de Carvalho está reivindicando um maior cuidado com o uso do termo “coronelismo” para analisar a história política brasileira, insistindo em não confundir clientelismo com coronelismo. Acompanhando o raciocínio de José Murilo de Carvalho, o coronelismo pode ser identificado como uma política praticada:

a) tipicamente no Sudeste do Brasil, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, a partir da década de 1970.
b) majoritariamente nos grandes centros urbanos, a partir dos anos 2000.
c) tipicamente no período colonial pelos presidentes das províncias.
d) tipicamente nas regiões do interior do Brasil, com predominância agrária, na época da República Velha, na virada do século XIX para o XX.
e) tipicamente no período imperial por políticos que queriam romper com o poder central do império, sem se estender à República.


5. (ENEM) Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o "coronel" e pelo "coronel". Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural.
LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1978 (adaptado).

O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social

a) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda.
b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes.
c) tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica.
d) ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia.
e) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.


GABARITO
resposta da questão 1:
a) “Política do café com leite” é o termo que designa a hegemonia política das oligarquias aliadas de Minas Gerais (leite) e São Paulo (café) na Primeira República brasileira, baseada na chamada política dos governadores, no coronelismo e nos currais eleitorais. 

b) O colapso da política do café com leite e a decorrente revolução de 30 está relacionado à crise de superprodução do café, na década de 1920, que enfraqueceu as oligarquias hegemônicas e ao crescimento de novos “atores sociais” no início do século XX, como o operariado industrial, o movimento tenentista e a burguesia industrial que, juntamente às oligarquias dissidentes, buscavam maior espaço político.

resposta da questão 2: 
a) Poder local controlado pelo coronel – Os grandes proprietários de terras exerciam o controle político dos municípios e articulavam-se às oligarquias dominantes em nível federal. 
• Mecanismo de sustentação do poder coronelístico – O clientelismo e a violência de suas milícias sustentavam o poder dos coronéis, que se valiam de um sistema eleitoral fraudulento, que incluía o “voto de cabresto” e os “currais eleitorais”. 
• Políticas de alianças no plano federal – A “política dos governadores” (troca de favores entre os governos estaduais e o governo federal) e a política do “café-com-leite” (acordos entre oligarcas mineiros e paulistas, com o intuito de controlar a Presidência da República). 

b) Tenentismo – militares se sentiam marginalizados na República e protestavam contra o sistema vigente. Faziam oposição ao governo central. A Revolta do Forte, por exemplo, é um evento tenentista. 
• Coluna Prestes – organizada por Luís Carlos Prestes, a Coluna percorreu diferentes estados brasileiros, denunciando os desmandos do sistema eleitoral. 
• Fundação do PCB – O Partido Comunista Brasileiro, fundado em 1922, protestava contra a situação vivenciada pelo país, em especial, pelo operariado. 
• Organização operária – possibilitou a formação de grandes greves, pois, desde a Proclamação da República, os operários, sobretudo os migrantes, reivindicavam melhorias sociais, como o salário mínimo e a jornada de trabalho de 8 horas diárias. 
• Semana de Arte Moderna – ocorrida de 11 a 18 de fevereiro de 1922, propunha a renovação da cultura e reforçava o nacionalismo. 
• Cangaço – movimento surgido no sertão nordestino em razão das péssimas condições de vida da população desfavorecida economicamente e excluída dos privilégios sociais. 
• Movimento Sufragista – lideranças feministas que reivindicavam maior participação das mulheres no cenário político nacional. A luta pelo direito ao voto constituía a bandeira desse movimento. 
• Criação do BOC – nesse contexto, as organizações operárias marcaram presença no Parlamento brasileiro, a exemplo da formação do Bloco Operário e Camponês, de considerável influência comunista. 

resposta da questão 3:[C]

resposta da questão 4:[D]

Comentário da questão:
O coronelismo ocorreu nas regiões centro-oeste e norte-nordeste (em especial, no sertão), principalmente na época da República Velha (1889-1930), ainda que tenham existido “ecos” de suas estruturas para além desse período.

resposta da questão 5:[E]
Comentário da questão:

 Durante a Primeira República, o Brasil era predominantemente um país agrário. Nesse quadro predominava um fenômeno denominado “coronelismo”, decorrente na enorme concentração de terra nas mãos de poucos fazendeiros que exerciam poder de mando local. Esses chamados “coronéis” garantiam o controle do voto da população de determinadas localidades através do “voto de cabresto”, ou seja, recorria à violência ou a sua influência para obrigar o eleitor a votar no candidato de sua preferência.


Aula 50 - Cultura, Patrimônio e Diversidade Cultural - História do Brasil

Aula 49 - Economia Agro-Exportadora Brasileira - História do Brasil

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Roteiro de Estudos: Estados Unidos no século XIX

Roteiro de estudos: Revolução Russa Roteiro de estudos: Revolução Russa REVOLUÇÃO RUSSA More PowerPoint presentations from Edenilson Lista de questões - História Geral Revolução Russa 1. (Unicamp 2012) A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo. (Adaptado de Eric Hobsbawm, Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 262-263.) a) Relacione a Primeira Guerra Mundial e a situação da Rússia na época. b) Cite e explique um princípio da Revolução Russa de 1917. resposta da questão 1: a) As derrotas militares sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial causaram enormes perdas humanas e prejuízo material, contribuindo para agravar a situação de crise econômica, revolta social e desgaste político do regime czarista. Tal cenário está relacionado ao avanço da oposição (notadamente dos socialistas) e ao desenvolvimento das revoluções russas de 1917. b) Entre os princípios da Revolução de Outubro de 1917, destacam-se os fundamentos bolcheviques sustentados por Lênin em suas “Teses de Abril”, resumidas no lema: “Paz, Pão e Terra”. Esses princípios socializantes consistiam na retirada imediata do país da I Guerra Mundial, na entrega do governo aos trabalhadores (sovietes), na reforma agrária e na nacionalização dos empreendimentos estrangeiros. 2. (Unesp) Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército. (Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, in Marc Ferro. A Revolução Russa de 1917, 1974.) O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder. b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes. c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório. d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo. e) militares, que tentavam controlar a revolta popular. resposta da questão 2:[B] Comentário da questão: O manifesto conclama os operários e os soldados russos a assumirem o controle do governo revolucionário provisório. Tal posição era defendida pelos radicais bolcheviques. Comentário: Deve-se, porém, ressaltar que tanto a data (fevereiro) quanto a posição do autor do manifesto, que defende a escolha de representantes para o governo provisório, poderiam ser associadas à defesa da democratização do governo menchevique (como citado na alternativa D). 3. (Unicamp) Existem épocas em que os acontecimentos concentrados num curto período de tempo são imediatamente vistos como históricos. A Revolução Francesa e 1917 foram ocasiões desse tipo, e também 1989. Aqueles que acreditavam que a Revolução Russa havia sido a porta para o futuro da história mundial estavam errados. E quando sua hora chegou, todos se deram conta disso. Nem mesmo os mais frios ideólogos da guerra fria esperavam a desintegração quase sem resistência verificada em 1989. (Adaptado de Eric Hobsbawm, “1989 — O que sobrou para os vitoriosos”. Folha de São Paulo, 12/11/1990, p. A-2.) a) No contexto entre as duas guerras mundiais, quais seriam as razões para a Revolução Russa ter simbolizado uma porta para o futuro? b) Identifique dois fatores que levaram à derrocada dos regimes socialistas da Europa após 1989. Resposta da questão 3: a) Na primeira metade do século XX, em meio às transformações na sociedade capitalista, o triunfo da revolução bolchevista na Rússia foi interpretado pelas esquerdas como a ruptura com o modelo calcado na propriedade privada dos meios de produção cuja crise culminaria em 1929. Na visão das esquerdas, o futuro apontava na direção do coletivismo. b) A derrocada dos regimes socialistas do Leste Europeu estava associada: — às dificuldades econômicas de um modelo centralizador que não conseguia suprir as necessidades da sociedade; — à censura estatal que inviabilizava críticas e discussões em torno dos problemas socioeconômicos; — à excessiva concentração de gastos estatais no setor militar; — à corrupção em setores que controlavam a máquina burocrática; — às pressões por reformas vindas de diversos setores da sociedade. 4. (Uerj) No mundo contemporâneo, países socialistas viveram situações de crise, contornadas por meio da promoção de reformas, como as mencionadas no texto. Aponte um princípio comum à Nova Política Econômica e à Perestroika. Em seguida, indique o principal resultado de cada uma dessas políticas promovidas pelo governo soviético. Objetivo: Identificar semelhanças entre os princípios da Nova Política Econômica, na década de 1920, e da Perestroika, na década de 1980, e os principais resultados dessas ações reformistas implementadas pelo governo da ex-URSS. Resposta da questão 4: Comentário da questão: A implantação do regime socialista na Rússia, posteriormente URSS, ocasionou a necessidade de adequações nas relações de produção e de trabalho. Na década de 1920, a Nova Política Econômica (NPE) buscou resolver a situação de crise, causada pela guerra civil, por meio de concessões à iniciativa privada, salvaguardando o controle estatal nos setores considerados estratégicos. Na perspectiva do governo soviético, era a necessidade conjuntural de dar um passo atrás, em prol da consolidação das reformas socialistas, em médio prazo. Expectativa que, ao fim, surtiu os resultados esperados. Na década de 1980, a estagnação de setores produtivos da ex-URSS levou o governo a um conjunto de reformas econômicas - a Perestroika -, pautadas na premissa da necessidade de uma reestruturação que, em linhas gerais, aliou concessões à iniciativa privada à manutenção do controle estatal, de forma similar ao realizado pela NPE. Diferentemente dos resultados dessa última, a Perestroika, acompanhada por reformas políticas - a Glasnost -, provocou como efeito o agravamento da crise, desta feita em proporções que ocasionaram o fim da URSS. 5. (Unesp 2010) A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial. (Rosa Luxemburgo. A revolução russa. Lisboa: Ulmeiro, 1975.) A frase de Rosa Luxemburgo, polonesa então radicada na Alemanha, associa diretamente a ocorrência da Revolução Russa com a Primeira Guerra Mundial. Indique e analise possíveis vínculos entre os dois processos, destacando os efeitos da Guerra na vida interna da Rússia. resposta da questão 5: Antes de 1914, o regime czarista russo já apresentava graves contradições internas: o atraso econômico, devido à preponderância da agricultura, praticada aliás de forma arcaica; a enorme desigualdade social, com o predomínio da aristocracia fundiária, uma burguesia ainda pouco desenvolvida e a miséria do proletariado e sobretudo do campesinato; e a autocracia do czar, apesar da recente existência de uma assembleia (Duma) com poderes limitados. Essas contradições agravaram-se com as derrotas do exército russo na Primeira Guerra Mundial, que levaram à queda do czar Nicolau II e a tomada d poder pelos bolcheviques, que implantariam o primeiro Estado socialista da História. 6. (Ufu) Interprete as imagens a seguir. Essas imagens apresentam um dos recursos utilizados pelo stalinismo para a anulação dos "inimigos" do regime soviético. A respeito do stalinismo na União Soviética, marque a alternativa correta. a) Stálin empreendeu um governo autoritário, com características totalitárias, espalhando o terror, massacrando grupos considerados oposicionistas, cujas práticas foram denunciadas e apuradas após sua morte, o que desencadeou uma grande crise do socialismo real e do marxismo ocidental. b) No plano econômico, foram estabelecidos os chamados Planos Quinquenais, responsáveis pela implementação da reforma agrária com distribuição de pequenas propriedades aos camponeses e incentivo ao consumo de bens domésticos que promoveu a melhoria do padrão de vida dos trabalhadores em relação ao mundo capitalista. c) A segunda fotografia, ao retirar a figura de Trotsky, demonstra a tentativa de eliminar não só a presença deste líder dos documentos oficiais, mas a sua própria memória em relação à Revolução Russa, quando defendia que a revolução socialista deveria ser limitada ao território russo para depois estendê-la a outros países, na chamada política do socialismo em um só país. d) A imagem de Stálin como o grande líder da revolução pode ser atestada pela sua postura diante dos trabalhadores na foto e pela técnica de adulteração de fotografias que retirou Trotsky da segunda imagem. Estas iniciativas foram também implementadas nos programas radiofônicos e na produção de filmes pelo governo de Stálin, a fim de justificar as suas medidas impopulares no chamado "comunismo de guerra". resposta da questão 6:[A] Comentário da questão: Durante o governo de Josef Stálin (1924-1953) houve muita repressão política contra aqueles que discordavam do regime stalinista, essa repressão era manifestada através do cerceamento da liberdade de imprensa e de manifestações. Houve, ainda, expurgos e execuções de milhares de opositores. As perseguições políticas da cúpula stalista ocorreram das mais diversas formas. Trótski, maior adversário de Stálin, por exemplo, foi eliminado dos registros revolucionários, como na fotografia mostrada no enunciado da questão. Nota-se que a imagem foi posteriormente alterada e há a ausência de Trótski ao lado de Lênin, contrastando com a fotografia original ao lado. 7. (Uerj) Nos cartazes acima, identificam-se elementos fundamentais para a consolidação do socialismo na Rússia durante o período stalinista (1927-1953). Explique a importância do exército e do modelo de desenvolvimento industrial adotado para a chamada "segunda revolução russa", a partir de 1930. resposta da questão 7: A segunda revolução russa se apoiará militarmente no Exército Vermelho, responsável pela consolidação da autoridade política do regime Stalinista. Por sua vez, o modelo de desenvolvimento industrial planificado, priorizando os setores estratégicos da economia, permitirá a emergência da URSS como potência mundial. 8. (Ueg) Duas revoluções marcaram o mundo ocidental: a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, e a Revolução Russa, ocorrida em 1917. Sobre estas revoluções, é INCORRETO afirmar que, em ambas, a) as nobrezas feudais recuperaram rapidamente o seu prestígio e poder político: na França, a restauração feudal ocorreu durante o governo de Napoleão Bonaparte; na Rússia, no governo de Stálin. b) duas rainhas de origem alemã serviram como símbolo do descontentamento popular contra a Monarquia absolutista: a rainha Maria Antonieta, na França, e a rainha Alexandra, na Rússia. c) fortes crises econômicas antecederam os processos revolucionários, encarecendo o preço dos alimentos e acirrando o descontentamento dos camponeses e das massas urbanas. d) houve a execução dos monarcas e o aniquilamento dos regimes absolutistas: na França, com a decapitação do rei Luis XVI; na Rússia, com o fuzilamento do czar Nicolau II. resposta:[A] Comentário da questão: A Revolução Francesa (1789-1799) eliminou os resquícios do feudalismo no território francês. E a servidão não foi restabelecida na Rússia, à época denominada União Soviética, durante o governo de Stálin (1924-1953). 9. (Uftpr) Em 1917, o governo czarista russo sofria a oposição de várias forças políticas, especialmente dos mencheviques e dos bolcheviques. Às dificuldades econômicas e resistências ao absolutismo dos Romanov somaram-se os efeitos da Primeira Guerra Mundial e as derrotas russas. Em fevereiro de 1917, o czar Nicolau II foi deposto com a revolução liberal liderada por Kerensky. Sobre o desenrolar da Revolução Russa e surgimento da U.R.Sa resistência política, econômica e cultural de um segmento rural tradicional, diante da imposição de um novo regime político; revisar um acontecimento, gerando uma cacofonia de vozes e memórias sobre o passado. c) um movimento de proprietários de terras capitalistas, que não queriam a reforma agrária; fazer prevalecer a visão capitalista liberal dentro do país. d) uma resistência anarquista ao avanço do comunismo stalinista pelo leste europeu; usar o Estado como forjador de interpretações históricas favoráveis à globalização. e) um movimento camponês organizado contra a expansão capitalista e comunista; resgate a um acontecimento que retrata a luta dos grandes proprietários rurais e industriais ao avanço do stalinismo. resposta da questão 48:[B]

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Roteiro de Estudos: Estados Unidos no século XIX



Teste seus conhecimentos sobre os Estados Unidos no século XIX 

Vá para o oeste, jovem, e cresça com o país. Essa expressão, criada por Horace Greeley, em 1851, simboliza a expansão territorial realizada pelos Estados Unidos ao longo do século XIX. 

1. (UERJ – 2001) Relacione a marcha para o oeste” com a doutrina do Destino Manifesto”. 



2. (UFRRJ) 1899 Nova lorque MARK TWAIN PROPÕE MUDAR A BANDEIRA (...) Em plena euforia imperial, os Estados Unidos celebram a conquista das ilhas do Havaí, Samoa e as Filipinas, Cuba, Porto Rico e uma ilhota que se chama, eloquentemente, dos Ladrões. O oceano Pacífico e o mar das Antilhas viraram lagos norte-americanos, e está nascendo a United Fruit Company; mas o escritor Mark Twain, velho estraga-festas, propõe que se mude a bandeira nacional: que sejam negras, diz, as listas brancas, e que umas caveiras com tíbias cruzadas substituam as estrelas.(...)" 
(GALEANO, Eduardo. "As Caras e as Máscaras". Nova Fronteira, Rio, 1985. p.341.) 

Há exatos cem anos, os Estados Unidos da América estavam inseridos em um processo de dominação territorial e econômica que afetou, igualmente, as grandes potências europeias e o Japão. 
a) Nomeie esse processo e cite uma de suas principais características econômicas. 

b) Explique as razões de Mark Twain para sua proposta. 

3. (UFMG) Leia este trecho de documento: Odeio-a porque impede a nossa República de influenciar o mundo pelo exemplo da liberdade; oferece possibilidade aos inimigos das instituições livres de taxar-nos, com razão, de hipocrisia e faz com que os verdadeiros amigos da liberdade nos olhem com desconfiança. Mas, sobretudo, porque obriga tantos entre nós, realmente bons, a uma guerra aberta contra os princípios da liberdade civil. 
Discurso de Abraham Lincoln, em 1859. 

Nesse trecho de discurso, Abraham Lincoln, que seria eleito Presidente dos Estados Unidos no ano seguinte, faz referência 
a) à política de segregação racial existente nos estados do sul dos Estados Unidos, que gerou a formação de organismos voltados ao extermínio dos negros, à destruição de suas propriedades e a atentados constantes contra suas comunidades. 
b) à posição dos estados do sul de defesa intransigente de tarifas protecionistas, o que levava os Estados Unidos a comprometer a crença na liberdade de mercado, numa conjuntura de predomínio do capitalismo liberal. 
c) à questão da escravidão, que levou a uma guerra civil, nos Estados Unidos, entre o Norte, industrializado, e o Sul, que lutava para preservar a mão-de-obra escrava nas suas plantações de produtos para a exportação. 
d) à defesa, pelos imigrantes, do extermínio dos índios nas terras conquistadas a oeste, especialmente após a edição do "Homestead Act", visando ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária naquelas áreas. 


4. (FUVEST) Entre as mudanças ocorridas nos Estados Unidos, após a Guerra de Secessão (1861-1865), destacam-se: 
a) a garantia de direitos civis e políticos aos negros - incluindo o direito ao sufrágio universal - e o reconhecimento da cidadania dos imigrantes recém-chegados. 
b) a consolidação da unidade nacional, a chegada de novas levas de imigrantes, o aumento do mercado interno e um grande desenvolvimento industrial. 
c) graves desentendimentos em relação às fronteiras com o México, levando a uma nova guerra, na qual os Estados Unidos ganharam metade do território mexicano. 
d) o incentivo à vinda de imigrantes e a definitiva ocupação do oeste, cujas fronteiras, em 1865, ainda estavam nas Montanhas Rochosas. 
e) o empobrecimento e a humilhação do Sul, que, derrotado pelo Norte, foi alijado das esferas do poder federal e teve sua reconstrução impedida. 


5. (Mackenzie) Dentre as razões que determinaram a elaboração do Dispositivo separatista da Carolina do Sul, que deu origem à Guerra Civil Americana, destacamos: 
a) as leis intoleráveis e a Independência dos Estados Unidos da América. 
b) a adoção de tarifas protecionistas e a eleição de Abraham Lincoln. 
c) a ocupação das terras do Oeste e a Guerra dos Sete Anos. 
d) os interesses dos Estados industriais do sul, contrários aos latifundiários do norte. 
e) a eleição do abolicionista Jefferson Davis, o fim da escravidão e a Guerra Civil. 



6. (UFSM) :"Tinha de haver uma luta (...). Os estados do sul e os do norte trabalhavam de maneira diferente, pensavam diferente, viviam diferente. No norte a lavoura em pequena escala, o transporte por navios, as manufatura que cresciam, tudo produzido pelo trabalho branco; no sul havia a monocultura com o trabalho negro. (...) Essa luta se arrastou por 60 anos, e finalmente eclodiu com a guerra civil." 
(HUBERMANN, Leo. "História da Riqueza dos Estados Unidos." Ed. São Paulo: 1983.) 

Esse texto remete à Guerra de Secessão Norte-Americana (1861-1865) que teve como conseqüência(s): 
I. a marginalização do negro que, após a escravidão, passou a sofrer uma série de pressões, inclusive de organizações, como Ku-Klux-Klan. 
II. a aprovação de tarifas protecionistas que levaram ao avanço do processo capitalista norte-americano. 
III. a vitória da industrialização, a desorganização econômica do sul escravocrata, o rompimento do isolacionismo e o início da política imperialista. 

Está(ão) correta(s) 
a) apenas I. 
b) apenas II. 
c) apenas III. 
d) apenas II e III. 
e) I, II e III. 


7. (UFES) Mil pormenores da vida cotidiana mostrariam facilmente como as vantagens políticas concedidas aos negros se revelaram vãs. Os direitos políticos foram contornados e o negro mantido em seu "lugar inferior". Tanto assim que ele não deixou o Sul...

(BRAUDEL, Fernand. "Gramática das civilizações". São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 431.) 

Esse quadro delineia-se nos Estados Unidos da América após a Guerra da Secessão (1861-1865), que colocou em conflito os estados americanos do Sul e do Norte. Explique a questão da escravidão como uma das causas do conflito. 

resposta: A Guerra de Secessão consistiu na luta entre 11 Estados Confederados do Sul latifundiário, aristocrata e defensor da escravidão, contra os Estados do Norte industrializado, onde a escravidão tinha um peso econômico bem menor do que no Sul. Estas diferenças estão entre as principais causas da guerra e têm origem ainda no período colonial: enquanto o desenvolvimento do Norte estava ligado à necessidade de crescimento do mercado interno e do estabelecimento de barreiras protecionistas, o crescimento Sulista era baseado precisamente no oposto, ou seja: o liberalismo econômico que abria todo o Mundo às agro-exportações e com mão-de-obra escrava (de origem africana) como base da produção. 

7. (Uece) "O que opõe o Norte industrial ao Sul agrícola é uma divergência mais de ordem econômica: o primeiro é protecionista, o segundo quer a liberdade de comércio. Não é, portanto, a questão do escravismo que pode explicar a origem das hostilidades e de um conflito que causará a morte de mais de 600 mil americanos". 

Fonte: KERSAUDY, François. Estados Unidos: o nascimento de uma nação. Trad. Ana Montoia. In: "Revista História Viva". São Paulo: Duetto, nov. 2003, p. 28. No. 1. 

De acordo com o texto, podemos reconhecer como fator que desencadeou a Guerra de Secessão americana: 
a) a pretensão dos nortistas de impedir a expansão do escravismo nos territórios do Oeste, ainda não constituídos em estados. 
b) o radicalismo anti-escravista de Abraão Lincoln, eleito presidente da República, ameaçava os direitos dos proprietários de escravos. 
c) a ação da sociedade secreta Ku Klux Klan, que acabou com a segregação racial ao conceder o igual direito de voto aos negros. 
d) a manutenção do escravismo nos Estados do Sul propiciava a industrialização nos Estados do Norte, devido à mão de obra barata. 



8. (Ufv) "Os Estados Confederados podem adquirir novo território. [...] Em todos esses territórios, a instituição da escravidão negra, tal como ora existe nos Estados Confederados, será reconhecida e protegida pelo Congresso e pelo governo territorial; e os habitantes dos vários Estados Confederados e Territórios terão o direito de levar para esse território quaisquer escravos legalmente possuídos por eles em quaisquer Estados ou Territórios dos Estados Confederados [...]." 
("Constituição dos Estados Confederados da América", Art. IV, seção 3, 1861.) 

O texto acima reflete um dos pontos centrais de discórdia que geraram a Guerra Civil Americana. Esta guerra civil foi o resultado: 
a) da ação imperialista americana que, a partir da Doutrina Monroe, passou a intervir na América Latina. 
b) da luta entre os colonos e a Metrópole Inglesa, o que redundaria na independência dos Estados Unidos. 
c) da Grande Depressão, intensificando a pobreza e o desemprego nas grandes cidades americanas. 
d) da luta pelos direitos civis, particularmente dos negros, forçando uma reinterpretação da Constituição Americana. 
e) da oposição dos interesses dos Estados do Sul e do Norte em torno da questão da escravidão e da expansão para o Oeste. 



9. (Uem) Sobre a história dos Estados Unidos da América, ao longo do século XIX, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Em 1823, foi divulgada a Doutrina Monroe, que estabelecia o direito dos Estados Unidos de intervirem nos assuntos internos dos outros países. A sedimentação dessa forma de pensamento deu o substrato ideológico que legitimou a invasão norte-americana ao Iraque . 
02) A partir do início do século XIX, os Estados Unidos iniciaram a Marcha para o Oeste, comprando ou anexando territórios e ampliando sua extensão geográfica. A partir da costa do Atlântico, a expansão territorial atingiu a costa do Pacífico, dando dimensões continentais ao novo país. 
04) A expansão territorial norte-americana levou a um enfrentamento com as tribos indígenas, que resultou na derrota das populações nativas e na ocupação das terras indígenas pelos colonos. 
08) A Guerra de Secessão, conhecida como a Guerra Civil norte-americana, foi motivada exclusivamente pela questão da liberdade dos escravos. Enquanto o Norte, agrícola, era favorável ao fim da escravidão, o Sul, mais industrializado, lutava pela manutenção dessa relação de trabalho. 
16) Uma significativa parte do atual território dos EUA foi conquistada como decorrência da Guerra contra o México. Pelo tratado firmado em 1848, foram anexados aos EUA Texas, Califórnia, Novo México, Utah, Nevada e Arizona. 



10. (UFSM) A Guerra de Secessão nos EUA, retratada também no filme "E o vento levou", ocasionou 
a) a independência das Treze Colônias da Inglaterra e a formação dos Estados Unidos da América. 
b) o retorno da unidade política norte-americana, com o domínio da elite do norte sobre a do sul. 
c) a iniciativa de expansão ao oeste e ao leste, conquistando novas terras e anexando áreas da América do Sul com o fim de torná-las colônias. 
d) um levante social na região do México, levando Morelos e Hidalgo ao poder por mais de 10 anos. 
e) a abolição da escravatura nos EUA e a retomada do poder pelos unitaristas do sul. 



11. (Pucrs) Para responder à questão, considere o texto abaixo, uma análise feita por Euclides da Cunha do livro O ideal americano, de Theodore Roosevelt, presidente dos Estados Unidos no começo do século XX. "O ideal americano não é um livro para os Estados Unidos, é um livro para o Brasil. Os nossos homens públicos devem (...) decorar-lhe as linhas mais incisivas, como os arquitetos decoram as fórmulas empíricas da resistência dos materiais. É um compêndio de virilidade social e de honra política incomparável. Traçou-o (...) um fanático da força, um tenaz propagandista do valor sobre todos os aspectos (...). Daí a sua utilidade, não nos iludamos. Na pressão atual da vida contemporânea, a expansão irresistível das nacionalidades deriva-se, como a de todas as forças naturais, segundo as linhas de menor resistência. A absorção de Marrocos ou do Egito, ou de qualquer uma outra raça incompetente, é (...) um fenômeno natural, e, diante dele, (...) o falar-se no Direito é extravagância idêntica a quem procura discutir (...) sobre a moralidade de um terremoto.(...) Aprendamos, enquanto é tempo, esta admirável lição de mestre." 
CUNHA, Euclydes da. "Contrastes e confrontos". Rio de Janeiro: Record, 1975, pp. 170-171. 

Considerando-se o contexto intelectual e político do início do século XX no Brasil, conclui-se que Euclides da Cunha, a partir de uma perspectiva 
a) idealista, pregava a necessidade de o Brasil, por meio de sua elite política, posicionar-se contra a dominação de países pobres, a exemplo dos Estados Unidos de Roosevelt. 
b) positivista, defendia o uso do Direito Internacional como única forma de defesa dos países pobres contra a agressividade natural dos mais ricos, expressa no texto de Roosevelt. 
c) racista, exaltava a superioridade dos Estados Unidos de Roosevelt, defendendo que o Direito Internacional legitimasse juridicamente a intervenção em países de raças supostamente inferiores, como o Brasil, o Egito e o Marrocos. 
d) cientificista, alertava a elite política brasileira, a partir do texto de Roosevelt, sobre a necessidade de o país construir meios de resistência eficazes frente à realidade do imperialismo. 
e) romântica, elogiava o texto de Roosevelt como um exemplo de defesa dos ideais de honra e virilidade no mundo contemporâneo, então esquecidos pelas elites políticas brasileiras. 



12. (PUCRS) Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a expansão territorial dos Estados Unidos no século XIX. 
I. A expansão territorial para o Oeste foi o principal fator de isolamento político do Sul escravista, pois todos os novos Estados proibiam a escravidão, seguindo o texto original da Constituição de 1787. 
II. Sob o impulso inicial da iniciativa privada, a expansão para o Oeste efetivou-se com diferentes modalidades de participação do Estado, como a conquista militar e a compra de territórios. 
III. A chamada "corrida do ouro" foi o principal fator da ocupação inicial do extremo Oeste, na primeira metade do século e, na segunda metade, a expansão ferroviária foi fundamental para a ocupação efetiva do Centro-Oeste. 
IV. O processo político de incorporação de um novo Estado à União contrariava o espírito federativo, pois esses novos Estados tinham suas constituições outorgadas pelo Congresso, com aprovação da Suprema Corte e do Presidente da República. 

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) III e IV. 



13. (UFF) Imbuídos da moral protestante e movidos pelo sonho de uma nova vida proveniente das transformações industriais europeias, os pioneiros da marcha para o oeste iniciaram a grande obra de povoamento do território norte-americano e de reconhecimento de suas riquezas. Considerando-se o aspecto histórico do alargamento de fronteiras nos Estados Unidos, pode-se dizer que a marcha para o oeste: 
a) foi o marco inicial da expansão da economia norte-americana, uma vez que os pioneiros eram organizados pelo Estado e deveriam auxiliá-lo na eliminação dos índios; 
b) significou a abertura de um conflito entre os vários tipos de pioneiros e teve como conseqüências a Guerra de Secessão e a autonomia dos Estados da federação norte-americana; 
c) teve como repercussões, apenas, a matança dos índios e a fabricação de heróis dos filmes de far-west; 
d) revelou um território rico que teve condições de ser ocupado graças à aliança entre os pioneiros e os índios; 
e) constituiu um dos marcos da identidade homem-terra na construção da nação norte-americana, possibilitando o alargamento do território. 



14. (Ufg) A Conquista do Oeste, que marcou a história dos Estados Unidos no século XIX, tema dileto do cinema hollywoodiano, tem para os norte-americanos o peso de uma epopeia e constitui elemento da imagem dos EUA no mundo. A Marcha para o Oeste implicou um movimento de expansão que 

(  ) protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana. 
( ) patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México. 
( ) foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos. 
( ) formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana. 



15. (Unirio) "... era como se os Estados Unidos tivessem como objetivo uma missão civilizatória junto aos povos da América Latina." 
(Hervert Croly, "The Promisse of American Life") 

A consolidação do capitalismo nos Estados Unidos da América, ao longo do século XIX, identificou-se em seu processo de expansão territorial, que se relaciona corretamente com o(a): 
a) Destino Manifesto, que fundamentava a distinção política e econômica entre os estados sulistas escravocratas e os nortistas industriais. 
b) fim da guerra hispano-americana que acarretou a incorporação da Flórida, de Cuba e da zona do Canal do Panamá. 
c) vitória no conflito contra o México, que resultou na anexação dos territórios do Texas, Novo México e Califórnia. 
d) Marcha para o Pacífico, que estendeu o território americano até a costa oeste, com a invasão e a ocupação do Alasca e dos territórios do noroeste do Canadá. 
e) Doutrina Monroe, que ratificou a compra dos territórios franceses e ingleses na América, tais como a Luisiana e o Oregon. 



16. (UERJ) Precisamos manter para sempre o princípio de que só o povo deste continente tem o direito de decidir o próprio destino. Se, porventura, uma parte desse povo, constituindo um estado independente, pretendesse unir-se à nossa Confederação, esta seria uma questão que só a ele e a nós caberia determinar, sem qualquer interferência estrangeira. (Primeira mensagem anual do presidente Polk ao Congresso dos Estados Unidos.) 
In: SYRETT, H.C., org. Documentos Históricos dos Estados Unidos, Cultrix, s/d. 

O discurso acima, de 2 de dezembro de 1845, reafirmava a crença do presidente Polk na expansão do território americano. O conjunto de idéias que melhor explicita essa crença é: 
a) o New Deal 
b) a Doutrina Truman 
c) o Destino Manifesto 
d) a Política de Boa Vizinhança 


17. (Pucsp) "A Guerra Civil Norte-americana (1861-65) representou uma confissão de que o sistema político falhou, esgotou os seus recursos sem encontrar uma solução (para os conflitos políticos mais importantes entre as grandes regiões norte-americanas, a Norte e a Sul). Foi uma prova de que mesmo numa das democracias mais antigas, houve uma época em que somente a guerra podia superar os antagonismos políticos."

(Eisenberg, Peter Louis. GUERRA CIVIL AMERICANA. S. Paulo, Brasiliense, 1982.)

Dentre os conflitos geradores dos antagonismos políticos referidos no texto está a
a) manutenção, pela sociedade sulista, do regime de escravidão, o que impediria a ampliação do mercado interno para o escoamento da produção industrial nortista.
b) opção do Norte pela produção agrícola em larga escala voltada para o mercado externo, o que chocava com a concorrência dos sulistas que tentavam a mesma estratégia.
c) necessidade do Sul de conter a onda de imigração da população nortista para seus territórios, o que ocorria em função da maior oferta de trabalho e da possibilidade do exercício da livre-iniciativa.
d) ameaça exercida pelos sulistas aos grandes latifundiários nortistas, o que se devia aos constantes movimentos em defesa da reforma agrária naquela região em que havia concentração da propriedade da terra.
e) adesão dos trabalhadores sulistas ao movimento trabalhista internacional, o que ameaçava a estabilidade das relações trabalhistas praticadas na região norte.

18. (Mackenzie) A Doutrina Monroe e a política do "Big Stick" tinham por objetivo: 
a) montar uma infra-estrutura econômica nos países latino-americanos, assegurando o desenvolvimento industrial e autodeterminação dos povos. 
b) implementar o papel dos E.U.A. como nação guardiã da América, com o direito de intervir no continente americano através do disfarce "missão civilizadora". 
c) criar a Liga das Nações para mediar conflitos e evitar futuros choques entre os países da América, assegurando à O.E.A. o direito de intervir militarmente. 
d) barrar a penetração das idéias comunistas na América, reforçando a ligação dessas regiões com o capitalismo através da Aliança para o Progresso. 
e) consolidar a "Doutrina de Segurança Nacional" e apoiar militares nos governos dos países latino-americanos nas décadas de 1960 e 70. 



19. (FGV) "Fale macio e use um porrete", dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como "Big Stick", podemos afirmar: 

a) Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico. 
b) Era o lema dos Estados do Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de enfraquecer as forças sulistas. 
c) Diz respeito à política norte-americana com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de regimes comunistas semelhantes ao de Cuba. 
d) Foi uma continuidade do expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram o Caribe em sua área de influência. 
e) Foi a orientação dada pelo serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu. 



20. (Ufsm) 
As imagens ilustram dois momentos da política externa dos EUA: em 1903, no governo de Theodore Roosevelt, os EUA apoiaram o Panamá no rompimento com a Colômbia; em 2003, George W. Bush decidiu invadir e ocupar o Iraque. 
Considerando a política externa norte-americana, analise as seguintes afirmações: 
I. No governo de Theodore Roosevelt (1901-1909), os EUA assumem o papel de potência policial ocupando vários Estados-nações do Caribe e da América Central. 
II. O isolacionismo e o respeito pela autodeterminação dos povos marcam a política externa dos EUA desde o início do século XX. III. A política do big stick, proposta por Theodore Roosevelt, baseava-se na idéia de que os EUA estavam autorizados a impor seu estilo de vida aos países latino-americanos. 
IV. A nova fase da política externa dos EUA, inaugurada por George W. Bush, baseia-se no complexo industrial militar e no fundamentalismo cristão. 

Está(ão) correta(s) 
a) apenas I e II. 
b) apenas II e III. 
c) apenas I, III e IV. 
d) apenas II, III e IV. 
e) apenas IV. 



21. (Pucmg) A expansão norte-americana não é uma questão que perturba somente o nosso tempo. Desde o final do século XIX que a política externa ianque vem dando sinal de ser insaciável na obtenção de vantagens comerciais e políticas sobre o resto do mundo. 
Tendo em vista essa vocação, é CORRETO afirmar: 
a) A doutrina Monroe foi a principal peça política engendrada pelo governo americano para justificar seu expansionismo a partir da primeira metade do século XIX. 
b) A política do Big Stick, do Governo Franklin Delano Roosevelt, foi criada para fazer oposição ao modelo protagonizado pela doutrina Monroe. 
c) Os americanos nunca propuseram oficialmente um imperialismo nas Américas. Somente tentaram conter os avanços do capitalismo europeu nesse continente. 
d) Semelhante na postura, mas diferente na ação, a invasão do Iraque hoje é um desdobramento da doutrina Monroe.  

22. (PASUSP) O Canal do Panamá foi construído em 1914 pelos Estados Unidos, que controlaram sua administração por quase um século e só devolveram a soberania da área aos panamenhos em 1999. A atual ampliação do canal visa permitir o tráfego de navios de maior porte, atualmente utilizados com mais freqüência, em decorrência do aumento do volume do comércio internacional nas últimas décadas. Mais de 100 rotas de transporte marítimo passam pelo Canal do Panamá, sendo uma das principais aquela que liga o Extremo Oriente à costa leste dos Estados Unidos.   
Com base em seus conhecimentos, no mapa e no texto, indique a alternativa correta: 

a) O Canal do Panamá reduziu sensivelmente as distâncias a serem percorridas nas rotas marítimas entre as costas leste e oeste dos EUA. 
b) As rotas mais beneficiadas com a construção do Canal do Panamá são as que ligam a Europa e a África Ocidental à costa leste dos EUA. 
c) A ampliação do Canal do Panamá não deve apresentar um aumento significativo no tráfego do canal, já que os navios de maior porte não são utilizados intensamente nos dias de hoje. 
d) O Canal do Panamá apresenta importância estratégica e militar para os EUA, apesar da pouca relevância econômica referente às rotas comerciais marítimas. 
e) O Canal do Panamá não teve um papel significativo na circulação marítima internacional nem na estratégia de defesa militar dos EUA. 

23.(Uerj-2010)   

A caricatura acima, de 1904, e o cartaz publicitário da Coca-Cola, de 1944, apontam para contextos diferenciados das relações do governo dos EUA com países da América Latina. Cite uma ação da política externa norte-americana para a América Latina decorrente da política do Big Stick - “Grande Porrete”. Em seguida, nomeie e explique a nova orientação diplomática dos EUA para essa região durante a Segunda Guerra Mundial. 

24. (Fuvest) Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

GABARITO
resposta da questão 01
Depois de conquistar a independência em 1776, a nova nação iniciou sua expansão territorial tendo como justificativa a ideologia do Destino Manifesto, ou seja, a certeza de que o povo norte-americano fora predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o Pacífico; havia sido escolhido por Deus para levar seus valores a territórios sob o poder de outros Estados ou dos “peles vermelhas”. A maior parte dos primeiros habitantes dos EUA eram protestantes que viam o lucro e as riquezas como consequência de uma escolha divina e do trabalho, e não como um pecado. Essa ética protestante foi um importante fator cultural que justificou a expansão territorial norte-americana sendo considerada natural e benéfica, e não uma agressão aos povos que já habitavam o território. Na realidade, a doutrina do Destino Manifesto justificou, no inicio, a conquista de terras até o limite natural imposto pelo Rio Mississípi (área original das Treze Colônias inglesas); posteriormente, foram conquistados novos territórios que se estendem até o oceano Pacífico. A incorporação de novos territórios fez parte do período do imperialismo interno, que se iniciou na independência que a nação americana obteve em relação à Inglaterra em 1776, e continuou durante o século XIX, no período conhecido como Marcha para o Oeste. A fome de terras dos imigrantes e as agressões cometidas em nome do Destino Manifesto dos EUA contribuíram para empurrar suas fronteiras desde o rio Mississípi até a costa oeste. 
resposta da questão 2:  
a) Imperialismo, cuja principal característica econômica é utilizar os territórios dominados como mercado consumidor cativo dos interesses do país dominante. 
b) Identificava os efeitos nefastos e desumanos do expansionismo norte-americano para as nações dominadas. 
resposta da questão 3:[C]
resposta da questão 4:[B] 
resposta da questão 5:[B] 
resposta da questão 6:[E]
resposta da questão 7:[A] 
resposta da questão 8:[E] 
resposta da questão 9:22 
resposta da questão 10:[B] 
resposta da questão 11:[D] 
resposta da questão 12:[C]
resposta da questão 13:[E]
resposta da questão 14:F F V V 
resposta da questão 15:[C]
resposta da questão 16:[C] 
resposta da questão 17:[A] 
resposta da questão 18:[B] 
resposta da questão 19:[D] 
resposta da questão 20:[C] 
resposta da questão 21:[A]   
resposta da questão 22:[A]  
resposta da questão 23: 
Uma das ações: 
• interferência norte-americana na independência de Cuba e sua posterior intervenção políticae econômica nesse país, por meio da Emenda Platt 
• apoio norte-americano à independência do Panamá, viabilizando a conclusão da construção do canal e sua cessão aos EUA, bem como sua interferência comercial e financeira na região Política da Boa Vizinhança. Essa política baseou-se nos princípios da amizade, da cooperação e da reciprocidade como garantia da abertura de mercados e da diminuição da influência dos países do Eixo no continente americano. 

A expressão Big Stick (Grande Porrete) resultou de uma frase de efeito dita pelo presidente estadunidense Theodore Roosevelt para descrever o estilo de diplomacia norte-americana para a América Latina e é considerada como corolário da Doutrina Monroe. Ambas caracterizam a postura imperialista dos Estados Unindo no continente. A imposição da Emenda Platt, um dispositivo legal inserido na Constituição de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados, bem como as intervenções norte-americanas na Nicarágua visando a construção de um canal interoceânico, são exemplos da execução do Big Stick . A partir do governo Franklin Roosevelt, teve início a Política da Boa Vizinhança (ou Good Neighbor Policy) que consistia em investimentos e venda de tecnologia norte-americana para os países latino-americanos, mas em troca, estes deviam dar apoio a política norte americana. Essa política promoveu o estreitamento das relações culturais entre os Estados Unidos América Latina. 
resposta da questão 24:[B]