sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Confira os principais fatos dos Governos Geisel e Figueiredo

Saiba mais sobre o governo Dutra

O Governo Dutra (1946-1950)

Revisão para o Segundo Ano

Confira as principais características do Governo Dutra (1946-1950)



Caracterização do panorama político e econômico brasileiro no final da década de 1940. O fim da ditadura do Estado Novo, a convocação das eleições presidenciais em 1945, a eleição de Eurico Gaspar Dutra e os aspectos mais relevantes de sua administração são abordados neste video.

domingo, 25 de setembro de 2011

sábado, 17 de setembro de 2011

Confira a correção do Notrevest Simulado II do Terceiro Bimestre

SIMULADO DE HISTÓRIA

PRIMEIRO ANO - HISTÓRIA

1. (PITÁGORAS) Analise os trechos:

Chegou-se ao fim do período colonial com a grande maioria da população excluída dos direitos civis e políticos e sem a existência de um sentido de nacionalidade. No máximo, havia alguns centros urbanos dotados de uma população politicamente mais aguerrida e algum sentimento de identidade nacional. A independência não introduziu mudança radical no país.

(CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil – o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. Adaptado)

Para que, após a Independência, o Império se tornasse possível, houve uma revolução, isto é, uma transformação profunda na ordem social, que representou a ruptura com o passado, com as tradições do Antigo Regime, e a organização de uma nova situação política. A revolução processou-se no interior da sociedade brasileira e se manifestou tanto por meio de lutas armadas entre grupos políticos divergentes quanto por leis e decisões que alteraram a vida dos homens livres.

(OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. A Independência e a construção do Império. São Paulo: Atual, 1995. Adaptado)

Os dois trechos

a) atribuem à Independência brasileira um caráter revolucionário, marcado por uma nova ordem política de caráter democrático, expressa pela abolição da escravidão e com o afastamento em relação às tradições europeias.

b) concordam com a ideia de que o 7 de setembro não representou qualquer ruptura em relação à situação colonial brasileira, já que a maioria da população continuou excluída da vida política.

c) discordam em relação ao sentido da Independência, sendo que o primeiro atribui-lhe um caráter de permanência em relação ao passado colonial e o segundo, ao contrário, confere-lhe um caráter de mudança revolucionária.

d) rejeitam a ideia de que o 7 de setembro deva ser considerado como um marco em nossa história, pois significou apenas o rompimento com a metrópole portuguesa e sua intensa carga tributária

e) avaliam que as mudanças introduzidas pelo 7 de setembro constituíram-se em expressões ligadas ao liberalismo europeu, colocando por terra situações ou decisões ainda ligadas ao “Antigo Regime”.

RESPOSTA: C

2. (PITÁGORAS) Analise o trecho do Hino da Independência do Brasil, criado logo após o 7 de setembro, com letra de Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I:

HINO DA INDEPENDÊNCIA

-----------

Já podeis, da Pátria filhos,

Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdade

No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!

Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil...

Houve mão mais poderosa:

Zombou deles o Brasil. (...)

O trecho em negrito é uma referência

a) aos objetivos recolonizadores das Cortes portuguesas, expressos ao longo da Revolução do Porto.

b) às propostas napoleônicas de invasão do Brasil frente à rejeição do mesmo por D. Pedro I.

c) aos movimentos coloniais de contestação ao monopólio e à intensa tributação metropolitana.

d) aos ideais do “Partido Brasileiro”, vinculados à proclamação de uma república popular.

e) à postura britânica de dominar as transações comerciais brasileiras nas primeiras décadas do século XIX.

RESPOSTA: A

3. (PITÁGORAS) Analise o gráfico sobre as principais exportações do Brasil.

.



Analisando o gráfico sobre a economia do Primeiro Reinado, podemos CONCLUIR que
a) a economia brasileira mantinha o mesmo perfil do período colonial baseada na agricultura de subsistência.
b) a atividade açucareira ainda era a principal fonte de renda e o açúcar o produto mais exportado.
c) o fumo e o couro eram os principais produtos exportados visto que eram usados na compra de escravos.
d) o café surgiu como principal produto de exportação superando os demais produtos.
e) as exportações de algodão declinaram devido ao aumento da produção de roupas de couro.

RESPOSTA: [B]

4. (PITÁGORAS) Observe as charges a seguir.

Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César. História do Brasil para principiantes: de Cabral a Cardoso, 500 anos de novela. São Paulo: Ática, 1997, pp. 147 e 151.

A partir da análise das charges acima, é CORRETO concluir que a Constituição de 1824

a) estabeleceu uma monarquia parlamentarista, constitucional, representativa e democrática através de eleições diretas.

b) implantou uma monarquia, concedendo plenos poderes ao imperador através do poder moderador, e estabeleceu o voto censitário.

c) determinou a adoção de um regime democrático, caracterizado pela existência de três poderes independentes, e eleições populares diretas.

d) implantou uma monarquia popular, assegurando à população uma maior participação política e a submissão do governo às leis.

RESPOSTA: B

SEGUNDO ANO – HISTÓRIA

1. Observe as imagens a seguir.



Cartões postais editados pelo DIP, 1937/1945. Rio de Janeiro (RJ).

(CPDOC/ GV foto 091/7)

Sobre as imagens é correto afirmar:

a) exaltam a força do povo brasileiro, único responsável pelo crescimento econômico.

b) têm como foco central o desenvolvimento da nação do ponto de vista político.

c) foram produzidas por um órgão de natureza privada.

d) procuram exaltar Vargas como o responsável pelo desenvolvimento e ordem do Brasil.

e) apresentam-se desvinculados de qualquer apelo político.

RESPOSTA: D

2. Leia o documento a seguir.

Carta (impressa) de Plínio Salgado a Getúlio Vargas, 1938. Rio de Janeiro (RJ). (CPDOC/ GV 1938.01.28/3)

Sobre o documento acima podemos afirmar:

a) trata-se de uma carta do líder da Aliança Nacional Libertadora (ANL), contrário ao governo de Getúlio e que propunha um governo socialista.

b) era a carta de Plínio Salgado da Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista, propondo um governo de esquerda.

c) era a carta do líder da Ação Integralista Brasileira que defendia as ideias fascistas, era favorável ao governo de Getúlio e fazia um apelo contra as perseguições políticas que o seu grupo sofria.

d) retrata o clima de perseguição que atingiu as associações políticas durante o Estado Novo, particularmente, os grupos comunistas como o de Plínio Salgado.

e) é o manifesto de repúdio ao governo Vargas e pregava a implantação do fascismo no Brasil.

RESPOSTA: C

3. (UFG) “O bonde de São Januário leva mais um sócio otário sou eu que não vou trabalhar.”

BATISTA, W.; ALVES, A. In: BERCITO, Sônia de Deus Rodrigues. "Nos tempos de Getúlio": Da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo. São Paulo: Atual, 1990. p. 43.

O trecho acima é um samba de Wilson Batista e Ataulfo Alves, composto em 1940, cuja letra evidencia uma forma de resistência política ao

a) contrapor-se à cultura do trabalho, principal foco de intervenção estadonovista.

b) associar trabalho e música na constituição da identidade nacional.

c) conciliar trabalho e cultura popular, articulando as relações entre Estado autoritário e trabalhadores.

d) estabelecer relação entre símbolos da modernização com a valorização do trabalhador.

e) criar uma relação de cumplicidade entre o Estado autoritário e os dissidentes da sociedade brasileira.


resposta:[A]

4. Analise a letra da canção “Lenço no pescoço” de Wilson Batista composta durante a Era Vargas.

Lenço no Pescoço

(Wílson Batista)

Meu chapéu do lado

Tamanco arrastando

Lenço no pescoço

Navalha no bolso

Eu passo gingando

Provoco e desafio

Eu tenho orgulho

Em ser tão vadio

Sei que eles falam

Deste meu proceder

Eu vejo quem trabalha

Andar no miserê

Eu sou vadio

Porque tive inclinação

Eu me lembro, era criança

Tirava samba-canção

Comigo não

Eu quero ver quem tem razão

E eles tocam

E você canta

E eu não dou

A letra acima expressa uma característica da música brasileira muito combatida pelo Estado Novo através do DIP. A letra foi censurada pelo DIP, pois

a) o tema central era a crítica à política industrial de Vargas..

b) o conteúdo da letra é uma crítica à ação política do cidadão.

c) a letra valoriza a figura do malandro, contrariando o interesse do governo de formar bons cidadãos.

d) a letra procura mostrar a influência dos ritmos latinos na formação cultural do brasileiro, o que era condenado pelo Estado nacionalista.

e) o Estado valorizava músicas que tinham como tema a crítica social, considerando músicas como “Lenço no pescoço” sem conteúdo prático.

Resposta: C

TERCEIRO ANO - HISTÓRIA

1. (UEL) "O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções ". (FAUSTO, B. "História do Brasil". São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.) Com base no texto, assinale a alternativa correta.

a) O AI-5 foi o instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura. A partir da sua instituição, vários atos de repressão passaram a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo.

b) O Ato Institucional n¡. 1, instituído pelos comandantes do Exército, atingiu principalmente o patrimônio da Igreja Católica e promoveu o início da secularização da sociedade brasileira.

c) Logo após o golpe militar de 1964, as eleições para Presidente da República foram estabelecidas de forma democrática através de eleições diretas.

d) A principal orientação dos governos militares foi a aproximação com os Estados Unidos, afastando-se da tendência nacionalista que vinha sendo empreendida antes do golpe de 1964.

e) Os grupos de luta armada, de orientação socialista, nas conversas e encontros que tinham com os representantes do governo federal reivindicavam o direito à formação de partidos políticos de esquerda.

resposta:[A]

2. (PITÁGORAS) Observe as imagens:

19 de março de 1964 – A Marcha da Família com Deus pela Liberdade reúne, em São Paulo, meio milhão de pessoas.



Junho de 1968 – A Passeata dos Cem Mil reúne artistas, intelectuais, jovens e padres no Rio de Janeiro.

As duas manifestações

a) representam momentos de protesto contra a instauração do regime militar e a favor das Reformas de Base janguistas, duramente interrompidas com o golpe de 1964.

b) compõem o quadro de manifestações da extrema direita a favor da ordem estabelecida pelos governos militares, cujos órgãos de propaganda estimulavam e financiavam.

c) diferem em seus objetivos, já que a primeira posicionava-se contra o suposto socialismo do governo de João Goulart, e a segunda protestava contra a repressão utilizada contra estudantes.

d) significaram movimentos populares de repúdio às torturas e mortes empreendidas pelos órgãos de segurança do regime militar.

e) expressam o apoio das classes populares ao conservadorismo janguista, apoiado pelas classes médias e por boa parte da classe artística e intelectual do país.

RESPOSTA: C

3. (ENEM)

Opinião

Podem me prender

Podem me bater

Podem até deixar-me sem comer

Que eu não mudo de opinião.

Aqui do morro eu não saio não

Aqui do morro eu não saio não.

não tem água

Eu furo um poço

Se não tem carne

Eu compro um osso e ponho na sopa

E deixa andar, deixa andar...

Falem de mim

Quem quiser falar

Aqui eu não pago aluguel

Se eu morrer amanhã seu doutor,

Estou pertinho do céu

Zé Ketti. Opinião.

Disponível em: http:/www.mpbnet.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.

Essa música fez parte de um importante espetáculo teatral que estreou no ano de 1964, no Rio de Janeiro. O papel exercido pela Música Popular Brasileira (MPB) nesse contexto, evidenciado pela letra de música citada, foi o de

a) entretenimento para os grupos intelectuais.

b) valorização do progresso econômico do país.

c) crítica à passividade dos setores populares.

d) denúncia da situação social e política do país.

e) mobilização dos setores que apoiavam a Ditadura Militar.

Resposta: D

4. (FGV) O Ato Institucional nº 5, editado durante o governo Costa e Silva, permitiu a esse presidente, entre outras medidas:

a) convocar uma assembléia constituinte.

b) criar novos ministérios e empresas estatais.

c) decretar o recesso do Congresso e promover cassações de mandatos e direitos políticos.

d) contratar maiores empréstimos no exterior.

e) promover uma reformulação' do sistema partidário.

RESPOSTA: C

5. (ENEM) Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do

homem brasileiro, como salientou bem o presidente da República. Que o chefe do governo aproveite essa pausa, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país. (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa.

(Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970 (com adaptações)).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, [um velho amigo] perguntava: — Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo?

(Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970 (com adaptações)).

Avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.

I Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular.

II Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.

III À época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

RESPOSTA: D




Saiba mais sobre os povos bárbaros e a formação do Feudalismo

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

É muita história, com Eduardo Bueno

Fantástico - Independência do Brasil - parte 01




Fantástico - Independência do Brasil - parte 02

Conheça os significados da Independência do Brasil

Conheça os significados da Independência do Brasil

Como movimento foi elitista, não houve mudanças estruturais.

Assista ao vídeo


Rogério Bonfá, professor de história do cursinho Oficina do Estudante, dá uma aula sobre os significados da Independência do Brasil.

Bonfá explica que o movimento não foi popular, e sim, extremamente elitista. Por isso, segundo ele, não houve mudanças estruturais no governo. A monarquia foi mantida, assim como a escravidão e o latifúndio.

Confira aula completa em vídeo.

sábado, 3 de setembro de 2011

Confira as provas de História (P2) do Terceiro Bimestre

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – PRIMEIRO ANO

1. (PITÁGORAS) Responder às questões a partir dos dados da tabela abaixo.

LIMA, Heitor Ferreira. História Político-Econômica e Industrial do Brasil. São Paulo, 1970. p.136)

a) EXPLIQUE porque até o ano 1808 não temos a entrada de navios estrangeiros no Brasil.

resposta: Até 1808, a colônia brasileira não podia receber navios ou produtos que não fossem de Portugal, pois aqui funcionava o Pacto Colonial e o exclusivo metropolitano que proibia o Brasil de estabelecer relações comerciais com outros países além de Portugal.

b) DETERMINE e EXPLIQUE o fato histórico que colaborou para entrada de navios estrangeiros no Brasil a partir de 1808.

resposta: A abertura dos Portos às nações amigas, caracterizando o fim do Pacto Colonial.

2. (PITÁGORAS) As constantes denúncias de que uma rebelião estava sendo tramada levaram o governador de Pernambuco a ordenar a prisão de alguns membros da Maçonaria. Esse fato precipitou a ação dos revoltosos. Em março de 1817, começou a revolta. Os líderes prenderam o governador e instalaram um governo provisório revolucionário.

A respeito da Revolução Pernambucana, considera-se como VERDADEIRA a seguinte afirmação:

a) O movimento foi motivado pela insatisfação dos pernambucanos devido à crise econômica e aos altos impostos instituídos por D. João VI.

b) O movimento foi apoiado pelas elites mineiras, insatisfeitas com a decadência da mineração e cobranças de abusivos impostos.

c) Os pernambucanos defendiam a adoção de uma monarquia centralizada como forma de moralizar a administração pública e contornar a crise econômica.

d) Os revolucionários exigiam o retorno imediato de D. João VI a Portugal e a anulação do Tratado de 1810 com a Inglaterra.

resposta: [A]

3. (PITÁGORAS) Observe a charge abaixo.

(Fonte: NOVAES, Carlos Eduardo & LOBO, César. História do Brasil para principiantes. São Paulo, Ática, 1998.)

A charge SATIRIZA

a) o estabelecimento de casas comerciais inglesas no Brasil.

b) a procura de produtos ingleses pela população devido aos baixos preços.

c) o incremento do comércio de produtos brasileiros devido ao desenvolvimento industrial.

d) a entrada maciça de produtos ingleses no Brasil após a assinatura do Tratado de 1810.

e) a política protecionista adotada por D.João VI através da concessão de privilégios aos produtos portugueses.

resposta: [D]

4. (PITÁGORAS) Essa situação, estimulada pela Revolução Liberal na vizinha Espanha, levou à convocação das cortes em Lisboa, em 1820. Imediatamente, os líderes do movimento formaram um governo provisório que convocou uma Assembléia Constituinte (as Cortes Gerais) para a elaboração de uma constituição para o reino. Se a nova Constituição assumia uma atitude liberal em Portugal, o mesmo não acontecia em relação ao Brasil, pois as medidas das Cortes de Lisboa buscavam anular todas as medidas liberais adotadas pelo príncipe regente, a partir de 1808.

ANASTASIA, Carla Maria Junho. Coleção Pitágoras , 1ª série , História Ensino Médio

Analisando o texto, podemos CONCLUIR que a Revolução do Porto objetivava:

a) O retorno da Corte e o restabelecimento do absolutismo português.

b) A recolonização do Brasil e o restabelecimento do Pacto Colonial.

c) O rompimento das relações diplomáticas e comerciais com a Inglaterra.

d) O restabelecimento das relações diplomáticas e comerciais com a Espanha.

e) O fim do colonialismo português na América e a defesa do liberalismo político.

resposta: [B]

5. (PUC-RJ) "O Rio de Janeiro é a capital do Brasil há bastante tempo, muito antes de a família real deixar Lisboa. Traçarei uma breve descrição dessa cidade a partir do que pude apurar durante a minha estada. [...] O comércio [...] progrediu muito depois que a cidade tornou-se residência real [...] Os ingleses têm aberto muitos cafés no Rio de Janeiro, uma novidade, que tenho certeza, será bem acolhida. De fato, desde março de 1808, toda a cidade vem passando por transformações e recebendo melhorias.

Conde Thomas O Neill, 1809. Apud Jean Marcel Carvalho França. "Outras visões do Rio de Janeiro Colonial - Antologia de Textos". Rio de Janeiro, José Olympio, 2000. Pp: 310-320.

A descrição do inglês Thomas O Neill destaca algumas das transformações ocorridas desde a chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro no ano de 1808.

a) Explique por que, a partir da abertura dos portos (1808), ocorreu a preponderância dos ingleses nas transações comerciais com o Brasil.

resposta: Em razão dos acordos econômicos assinados entre Portugal e Inglaterra, respectivamente em 1808 e 1810, os quais concederam grandes vantagens comerciais aos produtos ingleses.

b) Cite duas transformações culturais ocorridas na cidade do Rio de Janeiro durante o Período Joanino (1808-1821).

resposta: Pode ser citada a fundação do Jardim Botânico, Academia de Belas Artes, Teatro Real, museus, Biblioteca Real, entre outras medidas tomadas por D. João no Rio de Janeiro.

Questão extra

Leia os texto abaixo.

Texto 1

“A situação da Europa, na passagem do século XVIII para o XIX, era crítica. Napoleão Bonaparte havia chegado ao poder da França e adotava uma política expansionista no continente europeu. Sua política entrou em choque com a Inglaterra, que até então exercia um papel dominante na Europa Ocidental. França e Inglaterra disputavam o controle dos países do continente europeu. (...) Napoleão visando enfraquecer a Inglaterra, decretou o Bloqueio continental, que proibia aos países do continente europeu comercializarem com a Inglaterra.”

Texto 2

"Não corram tanto! Vão pensar que estamos fugindo!'

(Frase atribuída a D. Maria I, a Louca, quando a família real portuguesa se retirava de Lisboa para o Brasil, em 1807."Nossa História". Rio de Janeiro, a. 1, n. 2, dez. 2003)

ESTABELEÇA a relação entre o texto 1 e o texto 2.

resposta: Os textos fazem referência ao Bloqueio Continental decretado pelo imperador da França Napoleão Bonaparte e suas repercussões, a não-adesão da Coroa portuguesa ao embargo comercial contra a Inglaterra e a posterior transferência da Corte portuguesa para o Brasil fugindo da invasão francesa em Portugal.

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – SEGUNDO ANO

1. (ENEM)

São Paulo, 18 de agosto de 1929.

Carlos [Drummond de Andrade], achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas - João Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...). Eu... eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável.

Mário [de Andrade]

Renato Lemos. "Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais". Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.

Acerca da crise política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela

a) a simpatia de Drummond pela candidatura Vargas e o desencanto de Mário de Andrade com as composições políticas sustentadas por Vargas.

b) a veneração de Drummond e Mário de Andrade ao gaúcho Getúlio Vargas, que se aliou à oligarquia cafeeira de São Paulo.

c) a concordância entre Mário de Andrade e Drummond quanto ao caráter inovador de Vargas, que fez uma ampla aliança para derrotar a oligarquia mineira.

d) a discordância entre Mário de Andrade e Drummond sobre a importância da aliança entre Vargas e o paulista Júlio Prestes nas eleições presidenciais.

e) o otimismo de Mário de Andrade em relação a Getúlio Vargas, que se recusara a fazer alianças políticas para vencer as eleições.

resposta: [A]

2. (UFF) “A Revolução de 1930 pôs fim à hegemonia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional”.

(Fausto, Bóris. A revolução de 30: Historiografia e História. SP, Brasiliense, 1972, p.112).

a) Vários fatores sociais determinaram este processo revolucionário. Cite dois deles.
b) Analise os desdobramentos da Revolução de 1930 na industrialização brasileira.

respostas:

Resolução: Na alternativa “a” você tem uma ampla gama de personagens que podem ser citados, dentre eles os tenentes, as oligarquias dissidentes, as oligarquias não cafeeiras, os tenentes civis, os setores médios urbanos, as classes médias (expressas pelo tenentismo), a Aliança Liberal, a oligarquia gaúcha, a dissidência de Minas Gerais e os setores operários.

Na “b” você pode responder que com a derrota da oligarquia cafeeira ou com a saída da burguesia paulista do poder, o Estado procurou reorientar a economia para o desenvolvimento da indústria pesada, de modo a superar a dependência do país das exportações do café. A burguesia industrial alinhou-se às forças vitoriosas, já que a política de câmbio baixo, favorável às exportações cafeeiras, lhe era desfavorável. O novo Estado, postulando a estabilidade cambial, criou uma conjuntura favorável à industrialização, pois assim tornava-se mais barata e fácil a importação de máquinas e equipamentos industriais. Assim, a partir dos efeitos negativos da crise de 29 sobre o preço do café, o que deixou evidente a situação precária do país em manter-se na dependência estrita da exportação de um só produto-chave, o governo passa a estimular o desenvolvimento industrial, fosse pelo favorecimento do câmbio alto, fosse pelo fato de o próprio Estado passar a investir em indústrias de base, tais como siderúrgica, de álcalis, de motores, hidrelétricas etc.Logo no início do governo provisório, o estilo autoritário de Vargas e a nomeação de interventores federais nos estados causariam profundos descontentamentos com o presidente. O maior deles aconteceu em São Paulo através da Revolução de 1932, tema amplamente debatido pelos vestibulares.

3. A Revolução Constitucionalista de 1932 representou, no contexto da Era Vargas,

a) o descontentamento dos tenentes com a repressão desencadeada sobre eles após o movimento de 1930.

b) a revolta popular contra as determinações autoritárias impostas após a decretação do Estado Novo.

c) a reação dos paulistas frente à perda da hegemonia na política nacional após a Revolução de 1930.

d) a tentativa golpista da tomada do poder e instalação do socialismo, liderada por Luiz Carlos Prestes.

e) a articulação da alta cúpula das Forças Armadas contra a ampliação das liberdades políticas.

resposta: [C]

4. (FUVEST)

Reprodução de Cartaz da Revolução de 1932. Observando o cartaz:

a) Identifique os três personagens.

resposta: No cartaz percebe-se um soldado portando a bandeira de São Paulo, ao lado do qual está um bandeirante segurando Getúlio Vargas, identificado como ditador.

b) Explique a frase "Abaixo a Ditadura".

resposta: Getúlio Vargas era visto como um ditador pelos paulistas porque assumiu o governo provisóriamente, prometendo convocar uma Assembleia Constituinte, que elaborasse uma nova Constituição brasileira, o que não havia ocorrido até 1932. Soma-se a esse motivo, o fato de os paulistas haverem perdido a presidência da República. Por isso mesmo, o cartaz lembra o papel dos paulistas como leais defensores da pátria desde os tempos coloniais. Combatendo o governo "inconstitucional" de Vargas, os paulistas associavam o presente de São Paulo ao passado de glórias dos tempos dos bandeirantes.

5. (PITÁGORAS) Analise o trecho:

“Um plano fictício de tomada do poder pelos comunistas, (...) foi elaborado pelo capitão Olímpio Mourão Filho, integrante do Estado Maior do Exército, uma cópia do ‘documento’ foi parar nas mãos do general Góes Monteiro, chefe do Estado Maior do Exército, que o mostrou a Getúlio. O suposto plano foi divulgado em finais de setembro como se fosse uma ameaça real.”

O texto insere-se na conjuntura brasileira em que

a) Getúlio Vargas se via pressionado a deixar o governo por força de sua fraca atuação frente à Intentona Comunista.

b) a alta cúpula das Forças Armadas fazia oposição aberta ao regime ditatorial varguista.

c) a imprensa exigia, mesmo sob censura, o retorno ao Estado democrático, com a saída de Vargas.

d) o apoio à Coluna Prestes, dado pelas classes médias urbanas, contrastava com o regime ditatorial varguista.

e) Getúlio Vargas buscava estratégias para suspender as eleições de 1938 e permanecer no poder.

resposta: [E]

Questão extra

(PITÁGORAS) Analise o trecho:

“Adiro à ANL. Nela quero combater, lado a lado, com todos os que, não estando vendidos ao imperialismo, desejem lutar pela liberdade nacional do Brasil, com todos os que queiram acabar com o regime feudal em que vegetamos e defender os direitos democráticos que vão sendo sufocados pela barbárie fascista ou fascistizante.”

Luís Carlos Prestes

a) DETERMINE os principais objetivos da ANL.

resposta: A Aliança Nacional Libertadora visava tomar o poder e instituir uma república popular, estabelecer a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras, ou seja, a adoção de medidas de caráter popular e socialista.

b) INDIQUE que agremiação política contrapunha-se a ela.

resposta: Ação Integralista Brasileira (AIB).

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA – TERCEIRO ANO

1. (ENEM) Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta: Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio). Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos. A afirmação que aparece “entre parênteses” no comentário e uma consequência política que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em:

a) a conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.

b) a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas idéias e o avanço dos conservadores foi intensificado pela ação dos militares.

c) o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma década para concretizar a democracia progressista.

d) o jornalista Carlos Lacerda foi responsável direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ação de grupos conservadores.

e) o presidente cometeu o suicídio para garantir uma definitiva e dramática vitória contra seus acusadores e oferecendo a própria vida Vargas facilitou as estratégias de regimes autoritários no país.

resposta: [A]

2. (UFF) Bossa-nova mesmo é ser presidente / Desta terra descoberta por Cabral / Para tanto basta ser tão simplesmente / Simpático, risonho, original. / Depois, desfrutar da maravilha / De ser o presidente do Brasil / Voar da "velhacap" pra Brasília / Ver o Alvorada e voar de volta ao Rio. / Voar, voar, voar, / Voar, voar pra bem distante / Até Versailles, onde duas mineirinhas / Valsinhas, dançam como debutantes / Interessante. / Mandar parente a jato pro dentista / Almoçar com o tenista campeão / Também pode ser um bom artista / Exclusivista / Tomando, com Dilermando, umas aulinhas de violão. / Isso é viver como se aprova / É ser um presidente bossa-nova / Bossa-nova / Muito nova / Nova mesmo / Ultra nova.

(CHAVES, Juca. "Presidente Bossa-nova". ln: História da Música Popular Brasileira. SP, Abril Cultural, fascículo e LP n.o41)

Esta letra de música deixa transparecer uma crítica política ao presidente Juscelino Kubitschek, bem como o clima de inovação que marcou a história do Brasil a partir da segunda metade dos anos 50. Assinale a opção que faz alusão a movimentos culturais brasileiros deste período.

a) A construção de Brasília representou a associação entre os ideais dos movimentos culturais brasileiros que tinham como inspiração a cultura americana do pós-guerra.

b) A euforia promovida pelo Plano de Metas, que prometia um crescimento de nossa economia na base de "50 anos em 5", favoreceu a emergência do movimento conhecido como "Jovem Guarda" liderado por Roberto Carlos.

c) A década de 50 abriu caminho para o desenvolvimento da música nordestina que se transformou, nos anos 60, em referência nacional.

d) O nacional-desenvolvimentismo deste período sepultou a cultura brasileira, mediante a imposição dos padrões culturais hollywoodianos.

e) O nacional-desenvolvimentismo vigente neste período originou manifestações culturais como o cinema novo, a bossa-nova e o teatro político.

resposta: [E]

3. (PITÁGORAS) As figuras a seguir são referências para as respostas das questões abaixo.



a) A primeira foto acima é representativa de um político de estilo diferenciado. Trata-se de Jânio Quadros. Justifique por que esse político pode ser considerado diferente.

resposta: Jânio representa um modelo diferenciado nos quadros do populismo. É considerado por muitos um exemplo do político moderno. Com nuances de marketing político e frases de efeitos, além de imagens marcantes.

b) A partir da segunda imagem, explique como foi à política externa independente de Jânio Quadros.

resposta: Jânio procurou manter uma política externa independente se aproximando de países socialistas como a União Soviética, a China e de Cuba, que havia passado por uma revolução. A foto demonstra a aproximação do Brasil com Cuba através da figura do líder guerrilheiro Che Guevara, condecorado pelo presidente brasileiro.

4. (ENEM) A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à guerra civil depois da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros. Três anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o país viveu durante vinte anos em regime autoritário. A partir dessas informações, relativas à história republicana brasileira, assinale a opção correta.

a) Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República.

b) A renúncia de Jânio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro.

c) Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas.

d) A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.

e) No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

resposta: [E]

5. (Unesp) A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, abriu um período de grande instabilidade política: havia aqueles que se opunham à posse do vice-presidente, João Goulart, e os que defendiam o cumprimento estrito da Constituição, que estipulava posse do vice em caso de renúncia ou morte do presidente.

a) Qual a saída política encontrada pelo Congresso Nacional para resolver o impasse?

b) Caracterize o governo Goulart, do ponto de vista político.

Questão extra

(UERJ) A proposição de planos de trabalho para o desenvolvimento nacional tornou-se comum entre os governos brasileiros, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. No caso do período JK, o Plano de Metas apresentava de forma ambiciosa 31 objetivos a serem atingidos no espaço de cinco anos de mandato (1956-1960).

Considere as informações contidas na linha de tempo abaixo

A partir desses dados, identifique dois problemas que dificultaram o cumprimento dos objetivos apresentados para o ano de 1956 e duas consequências da aplicação do plano – uma social e outra econômica – no chamado “período de recuperação econômica”.

resposta: Dificultaram o cumprimento dos objetivos apresentados para o ano de 1952: a falta de infra-estrutura, a falta de apoio do Congresso Nacional, a oposição da UDN, entre outros fatores. Duas consequências da aplicação do plano:

Social: disparidades regionais, aumento do custo de vida e do desemprego, etc.

Econômica: aumento da inflação e da dívida externa, desnacionalização da nossa economia, etc.