terça-feira, 29 de outubro de 2013

ENEM 2013 (3ª parte)



Confira a correção da prova de Ciências Humanas do ENEM 2013 (3ª parte) 



Fonte: G1


Questão 31


Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido o perdão e tendo feito correções, viremos agora a página – não para esquecê-lo mas para não deixa-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.

Desmond Tutu, no encerramento da comissão da verdade na África do Sul. 
Disponível em:http://td.camera.leg.br. Acesso em : 17 dez. 2012 (adaptado).



No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à recuperação de um legado


A) Populista, que favorecia a cooptação de dissidentes políticos.

B) Totalitarista, que bloqueava o diálogo com os movimentos sociais.

C) Segregacionista, que impedia a universalização da cidadania.

D) Estagnacionista, que disseminava a pauperização social.

E) Fundamentalista, que engendrava conflitos religiosos.

A questão trata da consolidação da democracia na África do Sul, após o início do governo de Nelson Mandela e o fim do Apartheid, regime segregacionista existente naquele país.



resposta:[C]



Comentário da questão 31

A instauração de uma comissão da verdade visava apurar os crimes cometidos durante os anos de segregação. Ao final das investigações ficou evidenciado o tom conciliador, com o objetivo de evitar qualquer tipo de revanchismo.


Questão 32


Ninguém desconhece a necessidade que todos os fazendeiros têm de aumentar o número de seus trabalhadores. E como até há pouco supriam-se os fazendeiros dos braços necessários?
As fazendas eram alimentadas pela aquisição de escravos, sem o menor auxilio pecuniário do governo. Ora, se os fazendeiros se supriam de braços à sua custa, e se é possível obtê-los ainda, posto que de outra qualidade, por que motivo não hão de procurar alcançá-los pela mesma maneira, isto é, à sua custa?
Resposta de Manuel Felizardo de Souza e Mello, diretor geral das terras Públicas, ao Senador Vergueiro. In:

ALENCASTRO, l.f. (Org.) História da vida privada no Brasil São Paulo: Cia das letras, 1998 (adaptado)



O fragmento do discurso dirigido ao parlamentar do Império refere-se às mudanças então em curso no campo brasileiro, que confrontam o Estado e a elite agrária em torno do objetivo de :

A) fomentar ações públicas para ocupação das terras do interior.

B) adotar o regime assalariado para proteção da mão de obra estrangeira.

C) definir uma política de subsídio governamental para fomento da imigração.

D) regulamentar o tráfico interprovincial de cativos para sobrevivência das fazendas.

E) financiar a fixação de famílias camponesas para estímulo da agricultura de subsistência.








resposta:[C]

comentário da questão 32
 A proibição do tráfico negreiro em 1850 criou a necessidade de substituir a mão de obra escrava pelo trabalho assalariado. O confronto entre Estado e elite girava em torno do financiamento da imigração. O Estado desejava que os custos fossem dos fazendeiros e quanto esses buscavam um subsídios estatal


Questão 33



As imagens, que retratam D. Pedro I e D. Pedro II, procuram transmitir determinadas representações políticas a cerca dos dois monarcas e de seus contextos de atuação. A ideia que cada imagem invoca é, respectivamente:

a) Habilidade militar – riqueza pessoal

b) Liderança popular – estabilidade política

c) Instabilidade econômica – herança europeia

d) Isolamento político – centralização do poder

e) Nacionalismo exacerbado – inovação administrativa





resposta:[B]

Comentário da questão 33
 O aluno deveria associar as imagens aos distintos contextos históricos. Na primeira imagem verifica-se D. Pedro I proclamando a independência como um líder popular. Já na segunda imagem, a idéia invocada é de um monarca responsável pela consolidação da nação, pois representava o poder central e congregava os interesses da elite política.


Questão 34

 Embora haja dados comuns dão unidade aos fenômenos da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações.

O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos sócioespaciais.

Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade deste fenômeno é perceptível no aspecto:

A) Espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais

B) Cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política

C) Demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade

D) Territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais

E) Econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para a fixação do homem ao lugar




resposta:[C]

Comentário da questão 34

 Apesar das diferenças históricas e culturais encontradas entre os continentes mencionados, é possível identificar uma unidade nos processos de urbanização dos países emergentes no sentido em que o processo se deu de forma tardia (Século XX), acelerado e fortemente concentrado na faixa litorânea em detrimento dos vazios interiores.

Questão 35

Rua Preciados, seis da tarde. Ao longe, a massa humana que abarrota a Praça Puerta Del Sol, em Madri, se levanta. Um grupo de garotas, ao ver a cena, corre em direção à multidão. Milhares de pessoas fazem ressoar o slogan: “Que não, que não, que não nos representam”. Um garoto fala pelo megafone: “Demandamos submeter a referendo o resgate bancário”.

RODRIGUEZ, O. Puerta Del Sol, o grande alto falante. Brasil de Fato, São Paulo, 26 maio - 1 jun. 2011(adaptado).

Em 2011, o acampamento dos Indignados espanhóis expressou todo o descontentamento político da juventude europeia. Que proposta sintetiza o conjunto de reivindicações políticas destes jovens?

a) Voto universal.

b) Democracia direta.

c) Pluralidade partidária.

d) Autonomia legislativa.

e) Imunidade parlamentar.





resposta:[B]

Comentário da questão 35
 O texto evidencia a demanda por uma participação mais direta da população nas decisões que afetam diretamente seu cotidiano, como “submeter a referendo o resgate bancário” em meio à crise que assola a Europa atualmente.


Questão 36


Até hoje admitia-se que nosso conhecimento se devia regular pelos objetos; porém, todas as tentativas para descobrir, mediante conceitos, algo que ampliasse nosso conhecimento,malogravam-se com esse pressuposto. Tentemos, pois, uma vez, experimentar se não se resolverão melhor as tarefas da metafisica, admitindo que os objetos se deveriam regular pelo nosso conhecimento.

KANT, I. Critica d a razão pura. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 1994 (adaptado).

O trecho em questão é uma referência ao que ficou conhecido como revolução copernicana na filosofia. Nele, confrontam-se duas posições filosóficas que:

A) Assumem pontos de vista opostos acerca da natureza do conhecimento.

B) Defendem que o conhecimento é impossível, restando-nos somente o ceticismo.

C) Revelam a relação de interdependência os dados da experiência e a reflexão filosófica.

D) Apostam, no que diz respeito às tarefas da filosofia, na primazia das ideias em relação aos objetos.

E) Refutam-se mutuamente quanto à natureza do nosso conhecimento e são ambas recusadas por Kant.




resposta:[A]

Comentário da questão 36

 A Revolução Copernicana Kantiana é uma possibilidade de resolver as oposições e dicotomias apresenta das na história da filosofia no que diz respeito às teorias do conhecimento. O inatismo e o empirismo formavam um par inconciliável que, cada um a sua maneira, tratava a origem do conhecimento como algo a priori, anterior à experiência, ou a posteriori, com a experiência, respectivamente. Com as suas formas puras da intuição sensível, o espaço e o tempo, Kant propôs que algo a priori prepararia o sujeito cognoscente para relacionar-se com os objetos do mundo tornando o conhecimento possível.

Questão 37



Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.

SANTOS, M.; SILVEIRA;M.L. O Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

A partir da ultima década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazonia Legal, com a:

A) Reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados

B) Ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos

C) Construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantis, Xingu e Madeira

D) Instalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação

E) Formação de uma infraestrutura de torres que permitem a comunicação móvel na região





resposta:[C]


Comentário da questão 37



A Amazônia legal, ou seja, a Amazônia dentro do Brasil, vem apresentando nos últimos anos alterações significativas nos quesitos impactos sociais, culturais e econômicos sobre as comunidades locais, como por exemplo a construção das usinas hidrelétricas a “fio d’água” de Belo Monte, no rio Xingu no estado do Pará, Jirau e Santo Antonio no Rio Madeira em Rondônia, como também a já antiga Tucuruí no rio Tocantins.




Questão 38


A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreende-lo historicamente.

MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.



Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

A) Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

B) Perderam a relação com o seu passado histórico.

C) Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

D) Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

E) Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.





resposta:[C]


Comentário da questão 38


O texto exige que o aluno compreenda a relação da herança cultural africana e a experiências histórica brasileira. Essas experiências podem ser verificadas através de manifestações culturais como a capoeira e o candomblé. Assim, as pesquisas históricas tem a função de compreender as especificidades culturais brasileiras




Questão 39
 

JK – Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gasolina brasileira. Que quer mais?

JECA – um prato de feijão brasileiro, seu doutô!

THÉO. In: LEMOS, R. (Org). Uma historia do Brasil através da caricature (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001.



A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao

A) Evidenciar que o incremento da malha viária diminui as desigualdades regionais do país

B) Destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno

C) Enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições sócio-espaciais

D) Ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores

E) Mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frentes de trabalho para a população local.



resposta:[C]

Comentário da questão 39


A charge ironiza a contradição de política desenvolvimentista do governo JK, que introduziu a chegada de multinacionais automobilísticas, além do maciço investimento em malhas rodoviárias. Ações que faziam parte do chamado plano de metas. Contudo, tal plano não contemplava as demandas sociais evidenciadas pelo fato da personagem pedir um prato de feijão. O projeto desenvolvimentista de JK salienta a desigualdade social em locais que até então  tinham pouca presença do Estado.





Questão 40


TEXTO I

Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar seu complicado penteado; um numero igual de horas praticando piano e mais horas na sua aula de francês ou de dança.

TEXTO II

As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e os maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)

a) Submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.

b) Acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.

c) Ampliação do espaço de entretenimento voltado às distintas classes sociais

d) Proteção da honra, medida pela disputa masculina em relação às damas da corte.

e) Valorização do casamento cristão respaldado pelos interesses vinculados à herança.





resposta:[A]


Comentário da questão 40

 Ambos os textos representam a submissão da mulher ao espaço doméstico, representado por uma determinação das atividades a serem realizadas, caracterizando uma relação patriarcal assentada na figura do homem como chefe e polo dominante da família, restando à mulher uma relação de obediência.

Questão 41


Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas das aspirações de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).



Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista conceber a ciência como forma de saber que almeja libertar o homem das intemperes da natureza.



Nesse contexto, a Investigação científica consiste em

A) Expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.

B) Oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.

C) Ser expressão da razão a servir de modelo para outras áreas do saber que almejam progresso.

D) Explicitar as leis gerais que permitem interpretar á natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.

E) Explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates

acadêmicos.






resposta:[C]


Comentário da questão 41


Na Filosofia moderna, Bacon e Descartes são expoentes pioneiros  da valorização do conhecimento científico (com seus procedimentos metodológicos, investigação empírico-experimental, racionais indutivos-dedutivos), constituindo-se, assim, a ciência como modelo exemplar e privilegiando o processo de conhecimentos e controle da natureza como condição para o progresso da humanidade.




Questão 42



No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na:

A) Redução da flora

B) Elevação das marés

C) Erosão das encostas

D) Laterização dos solos

E) Fragmentação das rochas








resposta:[A]


Comentário da questão 42
 O diagrama deixa evidentes causas e consequências da chuva ácida sobre sociedades e ecossistemas, com referência especial ao comprometimento da flora destacado no diagrama.


Questão 43


Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

A opção tecnológica retratada na noticia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:



A) Redução da utilização elétrica

B) Ampliação do uso bioenergético

C) Expansão das fontes renováveis

D) Contenção da demanda urbana-industrial

E) Intensificação da dependência geotérmica




resposta:[C]


Comentário da questão 43


A questão faz referência à exploração do potencial eólico do país coerente com a alternativa C, que destaca a expansão das fontes renováveis na matriz elétrica brasileira




Questão 44


A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos estados Unidos. Ela poderia desaparecer , talvez, depois de uma revolução o, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.

NABUCO, J.O abolici onismo (1883) Rio de Janeiro: Nova Fronteira: São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado)



No texto , Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual

A) copiava o modelo haitiano de emancipação negra.

B) Incentivava a conquista de alforrias por meio de ações judiciais.

C) optava pela via legalista de libertação.

D) Priorizava a negociação em torno das indenizações aos senhores.

E) Antecipava a libertação paternalista dos cativos.



resposta:[C]


Comentário da questão 44


Para Joaquim Nabuco, a abolição não poderia ser feita de forma violente (insurreições ou guerras). Também não poderia ser feita por uma revolução, pois esta só seria legítima se realizada por homens livres. Assim, a causa da liberdade não poderia ser vencida nas ruas, mas sim no Parlamento, como comprovaram as leis de 1850, 1871 e 1885.



Questão 45



Tenho 44anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mais a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.

ROSS, A Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.

A. ampliação da noção de cidadania.

B. reformulação de concepções religiosas

C. manutenção de ideologias conservadoras

D. implantação de cotas nas listas partidárias

E. alteração da composição étnica da população








resposta:[A]




 Comentário da questão 45
 A década de 1960, trouxe uma série de mudanças de comportamento social que balançaram as estruturas morais da sociedade americana.

A partir de movimentos tais como os hippies, que iniciaram uma série de campanhas em favor da liberalização sexual ; dos direitos civis que clamavam pela igualdade, não apenas entre negro e brancos mas também de gênero, o conceito de cidadania nos Estados Unidos ganharia amplitude, abarcando uma variedade de minorias até então discriminadas. O sucesso destes movimentos abriu espaço para uma gradual aceitação de homossexualidade, em principio no plano social, porém logo se estendendo aos campos político e empresarial